sexta-feira, 12 de julho de 2013

MOVIMENTOS POPULARES DA JUVENTUDE DO BRASIL.

NADA DO QUE FOI SERÁ DE NOVO DO JEITO QUE JÁ FOI UM DIA!
Há cerca de seis anos atrás, um grupo de jovens em São Paulo criou o "Movimento Passe Livre" reivindicando gratuidade no transporte público para estudantes. Tempo depois esse movimento começou a contestar o preço das passagens urbanas na maior cidade da América Latina. Passado mais algum tempo, esse mesmo movimento começou a receber verbas públicas federais para a manutenção de suas atividades, visto que o governo municipal na capital paulista e no estado eram comandados pelos grupos políticos mais articulados de oposição ao PT. Graças a falência eleitoral de José Serra e do esforço concentrado de Lula e Dilma, o PT ganhou a prefeitura da cidade, mas Fernando Haddad, o prefeito eleito, manteve os mesmos procedimentos rotineiros dos antigos gestores e com o mesmo aparato técnico, também promoveu e decretou novo aumento na passagem urbana. Esse fato resgatou a tônica dos antigos manifestantes puristas e não engajados politicamente fazendo uma rebelião espontânea começar a nascer no seio da sociedade multiplicando-se celeremente pela adesão e divulgação nas redes sociais. Aí começaram o festival de caronas, por ora legítimas, por ora oportunistas.
Pegando carona na visibilidade que a Copa das Confederações promovia ao Brasil, manifestantes paulistanos foram às ruas e deram uma maior proporção ao seu manifesto. Pegando carona com os atos paulistanos, cidadãos de capitais brasileiras também começaram a questionar o preço do transporte público em suas alçadas. Pegando carona no questionamento sobre mobilidade urbana, vários outros manifestos correlatos tomaram força e a presidente Dilma passou a sofrer pressões sociais só vistas no Brasil durante o rápido governo Collor de Mello. Pegando carona no clamor popular, o Congresso Nacional passou a ser apontado com o "dedo na cara" como há muito não se via. Pegando carona na mídia promovida pelos eventos, vários congressistas repensaram suas atitudes soberbas e adotaram um ritmo frenético de trabalho legislativo e diversas demandas da sociedade começaram a sair do papel. Pegando carona na multidão, vândalos e marginais promoveram saques e depredações. Pegando carona na revolta popular aflorada, derrotados no últimos pleitos nos municípios brasileiros tentaram jogar a população contra os atuais governantes subvertendo a pauta inicial de pleitos sociais. Pegando carona no nacionalismo redescoberto na pátria, supostos pré-candidatos a cargos públicos eleitorais começaram a empunhar bandeiras e manifestar palavras de ordem. Pegando carona na desordem, militares articulados voltaram a sonhar com nova possibilidade de golpe. Pegando carona na coragem de jovens inocentes, sindicatos mantidos por verbas públicas quiseram encabeçar manifestações para venderem os seus "peixes" e promoverem as suas pautas suspeitas e geralmente mancomunadas com o poder. Pegando carona na suposta força de mobilização sindical, manifestantes primários dos movimentos juvenis ao perceberem o esvaziamento de suas promoções, aceitaram parcialmente bandeiras, partidos, líderes e expedientes até então descartados e rechaçados. Deu no que deu. A suposta greve nacional de 11 de julho, fracassou "retumbantemente". 
