quarta-feira, 31 de julho de 2013

FESTIVAL DE ROCK EM BARRA MANSA.

POUCO BARULHO PRA  MUITO BARULHO.
Pouca gente, mas muito pouca gente mesmo , sabe que nos dias 02, 03 e 04 de agosto, ou seja, daqui há apenas dois dias, teremos um FESTIVAL DE ROCK em Barra Mansa. Esse evento é de fato exclusivamente concebido pela Fundação de Cultura da Cidade, o que já explica a falta de divulgação. 
Tocarão, de 17:10h. de sexta (17:10h.?) até aproximadamente 22 h. de domingo, 21 bandas de rock da região, entres os quais D'Hanks, Vitrine e Figurótico. As demais ainda não conheço.
Além da péssima divulgação, especialidade contumaz da Fundação, temos a considerar o que segue:
DE POSITIVO:
1. É um evento musical, e todo evento musical é bem vindo.
2. Está se oferecendo espaço para talentos da região expressarem a sua arte. Isso sempre é louvável.
DE QUESTIONÁVEL OU NEGATIVO:
1. Todo mundo sabe que sempre comunguei da ideia de que quem optou por morar no Centro da cidade tem que ter certa tolerância nos finais de semana com nossa juventude. Sou absolutamente contrário a Ditadura do Silêncio Absoluto que se implantou nessa cidade por reacionários e desiludidos com a vida, porém há de se convir, que mais de 24 horas de rock amador na cabeça dos moradores da localidade, em apenas três dias, é intolerável e alucinante. Rock bom é rock alto, tanto para os músicos que executam quanto para quem aprecia o ritmo, portanto é de se esperar uma barulheira infernal e intermitente na cabeça dos cidadãos, transeuntes e especialmente, moradores, isso sem mencionar o "stress" que os animaizinhos do Parque Centenário estarão submetidos.
2. Por que neste local, meu Deus? Temos o Parque da Cidade para tal, mas acima disso, temos opções mais inteligentes e profícuas. Já que o Superintendente da Fundação de Cultura prega a diversidade de ritmos e expressões artísticas, o que concordo literalmente, por que não pensar em locais onde esse evento traria mais integração e poderia agregar maiores valores? A afirmativa do superintendente não condiz com as ações, pois nos distritos e bairros longínquos só se oferece forró e sertanejo. Por que não realizar esse Festival de Rock em nossos distritos ou lugarejos, tão aptos e carentes de lazer, tais como Rialto, Antônio Rocha, Amparo, Floriano, Ataulfo de Paiva ou Anísio Brás, fortalecendo, inclusive, o comércio local? Em quaisquer desses pontos o Festival seria muito mais bem-vindo, ficaria mais bucólico e charmoso, atrairia mais integração social e valorizaria nossos pontos mais esquecidos pelo Poder Público. Não tenho dúvidas que seria muito mais interessante. E não venham me falar que atrairia menos público, pois nesse ponto só estão apostando errado, haja vista que os shows de João Bosco e Frank Gambale, dois monstros sagrados da música MUNDIAL, gratuitos, juntos, não agregaram nem mil testemunhas.
3. Serão as mesmas barraquinhas a explorar o comercio de comestíveis e bebidas? O sub-superintendente montará a sua novamente?

Antes que covardemente os mesmos (e sei de alguns) venham tentar postar comentários ridículos em nosso Blog,  pois no Facebook se calam pois tem que mostrar as su(j)as carinhas, quero reafirmar que não nutro nada de pessoal contra o Superintendente da Fundação de Cultura e jamais ambicionei o seu cargo, pois tenho um bem melhor e mais bem remunerado. O que eles precisam entender é que passei quase quatro anos lutando e arriscando meu pescoço para uma mudança real, especialmente na área de cultura, e não assistirei passivamente desmandos ou percepções frágeis nessa área sem me manifestar. Enquanto votei e me empenhei pela 'mudança pra ser feliz', tinha gente que compreensivelmente, para defender a sua função, aceitava bajular o antigo prefeito em seus programas. Não aceito nem comparação pessoal pois seria covardia de minha parte.
Como já disse, não tenho medo de cara feia, por mais feia que a natureza já a tenha esboçado e recomendo para quem não gostar que coma menos. Inclusive, repito, seria em boa hora e esteticamente aconselhável.
Dito isto, meus sinceros desejos de sucesso para os músicos, com quem sempre me solidarizei e defendi, e seja o que Deus quiser. 
Minha modesta contribuição, a divulgação, está aí. 

