quarta-feira, 25 de setembro de 2013

A UNIVERSIDADE QUE QUEREMOS.

UMA LUTA DA SOCIEDADE NASCIDA NO BERÇO ESPLÊNDIDO DA PARTICIPAÇÃO POPULAR.
Ontem, conforme programado e anunciado previamente, aconteceu no Palácio Barão de Guapy, em Barra Mansa, a audiência Pública "A Universidade que queremos", requerida pela Frente Popular de Luta de Barra Mansa à Câmara de Vereadores. 
Tive a oportunidade e o prazer de conduzir o cerimonial do evento e fiquei muito feliz com todos os depoimentos realizados e compromissos publicamente assumidos. Os vereadores manifestaram-se de forma sensata, democrática e oportuna; o presidente do legislativo municipal fechou a audiência com absoluta propriedade; os representantes do Poder Executivo reiteraram o pacto proposto pelo prefeito Jonas Marins em ceder espaço do Parque da Cidade para as sonhadas instalações; o representante da UFF nos acendeu férteis esperanças; a deputada Inês Pandeló prestou esclarecimentos relevantes; e os membros da FPL deram um verdadeiro show de conhecimento técnico da causa e suas implicações para os destinos da cidade. Todos os três representantes da entidade (Wescrey, Romero e Débora) que dissertaram, foram muito felizes e construtivos em suas apropriadas declarações. 
A lamentar somente o fato de algumas entidades sociais ou sócio-econômicas de Barra Mansa, como o Lions, o Rotary, a Maçonaria, o Sicomércio, o CDL, entre outros, apesar de convocados por ofício, nem sequer enviaram representantes. Louve-se novamente a contumaz participação da ACIAP-BM, que através do seu próprio presidente, Arivaldo Mattos, se fez presente e respeitoso. Essa é a notável diferença da ACIAP para os outros órgãos participativos da sociedade local. É preciso que as pessoas saibam que ao assumirem pontos de direção nessas entidades, uma enorme responsabilidade está intrinsecamente delegada na posse do cargo, muito acima dos coquetéis, banquetes, fotografias e colunas sociais.
Finalizo parabenizando todos os partícipes que largaram o conforto do lar, até alta hora da noite, para se fazerem presentes e testemunhos de uma luta em prol do futuro de nossas crianças.

4 comentários:

  1. Júlio, bom dia.

    Estive presente na audiência pública.
    A lamentar os fato que você citou, e a medíocre participação de algumas autoridades.
    A começar, lamentavelmente, pelos nossos representantes no parlamento. Com raras exceções, a maioria foi demagoga e as colocações em nada contribuem para o sucesso da empreitada.
    Dos vereadores, somente Rodrigo e José Vanelli, uma agradável surpresa, tiveram um raciocínio coerente e um ponto de vista louvável.

    A Secretária de Educação não sabia a diferença entre curso técnico e universitário! Que vergonha sua fala! A colocação provou que ela esta ultrapassada e não adianta ser simpática e boazinha para dirigir tão importante prática. Achei-a, também, pouco preparada, sem juízo de valor.

    Me abstenho de comentar sobre o Cris, este falso jovem promissor. Totalmente fora do foco, falando em UERJ quando esta não possui nenhum interesse em estar conosco e falando de construções no Parque da Cidade que em nada ajudam o projeto, mas atrapalham, pois "capus" exige espaço largo e não se constrói universidade em cima de quadras, ginásios, e até pistas de skate. Foi oportunista e inoportuno na colocação.

    Inês, a deputada condenada, deveria estar presa e não na tribuna de uma Câmara.Mostrando ser demagoga, como todo político, ela desfez do representante da UFF , e ainda passou informações destoadas da realidade sobre a UERJ. Deveria ter ficado calada, pois além do mais ainda levou um "pito" do Romero.

    Foi bom e louvo a participação da ACIAP, que hoje quer dizer nada, pois quem detém o poder no comércio é o CDL, que tem dinheiro por causa do SPC, As ACIAPs estão a banca rota, quase em estado de insolvência, somente se mantendo por contribuição de associados, ao contrário do CDL que recebe expressiva soma das consultas ao SPC de milhares de pessoas todos os dias, gerando renda e enriquecendo a entidade que passa a ser poderosa.

    São considerações de quem sabe, como você, que isto tudo é encher linguiça. Nada vai acontecer.

    Uma admiradora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Barra Mansa tem que se focar em cursos técnicos profissionalizantes, pois UERJ, JÁ TEM UM CAMPUS EM Resende, focado à engenharia mecânica e produção, para atender a demanda das empresas ali instaladas, UFF, já está em Volta Redonda há muito tempo, atendendo demanda da CSN, Prefeito Neto já conseguiu um campus da UERJ, JUNTO AO HOSPITAL REGIONAL onde teremos uma faculdade de Medicina, o que Barra Mansa tá querendo, só mesmo promessas e ilusões.

      Excluir
  2. Universidade pública em Barra Mansa!!! MAIS UMA HISTÓRINHA DESSE PREFEITO QUE NÃO CONTA COM O APOIO DAS ENTIDADES, QUE JÁ SABEM QUE NÃO PASSAM DE BALELAS; PORQUE SE JÁ TEMOS UERJ E UFF, NA REGIÃO, SERIA MELHOR ELE CENTRAR ESFORÇOS EM CURSOS PROFISSIONALIZANTES.

    ResponderExcluir
  3. Ha necessidade de universidade publica em Barra Mansa sim. Existem em Resende e Volta Redonda mas nem todos possuem condições de pagar o transporte, outros trabalhadores em sua grande maioria do comercio nao conseguem sair do trabalho e chegar, sem muito atraso, as respectivas universidades.

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.