terça-feira, 17 de julho de 2012

ÚLTIMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE OS IMPUGNADOS DE BARRA MANSA.

INEVITÁVEL DOR DE "CABEÇAS".
Os candidatos IMPUGNADOS a prefeito e vice DA "COLIGAÇÃO DO BEM", Zé Renato e Peninha, devem gastar várias horas com seus advogados de plantão. O denúncia acatada pela Justiça Eleitoral sob suspeita irregularidade no registro das suas candidaturas é mais consistente do que se supunha.
O caso é mais ou menos o seguinte:
Os impugnados (Zé e Peninha) protocolaram os seus pedidos de candidatura (protocolo 1235122012) às 19h.42 min., do dia 05 de julho de 2012, porém, os documentos protocolados vieram desacompanhados do DRAP (Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários), documento imprescindível para que o pedido de registro de candidatura seja formalizado com êxito. O DRAP essencial, só foi protocolado no dia 06/07/2012 (após o fim do prazo legal).
No teor do art. 22 da Resolução TSE nº23.373/2011, reza que o pedido de registro deve ser apresentado obrigatoriamente em meio magnético e acompanhado das vias impressas dos formulários DRAP e RRC (Requerimento de Registro de Candidatura). Segundo entendimento doutrinário e jurisprudencial, uma coligação nasce da manifestação da vontade emanada das agremiações partidárias no momento da convenção, cuja Ata deve ser registrada e homologada pela Justiça Eleitoral. A eficácia da coligação está subordinada a uma determinação legal. Subordina-se a eficácia da coligação a um termo essencial. O efeito pretendido deve ocorrer em um momento preciso, sob pena de se verificado depois, não ter mais valor.
Como a COLIGAÇÃO DO BEM não procedeu o pedido de registro dos candidatos dentro do prazo legal, só apresentando o DRAP em 06/07/2012, não atendeu a uma formalidade básica legal.
A função precípua da coligação é registrar, EM SEU NOME, candidatos pra as vagas em disputa. Quem registra os candidatos para concorrer no processo eleitoral É A COLIGAÇÃO, e não os partidos políticos que a compõem (Art. 11, caput da Lei 9.504/97).
Os impugnados, pré-candidatos a prefeito e a vice, não pertencem ao mesmo partido político, sendo assim, deveriam ser credenciados pela coligação, que até o fim do prazo legal, não existia de fato. A possibilidade que a Lei dá para que o interessado individualmente proceda ao requerimetno do registro como candidato prescinde de registro da coligação na data limite prevista pela Lei Eleitoral, para que a ela se junte. Não havendo coligação dentro do prazo legal e IMPRORROGÁVEL, como pode existir registro individual de candidatos, visto que os dois impugnados, da mesma chapa, pertencem a partidos diferentes?
Permitir tal exceção, privilegiando a referida coligação, fere frontalmente os princípios constitucionais que preceituam igualdade de condições para todos os postulantes a cargos eletivos.
Pelos mesmos motivos, todos os candidatos a vereador (43) da coligação DO BEM (PSC e PSC), e JUNTOS SOMOS FORTES (PRP e PTN), estão correndo sérios riscos de terem as suas candidaturas INDEFERIDAS, visto que também foram impugnados.
A casca do abacaxi é muito mais grossa do que eu imaginava, porém continuo torcendo para o prefeito se safar dessa. A derrota dele tem que vir das mãos do povo.
NOTA DO BLOG: QUERO APROVEITAR ESTA POSTAGEM PARA DESCULPAR-ME PERANTE NOSSOS LEITORES SOBRE A INFORMAÇÃO CONSTANTE EM POSTAGEM PUBLICADA NA TARDE DE ONTEM EM NOSSO BLOG,  DE QUE AS IMPUGNAÇÕES MENCIONADAS FORAM IMPETRADAS PELO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. NÃO PROCEDE ESSA INFORMAÇÃO. AS IMPUGNAÇÕES FORAM OFERECIDAS PELAS COLIGAÇÕES "MUDAR PRA SER FELIZ" E "PR/DEM", RESPECTIVAMENTE, NOS CASOS DOS CANDIDATOS A PREFEITO/VICE E VEREADORES (UM POR UM DOS 43), MAS DA MESMA FORMA, FORAM ACATADAS. NOSSAS FONTES TAMBÉM ERRAM, MAS A RESPONSABILIDADE TOTAL DO LAMENTÁVEL EQUÍVOCO É EXCLUSIVA DESTE BLOGUEIRO, QUE REITERA SEU HUMILDE PEDIDO DE PERDÃO E PEDE DESCONSIDERAÇÃO PARA A INFORMAÇÃO PARCIALMENTE ERRÔNEA, RESSALTANDO QUE, DA MESMA FORMA, A IMPUGNAÇÃO OCORREU E O CASO, COMO SE VIU, É DE IMENSA GRAVIDADE.

11 comentários:

  1. Se pra fazer um simples registro é toda essa imcompetência, imagina o zé mais 4 anos na prefeitura? Aí seria decretada a falência de barra mansa....Fora Zé!

