terça-feira, 17 de julho de 2012

PROPOSTA PARA BARRA MANSA REGISTRADA NO TRE (3).

65- JONAS MARINS.
O compromisso da candidatura da Coligação MUDAR PRA SER FELIZ! tem comometa principal atuar no sentido da superação dos déficits nos indicadores sociais  (educacionais, de saúde e desemprego). Ou seja, o compromisso que se assume é o de mobilizar todos os recursos políticos, institucionais e financeiros à disposição do município para romper as amarras que prendem uma parcela considerável dos cidadãos barramansenses no subdesenvolvimento.
- AÇÃO ESTRATÉGICA DO PROGRAMA DE GOVERNO
O elemento chave que articula as várias ações a serem pensadas para o programa de Governo da Coligação MUDAR PRA SER FELIZ! é a integração do município.
Esta proposição de caráter geral visa promover um estilo de desenvolvimento equilibrado. Essa escolha estratégica deverá ser tratada em diversas dimensões: econômica, social, espacial e político-institucional. Vale dizer: o compromisso do Programa de Governo é de reconhecer os desníveis e diferenças econômicas, sociais, culturais e espaciais existentes; e intervir tratando desigualmente os desiguais, para reduzir as diferenças entre os cidadãos.
A dimensão econômica.
O compromisso do novo governo é o de promover e aprofundar a integração dos vários subespaços da própria economia municipal, isto é, intensificar esforços para elevar os níveis e oportunidades de desenvolvimento, buscando intensificar a integração municipal com a economia regional visando obter mais benefícios das ondas de expansão, seja dos investimentos governamentais federais, seja dos investimentos privados, de modo a fortalecer o potencial produtivo da economia municipal.
A dimensão social
É compromisso do governo buscar esforços para fazer convergir os indicadores sócio culturais em direção ao patamar médio mais equitativo, uma vez que há, no presente momento, uma pronunciada diferenciação.
A dimensão espacial
Possui mais uma função transversa, ou seja, de percorrer todas as ações do programa de governo na medida em que se constitui na abordagem especializada de ações econômicas e sociais. No entanto, cabe explicitar que a integração espacial precisa, entre outros meios, para se materializar, que se efetive a ampliação da infraestrutura social – em especial a de prestação de serviços de saúde e a de oferta de ensino médio ou profissionalizante. Indispensável é o esforço de ampliar o acesso ao conhecimento e à informação.
A dimensão político-institucional.
Atua como elemento mediador, regulador e também viabilizador das ações concernentes às outras dimensões. Implica, de um lado, no desafio de se garantir a participação da sociedade organizada no processo de desenvolvimento; e, de outro, no desafio de se garantir as condições mínimas institucionais para se realizar as políticas públicas necessárias, as quais passam pela valorização e modernização do sistema de gestão pública e pela coesão e objetividade na aplicação das ações públicas.
EIXOS ESTRUTURANTES DA AÇÃO DE GOVERNO
Os eixos abaixo especificados objetivam estruturar a ação governamental com vistas a um processo coordenado de atuação pública voltada para a eficaz solução de problemas, gargalos e obstáculos a serem superados.
A proposta é seguir uma configuração básica como suporte à ideia força programa de governo de “integrar para desenvolver” contendo quatro (04) eixos de coordenação das atividades governamentais, os quais atuam como catalisadores dos conteúdos analisados:
1- DEMOCRATIZAÇÃO DO GOVERNO
É compromisso da candidatura da Coligação MUDAR PRA SER FELIZ! assegurar o respeito a regras democráticas, transparentes e descentralizadas de atendimento ao cidadão barramansense. O eixo estruturante chamado de ‘governo-cidadão’ reflete a opção de considerar as “pessoas em primeiro lugar”. Ou seja, ele pretende organizar toda a ação governamental para, simultaneamente, aumentar o nível de qualidade de vida – por meio das políticas de saúde, de educação, de emprego, de habitação, saneamento, assistência social etc. – em direção a padrões mais elevados e corrigir
distorções existentes do ponto de vista espacial, de raça, de gênero ou cor.
