quarta-feira, 25 de julho de 2012

UM GRITO PERDIDO NO AR!


A ARMADILHA DO VOTO NULO.
Vários comentários não publicados em nosso Blog, provavelmente da mesma origem, vêm, insistente e ignorantemente tentar divulgar que se 50% dos votos de uma eleição forem nulos, a eleição é cancelada e convocaria-se outra, com novos candidatos. Existe até e-mail enviado por pessoas esclarecidas que pedem para repassar e divulgar essa barbaridade. Nosso Blog não existe para divulgar lendas esdrúxulas e sem o menor cabimento legal. Para por derradeiro fim a essa balela sem sentido, vamos esclarecer alguns pontos:
Esse boato infame, com suas variações sórdidas, está circulando pela internet desde 2004. Em resumo, o relato que nasceu em um "spam" afirma que se os votos nulos alcançarem mais de 50% do total, a eleição perderia o efeito e seria convocado um novo pleito. MENTIRA ABSURDA!!!
Em primeiro lugar, vamos deixar uma coisa absolutamente clara: todo brasileiro é convocado a ir até a sua zona eleitoral e votar, mas não é obrigado a optar por ninguém (ou por alguém!). O voto nulo e o voto em branco são diretos do cidadão, pois já que não se pode faltar à votação, nos garantiram o direito de ir até a urna eletrônica e votar em branco ou, até mesmo, anular o bendito voto.
O voto nulo não é proibido! Ou, como diz o escritor Heron Moura: "O voto nulo não é eficaz como protesto. Na prática, seus efeitos são, como o próprio voto, nulos. Trata-se de um grito perdido no ar."
No sentido de anular a eleição, o voto nulo não serve absolutamente pra nada! Aliás, segundo o próprio site do TSE, "O Tribunal Superior Eleitoral decidiu que os votos nulos por manifestação apolítica dos eleitores (protesto) não acarretam a anulação de eleição."
Imaginemos uma eleição de uma cidade, onde existam apenas dois candidatos a prefeito. Se, nessa nossa eleição de mentirinha, os votos nulos somassem 80% dos votos, sobraria apenas 20% dos votos válidos. Nesse caso, vence o candidato que obtiver 10% dos votos válidos mais 1 voto. Caso haja outros candidatos concorrendo ao cargo, apenas os dois mais votados concorrem novamente, em um 2º turno (nas cidades com mais de 200 mil eleitores), para que um dos dois atinja a maioria dos votos válidos. Em uma hipótese remota (mas não matematicamente impossível!), se dois candidatos empatarem no 2º turno ou no turno único, vence o mais velho!
Como já afirmei, esse boato espalhou-se pela web desde 2004 e se deve a uma confusão criada por um erro grosseiro de interpretação da lei eleitoral, pois basta dar  uma lida ignara no texto, que um incauto confunde "nulidade" da votação com "anulação" do voto. Uma coisa não tem nada, nada, nada a ver com a outra. No Código Eleitoral há um trecho que diz que votos nulos não anulam eleições. O que pode anular uma eleição é uma dos casos previstos mencionadas nos artigos de 220 a 222 da LEI Nº 4.737, de 15 de julho de 1965 que Institui o Código Eleitoral.
Para não ficarmos muito prolixos, vamos dar uma resumida no Capítulo VI, que prevê os casos em que pode haver a anulação das eleições:
"É anulada a votação quando for feita em um local não nomeado pelo juiz eleitoral, quando for feita em folhas de votação falsas, quando acontecer em dia, hora, ou local diferentes do designado ou encerrada antes das 17 horas, quando for quebrado o sigilo das votações, quando se perder algum documento essencial para a contagem dos votos, quando algum fiscal for proibido de fiscalizar a votação e/ou quando o eleitor for de outra seção ou usando falsa identidade. A votação também pode ser anulada quando for verificada alguma fraude na urna de votação".
É no artigo 224 que se encontra o trecho que causa todo esse mal entendido:
Art. 224. Se a nulidade atingir a mais de metade dos votos do país nas eleições presidenciais, do Estado nas eleições federais e estaduais ou do município nas eleições municipais, julgar-se-ão prejudicadas as demais votações.
Mas, como já foi mostrado nos parágrafos acima, a nulidade a qual a Lei se refere é a nulidade da votação e não a anulação dos votos, entenderam, caros teimosos de plantão?
Nestas eleições, muitos candidatos probos em todo o território nacional sairão as ruas pedindo para serem escolhidos para nos representar a partir do ano vindouro. Garanto que vários deles não serão eleitos, ou porque não os conhecemos e, portanto, duvidamos de sua seriedade, ou pior ainda, porque desistimos de participar do pleito anulando a nossa sagrada escolha. Se, para alguns, é difícil pesquisar o caráter dos candidatos, se é cansativo analisar as propostas e a coerência delas, se nos falta tempo e disposição para participar das decisões políticas do nosso sistema eleitoral e democrático, então, antes de condenar o sistema, que se promovam os debates para a sociedade corrigí-lo! Isso é legítimo, salutar, decente e muito mais contribuitivo do que a abstenção no ato de participar. Boas ideias fizeram um mundo muito melhor, porque terminaram em ações consensuais e o consenso é administrado por líderes completos amparados por pessoas ativas que contribuem massivamente para o resultado.
Ainda assim, respeito a decisão de quem  escolher o voto nulo, mas não contem comigo para divulgar essa apologia, visto que vivenciei mártires se expondo a toda sorte para me garantir esse direito. Também solicito respeito para comigo quando continuar dando minha modesta contribuição para que, um dia, eles possam recobrar a satisfação em participar de um processo eleitoral aliando, inclusive, suas ações ao nosso esforço.
Em suma: Voto NULO não serve absolutamente para nada, só serve para que pessoas conscientes, de tão revoltadas, percam o desejo de renovar ou mudar, e os que as decepcionaram e frustraram, continuem mamando nas tetas doces do poder. Se em Barra Mansa o Zé tiver apenas dois votos, o Jonas um e Inês nenhum, O Zé será eleito e diplomado. Isso sim é o voto nulo e seu resultado na prática.
O "e-mail do voto nulo revolucionário" é mesmo apenas um "spam" que acabou sendo digerido e vomitado por alguns inocentes incautos ou idiotas confessos. Como aqueles que prometem telefones gratuitos ou a sorte no amor.
Espero que não seja obrigado a retornar a esse assunto chato, burro, e desinformativo. Da mesma forma, não publicarei comentários que afirmem ou questionem sobre essa barbaridade de anulação de eleição graças a votos nulos. Voto Nulo é um direito seu, mas querer interpretá-lo às margens da legislação não é. Desinformar e deseducar, muito menos.

