quarta-feira, 11 de julho de 2012

ELEIÇÕES 2012 PARA A CÂMARA MUNICIPAL DE BARRA MANSA (2).

PRIMEIROS DADOS.
Até o final da tarde de ontem, haviam sido detectados 353 (atualizado) pedidos de registros de candidaturas para vereador em Barra Mansa, apresentadas por 23 partidos agrupados em 13 coligações ou isoladamente. Esse número fatalmente sofrerá alterações visto que certos partidos ou coligações apresentaram número de candidatos de um determinado sexo em maior proporção do que a lei determina.
Para que nosso leitor compreenda melhor, informamos que como em Barra Mansa estão destinadas 19 cadeiras para vereador, cada partido pode apresentar esse número de candidatos adicionados de 50%, ou seja 28,5, sendo pactuado pela Justiça Eleitoral local que tal número seria arredondado para 29. Já nos casos das coligações, o limite máximo é o dobro do número de cadeiras disponíveis, e nesse caso, 38. Porém, a legislação prevê que cada partido ou coligação não poderá apresentar número de candidatos de um mesmo sexo numa proporção maior do que 70% do rol de candidatos registrados. Tem gente que acha que essa lei é válida somente para preservar a participação das mulheres, e esse de fato foi o espírito que norteou o legislador, mas o texto legal prevê garantias para o quórum mínimo para os dois sexos. Evidentemente que até hoje os casos de infração à lei são observados no excesso de homens, mas quem sabe um dia isso muda?
Sendo assim, alguns partidos ou coligações, cada um com a sua particularidade, terão que fazer alterações no primeiro quadro de candidatos proposto para se adequar a lei. Em postagem posterior analisaremos cada caso.
No total, até o momento, no geral, existem 239 candidatos do sexo masculino e 114 candidatos do sexo feminino (32,29% do total de candidatos). (atualizado).

3 comentários:

  1. Representatividade feminina. É a dose mais forte e lenta. Lenta por enquanto, quem sabe no futuro próximo esperimentaremos ainda mais a força da mulher, representando a sociedade.
    Mulher ! mulher !

    Eleitor.

    ResponderExcluir
  2. A Sônia Coutinho afinal vai se candidatar ou por a camisola

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camisola. Chique e perfumada como provavelmente ela deve gostar. Independentemente de cunhos políticos, Sônia merece respeito pelo inquestionável trabalho em prol dos portadores de necessidades especiais. Esse é o extrato do trbalho dela que levarei na minha lembrança, todo o mais, é supérfluo e efêmero.

      Excluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.