2- TRANSPOSIÇÃO DO CONHECIMENTO
O modelo de crescimento econômico consolidado em nosso município tem sido pouco eficiente para induzir um ambiente de competitividade empresarial e pouco estimulador da geração e adoção de inovações. Somente a mudança de enfoque para o crescimento econômico baseado num sistema de inovação poderá assegurar a expansão econômica a taxas mais elevadas por um período longo de tempo. Esse modelo de crescimento a um só tempo cria espaço para a indução de competitividade no sistema empresarial e para a ampliação do investimento em capital humano, isto é, deixa de centrar-se no subsídio puro e simples ao capital e passa a focar a expansão do potencial de recursos humanos na região.
3- DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO PARA TODOS
As políticas e instrumentos de governo voltados para o apoio à atividade produtiva são pensados de modo a se endereçar ora para setores econômicos, ora para espaços econômicos relevantes.
No primeiro caso, será objetivo explícito a ação do governo para garantir e perseguir que o tecido produtivo municipal venha a se modernizar para que elevadas taxas de crescimento econômico sejam atingidas. De um lado, as ações visam a fortalecer e expandir novos segmentos econômicos com alto potencial de crescimento e, de outro lado, as ações visam também a fortalecer e estimular a renovação dos setores produtivos maduros que precisam expandir seu potencial de agregação de valor.
No segundo caso, as ações governamentais também devem estar orientadas para a identificação daqueles espaços geoeconômicos que necessitam de atenção especial porque estão deprimidos ou porque precisam desenvolver novos potenciais produtivos.
4- INFRA-ESTRUTURA PARA O DESENVOLVIMENTO
De maneira a perseguir melhorias dos padrões de vida bem como o desenvolvimento econômico, as ações do governo precisam dotar o estado de um necessário conjunto de infraestruturas. Somente por meio de nível elevado de dotação universalizada e moderna de bens de infraestrutura é que os padrões sócioeconômicos poderão ser efetivamente elevados. Desse modo, realizando políticas coordenadas de mapeamento dos déficits e um planejamento consequente para a ampliação da oferta de tais bens, o governo busca soluções, a um só tempo, para os problemas sociais tanto quanto para os econômicos.
EDUCAÇÃO
A realidade de nosso município aponta para a necessidade de se construir, coletivamente, alternativas à concepção e à prática de uma educação fundamentada na lógica centralizadora, autoritária e excludente. Nesse sentido, se propõe a dar início ao movimento que busque alternativas possíveis e necessárias para a consolidação de uma educação efetivamente cidadã.
Não podemos prescindir da contribuição de todas as tendências e vertentes progressistas do campo educacional, praticando intensamente o dialogo/conflito, a escuta atenta e a denúncia/anúncio, bases de uma nova cultura política de entendimento radicalmente democrático. Este é o caminho para a construção de uma Cidade Educadora, que é aquela que cria espaços para a educação, sem esquecer-se da Escola como espaço privilegiado para as práticas educativas. Escola que, associada aos movimentos sociais, pode transformar a sociedade. A educação de qualidade é direito de todas e todos e é dever do Estado prover espaços adequados e equipados de recursos materiais e humanos para que ela aconteça.
