quarta-feira, 11 de setembro de 2013

QUARTA-FEIRA-LIVRE.

CARA FEIA PRA MIM É FOME. SE ENTROU DE MAU JEITO, PACIÊNCIA!
1. Conforme prevíamos, por 50 votos contra 12, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro aprovou a lei que proíbe o uso de máscaras em manifestações e protestos em território fluminense. A OAB vai recorrer. Dos doze deputados que votaram contra a proposição, figuram Janira Rocha (PSOL) e Inês Pandeló (PT). Ambas têm mais em comum.
2. Com a provável futura cassação da deputada Janira Rocha por apropriação de parte dos vencimentos de seus assessores, a deputada Inês Pandeló também volta a berlinda, posto que fora condenada pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, em 2012, pela mesma prática confessa. Inês aguarda julgamento de recurso alegando que não fora lhe garantida ampla defesa.
3. Parece que as duas deputadas apreciam máscaras, laranjas, fantasmas, ou qualquer coisa que sirva para esconder verdades e transparências.
4. O trânsito do Rio de Janeiro, assim como o acesso à cidade, está cada vez mais caótico. Ontem, perdi mais de dez horas do dia para participar de uma reunião de apenas 40 minutos. Não bastasse o excesso de veículos e acidentes, ainda pipocam manifestações de professores, sanitaristas e até torcedores de futebol. Sem querer contestar as razões de cada categoria, muita gente paga pelos supostos erros de poucos.
5. As manifestações de protesto no Brasil têm suas peculiaridades muito curiosas. Num dia de trabalho, preto na folhinha, se consegue juntar até um milhão de pessoas, mas quando a manifestação é programada para um feriado, não se agrega nem 10 mil nas capitais. Acho que os manifestantes têm algo melhor para fazer nos dias inúteis.
6. Conforme publicado numa coluna política do jornal "O Dia", os desembargadores do TRE-RJ não estão se entendendo muito bem. O pomo da discórdia seria o inconformismo do desembargador vice-presidente Bernardo Garcez com a decisão da desembargadora presidente Letícia Sardas em conceder liminar para o prefeito Neto, de Volta Redonda, após ser cassado por 5 x 1 votos, continuar no cargo até o julgamento do mérito de seu recurso sem submeter a decisão ao crivo do desembargador Alexandre Mesquita, relator do processo. De lá para cá, as discussões entre os dois a cada dia são mais ásperas. Hoje, quando o assunto é Neto, a discórdia é garantida. De peso.
7. Estão cada vez mais brilhantes as confirmações dos juristas palestrantes no nosso Congresso jurídico-eleitoral, programado para o início de dezembro em nossa região. Além de ministro do TSE e de desembargadores dos TREs do Rio e São Paulo, teremos a presença da lenda viva da matéria, Dr. Sepúlveda Pertence, entre outros. Os temas estão sendo escolhidos a dedo e estamos nos empenhando ao máximo para este ser um evento importante e inesquecível para todos os partícipes.
8. A nova empresa coletora de lixo em Barra Mansa, que opera em caráter emergencial e temporário, tem causado danos à administração municipal. Além da notória dificuldade de adaptação à cidade, provocou, por falta de pagamento aos seus funcionários,  uma greve que prejudicou ainda mais o precário serviço prestado. O SAAE informa que o problema já está sendo minimizado e que em breve tudo voltará ao estado normal. Eu tenho um grande apreço pelo prefeito e confio na sua gestão, mas temo (e já o avisei sobre isso) que seu governo fique prejudicado pelo excesso de confiança que ele deposita em pessoas ainda visivelmente desqualificadas para responsabilidades maiores no serviço público. O prefeito não pode permitir que amizades e fidelidades excessivas maculem o seu governo, pois caso isso aconteça, além dele pagar politicamente o preço dessa opção, a cidade, como um todo, sairá lesada. Reitero minha confiança na capacidade, dignidade e amor por Barra Mansa que Jonas têm em sua alma, mas infelizmente, isso não basta.
9. Hoje passei pela feira-livre recentemente instalada nas quartas-feiras em frente ao Palácio Barão de Guapy. É lamentável ver o estado deprimente das tendas utilizadas e dos veículos estacionados indevidamente nos arredores e até mesmo no centro da feira. Eu, que vivi alguns momentos áureos de nossa história contemporânea naquele palácio, hoje ao vê-lo sucumbindo e sendo fundo de espetáculo anti-estético, sinto dor no peito. Quero frisar, de forma bem clara, que não tenho absolutamente nada contra a feira, que é essencial para o equilíbrio da economia local, e muito menos contra os feirantes, que de forma civilizada  (testemunhei), estavam se empenhando, eles próprios, para manter o local limpo, mas do jeito que está, não serve. E para não dizer que apenas critico, me ofereço para resolver o problema e até ganhar, de forma honesta e clara, dinheiro com isso. Se quiserem, estou às ordens, mas duvido que a vaidade de alguns vá permitir.
10. O vereador barramansense Luis Antônio Cardoso propôs, de forma oportuna, que a Prefeitura de Barra Mansa disponibilize espaço público para instalação de área para tratamento de dependências químicas em convênio com a comunidade de Bethânia (Centro de Acolhimento de Dependentes Químicos e Formação Religiosa) que nasceu sobre a iluminada inspiração do Padre Léo e em nossa região tem o seu Recanto sediado em Lorena-SP. Deus permita que a causa logre êxito. Estamos precisando muito.