36 comentários:

  1. Julinho as pessoas precisam saber que foi você o idealizador de vários eventos em Barra Mansa. Recordo-me bem de sua postagem na Blog criando uma agenda auspiciosa para o candidato Jonas virtualmente eleito em setembro do ano passado. Ninguém pode afanar este mérito pela vilania. Estão aproveitando suas ideias para destruí-las. O parvo brasileiro nada cria sempre copia. Com as bençãos do grande líder Jonas, furtaram uma ideia genial para desmantela-la de maneira sórdida. Assevero que se ainda levianamente subtraída fosse levada a risca a original agenda, nada haveria a condoer-se. Nosso secretário de cultura não tem ética, e nosso prefeito é cumplice desta velhacaria.


    C.C.M

    ResponderExcluir
  2. Se fala tanto nos "defensores dos animais", será que eles ficarão calados com esse absurdo??? Esse governo pensa em tudo, provavelmente vão colocar protetores auriculares nos pobres animais...
    Será que os moradores dos predios vizinhos ao jardim das preguiças, que sempre acharam que viviam em um lugar previlegiado pelo verde perto de suas casas, vão ficar calados com esse absurdo????
    Por que quem teve essa bela idéia não leva esse evento para a porta de sua casa?????
    Barra Mansa nunca foi uma cidade voltada para a cultura, e parece que isso contaminou todos, pois não sabem como faze-la, pensam que só fazendo barulho vão atrair cultura para nossa cidade...

    ResponderExcluir
  3. Julino, vou me abster de aparecer, mas concordo em tudo que disse!
    Como o atual superintendente de Cultura, teve sua "formação" na cidade de Volta Redonda, pode entender, claramente, o por quê disso tudo, como vc mesmo disse o "POUCO BARULHO PRA MUITO BARULHO", ele aprendeu com o ex-secretário de Cultura da Cidade do Aço, o Moa, que infernizou por longos anos a vida dos moradores da Vila Santa Cecília, e agora quer, e já está fazendo o mesmo. O Moa, deixou a Ilha São João para fazer shows na Vila Santa Cecília, m ais explicitamente, em baixo da Biblioteca Municipal. E o superintendente, está promovendo tudo nas proximidades do Parque da Preguiça, deixando de lado o Parque da Cidade!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. _
    Interessante, né? E o antigo secretário de cultura fazia muito pela nossa cidade né?? O Célio é uma piada... rsrs... Todos os eventos "de peso" como a expo BM, ele convidava bandas de Volta Redonda, Resende e região para se apresentar nos mesmos e deixava o rico talento da nossa cidade de fora! Os músicos de nossa cidade tinham que tocar nos arredores por falta de apoio da prefeitura! Uma panela velha e gorda... E quando nos organizávamos para fazer eventos independentes, sempre surgiam "pedras no caminho" impostas pela prefeitura...
    Por um lado, entendo o que disse em relação a vizinhança mas, esse é o primeiro evento voltado para o "Rock Puro" como disse que a prefeitura jamais faz rsrs... E o governo anterior?? rsrs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro, concordo em grande parte. A "Cultura" em Barra Mansa era 'omissa e leviana', mas trocar para 'irresponsável e leviana' não foi o meu objetivo e creio que nem o da maioria dos eleitores. Um erro não justifica o outro. Quero mais e melhor.
      Em tempo: Sempre apoiei a sua causa e que me conhece sabe disso, o que não quer dizer que os outros que se danem. O direito de um termina quando começa o de outrem.