32 comentários:

  1. MELHOR QUE ANULAR O VOTO É; NÃO COMPARECER À ZONA, POIS SIM É LÁ QUE TÚ TENS QUE IR PARA VOTAR, SÓ QUE LÁ QUEM GOZA É AQUELE QUE DEPOSITAS NA URNA, E GOZA NA SUA CARA OU DA SUA, COMO QUEIRA, ADEMÁS NAS ASSEMBLÉIAS ACABA SEMPRE PREVALECENDO A VONTADE DAQUELES QUE ESTÃO, MORAL E INTELECTUALMENTE ABAIXO DA MÉDIA, VIDE OS NOSSOS VEREADORES E NOSSO PREFEITO, SEJAM OS ATUAIS OU OS CANDIDATOS, POR ISTO NÃO ABANDONO MINHA LIBERDADE: "NÃO VOTO"
    NÃO COLOCO NOS OMBROS DE PESSOAS INFERIORES A MIM, AS RESPONSABILIDADES POR MINHAS AÇÕES.
    SEJA INTELIGENTE. NÃO VOTE, ACEITE O CONSELHO DO JULIO, ANULAR O VOTO É PERDA DE TEMPO, O BOM É IR VIAJAR, PASSEAR, TOMAR UM BANHO DE CACHOEIRA, UMA PICANHA COM UMA LOURA QUENTE OU UMA GELADA, OU ENTÃO ATÉ A ZONA, MAS AQUELA QUE TÚ VAIS GOZAR. LEMBRE-SE DE UMA COISA O VOTO SÓ É OBRIGATÓRIO EM PAÍSES QUE NÃO SÃO DESENVOLVIDOS E O POVO NÃO É ALFABETIZADO, TANTO QUE MUITOS NEM SABEM QUE A MULTA POR NÃO COMPARECIMENTO CUSTA MENOS QUE UM CAFÉ, APENAS R$3,00; É O PREÇO DE SUA LIBERDADE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente os que se orgulham de se omitir no processo eleitoral, são governados e têm as suas vidas diretamente influenciadas por quem não se omite. Mas continuo acreditando na força do voto e continuo entendendo que o voto realmente não deveria ser obrigatório, aliás, a bem da verdade, nem é, pois a multa é ínfima.

