segunda-feira, 23 de julho de 2012

NATURAL DE BARRA MANSA (24).

DODÔ DA PORTELA.
Maria das Dores Rodrigues, seu verdadeiro nome, nasceu em Barra Mansa e foi para a cidade do Rio de Janeiro com 4 anos de idade, com a mãe, seis irmãos e mais três primos, que sua mãe criava. Foi morar no bairro da Saúde, onde mora até hoje. Dodô era a porta-bandeira no desfile da conquista do primeiro campeonato da Portela, em 1935, função que exerceu até 1966. É uma pessoa muita querida na Portela, e já recebeu o prêmio ESTANDARTE DE OURO, concedido pelo jornal  "O Globo", como "PERSONALIDADE DO ANO", em 2004.
Tudo começou quando Dodô tinha 14 anos e trabalhava em uma fábrica de cartonagem com Dora, que na época era Rainha da Portela. O trabalho era alegre e todos dançavam e sambavam nos intervalos. No caso de Dodô, na hora do almoço, ela pegava uma vassoura e começava a rodar parecendo uma porta-bandeira; foi aí que Dora convenceu-a a ir à quadra da escola. Ao chegar lá, conheceu Paulo da Portela, que ficou impressionado com a sua desenvoltura e levou-a para fazer um teste com Sr. Antônio. Fizeram alguns ensaios e, na mesma hora, logo após o ensaio o Sr. Antônio comentou com Paulo da Portela que ali estava “uma grande porta-bandeira”. Mas tinham uma preocupação: ela era menor de idade.
Logo foi solucionado o problema, obtendo-se a primeira autorização para um menor sair em uma escola de samba. Ousadia e pioneirismo já eram marcas da querida Portela e de Dodô...
Começavam os preparativos e ensaios na Portela (atual Portelinha, sede da Velha Guarda), na Estrada do Portela, em Oswaldo Cruz, onde os ensaios começavam às 20 horas e acabavam à meia-noite. Nos dias de ensaio, Dodô saía do trabalho e ia para casa arrumar-se e encontrar com sua mãe para levá-la, por ainda ser menor.
Dodô não se casou, porém criou uma sobrinha, que considera como filha, mas que era filha da sua irmã que morreu no parto.
Dodô ainda é parte integrante da escola esbanjando sua alegria e animação em todas as festas da Portela, sem falar na sua contagiante felicidade na Marquês de Sapucaí.

4 comentários:

  1. Tá na hora de voce falar da filha do Duque do Cafop, do Dr. José Roberto, desembargador e filho do José Luiz Compasso e da Sônia, filha do falecido Olavo do som que está na ONU em NY.

    LUCIANO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria muito, mas não consegui achar a biografia dos citados. Se puder me ajudar, agradeço.

      Excluir
  2. tem tmb o filho da Marta da Pavan
    A Ellen filha do Eriovaldo, ela trabalha em Las Vegas.
    E da sua terra quem se destacou?

    Amiga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por gentileza, mandem-me os históricos que terei imenso prazer em publicar. O espaço foi criado com esse objetivo e preciso da colaboração dos leitores.
      Quanto a minha terra, há mais de 30 anos é Barra Mansa. Quanto a Leopoldina, onde somente nasci e passei alguns carnavais e férias, só me resta a saudade. Não sei informar e nem interessa para os amigos do Blog, mas certamente exitem vários, inclusive um dos maiores empresários de Barra Mansa, o Francisco José da Flumidiesel. Presidente Carlos Luz é de lá e o poeta Augusto dos Anjos lá faleceu. Mas repito, não é o foco de nosso blog, que abraçou e é abraçado por Barra Mansa.

      Excluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.