      Excluir
  5. De fato o evento foi mal organizado, mal divulgado, em uma má localização e outras coisas mais. Foi "organizado" na euforia, por uma pequena revolta pelo evento Volta Redonda do Rock, onde colocaram como requisito de ultima hora que as bandas deveriam ser de Volta Redonda, e não das outras cidades. Particularmente achei justo que os talentos da cidade deveriam vir primeiro, e se sobresse espaço as bandas da região seriam contatadas, mas havia muitas bandas que eram de Volta Redonda, sendo assim foi decidido que no próximo evento seriam chamadas as bandas que ficaram de fora dessa edição. Acho interessante a iniciativa do pessoal de tentar organizar um evento em Barra Mansa, porém foi muito mal articulado, o local não é propicio, o horario foi mudado de ultima hora, não há atrações principais (head lines)que chamem o publico para o evento, houve uma "panelinha" de uma das partes da organização, onde foi colocado colegas para tocar, de fato não foi uma escolha justa, e foi muito mal divulgado. Esses fatores irão prejudicar muito o acontecimento do evento, corre o risco do publico dele ser 80% dos integrantes das bandas que vão tocar, 10% colegas das bandas que irão tocar, e 10% de um publico avulso que estarão ali no jardim com o evento ou sem o evento. Por ultimo quero dar os parabens pela iniciativa, que no governo anterior nunca teve, mas infelizmente foi muito mal articulado.

    ResponderExcluir
  6. Gente o Jonas disse mudar para ser felizkkkkkk
    Falo:
    O som, as barraquinhas e outros pertencem ao? Ademir Melo e sua tropa de elite e estamos voltando para ser felizkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Show de rock é de Barra Mansa e não de lugarejos independente do local.

    ResponderExcluir
  7. Isso ae ta mais pra vr do rock..... 80%nem de bm é... lamentavel

    ResponderExcluir
  8. Vr do rock dois.... 80% banda de vr lamentavel

    ResponderExcluir
  9. argumentos bem idiotas dos preconceituosos incrivel que se fosse baile funk nao se queixariam do som alto ja que o povo da cidade ignorante e nos ve como vagabundos e arruaceiros ja galera do funk todo mundo aplaude e nao liga pro som alto nos evenos deles nem a venda de droga que rola nesses eventos cidadezinha de gente hipocrita e ignorante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto a mim, deixo claro que apesar de adorar o rock e não gostar particularmente de funk, creio que os direitos são iguais para todos. Da mesma forma, não sei de nenhum baile funk realizado no parque Centenário, e jamais com 24 horas de duração em apenas três dias. Mesmo que fosse serenata, tamanho volume geraria incômodos. Ninguém é obrigado a gostar do estilo musical do outro, e abomino veementemente os sons altos de veículos, seja de que estilo for, mas é notório que de forma esmagadora, os praticantes da desrespeitosa forma de expressão, escolhem o funk para os seus desacatos sonoros à liberdade alheia.

      Excluir
    2. Agora estamos todos muito felizes, detesto política e políticos, por razões que o que temos, não servem mais nem para reciclagem, mais temos que reconhecer que ouvir a Globo News citar a orquestra sinfônica de Barra Mansa na JMJ, nos deixou muito mais felizes, que estes festivais de; "não sei o quê" que esta turma anda promovendo por aí.

      Excluir
  10. Também acredito que evento poderia ter sido locado no Parque de Exposições da Cidade, porém, como já está para acontecer, poxa, vamos apoiar a rapaziada do ROCK! Não é sempre que se vê isso em BM, nem nas rádios se escuta tocando ROCK!Ninguém vai morrer por causa disso não sô!! e os bichinhos.... quem sabe eles não curtem um Rock!!!!

    ResponderExcluir
  11. Vcs sao uns ignorantes. Vamos tocar p valer e ninguém segura nosso som. Os velhos como vc julinho q vá dormir cedo com sua coroa. Vamos tocar sem hora p parar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. agora botei fé em vo ta la te aplaudindo ;D

      Excluir
  12. e a velha politica,que ja faz sucesso a mais de 2000 anos,pao e circo,e o resto,ha deixa pra la.

    ResponderExcluir
  13. Viva o rock n rool! estarei presente.