      Excluir
  2. Alguém Que Tá Sempre Aqui25 de julho de 2012 às 21:50

    Errata.

    Onde se lê: Se, nessa nossa eleição de mentirinha, os votos nulos somassem 80% dos votos, sobraria apenas 20% dos votos válidos. Nesse caso, vence o candidato que obtiver 10% dos votos válidos mais 1 voto.

    Leia-se: Se, nessa nossa eleição de mentirinha, os votos nulos somassem 80% dos votos, sobraria apenas 20% dos votos válidos. Nesse caso, vence o candidato que obtiver ***50%*** dos votos válidos mais 1 voto.

    Pode ser 10% do total de votos, mas exclui-se dos votos válidos os nulos e os em branco. Talvez tenha sido a pressa de digitar ou de pensar, mas vale a pena fazer a ressalva.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu a errata, mas creio que o objetivo foi atingido, porém foi altamente pertinente a sua correção. Realmente o intuito era falar que somente 10% do total de votos mais um decidiria o pleito e não 10% dos votos válidos. Grato.

      Excluir
  3. Julinho, voce esta com a razão.

    Todavia, muita vez, a apresentação dos candidatos não consegue trazer o que o eleitor busca num candidato: confiança e competência.

    É o caso de Barra Mansa. Os três que se apresentam são muito, muito ruins mesmo.

    Eu mesma jamais votaria na Inês Pandeló, por tudo que já sabemos dela e do PT, acrescido agora pela condenação por improbidade, acusada de apropriar-se de salários de gente de seu gabinete. Nada mais antiético e covarde.

    No Dr. José Renato, eu também não voto, pelos mesmos motivos que vejo em todas as redes sociais e que voce mostra de forma muito competente, embora passional, mas sem tirar a credibilidade da notícia, pois seu blog não é jornalístico, mas pessoal.

    Sobrou quem? O Jonas. É triste, mas não consigo confiar nele, nem ver qualidades e competência para erguer Barra Mansa.

    A começar pelo próprio partidão, o PCdoB, que não possui quadros, não só na cidade, mas em todo o Brasil, capaz de alavancar o desenvolvimento que nós precisamos.

    Vejo ainda que Jonas possuiu uma assessoria fraca e um time de vereadores que deixa a desejar, onde, segundo se comenta, os mais fortes são Cris, José Marques e Lia Preto! Tenha paciência não é mesmo?

    Sei de sua admiração pelo candidato e sua vontade de mudar os destinos administrativos da prefeitura, mas isto ainda é pouco para mobilizar e empolgar os eleitores, os quais não conseguem ver o Jonas como o competente lider capaz de promover estes anseios.

    Convenha-se que ASBAM e CASMADIN não servem de parâmetro ou exemplo, pois entidades que vivem de dinheiro público que foram à banca rota com um simples cancelamento de desconto em folha de funcionários e repasse oficial. Onde a inovação, a modernidade, a mudança?

    Por isto, Julinho, que corre solta, nos meios que frequento e leio em todos os blogs, twiters e face a corrente propondo o voto nulo em todas as esferas em Barra Mansa.

