segunda-feira, 23 de setembro de 2013

DECLARAÇÃO DE SOLIDARIEDADE.

UM BRINDE À CORAGEM!
Após mais um pedido de auto exoneração da ex-secretária de Saúde de Barra Mansa, Enfermeira Amélia Feitosa de Oliveira, o prefeito Jonas Marins nomeou para substituí-la, o próprio irmão, Jonathan Marins. A notícia, dada em primeira mão por nosso Blog, causou centenas de comentários nas redes sociais, nos sites dos jornais regionais e neste espaço. Muitos consideram o ato como nepotismo, outros entendem que é necessário um médico para o cargo e outros tantos discutem a qualificação do irmão do prefeito e até mesmo, a sua idoneidade.
As pessoas têm muita facilidade para se deixarem levar pelo ranço das críticas produzidas contra Jonas Marins, a maioria delas, eivadas de profundos e indisfarçáveis ressentimentos e revanchismos políticos. Mas prefiro me ater aos fatos e refletir com sensatez.
Jonathan estava nomeado como secretário municipal de Administração e Modernização do Serviço Público, portanto, se o caso configura nepotismo, isso já havia acontecendo desde o início do ano, mas o fato é que isso não procede, pois a lei que rege a matéria é absolutamente clara no que tange a nomeações para os primeiros escalões dos poderes públicos executivos, permitindo, sem restrições, quantas nomeações de consanguíneos diretos e cônjuges que o mandatário eleito entender serem necessárias. Em Barra Mansa, Roosevelt nomeou a mulher e o irmão; Zé Renato nomeou a esposa e primos; Luiz Amaral nomeou a filha, e casos similares acontecem diariamente em todo o Brasil e não se vê nenhum "mimimi" com isso.
A segunda questão, de caráter técnico, geralmente remete as pessoas à erro de avaliação por puro preconceito. Muitos acham que as secretarias de saúde obrigatoriamente têm que ser ocupadas por médicos, o que comprova o alto grau de corporativismo existente nessa categoria profissional, mas não coaduno com essa ideia generalizada. Ora, se não estamos encontrando médicos para ganhar salários de 10 mil mensais, o que é proposto todos os dias pela prefeitura de Barra Mansa, para trabalhar 40 horas semanais, dentro de sua especialidade preferida, no local que melhor lhe convier, chega a ser ingênuo pensar que encontraríamos um médico, para ganhar 9 mil, trabalhar incessantemente sem limite de horário, assumir uma série inesgotável de responsabilidades pesadíssimas, não ter tempo para exercer outras atividades profissionais e acima de tudo, ter excelência em gestão pública e administrativa. Ora, meus caros, é óbvio que para um profissional desse quilate aceitar essa empreitada por tão pouca contrapartida, "boa coisa" ele não estaria planejando.
Essa lenda de que a gestão da saúde pública precisa obrigatoriamente ser exercida por médico caiu definitivamente por terra quando José Serra, um economista, transformou-se no melhor Ministro de Saúde que o Brasil já teve, credenciando-lhe inclusive pra ser o candidato da situação do governo federal para o cargo de Presidente da República. Percebam também que raramente um Provedor de Santa Casa no Brasil possui diploma de medicina e nem por isso, as pessoas ficam "estressadas" no Facebook.
O problema de saúde no Brasil é gravíssimo, e em Barra Mansa não é diferente. Jonas, ao colocar o seu próprio irmão nessa pasta tão delicada e quase insolúvel, corta-se na própria carne e nas entrelinhas, para quem tem boa vontade de enxergar, declara aberta guerra contra o mau atendimento oferecido nos postos de saúde públicos e arrisca a té mesmo a sua história política para enfrentar de frente o grave problema. Isso merece ser louvado pelos homens de bem e jamais ser transformado em chacota, como o incautos, levianos e revoltados planejam descaradamente.
Quanto a Jonathan, atesto sem medo a sua qualificação e capacidade técnica. Não sei se ele conseguirá fazer milagres, mas tenho plena convicção que lutará permanentemente para concebê-los. O tempo dirá se estou certo em detrimento das sórdidas aves de mau agouro que sobrevoam os nossos ares e viajam nas asas infectadas pela cobiça das suas "inconfessáveis" ambições e propósitos.
Para finalizar, torno público o meu irrestrito apoio ao trabalho de Jonathan a frente do maior desafio que os administradores públicos encontram nas suas demandas: Saúde, Jonathan! Se Deus quiser, em futuro próximo, brindaremos assim.

