quarta-feira, 10 de julho de 2013

DESABAFO DE UM CONTRIBUINTE DA SOCIEDADE PERPLEXA.

DETRAN RJ. IMORAL E SURREAL.
Paguei o IPVA do meu carro num dos primeiros dias possíveis, em cota única. Para minha surpresa e sem nenhum aviso prévio, o DETRAN-RJ inverteu a ordem do calendário de vistorias, e sendo assim, meu carro, que tem final 9, ao invés de estar incluído na última remessa de prazos de validade de regularização, como sempre foi, passou para a primeira. Quando tomei ciência do fato, dia 30 de junho, tentei agendar a vistoria pela Internet e até hoje, dia 10 de julho, ainda não consegui, mesmo tentando mais de três vezes por dia. 
No site do órgão não estão disponíveis vistorias nem para Barra Mansa, nem para Volta Redonda, nem para Resende. Por telefone também não está sendo agendado. Se for ao local você também não é atendido. Hoje o DIÁRIO DO VALE, em oportuna matéria, informa que o DETRAN descaradamente confirmou que reduziu a capacidade das vistorias na região em 35% e acelerou a fiscalização. Mais de 900 veículos já foram rebocados nessas operações em BM e VR. No site do jornal mencionado, é informado que hoje estão acontecendo novas vorazes "blitzes" nas duas cidades, sendo uma na Vila Elmira (BM) e outra em Niterói (VR). Nas reportagens, é informado que mesmo que o cidadão esteja com o seu IPVA rigorosamente em dia e tenha conseguido o milagre do agendamento prévio, seu carro será multado e rebocado se não estiver vistoriado.
Isso tudo parece ser muito surreal, mas não é. Jamais observei uma arbitrariedade tão escrachada e assumida quanto essa. Jamais percebi uma máfia tão petulante e irresponsável no serviço público. Nunca assisti tamanho acinte contra o cidadão e o contribuinte. Nunca testemunhei um ato tão vil, covarde e inconstitucional contar com a aviltante benção e a passividade criminosa do governo estadual. Num momento onde supostamente o cidadão brasileiro acorda para reivindicar os seus direitos, esse órgão nefasto e contumaz berço de corrupções e desvios, conclama e adquire o apoio da Polícia Militar, que deveria ser um órgão em defesa da sociedade contra o banditismo, para praticar esses 'assaltos' e prejuízos incompreensíveis e inexplicáveis contra o povo fluminense. Querem e estão conseguindo penalizar e 'sangrar' até mesmo os contribuintes adimplentes sem que se ofereça o direito à regularidade. 
Em Barra Mansa, onde o caos no DETRAN foi instalado após a nomeação de apadrinhados e indicados da deputada Inês Pandeló, tais fatos são ainda mais bizarros e inomináveis, pois o atendimento é sofrível e os servidores disponíveis estão visivelmente destreinados e despreparados, fatos que já geraram diversas animosidades e compreensíveis descontroles emocionais de cidadãos menos conformados que não aceitam perder um dia de trabalho para fazer a vistoria de seus veículos percebendo que despachantes mancomunados com funcionários do órgão tem preferência absoluta de atendimento.
Onde estão nossos deputados? Onde está o Ministério Público, que ultimamente, priorizou a tentativa de interferência administrativa nos municípios, mas parece se curvar perante o seu pagador? Onde estão os órgãos de defesa do consumidor? O que fala Cabral, ao descer de seu helicóptero? O que me diz Pezão, sul fluminense vice-governador e pré-candidato a governador indicado por Cabral? É assim que você pretende ganhar a eleição? Quem tem um álibi desses nem precisa de adversário para ser derrotado.
Não acredito no que está acontecendo. É absurdo e abuso demais em escala imensurável. 
Já assisti em minhas décadas de vida pública, várias atrocidades e descalabros, mas descabido como esse, jamais.
E chegamos a pensar que o Brasil acordou. Mentira! Dorme com a complacência e o ninar da justiça inoperante e morosa encravada no nosso sistema jurídico, onde alguns jurisconsultos e Magistrados adoram jogar para a plateia e a mídia, mas se omitem levianamente em suas causas mais prementes e necessárias à sociedade. 

9 comentários:

  1. Sr. Julio,
    Voce saberia informar qual a razão da rua do Palacio Barão de Guapy está fechada para o trânsito de veiculos.
    Numa cidade com tanta carência em estacionamentos, essa attitude prejudice ainda mais o péssimo comercio da cidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a mudança pra ser feliz que tanto esse Blogueiro afirmou

      Excluir
    2. com carência de ruas tb...

      Excluir
  2. O Sérgio Cabral está tão preocupado que fica viajando de helicóptero oficial do governo, com a família para Mangaratiba.O Pezão nunca ligou para BM, muito menos Detran daqui. Que aliás já era ruim, mas piorou quando passou a ser órgão " de propriedade de políticos do Legislativo ". Que aliás só sabem colocar seus amigos lá. Não existe Gerência há tempos mas piorou este ano.
    Virou um cabide emprego e de péssima qualidade. Não trabalham nem no tranco. Só sabem multar e rebocar carros que já estão com IPVA pago e caro. (sem vistoria) Ninguém está aguentando o descaso, mas aguardem que 2014 está aí.
    Júlio eu fiquei mais de 3 horas no DETRAN , vá lá e veja como (não) funciona. Falta Gestão, ficamos esquecidos mesmo. É MUITO USO E ABUSO DO POVO, ESTÃO SURDOS MESMO. POR ISSO O POVO FICA REVOLTADO E INDIGNADO.
    VOCE CORRE O RISCO DE TER O CARRO REBOCADO, TOME CUIDADO JULIO. Abs

    ResponderExcluir
  3. Pega sem do nem piedade.... pega geral..

    ResponderExcluir
  4. Julinho vc foi perfeito no seu comentário,mas só esclareça uma coisa ,é verdade que as prefeituras levam setenta por cento do que se arrecada com a blitz e o estado só trinta,se for assim Jonas e Neto querem mis que a blitz continue não é verdade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jonas não quer. Já manifestou isso em documento encaminhado ao Governador. Dinheiro não é tudo e tem coisas que não valem o alto preço.

      Excluir
  5. Julio:
    O Jonas já teve retorno deste documento? pois meu caso é igual o seu e muita gene, paguei e não consigo vaga para vistoria.]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o governador determinou que as fiscalizacões permanecerão suspensas enquanto as vistorias não forem regularizadas.

      Excluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.