11. O livro INFERNO, de Dan Brown, é realmente instigante e inteligente. Numa pulo só, devorei mais de 150 páginas e estou ansioso para ter tempo de retomar a leitura. Além da trama espetacular, o livro fornece uma aula de cultura história e artística e alerta para temas de suma importante para o futuro da humanidade.
12. Hoje, quando completa-se exatos doze anos após o ato terrorista nas Torres Gêmeas em Nova Iorque, é oportuno ressaltar um tema de suma importância abordado no livro mencionado acima, mas que os grandes governantes mundiais ainda teimam em fazer ouvido de mercador: o geométrico crescimento populacional do planeta. Fala-se em fontes alternativas de energia, reaproveitamento de água, conservação ambiental, e tudo isso é muito válido, mas estamos omitindo que nesse passo que estamos marchando, em breve tempo poderemos deixar o nosso Universo insustentável e fazermos os membros das futuras gerações se pulverizarem entre si pela subsistência. Enquanto não houver um processo de enfrentamento ao problema com controle inteligente de natalidade, estaremos submetendo a humanidade à catástrofe anunciada. Nesse ponto, algumas Igrejas, inclusive a Católica, com seus teimosos dogmas, prestam um grande desserviço ao Universo. Em 2050, com o aumento médio do tempo de vida e da vertiginosa natalidade mundial, poderemos ter 9 bilhões de pessoas no mundo, com uma capacidade de alimentação e água para apenas 4 bilhões. 
13. Não sei o que é mais desagradável na Internet. Fico em dúvida entre "as garotas que querem te conhecer no Badoo", mesmo que você não tenha conta, ou os "convites para jogos no Facebook". Nem vou falar dos "spams" via e-mail, posto já virou castigo tácito para todo internauta.
14. Conforme anunciamos previamente, hoje a Ferrari propagou os seus dois pilotos para a temporada 2014: Fernando Alonso e Kimi Haikkonen. Felipe Massa, pelo conjunto da obra, merecidamente sobrou. Tentará uma vaguinha na Lotus ou na Sauber. Torço para que não consiga, pois o vexame será bem maior, mas a tendência é que a Lotus o acolha.
15. Dá gosto ver Neymar calar a boca dos incrédulos. Dá gosto Felipão saber conscientemente tudo que faz. Se continuarmos nesse ritmo, estaremos em condições de disputar a Copa 2014 em igualdade de condições com a Espanha, Argentina e Alemanha, porém com a vantagem apreciável de jogarmos em casa. O Hexa começa a aparecer no fim do túnel.
16. Mais um partido teve o seu registro aprovado pelo TSE. Trata-se do PROS (Partido Republicano da Ordem Social). É o 31º em atividade no Brasil. Se juntarmos os 31, não dá meio. Nem princípio. Nem fim.
17. Ainda sobre a declaração da ex-chacrete Rita Cadillac, dizendo-se arrependida de ter feito filmes pornôs por ter ficado machucada. Elementar, minha cara Rita. Botar um "Cadillac" velho para bater de frente com uma "Frota" inteira (FOTO), é garantia de estrago irreversível mesmo com "puro desejo".
18. Larissa, de codinome Anitta, a "poderosa" do Funk, destilou um festival de baixarias contra um fã num show no Espírito Santo. Parou sua apresentação para o chamar de pobre, bêbado e disse que ele não comeria ninguém e que ninguém gostaria de ficar ao lado dele. Se "prepara" para o sucesso, Anitta, afinal, muito gente de bom gosto desconfia que você não o merece.
19. É muito desagradável cruzar com pessoa que enquanto eu estava arriscando a minha cabeça, a minha família e a minha paz para ajudar a eleger Jonas Marins e mudar os rumos dessa cidade,  ela estava torcendo contra, ou quando muito, ficava "em cima do muro"; e vê-la passar por você sem cumprimentar ou fingir que não te vê, apenas porque galgou um fugaz cargo de secretário municipal, tendo ainda o desplante de tentar te prejudicar perante à administração só porque foi alvo de justas críticas ou porque eu possa estar atrapalhando os seus velados interesses escusos e inconfessáveis. 
20. Não quero cargo de ninguém na prefeitura, mas exijo respeito. Quem não o oferece, não o terá. Isso serve para qualquer um.

3 comentários:

  1. Julinho, se foi o síndico churrasqueiro, liga não !!!! O Prefeito precisa fazer pequenas correções de rumo, e isso passa por colocar secretários mais competentes.
    E quem sabe ele não vai colocar alguém culto na Cultura ????

    ResponderExcluir
  2. Essa empresa de coleta de lixo é uma coisa!

    Por duas vezes eu testemunhei, na rua Melvin Jones - Vila Orlandelia, o caminhão de lixo passar o trabalhador do caminhão deixar o lixo cair na rua, algumas moradoras gritaram para ele pegar
    e a resposta do mesmo foi: "Deixa para próxima"

    Vamos rever o contrato com essa empresa nova! Muitas vezes o BARATO sai CARO!!! Jonas vai queimar seu mandato por erros bobos, já que pelo visto ele é um homem competente, o que estraga são os secretarios e a parentada!!!!

    ResponderExcluir
  3. Julinho o CC chorou com o Jonas de vc pegar no pé dele e ele fala prá todo mundo que ainda vai te pegar de jeito e que sabe coisas de vc .

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.