    Ninguém quer anular a eleição, mas querem mostrar que nenhum dos três, pelo menos até agora, merecem confiança e voto.

    Gostaria de ter o convencimento que voce demonstra. Já conversei pessoalmente com o Jonas e o ví na ACIAP, confessando que a situação é muito difícil, o que todos sabemos.

    Só não o ví mostrando caminhos seguros para mudar esta situação.

    Mude minha opinião, é um desafio. Ajude o Jonas a passar a segurança merecedora do voto, fato que até o momento não ocorreu.

    UMA ELEITORA, NEM DO BEM, NEM DO MAL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara amiga, se assim posso me dirigir a você,
      Meu voto não será no PC do B, mas no candidato do PC do B, e na pessoa que terá as prerrogativas de mudar os destinos da cidade. É na pessoa que confio e deposito as minhas esperanças.
      Permita-me discordar que a assessoria dele é fraca. Engano. Jonas tem se municiado de informações e estratégias não somente para ganhar as eleições mas para sobretudo, administrar a cidade. Tudo de forma consensual e participativa de um seleto grupo de colaboradores altamente qualificados mas que não pretendem se expor, posto quer a estrela maior tem que ser obrigatoriamente o candidato. As vaidades, graças a Deus, estão contidas em prol de um projeto de governo, sério e eficaz. E digo mais, ele tem humildade suficiente para convidar pessoas de capacidade técnica, mesmo que não tenham sido artífices de sua campanha, para ajudá-lo a governar. Barra Mansa tem várias pessoas competentes que poderiam num somatório de forças e sugestões, reativar o desenvolvimento da cidade e promover a melhoria na qualidade de vida dos munícipes. Não é fácil, e ele sabe disso, mas ele pode começar a desencadear um processo de transformação e integraçao para que consigamos resultados em menor espaço de tempo. A cidade está abandonada e financeiramente encontra-se numa equação suicida, porém existem meios, repito, não milagrosos nem instantâneos, mas pautados em políticas planejadas e força de vontade e ousadia. Você como antenada que é, perceberá nos programas eleitorais, várias alternativas apresentadas por Jonas com profundo equilíbrio e sensatez.
      Quanto aos candidatos a vereador que o apoiam, posso lhe afiançar que em nenhuma agremiação encontram-se quadros melhores. Você citou hipoteticamente os que seriam mais votados, o que não remete necessariamente para os melhores. Existem ótimos nomes para composição do legislativo nos quadros de Jonas, porém, vários, ainda não tem a força do voto popular. Isso é comum.
      Se você se aprofundar na realidade da Asbam e Casmadin, não verá Jonas como um insucesso, mas sim, um empreendedor que suportou no golpe covarde que a PMBM lhe deu por razões meramente politiqueiras, e mesmo assim, Jonas com muita sapiência conseguiu manter as instituições em pé, mesmo com o ardil sinistro maquinado pelo governo, limitando sem nenhum planejamento prévio ou anteparo de tempo, os limites de despesas de cada um, gerando déficit nas organizações e imediato esstrangulamento financeiro no pagamento as empresas conveniadas. Mesmo assim, hoje, todos estão rigorosamente em dia com seus recebimentos devidos. Isso foi quase um milagre financeiro.
      Quanto a minha passionalidade, admito e me orgulho, passionalidade advém de paixão, e me desperta enorme paixão ajudar a mudar os destinos dessa cidade desespeerançosa, como torna-se o seu próprio povo quando despreza a oportunidade de mudança para a anulação efêmera do seu precioso voto.
      Não quero rotular a nossa troca de informações e impressõem em um desafio. Prefiro entender como um convite que lhe faço e espero com muita fé, que você me dê a honra de aceitá-lo.
      Com meu carinho e respeito, um afetuoso abraço e esperança.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Eu não voto em ninguém de Barra Mansa. Inês e Zenérico nunca, e agora o Jonas com a Universal... xiiiiii!