8 comentários:

  1. "Prefiro um economista operando que um médico administrando." - Delfin Neto.
    Jonathan é o cara! É o melhor e mais qualificado. Vamos acabar com estas máfias e cartórios que tem na cidade.
    Médico tem que ir pra consultório.
    E o melhor foi tirar o Caldeira, este sim um picareta vindo de fora e ligado a grupos que estavam querendo mamar em Barra mansa.
    Jonathan vai trazer transpaência para a saude, vai esclarecer o caso dos remédios e das OSs.
    Jonathan é Jonas, Jonas é Jonathan.
    Parabéns prefeito, tamos com o sr.

    VOTEI 65

    ResponderExcluir
  2. Seria possível publicar o o curriculum vitae do novo secretario de saúde ?
    Ē importante saber de sua qualificação técnica e política para a complexa gestão da saúde publica de Barra Mansa.
    Qual a experiência profissional do secretario. Sua qualificação acadêmica e experiência política .
    Pode nos atender Sr. Julio?
    Obrigado
    Um eleitor do Jonas

    ResponderExcluir
  3. Médico tem que entender é de medicina. A saúde, em Barra Mansa e no Brasil, é uma questão a ser resolvida pela administração e gestão.Se o Futuro secretário de Saúde conseguir ser um bom gestor a saúde melhorará.

    ResponderExcluir
  4. O votei 65 é o próprio Julinho para dar polêmica e ibope no blog. Veja que ele sempre puchassaco do Jonas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu fosse uma anta pra fazer isso, seria anônimo e não teria um blog.

      Excluir
  5. Julinho, permita-me discordar, não vou nem entrar no mérito da competência do Secretário mas na questão do nepotismo: Súmula Vinculante 13 STF
    A NOMEAÇÃO DE CÔNJUGE, COMPANHEIRO OU PARENTE EM LINHA RETA, COLATERAL OU POR AFINIDADE, ATÉ O TERCEIRO GRAU, INCLUSIVE, DA AUTORIDADE NOMEANTE OU DE SERVIDOR DA MESMA PESSOA JURÍDICA INVESTIDO EM CARGO DE DIREÇÃO, CHEFIA OU ASSESSORAMENTO, PARA O EXERCÍCIO DE CARGO EM COMISSÃO OU DE CONFIANÇA OU, AINDA, DE FUNÇÃO GRATIFICADA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DIRETA E INDIRETA EM QUALQUER DOS PODERES DA UNIÃO, DOS ESTADOS, DO DISTRITO FEDERAL E DOS MUNICÍPIOS, COMPREENDIDO O AJUSTE MEDIANTE DESIGNAÇÕES RECÍPROCAS, VIOLA A CONSTITUIÇÃO FEDERAL.
    Sendo assim, Roosevelt errou, Zé Renato errou e Jonas está errando.

    Bonis Nocet Qui Malis Parcit

    ResponderExcluir
  6. Segundo a leitura jurídica, cargo de secretário não é cargo comissionado ou de confiança. É um agente político, tanto que não recebe vencimentos, mas subsídios, tal como o prefeito, vereadores e vice prefeito.

    ResponderExcluir
  7. Dizer que cargo de secretário não é de confiança é a mesma coisa que dizer que cargo de confiança não é agente político, tudo maquiagem da legislaçåo e quem legisla os políticos em causa própria. . .isso é Brasil isso é BM. . .salve o mensalåo!!! salve a corrupção!!!
    Não adianta ir para as ruas esse país não tem salvação pq o os políticos os juízes e a população todos querem ser ladrão. . .

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.