    ResponderExcluir
  2. MEU CARO AMIGO JULINHO, COMO AS CANDIDATURAS ESTÃO IMPUGNADAS SE NO SITE DO TRE, TODOS OS CANDIDATOS ESTÃO COM A SITUAÇÃO "AGUARDANDO JULGAMENTO"? TUDO BEM QUE SUAS FONTES SÃO SEGURAS, MAS SERÁ MESMO QUE ESSA "INFORMAÇÃO" PROCEDE?
    O PMDB, COMO SABE É UM PARTIDO GRANDE E POR MAIS QUE A DERROTA POSSA SER EMINENTE, E A É, NÃO ACREDITO QUE ELES FUGIRIAM ASSIM, DEIXANDO O PRAZO SE ESGOTAR E REGISTRAR AS CANDIDATURAS APÓS O HORÁRIO ESTABELECIDO POR LEI!
    ESSE É MEU PONTO DE VISTA, NÃO ESTOU LHE CRITICANDO, LONGE DE MIM ISSO, POIS SOU SEU FÃ!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MEU CARO AMIGO,
      Impugnar é contestar, contrapor, reclamar não significa cassação nem INDEFERIMENTO DE REGISTRO. Qualquer um pode impugnar qualquer candidatura, até você como cidadão que é. Se a justiça vai acatar a impugnação, é outro caso, e nesse caso acatou. Se o juiz vai indeferir a candidatura é outro caso, e isso só saberemos depois. Mesmo assim, independente da decisão de 1ª instãncia, caberá recurso da parte que se sentir prejudicada, e da mesma forma, outros recursos até chegar em Brasília (TSE), se preciso for.
      Enquanto o Juiz não se manifestar sobre a impugnação, constará no site do TSE: "AGUARDANDO JULGAMENTO".
      Em tempo: não são mais fontes, tenho cópias das impugnações em mãos.
      Um abraço fraterno,

      Excluir
    2. Se o juiz indeferir o registro do Zé, ele recorre em 2º instância pode continuar no pleito?
      Isso faz me lembrar 2008, em que ele mesmo ganhou mas quase não levou, como eu torci para que ele se desse mal.

      Excluir
    3. Certamente, caso aconteça, poderá recorrer, mas nesse caso, graças ao "periculum in mora", o julgamento geralmente é célere.

      Excluir
  3. Com instrutora de manicure ganhando R$7.200,00 e "determinados" juízes fazendo parte da maçonaria como também pertence o candidato a vice da chapa do "bem-mal", vai ser difícil derrubar essa turma que ai está há 12 anos. Esta aliança do "bem-mal" tem que acabar em Barra Mansa. Nas eleições municipais passadas vários mesários trabalhavam com a camisa cor de rosa por baixo da blusa. Foi vergonhoso. E o que aconteceu? Nada, nadinha. Ou você acha que com tanto "estagiários" da PMBM no forum e "instrutores de manicures" algo muda por aqui?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se cada um mostrar a sua indignação e fizer a sua parte, podemos tudo. Faça a sua, eu farei a minha, e nenhuma instrutora de manicure dirá o que nossas mãos teclarão nas urnas. Vamos fazer o estágio da mudança para vestirmos a camisa da liberdade. Nossa aliança é com o futuro e espero te ver casada(o) com o desenvolvimento.

      Excluir
  4. Esta coligação e estes partidos estão com o Jonas, pergunto a vc Julinho o Jonas quer ganhar no tapetão?

    AA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AA,
      Creio que não, o que ele não quer, e faz muito bem, e ser atropelado ilegalmetne pelo uso da máquina adminsitrativa como foi o Ademir no último pleito, quando por falta de iniciativas na justiça, quando se deu por conta, já era tarde e o estrago já tinha sido feito. Os partidos da coligação de Jonas estão provando peremptoriamente que a história agora é outra, e pau que dá em Chico dá em Francisco. A oposição não assistirá mais passivametne o festival de arbitrariedades e favorecimentos em prol do Zé Renato. CHEGA!!!

      Excluir
    2. Júlio, discordo de você, Ademir não ganhou não foi por este motivo, acho que foi por causas de coligações e atropelos de candidatos que saem na frente nas pesquisas, é aquela história do já ganhou, aí meu filho vem aquela enxurrada das boquinhas, famintas por uma molezinha daí despenca da mesma forma que irá acontecer com Jonas, aguarde a próxima pesquisa, ele já caiu, esta eleição está parecendo que vai dar Inês.

      AA

      Excluir
  5. tomara que o ministério publico, nos faça o favor de barrar esses
    corrupitos, zé renato e compania, chega de ver a nossa cidade nas
    maos desses safados, que estão ai ganhando dinheiro a balde as
    custa do povo da cidade, comprando fazendas, montando firmas com
    o dinheiro do povo e nos chamando de otários.
    O safado como distribui dinheiro para todos os meios de comunica-
    da cidadesem contar outras coisas mais, o povo fica impedido de
    saber do que rola por debaixo dos panos entre os socios zé renato,
    rusevelt brasil, claudio meireles e outros que se dizem donos da cidade

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.