segunda-feira, 26 de março de 2012

UM CAMINHÃO DE PERGUNTAS SEM RESPOSTAS.

foto: site do FOCO REGIONAL.

VÍTIMA DO LIXO SOCIAL.

Maria de Jesus Correia Silva, de 79 anos, morreu hoje pela manhã, atropelada por um caminhão de coleta de lixo da VEGA SOPAVE, no Ano Bom, nas proximidades do Gaia Grill. Segundo informações preliminares, tratava-se da mãe do amigo Sérgio Fernandes Silva e do professor de educação física, Júlio César. Primeiramente quero manifestar meu pesar e minha solidariedade à família. Em segundo lugar, antes de execrarmos o motorista responsável pelo acidente, é preciso que nos atenhamos a diversos pontos negros da questão. Mesmo que a senhora tivesse cometido alguma imprudência, é inconcebível admitirmos que do alto de seus 79 anos, ela tivesse velocidade para efetuar movimento tão rápido ou brusco que não pudesse ser percebido em tempo hábil pelo motorista, caso ele tivesse tomado as devidas preocupações ou mantivesse conduta recomendável no tocante a velocidade e observação periférica. Aí que nascem as minhas indagações: Será que a empresa VEGA SOPAVE qualifica seus pofissionais oferecendo-lhes treinamento adequado e capacitação? Será que as condições de trabalho oferecidas são suficientes para o perfeito equilíbrio emocional e físico, necessários para a condução de seus afazeres? Será que os profissionais contratados sofrem rígido processo de seleção ou são frutos de indicações politiqueiras dos mandatários das prefeituras contratantes? Será que a prefeitura de Barra Mansa fiscaliza e observa a atuação da empresa contratada para a coleta de lixo? Será que ela tem moral para isso? Pelo que já li sobre acidentes envolvendo caminhões dessa empresa em Campo Grande, São Bernardo do Campo, Pedro Leopoldo, Salvador (onde uma casa foi atingida por duas vezes por caminhão da mesma empresa em curto espaço de tempo), entre outras, e pelo que vejo da conduta dos motoristas e garis contratados nas noites e madrugadas de Barra Mansa, as respostas à essas indagações ficam próximas de serem percebidas. Antigamente, as coletas de lixo nas cidades brasileiras eram feitas pelo funcionalismo público. Hoje, quase na totalidade dos municípios brasileiros, elas são terceirizadas para empresas que investem valores astronômicos em campanhas políticas e fazem do lixo urbano uma mina de corrupção e irresponsabilidade social.

Segundo consta, o motorista responsável pelo acidente fatal encontra-se internado em estado de choque na Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa. Em breve dia ele se recuperará e estará em pé. Já a Sra. Maria de Jesus, jamais. Para os empresários da VEGA SOPAVE e para os políticos por ela contemplados, isso provavelmente pouco importará.

8 comentários:

  1. MEU CARO, ISTO NÃO É MANEIRA DE SE FAZER POLÍTICA, A SENHORA QUE FALECEU NÃO MERECE SER VELADA ASSIM, AQUI NO BRASIL O TRÂNSITO MATA MAIS QUE NUMA GUERRA, TRATA-SE DE FATALIDADE QUE PODE ACONTECER COM TODOS NÓS, SEJA MAIS HUMANO NA ÂNSIA DE REPRESENTAR O BOM MOÇO, SEJAMOS SOLIDÁRIOS COM A DÔR DESTA FAMILIA.

    ResponderExcluir
  2. Caro "UM CRISTÃO".
    Isso não é po´lítica, é a vida real.
    Essa senhora não foi vítima da violêcia no trãnsito, mas sim de uma imperícia de um funcionário de uma concessionária dos serviços públicos.
    Não fui e nem pretendo ser bom moço, pois se assim o fizesse, usava o pseudônimo de UM CRISTÃO, e jamais assinaria meu nome, nem me exporia a críticas levianas como a sua.
    Estou sendo solidário a dor da família, mesmo porque um dos filhos é amigo pessoal. Gostaria que o CRISTÃO se colocasse no lugar dele e tivesse a mesma paciência e candura caso fosse a sua própria mãe a vítima da imperícia.

    ResponderExcluir
  3. Boa Júlio, de falsos Cristãos estamos cheios !!!
    Ainda mais que se escondem na covardia dos sem nome.
    Um abraço:
    Pedro Ernesto da Silveira Filho

    ResponderExcluir
  4. Alguém poderia informar local e horário do sepultamento ?

    ResponderExcluir
  5. Julinho.
    A D. Maria era minha sogra. Estamos todos muito tristes com esta tragédia. Posto aqui para informar que ela será sepultada amanhã, (27/03) às 10 horas, no Cemitério Municipal de Barra Mansa.

    Rozan

    ResponderExcluir
  6. UM CRISTÃO,
    QUANTAS PESSOAS JÁ FORAM ULTIMAMENTE VÍTIMAS DE RETROESCAVADEIRAS? PELO MENOS UMAS CINCO; UM MURO CAIU NO CABEÇA DE UMA MULHER QUE PASSEAVA COM FILHA; E PARA CONTINUAR NO SAAE,AGORA POUCOS DIAS ATRÁS UM CAMINHÃO DO SAAE CAIU EM UMA RIBANCEIRA. "AS FATALIDADES QUE PODEM ACONTECER A TODOS" PARECEM QUE SÃO RECORRENTES DESCASOS!

    ResponderExcluir
  7. Prezado Julinho,

    Fica aqui meu protesto com a forma que "A Voz da Cidade" expôs a foto do acidente (pelo menos na internet)tendo a senhora ao chão, com sangue e o desespero do filho.
    Creio que um jornal que se diz de direção evangélica, deveria ter a postura Cristã de ser sensível e sutil de ilustrar uma matéria, buscando não constranger e aumentar a dor da família e de amigos.
    Poderia seguir o exemplo do seu Blog.
    Posto aqui, visto que o Jornal não é receptivo as ponderações do leitor.
    Um forte abraço
    Maurício Antônio
    Colônia Santo Antônio

    ResponderExcluir
  8. Há relato de testemunhas que a senhora atravessou a rua, o caminhão de lixo estava parado. O motorista estava olhando pelo retrovisor e acelerando o veículo para apressar os garis que pegavam o lixo, nisso ele arrancou e não percebeu a senhora que atravessara naquele momento.
    Ao contrário do que foi ventilado, não foi descuido da aposentada, ela viu o veículo parado e atravessou.

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.