terça-feira, 30 de julho de 2013

A TRISTE VERDADE DOS NÚMEROS.

ATESTADO NUMÉRICO DE CRIME ADMINISTRATIVO.
O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), acaba de divulgar o ranking de 2010 do IDHM - Índice de Desenvolvimento Humano Municipal do Brasil. Os números, de forma acachapante, atestam inquestionavelmente o dano imperdoável que as administrações do "BEM" fizeram à Barra Mansa em apenas 10 anos, sem contar os dois últimos anos de desastre administrativo e social, ainda não contabilizados.
Barra Mansa que tinha o IDHM médio de 0,806 em 2000, caiu para 0,729 em 2010. Uma perda de quase 10% na contramão da média nacional que em 20 anos, aumentou em quase 50%.
No Estado do Rio, enquanto ocupávamos a 6ª colocação em 2010, caímos para 27%. No Brasil, enquanto éramos o 446º maior IDHM em 2010, agora figuramos apenas em 1052º.
Em nossa região, quando antes brigávamos pela liderança do IDHM, agora estamos atrás de Volta Redonda, Resende, Miguel Pereira, Valença, Itatiaia, Mendes e Barra do Piraí. Volta Redonda, apesar de ser a líder regional, também apresentou queda de 5%.
Mas o estrago maior e mais criminoso foi na Educação. Enquanto o Brasil subiu no IDHM Educacional nos últimos 20 anos em 128%, Barra Mansa, que em 2000 apresentava um IDHM Educacional altíssimo de 0,913, agora figura com o vergonhoso índice de 0,657, apontando um decréscimo vertiginoso e inexplicável de quase 30%. Em 1991, nosso IDHM Educacional, apesar de não muito alto, era 50% superior a média nacional. Hoje, após os desmandos e desvios, estamos 10% abaixo da média nacional.
Esses números não podem ser esquecidos jamais. Precisamos relembrá-los sempre que algum oportunista leviano queira ressaltar suposta glória inexistente nos governos tacanhos e venais de Roosevelt e Zé Renato.
Esses dados, da ONU, comprovam quão árdua é a tarefa do atual prefeito de Barra Mansa, Jonas Marins, para resgatar o desenvolvimento de nosso município em espaço tão curto de tempo.
Essas estatísticas, gravíssimas, nos previvem da inconformidade dos derrotados que querem a todo custo jogar nas costas de Jonas a herança maldita e sorrateira deixada covardemente pelos seus inescrupulosos antecessores.
Essas constatações não pretendem nos levar a ficar eternamente olhando para o passado, mas é preciso que a realidade venha à tona para que possamos fazer avaliações justas e responsáveis. 
Será que ainda existe alguém, em sã consciência e desprovido de má fé, que tenha a ousadia de discutir com os números?

3 comentários:

  1. E não vai ser com esta fraca equipe da vila nova que a Educação de B Mansa, dará salto de qualidade.
    A Educação "CLAMA" por mudanças, corte na carne, profissionalismo, envolvimento, comprometimento e fim das politicagens....

    Professora revoltada

    ResponderExcluir
  2. Um bom sistema de educação pode mudar um PAÍS, mas é necessário começar...

    Se isto é um " gargalo" político então que sejam consultados os profissioniais da educação e a sociedade ( da nossa cidade ) e realizados mais investimentos em educação.

    Reformas estruturais nos colégios, cadastramento eletrônico de todos os alunos( quadro de notas, ocorrências e atividades) inspeção das escolas com foco no atendimento das metas, plano de cargos e salários para os professores, parceria com as empresas privadas e captação de MAIS recuros estaduais e federais para investimento em educação.
    Convidem neste grande grupo também os PAIS de alunos para participarem de uma grande reunião para elaborar um plano de objetivos e metas da educação em BARRA MANSA.

    Integrem os esportes na educação da nossa cidade, podemos pontuar com alguns bônus alunos que praticam esportes de forma extra-curricular. Isto é investimento no futuro das gerações.

    Conversem com os profissionais da saúde, eles certamente podem colaborar muito na educação através de palestras e orientação sobre saúde.

    Um plano destes pode dar certo, chega de críticas ao governo passado, se podem fazer. ENTÃO FAÇAM.

    Em São José dos Campos-SP a EMBRAER patrocina para os alunos da rede pública um curso integral e intensivo a partir do segundo grau para capacitar os alunos da rede pública para os vestibulares e ENEM.

    Barra Mansa merece também mais uma Universidade,já passou da hora..

    Procurem fazer integração com escolas técnicas e também o SENAI e sugiro a elaboração de um SISTEMA EDUCAÇÃO INTEGRADO (Podem batizar com a sigla S.E.I.)com a coordenação da prefeitura e fiscalizado por um conselho de pais, professores,representantes das escolas e também representação dos alunos e dos empresários que puderem investir no projeto.

    Chamem todas as empresa de Barra Mansa e mais os empresários do comércio,tenho certeza que diante de um belo PROJETO ESTRUTURADO , um SISTEMA EDUCACIONAL INTEGRADO( S.E.I) todos irão participar.

    Proponho um grande fórum municipal com participação das escolas particulares, estaduais, municipais ,SENAI,UBM,etc. E com coordenação da prefeitura sobre as metas a serem atingidas de um grande plano municipal de educação.
    Esta é a minha modesta sugestão ao prefeito e sua equipe.


    ResponderExcluir
  3. Nao leve este indi se tao a serio,criado por um coreano cheio de formulas,que por incrivel coloca o municipio de porto real com indi se baixo dar para entender.

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.