    Veja o que o Vice do Jonas e sua turma pensa de nós mulheres, veja quanto machismo e quanta tirania.

    Deu na Coluna de Ancelmo Gois de hoje. Em artigo intitulado "Homem de Deus quanto à idade e à raça", publicado no site Arca Universal, o bispo Edir Macedo discute o casamento interracial e a relação de mulheres com homens mais novos.

    Leia um trecho do texto reproduzido do livro "O perfil do homem de Deus":

    "O rapaz que deseja fazer a Obra de Deus não deve se casar com uma moça que tenha idade superior à dele, salvo algumas exceções, como por exemplo aquele que é suficientemente maduro e experiente na vida para não se deixar influenciar por ela. Mesmo assim, a diferença não deve ultrapassar dois anos.

    Muitas pessoas não gostam quando fazemos estas colocações; entretanto, temos visto que quando a mulher tem idade superior à do seu marido, ela, que por natureza já tem o instinto de ser 'mandona", acaba por se colocar no lugar da mãe do marido.

    E o pior não é isto. A mulher normalmente envelhece mais cedo que o homem, e quando ela chega à meia-idade, o marido, por sua vez, está maduro mas não tão envelhecido quanto ela. E a experiência tem mostrado que é muito mais difícil, mas não impossível, manter a fidelidade conjugal"

    Estamos no século XXI, como pode? Não dá pra votar.

    ELEITORA REVOLTADA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha Cara,
      Eu voto no Jonas Marins, não no Edir Macedo. Eu conheço e trabalhei com o pastor Jorge e lhe asseguro que sua perconalidade e benemerência estão muito acima das opiniões personalíssimas e irracionais que o tal Bispo confessa. Eu sou católico de batismo mas condeno veementemente os padres pedófilos. Eu sou espírita por convicção, mas não coaduno com macumba contra a sorte de ninguém. Deixemos o preconceito de lado e votemos no ser humano, pois é ele quem vai adinistrar a cidade, para todos os munícipes, independentemente de seu credo, sua opção sexual,m sua raça ou condição intelectual e financeira. Religião só governa no Vaticano, e é bom que seja assim por todo o sempre. O mesmo preconceito que você citou nas declarações infelizes do Bispo, não pode ser incorporadops por você, ppois assim sendo, se colocará no mresmo patamar reacionário de rancor que ele emprega contra quem não comunga de suas idiotas convicções.

      Excluir
  6. O voto nulo é uma prerrogativa de todos os poderes, veja que ele é usual, como abstenção; no STF, STJ, CONGRESSO NACIONAL E ASSEMBLÉIAS, porque seria uma covardia e uma prerrogativa sem efeito no nosso caso, simples eleitores, algum efeito ele haverá de ter, mesmo que seja sómente o protesto para mostrar aos nossos políticos o quanto nos envergonhamos deles, por isso este voto é mais usado por pessoas mais esclarecidas e superiores aos analfabetos e alienados que barganham o voto até por uma dentadura etc...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Justamente,
      Enquanto as "pessoas esclarecidas e superiores" se anularem, os venais comprarão os "analfabetos e alienados" com as suas dentaduras. Mas quem reclama depois são justamente os "esclarecidos e superiores".
      Por que será que a inteligência dos "eclarecidos e superiores" não consegue ser "eclarecida e superior" para entender uma relação tão óbvia e direta da sua (ir) responsabilidade no caos social?

      Excluir
    2. Concordo contigo, porém discordando, na verdade essa campanha que tomou conta de suas postagens contra o voto nulo, tem por finalidade a eleição de seu candidato, por acreditar que estes votos nulos podem reverter-se a favor dele, não seria mais inteligente de tua parte convencer seus amigos como: Ademir Melo, Ricardo Maciel, Luis Amaral e/ou outros a apoiarem o Jonas, em vez de estarem apoiando Zé Renato, não seria mais sensato? Talvez como já te disse o voto nulo é em protesto à vergonhosas situações que os políticos nos remetem.