    ResponderExcluir
  14. Julio, não era vc que chamava o Parque da Cidade de "Parque da Tortura " ou algo assim ? Não foi vc que trouxe esse carnaval de quinta de volta pro centro da cidade ? Tumultuando tudo, quem lá tem comércio, teve que fechar antes até do carnaval !Amador por amador o carnaval de BM ganha disparado ! Ninguém irá ao parque de BM se não tiver uma atração de peso lá ! Parece que vc está mordido com alguma coisa, seja por não ter conseguido colocar quem vc queria lá dentro da Casa de Cultura ou seja por algo na Expo BM, que vc andou comentando no blog! Eu acho realmente que o festival é exagerado, bandas demais etc ! Agora deixa a molecada ser feliz cara ! Você pode ser mais útil pra cidade de várias formas, inteligente simpático, isso tudo vc é ! Não quero me expor, por isso estou anônimo ! Mas torço que vc reflita ! Nem todo Rockeiro que irá tocar lá é amador ! Leu bem as listas das bandas ? ouviu todos os CDs delas etc? Acha que entende do assunto ? Ao meu ver vc tem gosto musical duvidoso, quem curti Bailão do Ruivão... Forte abraço ! Luz pra vc rapaz !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia com atenção e sem preconceito. O parque da Cidade citei simplesmente para apontar uma opção central, mas deixei claro que minha preferencia era para uma "woodstooksinha" tupiniquim em algum distrito. Não percebeu?
      Não tenho nada contra o rock, aliás tenho tudo a favor, minhas bandas preferidas da minha vida são Supertramp e Pink Floyd. Do "heavy metal", não gosto tanto, mas respeito muito.
      O fato de ser amador não é vergonha para ninguém e é o caminho para se chegar ao profissionalismo.
      Adoro o Bailão do Ruivão e o Nando Reis, sim. Gosto não se discute.

      Excluir
    2. Faltou responder a parte "Parece que vc está mordido com alguma coisa, seja por não ter conseguido colocar quem vc queria lá dentro da Casa de Cultura ou seja por algo na Expo BM..."

      Excluir
    3. Quem eu convidei com o aval do prefeito, para assumir a Cultura, não pode aceitar por motivos particulares. O quadro atual foi a 5ª ou 6ª opção. Quanto a algo na Expo BM, de fato, tem muita coisa suspeita que eu vou averiguar minuciosamente.

      Excluir
  15. Precisamos sim de questionadores inteligentes como você ! Porém pense bem se você não está prejudicando ainda mais em vez de ajudar os músicos, rockeiros ou não de BM ! Tenho certeza que você luta pra que as coisas sejam ainda melhor, mas desse jeito vai jogar boa parte dos seus seguidores contra os artistas, e contra seus eventos, isso já se reflete no facebook! Não ficará cômodo para o responsável pela fundação, deixar de apoiar esses meninos ? Por que não aproveita sua amizade com o Prefeito e vai lá bater na porta dele, em vez de fazer essas críticas dessa forma! Ele te receberá, você sabe disso! Reflita !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Novamente recomendo uma leitura desarmada de rótulos. Fui um dos poucos nesta cidade que gastaram dinheiro do próprio bolso para incentivar vários desses meninos. Em momento algum imputei neles culpa alguma e é só ler o texto para se certificar disso.

      Excluir
  16. Nada contra festivais,de rock ou seja o que for, o que não esta certo e a realização no jardim das Preguiças. Os moradores merecem o respeito de poderem optar se desejam ou não participar dos mesmos. E respeito e que não possuem. Antes sofriam com a"musicalizacao" e bebuns aos domingos, agora com a nova administração a situação está cada vez pior.

    ResponderExcluir
  17. Caraca discordo em quase tudo que vc disse... Nas apresentações das bandas que se apresentam lá o som nem fica tão alto assim, como vc diz. Eu passei na frente com os vidros fechados do carro e quase não dava pra ouvir o som. A escolha do local, também prefiro o centro, pois pode atrair mais transeuntes e gente de todos os cantos pois é perto da rodoviária. Nunca que este evento (por ser o primeiro) iria atrair pessoas em cantos afastados da cidade, principalmente porque a grande maioria curte mesmo é funk e sertanejo. O Parque da Cidade, com certeza é um lugar muito melhor para eventos de maior porte e já conhecidos pelo público. Assim que o evento crescer, a tendência é que seja lá mesmo... O pessoal da cultura de Barra Mansa está tentando mudar o cenário e trazendo muitas pessoas boas pra BM. É muito fácil criticar quando está de fora!! E principalmente de alguém que não curte tanto rock!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Curto rock pra caramba, tanto que já gastei grana do meu bolso para dar oportunidade para vários desses meninos tocarem. Não era dinheiro público, não, como se está fazendo agora, era do meu bolso. Quanto ao volume do rock, meu caro, há quase 60 anos isso é bem definido, TEM QUE SER ALTO, com MUITO METAL e barulho. More ou trabalho no local para ver se não incomoda 25 horas de som alto, seja em que ritmo for, em apenas três dias.

