sexta-feira, 26 de julho de 2013

UM HOMEM MAGNO.

UM GESTO ETERNIZADO.
Papa Francisco, ao doar, no Rio, seu solidéu branco em troca do que recebeu de um peregrino, protagonizou uma cena que não quero me esquecer enquanto viver.
O gesto, que já foi realizado por ele na Praça São Pedro, pode ter uma série interminável de interpretações e lições. Como na Igreja Católica somente o Papa pode usar o solidéu branco, algumas das possíveis que me ocorrem neste momento são essas:
1. Nem aquilo que está sobre nossa cabeça é de nossa propriedade.
2. Não há nada que esteja em nossa cabeça que não possa ser substituído de acordo com as circunstâncias da vida e o aprendizado.
3. Nada de material nos pertence.
4. A humildade é louvável e necessária até para o mais consagrado dos homens.
5. Generosidade sempre surpreende aqueles que a praticam.
6. Somos todos iguais, mas para o equilíbrio do Universo, com missões distintas, sem que sejamos melhores uns que os outros.
7. Um simples gesto, quando endossado pelo amor incondicional, pode valer mais que um milhão de palavras.
8. Um pastor deve estar sempre próximo de suas ovelhas pois tem muito a aprender e trocar com elas.
9. As vestes externas não substituem as essências espirituais internas.
10. Aquilo que está em nossa cabeça deve ser repartido no  momento oportuno ou quando é solicitado.
11. Um homem que ama é um homem despojado e não se apega a hierarquias momentâneas nem a valores materiais.
12. Não há protocolo no amor.
Pode ser que o Santo Padre não tenha objetivado ministrar nenhuma dessas supostas lições. Pode ser que ele tenha se apegado à algumas. Pode ser que ele tenha tentado dizer tudo isso e muito mais. Pode ser que ele não tenha intencionado ensinar nada disso. Pouco importa. O que me importa é que esse gesto Franciscano mexeu muito comigo e essa imagem correrá o mundo carregada de amor. E talvez como nunca estejamos precisando tanto de amor entre os homens, só posso agradecer ter visto e sentido essa emoção. Só posso me curvar a esse homem bento e feliz que está insuflando nosso País de carinho e caridade. Só posso ser grato a felicidade interna que esse gesto sublime me proporcionou. 
Como seria bom que os governantes e os afortunados do mundo assimilassem pelo menos um pouquinho dos ensinamentos e exemplos proferidos sabiamente por esse homem iluminado.
Um bom final de semana, com muita paz no coração e muito amor na cama para todos nós. 
Não se apegue a solidão. Lembre-se da lição do solidéu.
O Papa está no Rio. Próximo a ele, na UTI do INCA, um grande amigo luta pela vida. Que Deus permita que essa energia próxima lhe dê forças para vencer mais uma batalha. O Papa é Magno. Que Deus seja por nós.
Benção.

5 comentários:

  1. Infelizmente meu caro, me lastimo a ler certos comentários como estes, que me remetem a ter certeza de que o que está sobre vossa cabeça, pertença mais a parte retal de vosso corpo, quando vemos um PAPA que fala da exclusão dos idosos e inclusão dos jovens, da grande devoção dos homens pela matéria, esquecendo-se da fé em troca de estar buscando sempre mais; o ouro ou a prata que a sabedoria do sacrifício da fé entre irmãos, como Pilatos disse aos Judeus; aqui está o vosso irmão e mesmo assim os entregamos à condenação pelo homem, mesmo tendo certeza que tudo poderia naquele que lhe tentou fortalecer, agora me vem você, colocar sobre um homem de tanta sabedoria uma veste ridícula como esta, para que acreditemos cada vez mais o quanto somos pequenos e pecadores perante os desígnios de DEUS.

    ResponderExcluir
  2. nada haver com o assunto acima,mas nao podia deixar de novamente falar sobre o sitio da camara que mencionei aos 15 dias atras que todas as leis do ano de 1997,quando acessadas nao abrem nenhuma e aparece um mensagem, not found,que me parece a traduçao ser, nao fode.

    ResponderExcluir
  3. Que com toda sua bondade traga bons fluidos pra nós !!! pois estamos precisando..

    ResponderExcluir
  4. um sonho,7 meses,muita irresponsabilidade,despreparado=prefeitura quebrada.

    ResponderExcluir
  5. A classe política deve estar venerando o Papa, pois com sua simpatia e espiritualide elevada ,trouxe consigo um aura de boas novas e de certa forma apagou um pouco a imagem das manifestações que asssolaram o Brasil.
    Foi emocionante sim, ver o Papa tão a vontade em nosso solo e dando lições importantes de humildade e acessibilidade. E pensar que tem gente em Barra Mansa que se acha bem mais a imagem do Divino que o resto dos mortais.
    Sou espírita kardecista e respeito "todas" as religiões que nos conduzem rumo a melhoria espíritual e evolução humana.
    Certamente este PAPA com sua cordialidade e humildade deixa envergonhados homens e mulheres que na sua soberba são iguais a todos os outros diante do CRISTO e também merecem nossas orações pois afinal somos todos Fihos do MESMO DEUS.
    E se todos somos filhos do MESMO DEUS então somos irmãos e como irmãos deveríamos procurar cada dia mais o BEM COMUM.
    Coisa rara na política em que na maioria das vezes o que se vê são politicos procurando o seu próprio bem e sua própria felicidade.

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.