      Excluir
    3. Você está sendo extremamente injusto comigo, talvez por não me conhecer melhor ou a mais tempo. SEMPRE fui radicalmente contra o voto nulo. Nos programas de rádio que encabeçei, na TV, nas minhas colunas sociais e escritos, sempre posicionei-me contrário ao voto nulo, até para síndico de prédio. Perceba que vários dos que pregam o voto nulo em Barra Mansa declararam que não votam no Jonas de jeito algum e mesmo assim suplico para elas exercerem o direito do voto. Isso aumenta a responsabilidade social dos eleitos e dos candidatos, interage com a sociedade e legitima o processo democrático. Evidentemente que caso os apologistas do voto nulo decidirem votar e coincidentemente escolherem o meu preferido, eu ficaria muito feliz, mas não tenho a pretensão de orientar votos para ninguém , pois se tivesse esse poder, eu mesmo seria candidato.
      Quanto ao Ricardo Maciel e o Luiz Amaral, realmente não sei quem eles apoiam, mas creio que o Luiz não vota no Jonas. O Ricardo já trabalhou no governo atual em outra gestão e acho que tem afinidade maior , entre os tres restantes, com o Zé Renato. Quanto ao Ademir, vejo-o empenhado em ajudar a eleger candidados a vereador em seu entorno, mas até acredito que ele vote no Jonas. E daí?
      Meu amigo, como já disse, já é difícil para caramba escolher um prefeito, vocês ainda querem se dar ao luxo de escolher os eleitores? Arrume motivo melhor para votar contra o Jonas, pois esse argumento é extremamente covarde.

      Excluir
    4. O motivo melhor para votar contra o Jonas é ele mesmo e sua audácia de querer ser prefeito de Barra Mansa, quem é ele com seu vice e seus seguidores, nossa cidade não merece esta desgraça e com certeza não irá acontecer, sendo que para mim nenhum dos três prestam, considerando-se que tú fosses um empresário de sucesso, dono de um capital imensurável e tivesse que contratar um gestor para suas empresas, terias coragem de contratar um desses três, agora a Cidade é o futuro de sua netinha que gostas tantos, não a destrua meu caro.

      Excluir
    5. E é exatamente por ela que não vou me permitir ficar de braços cruzados perante esse modelo corrupto e dilapidador de nossas riquezas e esperanças. Não subestime o Jonas. Não seja preconceituoso somente porque ele é de origem simples. Dê uma chance para o novo. Reclame depois se não satisfeito, mas não queira nos impedir de ousar.

      Excluir
    6. DE ORIGEM SIMPLES SOMOS, O MODELO CORRUPTO E DILAPIDADOR, TALVEZ TENHA SIDO O MOTIVO QUE O LEVOU A OUSAR ESTA CANDIDATURA LEVIANA, EU TRABALHO E TE ASSEGURO QUE MUITO MAIS QUE QUALQUER CANDIDATO, PORQUE FAÇO HONRADA E HONESTAMENTE, SENDO QUE POLÍTICOS DESCONHECEM ESTAS VIRTUDES, ELES SÓ FAZEM PROMESSAS E MENTEM DESLAVADAMENTE ATÉ ALCANÇAR O PODER DEPOIS; BAY BAY, TE DESEJO VIDA LONGA PARA ASSISTIR, A NÃO SER QUE SEJA DA MESMA LAIA QUE ESTES PILANTRAS O QUE NÃO QUERO CREER.

      Excluir
    7. Quer você queira ou não, não há outro caminho de transformação social que não seja via política. Não há nenhuma democracia que não seja capiteneada por políticos. Não existe sociedade organizada sem a política. Enquanto as pessoas não se conscientizarem que precisam participar da vida política, só lhes restarão a revolta e e a desespernça, como a que você se orgulha de proclamar. Vida longa, meu caro, e espero que sem a nrcessidade de intervenção da saúde pública, coisa que temos o dever de fornecer e melhorar.

      Excluir
  7. Contra fatos não há argumentos. Voce não publicou o comentário onde não explica porque o pastor vice de Jonas não se reelegeu vereador, já que ele era tõ bom como voce disse.