Não entendo que a baixa adesão popular de ontem deva ser rotulada como acomodação do povo. Na verdade, o povo brasileiro sempre tendeu a pasmaceira pois em sua ampla maioria a ignorância prolifera e o assistencialismo compra a sua consciência. Milhões de pessoas, especialmente nos rincões da nação, são mantidos por programas assistencialistas que são fundamentais para a manutenção do PT na cabeça do Estado. Aconteça o que acontecer, Dilma ainda é e será forte candidata a reeleição. Mais de 40 milhões de votos estão vinculados às verbas públicas, geradas pelo suor do nosso trabalho, para deleite das forças improdutivas da sociedade. Assistencialismo gera acomodação, acomodação gera inércia, inércia gera um país fraco e sem perspectiva, facilmente manipulado pela sociedade de consumo e pela mídia corrupta instalada em diversos órgãos de comunicação jornalística do país.
Por isso tudo, creio que independentemente do oportunismo e vandalismo promovido por minorias covardes, o Brasil, gigante, de fato acordou, o que não quer dizer que esse gigante saiba ao certo o que fazer nem para onde andar. Esse gigante, apesar de seu tamanho imponente, ainda é uma criança aprendendo a engatinhar, e é compreensível que tombe, se iluda, seja conduzido e suje as fraldas.
Nada disso tira o brilho e a glória de milhões de brasileiros que foram as ruas cientes de seus propósitos e justos em suas indignações e marcaram história neste novo Brasil. Uma coisa é certa, apesar da descrença de alguns céticos: Nada mais será como antes!
Nosso Blog que nasceu tentando, modesta e humildemente, e ciente da sua 'minúsculosidade', defender o direito à vida e ao bem estar das futuras gerações, está muito feliz. Apesar de já ser avô, ainda me sinto jovem e me identifico muito com a juventude. E por eles, por meus filhos e neta, tento dar a minha ínfima colaboração para o desvendar das informações trancafiadas nos bastidores da ganância. Eu sempre parafraseei um de meus ídolos, Gonzaguinha: Eu acredito é na rapaziada!
Para essa juventude valente, latente, veemente, guerreira e cidadã, rogo meus últimos apelos: Façam o dever de casa perante sua comunidade! Respeitem seus professores e lutem pelos seus direitos! Jamais abram mão da Educação! Jamais deixem de se informar e tenham responsabilidade em reproduzir fatos corretos não se deixando manusear por informações plantadas visando disseminar o ódio gerado por frustrações pessoais e políticas de oportunistas travestidos de heróis, que quando tiveram oportunidade de promover mudanças e avanços, a desperdiçaram em nome do enriquecimento ilícito pessoal! Pensem bem para não trocarem seis por meia dúzia! Não vendam os seus votos! Não aceitem assistencialismos quando não expressamente necessários! Não se omitam nas eleições! Não se omitam na vida de suas cidades! Não se deixem enganar por falsos profetas! Não aceitem de pronto palavras de ordem que não coadunem com seus sentimentos! Respeitem o direito constitucional de ir e vir! Não impeçam a produção e o trabalho, pois precisamos deles para desenvolver!
Esse gigante, Brasil, que ressuscitou, é uma criança frágil que precisa de EDUCAÇÃO! Sem ela, meus caros heróis do amanhã e herdeiros do futuro: Tudo será apenas hipocrisia. Já a temos bastante. Precisamos bani-la das nossas vidas. 
Obrigado por tudo. Apesar de alguns deslizes e poucos idiotas, o saldo é positivo e vocês venceram com dignidade e denodo. Creio que os movimentos acabaram se banalizando por alguns excessos e infiltrações indesejadas, mas tenho certeza de que cada governante, cada político, e cada ente público dormirá doravante sabendo que o gigante poderá voltar a bradar e fazer valer os seus direitos.
Já raiou a liberdade no horizonte do Brasil!
Vocês são FODA!!!

