quinta-feira, 19 de setembro de 2013

QUINTA-COLUNA-FEIRA.

GUERRAS. ESPORTIVAS, JURÍDICAS, MORAIS E IMORAIS E SEUS JUÍZES DE MERDA.
1. Conforme já prevíamos, o ministro Celso de Melo (FOTO, rindo de nós) deu o tempero final para a enorme "pizza" que está sendo deliciosamente degustada pelos "mensaleiros" mais ilustres. A parte esclarecida do Brasil que não é vinculada diretamente ao PT, do forma uníssona, está claramente decepcionada e desiludida.
2. O STF, com a decisão de promover outro julgamento para os 12 'mensaleiros' de grande porte, acabou homenageando os 'caras-pintadas' do Brasil. Agora, estamos todos, literalmente, com as faces maquiadas tal palhaços que tornamo-nos.
3. Para sermos justos, é importante lembrar que o Ministro Celso de Melo apenas foi o voto de minerva da questão do "Mensalão". Caso apenas um de cinco de seus colegas fosse contra a "cafajestada", seu voto não influiria absolutamente em nada. Portanto, a confecção da majestosa "pizza" deve ser repartida em mais cinco pedaços de massa condenada: Ministros Luís Barroso, Teori Zavascki, Rosa Weber, Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski. Celso de Melo não é pior do que nenhum deles. É apenas mais um.
4. Apesar da ressalva acima, me causa uma certa repulsa ver o Ministro Celso de Melo discursar com pompa e circunstância, que o STF não se curva ao clamor popular, não se abala com pressões da mídia e suas decisões são soberanas, influenciáveis e imparciais. Confessadamente, como está registrado no livro do jurista do ex-ministro de Sarney, Saulo Ramos (Código da Vida), Celso de Melo já mudou o seu voto  (aprovação da candidatura de Sarney ao Senado, pelo Amapá), graças a uma matéria da Folha de São Paulo que antecipava a sua tendência de voto. Na ocasião, Saulo Ramos classificou Celso de Melo como um juiz de 'merda'. 
5. Já que registramos os Ministros que votaram contra a expectativa da ampla maioria da nação brasileira, é necessário louvar os Ministros que honraram o seu nobre mistér: Joaquim Barbosa, Luiz Fux (futuro relator do novo processo do Mensalão), Cármen Lúcia, Gilmar Mendes e Marco Aurélio.
6. Nas redes sociais percebe-se petistas de "carteirinha" ironizando a revolta popular e festejando a decisão do Supremo. Quero salientar que a meu ver, se petista fosse, não comemoraria tanto, ao contrário, me preocuparia muito. Para a presidente Dilma Roussef, seria muito mais cômodo entrar no ano eleitoral de sua tentativa de reeleição com o episódio do 'mensalão' esgotado e seus culpados devidamente condenados. Como o julgamento deve percorrer durante todo o ano eleitoral, esse assunto será amplamente exaurido e explorado nos debates e propagandas políticas e Dilma terá que suportar o constrangimento da impunidade de seus colegas partidários e ex(?)-conselheiros e patronos. Politicamente, é tiro no pé. Não foi à toa que o Governador de Pernambuco e pré-candidato ao Governo Federal, Eduardo Campos, do PSB, fez seu partido se retirar da base de sustentação do Governo. Novos horizontes se abrem para a oposição brasileira.
7. Mais do que nunca torna-se necessário refletir sobre a célebre, e a cada dia mais atual, frase de Ruy Barbosa: "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." A partir de hoje, nem eu confio mais em mim mesmo. Perdi meio século cultuando valores desprezados pela justiça brasileira.
8. Enquanto o Brasil estava na expectativa sobre o julgamento do "Mensalão" no STF, o TSE também aprontava das suas. Por 4 x 3, os Ministros do colegiado superior eleitoral, entenderam como inconstitucional a existência de recurso contra Expedição de Diploma (RCED), instrumento pelo qual o TSE podia pedir casação de mandatos eletivos independentemente da tramitação da Justiça Eleitoral dos Estados, favorecendo abertamente 11 governadores na berlinda, entre os quais, Sério Cabral (RJ), e explicitamente, a Roseana Sarney, do Maranhão, filha do coisa-ruim. Porém, especialistas em direito eleitoral criticam a decisão. Por outro lado, o Ministro Henrique Neves prega que a imprensa está dando interpretação incorreta dos fatos. No dia 1º de dezembro, quando ele estará conosco no congresso Jurídico-Eleitoral nas Agulhas Negras, teremos uma oportunidade ímpar de debater o assunto.
9. Cegos, tolos e fanáticos cupinchas de Neto estão comemorando a decisão acima como se ela tivesse qualquer relação com a cassação do prefeito de Volta Redonda. Não tem nada a ver. Neto foi cassado pelo TRE estadual, portanto, não foi o TSE que provocou a sua cassação, pelo contrário, tornou-se o lugar da tentativa desesperada de reversão da decisão "unânime" do colegiado estadual. A decisão acima, só reforça a chance concreta de Neto ser obrigado a abandonar definitivamente o cargo no início de 2014, haja vista que a tramitação percorrida é exatamente a recomendada pelo novo parecer do TSE.
10. Hoje começa a greve nacional dos bancários. São inúmeros os transtornos que a população sofre graças ao movimento. Felizmente, dessa vez, a greve não penalizou mais diretamente os aposentados e pensionistas do INSS, por começar após o décimo dia útil do mês. Porém, temos que compreender que os companheiros bancários ganham muito pouco pelos riscos que correm, físicos e materiais, e trabalham para a classe que mais lucra fácil no mundo, que são os sanguessugas banqueiros brasileiros. Sendo assim, temos que ter um pouco de tolerância e até solidariedade com a causa.
11. Terça-feira, serei o cerimonialista da Audiência Pública que o FPL-Barra Mansa, em comunhão com a Prefeitura e a Câmara Municipal, realizarão para debater a possibilidade da instalação de uma Universidade Pública no Município. Todos juntos nessa luta justíssima.
12. Dia 1º de outubro, também serei o cerimonialista da entrega dos títulos de cidadania barramansense, versão 2014. Amanhã, informo o nome dos agraciados.
13. Na próxima semana, o colunista Andrei Lara estará em Barra Mansa ao lado na Miss Rio de Janeiro. Será agendada uma cordial visita ao prefeito Jonas Marins. Na pauta posterior, conversaremos sobre as pretensões de Andrei adentrar no cenário político estadual.
14. Conforme prevíamos, foi um 'jogaço' o 'CRUZEIRO 3 X 0 BOTAFOGO'. Apesar do placar dilatado, ele não refletiu exatamente o retrato fiel da partida, pois o Botafogo justificou a sua ótima colocação no Brasileirão. A diferença é que os dois têm times muito bem armados e qualificados, porém o Cruzeiro além de um belo time tem um elenco superior, com várias opções de qualidade no banco, o que falta ao Botafogo. Não sei como o Flamengo conseguiu eliminar o Cruzeiro da Copa do Brasil. Aliás, sei sim. Temos uma torcida que entra em campo e mesmo com o time medíocre que temos atualmente, ela consegue se superar e até operar milagres.
15. Para se ter uma ideia da qualidade do elenco do Cruzeiro, Julio Batista é reserva na elenco da "raposa". No Flamengo, ele seria o craque, capitão, camisa 10, referência e artilheiro do time.
16. O Botafogo, mesmo estando sete pontos atrás do Cruzeiro, não precisa se desesperar e abdicar das chances do título. Seus próximos quatro jogos seguidos serão no Rio, e contra adversários teoricamente mais fracos. Depois vai a Pernambuco, enfrentar o Náutico, o lanterna do campeonato, que não oferece perigo para ninguém (a não ser para o meu Flamengo). Dentro da lógica, crava 15 pontos enquanto o Cruzeiro visita nas duas próximas partidas equipes de tradição no cenário mundial, como o Corinthias e o Internacional. Nada está decidido.
17. Ontem, ao analisar uma falta não assinalada que um jogador cometeu no adversário puxando-lhe a camisa, no jogão Cruzeiro x Botafogo, o especialista de arbitragem da TV Globo, Renato Marsiglia, considerou que "uma puxadinha passa batido pela arbitragem, isso é normal". Por essas e outras que nossos valores estão totalmente deturpados. A TV Globo ensina a consentir com erros, mesmo flagrantes, desde que de pequeno porte, mas "metralha" politicamente o deputado Zoinho só porque ele disse que em Brasília não tem nenhum santo.
18. E aí, Zoinho estava errado e dizer que em Brasília não tem santo? Ou eles habitam todos no STF?
19. Quem foi a São Januário ontem não viu que o Vasco é o time da virada nem que o Vasco é o time do amor. A facilidade com que o Vitória da Bahia conseguiu reverter o placar em poucos minutos e as ofensas e ameaças proferidas contra o presidente e maior ídolo do Clube, deputado Roberto Dinamite, contradizem a cantoria da torcida vascaína.
20. Hoje farei a esperada vistoria de meu carro no DETRAN. Valha-me Deus! Amanhã relato passo-a-passo como foi a minha saga e minha tarde jogada fora.