    Muito menos quem era assessora parlamentar do mesmo.

    é assim mesmo. O medo da derrota faz voce censurar uma perguntar esclarecedora e oportuna. Mas o blog é seu, então minta, minta e minta.

    Voces do mau são assim.

    GO OUT BAD TEAN.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não publiquei porque seu comentário anônimo e leviano vinha, como de praxe, acompanhado de ofensas torpes sob o manto do anonimato. Meu Blog não é espaço para frustrado enrustido covardemente tecer ofensas.
      Ser bom ou mau não é prerrogativa pra ninguém vencer eleições. Sarney, um dos seus ídolos é o maior crápula do Congresso nacional e o preside recheado de votos, e assim por diante, como em Barra Mansa, onde essa laia que você se encaixa está a doze anos vencendo eleições, usando os artifícios mais nojentos.
      Quem era a assessora parlamentar do mesmo? Não lembro, e mesmo se lembrasse, isso em nada mudaria a cor do mar.
      Agora, para finalizar, de esclarecedor e oportuno, você não tem absolutamente nada e seus comentários pobres estão no que de pior nosso Blog tem de conteúdo.

      Excluir
  8. Reprodução do site da CIA (CENTRAL INTELLIGENCE AGENCY) USA.

    Dos 232 países do planeta, reconhecidos pela CIA.

    205 adotam VOTO FACULTATIVO.(Todos do G8: EUA, CANADÁ, UK. etc.)

    24 adotam VOTO OBRIGATÓRIO. (Todos da América Latina: Brasil, Argentina. etc.)

    1 adota SISTEMA MISTO.(Facultativo, obrigatório apenas para presidente.) Áustria

    2 Países não adotam eleições.

    Este fato demonstra que, praticamente todos os países desenvolvidos, adotam o VOTO FACULTATIVO,
    um argumento irrefutável a favor da abolição do voto obrigatório, assim talvez nos anulariam de sermos governados por políticos tão corruptos e desonestos como os nossos, portanto a liberdade está na escolha de cada um, entre pagar R$3,00 como punição ou amargar quatro anos assistindo quem você foi obrigado a votar, a fazer as maiores bandaleiras com seu voto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 10% dos países tem voto obrigatório.
      10% dos eleitores anulam o voto.
      10% dos eleitores se abstém de votar.
      Todos esses 10% estão na contramão da história.

      Excluir
  9. AGORA VOU SER OBRIGADO A VOTAR NO JONAS E NO VICE DO EDIR MACEDO.
    JULINHO VC ACHA QUE LEVA TODO MUNDO NO PAPO.
    VOTO OBRIGATÓRIO ????

    NAO QUERO VOTAR NOS 3 PATETAS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem todo o direito de fazer o que quiser com o seu voto, assim como eu tenho todo o direito de NO MEU BLOG, que visita quem quer, pois ninguém é obrigado a isso, defender o que acho certo e justo. Não quero levar ninguém no papo. Se tivesse essa capacidade eu mesmo seria o candidato, mas não queira me impedir de na minha casa defender as minhas teorias e concepções.

      Excluir
  10. Há mais de dois anos o blog publica denúncias e mais denúncias contra o sistema feudal que foi implantado em Barra Mansa. As empresas foram embora, a minha irmã trabalha em outra cidade; vários amigos foram embora. E o que se discute é o voto obrigatório? Cia, nem do bem nem do mal, go out Bad "tean" - é TEAM, anta - deveríamos estar discutindo o projeto do viaduto do pátio de manobras que está errado, o tratamento de esgoto que nunca sai do papel, a tal da Zen, os gastos com cabos eleitorais contratados com dinheiro público; a falta de caminhos para a cidade sair do atoleiro economico que se encontra. Não está na hora de participar do debate sobre o rumo da cidade em lugar de dar uma de superior com ar blasè? Se está querendo uma cidade pronta com tudo funcionando se muda pra Londres, aproveita a olimpíadas, finja que é uma mala e se misture!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São depoimentos desse porte que nos dão esperança de haver vida inteligente no planeta Terra e nos motivam a continuar lutando e mantendo este espaço.