      Excluir
  18. falando em pao e circo,lembrei do espetacular churrasquinho do gente boa serratinho e o preço e bom tambem,quanto ao circo com a palavra o claudinho xiesse.

    ResponderExcluir
  19. ninguem bota a cara pra fazer um evento legal dessa, quando coloca a face pra fazer um evento legal pra galera, cai um monte de gente em cima criticando, porra Barra Mansa num tem nada quando tem vcs criticam, pra casa do krl B|

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não está se criticando o evento, que conta com meu irrestrito apoio. Está se questionando a forma e o local, claramente mal pensadas e elaboradas.

      Excluir
  20. Fala ae cara! Eu não tenho vergonha de me espor não! Meu nome é Francisco e toco na banda de BLUESROCK ZERO ORA! Somos 04, e todos somos de BM, nascidos e criados em BM! Gravamos 02 discos e estamos preparando um 3º e estamos a 10 anos na estrada! Você não nos conhece, isso ficou claro no seu texto, mas isso é para você ver como é difícil batalhar nesse ramo! Mas somos bem conhecidos em outras cidades!
    Sinceramente, temos conciencia das dificuldades e temos conciencia que nosso som não é de certa forma "comercial", mas respeito e reconhecimento a gente vem conquistando aos poucos. Só acredito que antes de você difundir um texto desses você poderia ter pesquisado um pouco mais. Afinal de contas,..., somos Barramansenses e estamos a muitos anos batalhando, muita dedicação, muitas horas longe da família e ......
    As vezes sinto que o lugar que temos menos apoio e BM, justamente nossa cidade! ...felizmente isso tem mudado!
    O evento é muito importante sim, e quando se pensar nas mais de 20 bandas, pense nas centenas de pessoas envolvidas nisso.
    O ROCK não é um passatenpo nem tampouco uma moda idiota, ROCK é uma cultura, uma forma de se viver!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francisco, muito prazer.
      Assim como não lhe conheço, creio que vc também não me conhece. Sou um dos raríssimos caras que arriscam dinheiro suado do próprio bolso para investir em músicos, tanto de expressão, tanto quanto como você, da nossa região, que não visa a comercialização da sua arte como prioridade, em Barra Mansa. Existem dezenas de testemunhas disso.
      Apoio o rock, apoio o evento, mas discordo integralmente da forma, local, propaganda mal elaborada e concepção demagógica.
      Desejo boa sorte a sua banda e ao seu trabalho.
      Um abraço.

      Excluir
  21. Podia ser na Vista alegre tudo a ver ...

    ResponderExcluir
  22. sub-superintendente com barraca ,julinho vc confirma? e o Jonas permite ? o CC vem com a expo de outubro ? o Jonas permite ? sou mais vc . cuidado com CC supervingativo e rancoroso . o CC a cada dia que passa arruma mais inimizade e antipatia nos seus gestos e a equipe do cara com gente de VR se achando e barra mansa continua comendo poeira , sacanagem .o CC montou panela e chama quem quer .

    ResponderExcluir
  23. Julinho, pq vc nao organizou esse evento, então?

    ResponderExcluir
  24. Perdi o show do João Bosco... mas também na mesma noite, lá no SESI, ganhei um espetacular show da Zélia Duncan!!! Pena que foram quase na mesma hora!!!!

    ResponderExcluir
  25. Shows e festivais são importantes e bem vindos, mas em locais apropriados. Nas ruas e praças não. Parabéns aos responsaveis pela mudança. E que para os próximos eventos se lembrem dos moradores vizinhos do parque centenário, que nunca esqueçam que por ali residem trabalhadores, idosos e crianças que merecem o direito ao descanso e silencio

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.