3 comentários:

  1. O POVO BRASILEIRO ENTROU PELO DECANO!

    ResponderExcluir
  2. Meu Deus!
    Quanta hipocrisia.
    Se a Justiça acolhe nosso pedido. Bendita justiça> Foi feita justiça.
    AH, agora basta me contrariar: maldita e corrupta justiça.
    A materia do mensalão é controvertida, tanto é assim que houve uma profunda divisão no colegiado.
    Pessoalmente, gostaria de ver encerrado o processo, com a rejeição da possibilidade dos famosos embargos infingentes, que tanto nos afligem nesse momento.No entanto, houve uma decisão, que para os interesses eleitorais do PT são catastróficas, mas garantem uma nova e parcial apreciação de penas, especialmente no tocante ao crime de formação de quadrilha, um alento para alguns acusados.
    Agora o que causa espécie é que as penas dos intermediários foram muito, ma muito maiores do que aqueles que defato colocaram a mão no dinheiro roubado dos cofres públicos.
    Isso, com toda a certeza é lamentável.
    Vamos em frente, sem crucificar, tampouco celebrar.Os ministros fizeram o que puderam e os mensaleiros o que quiseram.
    Pobre Brasil varonil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É SÓ O POVO NÃO VOTAR MAIS EM NINGUÉM E SAIBAM DE UMA COISA O PIOR DOS TRÊS PODERES É O JUDICIÁRIO.

      Excluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.