10 comentários:

  1. Foi uma pequena mostra de quem manda no pais ! a população ordeira que sabe agora o seu valor .

    ResponderExcluir
  2. julinho, venho observando o prefeito atual, e nao mufou nada do antigo, ate o caça niqueis, nao emite papel de pagamento, volta redonda emite, o que o prefeito de barra mansa fala sobre isto, primeiro e ilegal, nao dando ao eleitor que coloca as moedas nao ter como discutir, bom e mufar par]a ser feliz , ou dar continuidade ao anterior

    ResponderExcluir
  3. O que eu não aceito é que de acordo com a revista Veja, já existe uma segunda geração deste ASSISTENCIALISMO , indecente.
    Mães de 15 anos de idade que receberam o BOLSA FAMILIA, filhos deste governo já estão com as famílias na mesma situação, não é no norte nem no nordeste do País. É aqui mesmo, na nossa região sul fluminense e Sudeste. Um absurdo. O mesmo Governo que promove esta " ajuda " nada faz para que evite a proliferação. É demais, eles precisam que estudar muito e não só ter frequencia, na escola. E TRABALHAR, minha gente. TEM CIEP COM SUPLETIVO, TEM COTAS NAS FACULDADES E NINGUEM OU UMA MINORIA APROVEITA A OPORTUNIDADE.
    QUE AUMENTEM OPORTUNIDADES NOS LUGARES MAIS CARENTES, SE É ESTE O PROBLEMA. MAS ACABABEM COM ISSO É UMA DEPENDENCIA DO GOVERNO, SEJA QUEM FOR O GOVERNANTE, É COMO DESTINAR OS VOTOS PARA ELEIÇÕES FUTURAS.
    Tem vaga sim, vejam para o Comércio, Domésticas, Diaristas, Manicure tem muito curso no SENAI e outros dos Projetos dos CRAS e Ongs que não formam turma.
    Não entendo como tem gente cara de pau, que não aceita trabalho com carteira registrada para viver de migalha do Governo.

    ResponderExcluir
  4. meu caro julio, as eleições do ano que vem,vai ser uma caixa preta
    estes políticos em geral safados,nao vao ganhar nem para cargo de gari.
    o prefeito jonas deveria já ir mudando suaas atitudes e secreta-
    rios.o que prometeu em campanha,nao cumpriu nada,so papo furado.

    ResponderExcluir
  5. Tinha que acabar com bolsa isso bolsa aquilo !!! bota esses vagabundos pra trabalhar..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É SÓ TIRAR O PT DO GOVERNO. COMEÇANDO PELOS POSTES DE LULALA. AS ELEIÇÕES ESTÃO AÍ, TEM COMO ACABAR SIM, NAS URNAS,POR MIM JÁ TINHA ACABADO HÁ ANOS.
      VIROU SALARIO MESMO, NUNCA VI ISTO, TINHA QUE TER DATA DE VALIDADE 2 ANOS E OLHE LÁ. JÁ VAI PARA 11 ANOS.

      Excluir
    2. Como vai acabar, se a criatura não investiu NADA em moradia, escola profissionalizante, trabalho, oportunidades, para os menos favorecidos, que vivem em situação de miséria.
      Deixando esse povo dependente do Governo como lhe convém.
      Tá na hora de promover oportunidade e acabar com essas bolsas.
      É imoral, pois este Projeto só tem uma finalidade: Comprar votos. Como vai acabar? Onde eles vão arrumar votos?

      Excluir
    3. A Culpa é do Criador que foi passear no EUA. A Criatura só faz o que ele manda. O Criador está se lixando agora que está podre de rico.ELES NÃO ACABAM COM A BOL/SA, PORQUE NÃO QUEREM LARGAR O OSSO.

      Excluir
  6. Julinho, você que tem acesso ao Jonas Marins e seus Secretários, te peço um favor:
    Que façam uma visita e manutenção a POnte Mauá em Saudade, perto do Corpo de Bombeiros. Está muito perigoso atravessar a ponte para pegar o ônibus do outro lado direto para VR e também o fluxo é grande de trabalhadores e estudantes.
    Todas placas que tinham para nos proteger na ponte, caíram e estamos atravessamos sem segurança nenhuma. Meu filho foi assaltado e por pouco não jogARAM ele no rio Paraíba.
    Está precisando de voltar as proteções de placas na ponte e luz.
    Sei que você conseguiu com o Prefeito a melhoria no Detran.
    Por favor nos ajude, não sei se é com Susesp ou com outra Secretaria. Agradeço antecipadamente.
    Moradora de Saudade.

    ResponderExcluir
  7. Me desculpe, mas discordo de você. Acredito que o LULA não deixa. A Dilma, não sai candidata e sim Lula.
    Não quero nem um nem outro, pois acho que já governaram bastante, a custa do assistencialismo. Mas infelizmente estão com a Máquina na mão.
    Queria uma terceira opção, que eu já tenho. Não acho certo também greve de sindicalistas que apoiam e vivem de migalhas do Governo. Um absurdo. Principalmente em BM.
    E o SEPE que já havia conversado com o JONAS? Não entendi. As profs estão certas, palhaçada.
    Todo mundo sabe que o SEPE já foi Governo e ##&& todos, CUT, e vários Sindicatos estão no Governo. Vai entender.
    Tudo pegando carona no Manifesto dos JOVENS, sem partidos e sem o rabo preso.

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.