terça-feira, 23 de julho de 2013

PAPO SOBRE O PAPA.

GRANDE CHICO.
Fui batizado na Igreja Católica, mais precisamente na Igreja de São Judas Tadeu, no Cosme Velho, no Rio de Janeiro. Coincidentemente, esse Santo, de quem carrego sempre imagens por onde vivo, é o padroeiro do Flamengo, do Funcionário Público e das "causas impossíveis". Como sabem, sou flamenguista, funcionário público, e graças a minha fé, desconheço causa impossível. Minha permanência em vida, sem sequelas, após grave acidente, é prova irrefutável que elas não existem. 
Meus pais eram católicos praticantes, especialmente em cursilhos e encontros de casais. Minha mulher é 'rezadeira' militante, e todas as manhãs, por volta de 6 horas, quando acordo nesse horário, a vejo praticando as suas orações. Meus filhos também optaram pelo Catolicismo e todos os três foram lá batizados, sendo os dois últimos por livre arbítrio. Tenho imagens de Nossa Senhora de Aparecida, São Judas Tadeu (quatro), Virgem Maria, Santo Expedito, Nossa Senhora Auxiliadora, Santa Ceia, Jesus Cristo, Espírito Santo, anjos e etc., espalhados em meu Gabinete de trabalho. Carrego sempre um terço comigo e nas raras vezes que vou a uma Igreja, me sinto reconfortado e em paz. Faço o sinal da Cruz em frente a qualquer Igreja Católica e rezo o Pai Nosso e a Ave Maria regularmente. Apesar de todas essas evidências, tenho diversas divergências íntimas com a Igreja Católica Apostólica Romana. Meus questionamentos são inúmeros, e vão desde as traduções e interpretações bíblicas até a suposta autoridade de padres que não me despertam confiança. Como já mencionei neste Blog, desconfio de toda e qualquer instituição que coloque a mulher em lugar subalterno. Desconfiei da opção pelos pobres de uma Encíclica Papal após séculos contínuos de conluio com ricos e poderosos, e tenho dificuldades de entender as razões de tanto patrimônio material do Vaticano. Não considero o celibato necessário e desconheço a procuração que Cardeais possuem de Deus para escolher o sucessor de São Pedro. Não sou fiel a uma religião que ignora a imortalidade da alma e a reencarnação quando o próprio Jesus é prova viva das escrituras. Não coaduno com padres que pregam ou apadrinham algumas supostas 'revoluções sociais' violentas que extrapolam os limites da intercedência religiosa. Por essas e mais uma centena de razões, minha fé foi renovada e saciada em muitas de suas dúvidas através do Espiritismo, mais especificamente, através das lições kardecistas. 
Não gosto de discutir nem abordar religião e respeito a individualidade de credo de cada um, mas a minha 'praia' nessa área é totalmente pessoal. Tenho minhas razões e minhas conclusões personalizadas praticamente irredutíveis. 
Fiz esse longo preâmbulo para afirmar que apesar disso tudo, me emocionei demais com a recepção ao Papa Francisco no Brasil. Acho lindo ver pessoas transbordarem o seu excesso de fé, não importando qual seja. É admirável a coragem e o carisma no novo Papa. É deslumbrante ver as pessoas em grande número estarem unidas voltadas para Deus, seja qual for o caminho que elas escolheram para isso. É contagiante assistir jovens de todo o mundo expressarem com extrema convicção a sua fé e devoção. 
É fato que o Estado é laico, mas o brasileiro, em sua maioria, é católico, e isso tem que ser respeitado e louvado. A benção, Sua Santidade. Que seus sagrados passos em nosso solo sejam iluminados, confortados e confortadores.
Em tempo: Pouco me importa quanto foi gasto com a visita do Papa e a Jornada Mundial da Juventude. Tiraram da saúde e educação? Creio que não, mas mesmo que fosse, uma vida sem fé, sem amor, sem Deus, não é vida plena, e não há saúde ou educação que a faça feliz ou valha a pena.

5 comentários:

  1. começou bem...

    http://www.jornalaqui.com/noticia.php?id=4423&idedit=13&banner=1

    ResponderExcluir
  2. sabedoria feminina:
    http://testosterona.blog.br/wp-content/uploads/2013/07/robert-einstein-01.jpg

    ResponderExcluir
  3. é, o RM e o aqui estão detonando o jonas... não creio mais que seja à toa... até Julinho se calou...

    ResponderExcluir
  4. O Ricardo "Candinha" Maciel deveria é explicar os escândalos administrativos quando ele foi Presidente da Câmara.

    ResponderExcluir
  5. com amor p vcs em breve vou contar sobre a lavanderia 65. Um C4 pallas preto esta com vidro tampado por um adesivo.

    Pela legislação de trânsito, é permitido o uso de adesivos nas laterais e na traseira da lataria dos veículos. Nos vidros, os adesivos são permitidos somente na traseira e nas laterais traseiras do veículo desde que apresente transparência mínima de 50% de visibilidade de dentro para fora do veículo.

    KD a Guarda Municipal

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.