Cabe à educação:
- contribuir para o desenvolvimento integral da criança em todos os seus aspectos: lúdico, físico, intelectual e social;
- promover políticas intersetoriais para a educação integral como política pública articulada, integrada e integradora, assegurando a cidadania desde a infância;
- comunicar e monitorar a efetiva integração escola – comunidade – família;
- assegurar o diálogo entre os diferentes conhecimentos: simbólico, tecnológico e múltiplas linguagens;
- garantir a participação popular na construção do Projeto Eco Político Pedagógico;
- criar o Estatuto do Profissional da Educação e Pessoal de Apoio;
- aumentar o número de vagas na rede municipal de ensino;
- a Secretaria Municipal de Educação será dirigida por Profissionais da área de Educação, e os demais cargos obedecerão ao que determina a Lei Orgânica Municipal, que preconiza que 50% dos cargos comissionados devem ser ocupados por funcionários de carreira;
- ampliar o número de creches;
- retornar com as eleições para diretores, com a comunidade participando efetivamente na direção da Escola;
- os recursos destinados a Educação serão usados unicamente na Educação, priorizando a valorização dos profissionais, utilizando a verba da Fundeb para capacitação e melhoria salarial;
- as Escolas terão um caráter de centro de convivência social, onde a população poderá utilizar suas dependências nos finais de semanas;
- implantar o Programa de Inclusão Digital, atendendo a todos os alunos da rede municipal de ensino;
- a Secretaria de Educação trabalhará em conjunto com as demais Secretarias para que todos os esforços da Administração Municipal sejam voltados para melhorar a Educação de nossa Cidade;
- voltar com o ensino fundamental noturno, em todas as escolas que tiverem condições e, principalmente, nos Distritos;
- rever as terceirizações feitas área da Educação;
- a merenda escolar também terá café da manhã e café da tarde;
- garantir o que a Lei Orgânica determina quanto ao percentual reservado para a Educação Especial Inclusiva;
SAÚDE
O compromisso da candidatura da Coligação MUDAR PRA SER FELIZ! tem como uma de suas metas principais a Garantia do Direito à Saúde, promovendo diversas ações:
- Implantar um programa que leve a ação de profissionais de saúde para dentro das instituições de ensino, promovendo a proximidade dos profissionais da saúde com nossos estudantes.
- Buscar uma melhor capacitação dos profissionais da Saúde, incluindo obviamente melhores condições de trabalho e salários mais dignos.
- Investir nos postos de Saúde, buscando a prevenção, pois ela é a solução para desafogar o sistema de atendimento ao público.
- Investir na construção de novas policlínicas, priorizando as regiões mais carentes do município.
- centralizar a marcação de consultas e exames através de 0800;
- estruturar os Postos de Saúde para o atendimento com especialistas dos diversos ramos da medicina;
- prolongar o horário de atendimento dos Postos de Saúde;
- transformar o Hospital da Mulher em um Centro de Referência Médica da Saúde da Mulher;
- implantar um programa de saúde bucal para a população;
- a Farmácia Municipal passará a funcionar aos Sábados e nos feriados prolongados em regime de plantão;
- instituir o atendimento emergencial 24 horas – 192 (ambulância, médico e enfermeiro);
- criar mecanismos de fiscalização e controle dos recursos destinados a Santa Casa de Barra Mansa;
- assegurar o princípio da universalização do acesso à saúde, assegurando sua autonomia e democratização, bem como a sua consolidação;
- promover a humanização e a qualidade do atendimento, bem como a integralidade e a equidade de atenção à saúde da população;
- ampliar o acesso da população aos serviços básicos de saúde a partir do fortalecimento da atenção básica.
- apoiar o fortalecimento de programas voltados para a assistência integral à saúde da mulher.
- ampliar e fortalecer programas voltados para a assistência domiciliar terapêutica;
- apoiar programas de atenção integral à saúde da criança e de incentivo ao aleitamento materno que visem à redução da morbimortalidade materna e de crianças de zero a cinco anos de idade;
- criar o sistema de vigilância epidemiológica de acidentes e violência e implementar programas de prevenção à violência pública e doméstica, esclarecendo seus riscos para a saúde e as implicações judiciais da mesma;
- assegurar a assistência adequada e oportuna às vítimas de acidentes e violência;
- promover o treinamento e a capacitação sistemática de agentes comunitários de saúde;
- apoiar programas que tenham como objetivo prevenir e reduzir os riscos, acidentes e doenças relacionadas ao ambiente e ao processo de trabalho.