      Excluir
    2. Já que vocês dois são os grandes defensores deste blog e artífices de depoimentos tão inteligentes, gostaria de saber vossas opiniões a respeito de algumas pessoas, que entitulando-se amigos da cidade estão se reunindo com Pezão, enaltecendo-o como a grande liderança de nossa região, sempre acompanhado de Gustavo Tutuca, será que nossa carência de políticos sérios e honestos não estaria nos causando uma nulidade ainda maior que o voto nulo, importando para nos liderar nomes como estes dois, ou vocês também concordam com isso. Eu como amigo de Barra Mansa e também filho desta terra, reprovo totalmente esta manobra ainda mais considerando-se que as pessoas envolvidas com isso devem ter interesses escusos, como também acredito que temos nomes bem mais dignos de nos liderar que estes dois.O que acham vocês?

      Excluir
    3. Eu não vejo nada demais. O Ronaldo e o Mauro são amigos pessoais do Pezão, atual vice-governador, e tentam aproximar a cidade dele, o que acho válido, pois alé do seu cargo, deve assumir o governo por um bom tempo e é pré-candidato a sucessão de Sérgio Cabral. Se os dois postulam alguma benesse com o suposto poder de Pezão, não vejo aí nenhuma indignidade, msa qo que me consta, nenhum dois dois vive de política e são razoavelmente bem sucedidos. Não vejo porque dar ênfase maior a uma reunião tão despretenciosa.

      Excluir
  11. Concordo com o blogueiro. A vontade de anular o voto é grande, mas meu voto de protesto vai pra Pandeló. Já que Jonas e Zé Renato estão liderando as pesquisas, voto na Inês. Essa é a única maneira de "tirar" votos de quem a gente não quer no poder. Voto branco e nulo não tira voto de ninguém, pois não entra na contagem final.

    O que o blogueiro quis dizer é isso: seja um voto útil. Somente isso. Questão de entendimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De forma alguma recomendei voto na Inês, posto que mudança ela não é, visto que já foi prefeita, mal sucedida, e quer mantém a vice, mal sucedida também, mas mesmo assim, respeito muito mais essa opção de voto do que um voto anulado na vida.

      Excluir
    2. Em tempo: Em nenhuma pesquisa Zé Renato lidera, e em todas as sérias ele está em último. A única pesquisa que ele está em segundo, atrás do Jonas, foi encomendada pelo pres. estadual do PMDB, Picciani, que usa desse expediente em todo o estado, principalmente na baixada. Tem gente que se ilude.

      Excluir
  12. Gente quando o problema não é o candidato, é o vice. É praga do PSDB por causa do não do Luizinho (o melhor vice disparado). Quando o Luiz Amaral disse q não seria vice, começou o andaço. O Dr Paulo arrumou uma vice, e logo desistiu. A Inês pegou uma mulher a vice do desgoverno mais impopular da história. Aumentou a rejeição. O Zé tinha o jack eremeric a lu albertassi e peninha. Para ver se o povo fica com dó lançou peninha. Aumentou a rejeição no meio gospel. O Jonas aproveitou e pegou um pastor, mas da Universal do Edir Macedo. Seu Jorge! O pr Jorge aumentou a rejeição no meio gospel, pois a Universal é uma igreja isolada. Mas tem mais membros que eleitores do Jonas. Assim como Peninha tem mais ouvintes que o Zé Renato, assim como a Rutinha Chiesse criou problema no além onde a família tem muitos eleitores. A família não se conforma com seu destino de viúva, vice eleita rejeitada pelo prefeito e agora no meio dos barbudinhos radicais do PT.

    Julinho tente me convencer. Por favor em 3 linhas.

    Beth

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beth, (já se foi a primeira linha)
      Quando vice apitou alguma coisa em Barra Mansa?
      Voto no prefeito. Dois são continuidade. Um é mudança. Quero mudar. Voto na mudança.

      Excluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.