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO & GERAÇÃO DE EMPREGOS
O desenvolvimento local, nas atuais condições da economia e da sociedade brasileiras, não pode ser analisado sem que se coloque o problema da necessidade da geração de emprego e renda. A ação das prefeituras é limitada, mas a experiência demonstra que esse nível de governo pode assumir tarefas que contribuam para romper circuitos fechados de acumulação, gerando emprego e renda.
POSSIBILIDADES
Criação de condições ambientais: uma linha importante de atuação do governo local na promoção do desenvolvimento é a intervenção sobre as condições do ambiente social ou econômico, ou seja, articular medidas que propiciem o desenvolvimento do município. Esse tipo de intervenção procura minimizar ou eliminar fatores que impedem o desenvolvimento econômico. Nem sempre esses fatores estão sob o controle direto da prefeitura, mas em várias ocasiões é possível produzir soluções que “contornem” um determinado fator restritivo. A intervenção que objetiva o desenvolvimento não deve ficar necessariamente restrita à criação direta de empregos. Muitas vezes a capacidade do governo local para fazê-lo é muito baixa, mas tem múltiplas formas de produzir um ambiente favorável para o emprego. Um exemplo deste tipo de ação são os programas de incentivo ao crédito comunitário ou para iniciativas populares. Em condições em que as taxas de juros e outras restrições ao crédito são um fator inibidor de iniciativas de grupos comunitários ou de trabalhadores sem recursos para começar atividades econômicas independentes, as iniciativas de crédito comunitário podem abrir uma gama de oportunidades de forma bastante prática. Uma pessoa ou grupo, a partir de um empréstimo, pode viabilizar uma idéia que resolva seus problemas de emprego e renda.
A eliminação de entraves legais e administrativos pode ser um fator de estímulo ao desenvolvimento local. Essas ações ajudam a liberar o potencial de iniciativa dos cidadãos mais pobres, evitando que a iniciativa econômica seja monopólio daqueles que podem assumir os custos gerados pelas restrições legais e administrativas.
Qualificação da mão de obra: Um segundo patamar é a dimensão formadora.
Muitas vezes, o perfil da mão de obra local a impede de ter acesso a postos de trabalho que exigem maior qualificação, ou a limita como agente ativo e de iniciativa própria. A falta de qualificação dos trabalhadores locais torna-se um fator de repulsão de investimentos.
Além da provisão de ensino formal, oferecer um conjunto coerente de cursos práticos que permitam aos cidadãos excluídos assumirem uma ocupação que lhes garanta um modo de vida digno é uma iniciativa que pode ser bastante eficaz.
Entretanto, em grande parte dos casos precisa ser acompanhada de iniciativas de formação básica: as voltadas à aquisição de habilidades que condicionam o desempenho profissional, as que facilitam iniciativas comunitárias e aquelas que permitem um maior acesso aos direitos políticos e sociais.
Intervenção em setores de grande efeito multiplicador: Um terceiro plano de intervenção no desenvolvimento local é a atuação nos setores mais ou menos permeáveis aos empregos. Como as dinâmicas intersetoriais são muito diferenciadas, alguns setores têm maiores condições de gerar empregos a partir de ações de âmbito local.
AGROPECUÁRIA
PATRULHA RURAL- Barra Mansa possui diversas comunidades rurais que se caracterizam por serem minifúndios onde prevalece a agricultura familiar de pequenos produtores, que buscam na exploração de sua área o sustento da família e a geração de renda. Afim de melhorar e facilitar o trabalho dessas famílias, e mediante os altos custos de aquisição ou de alocação de equipamentos, é que se elaborou dentro do Programa Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente o projeto da Patrulha Rural.
Objetivos:
· Proporcionar melhores condições de trabalho.
· Diminuir custos de produção.
· Aumentar a produtividade e rentabilidade.
· Capacitar a mão de obra agrícola.
· Melhorar a tecnologia.
· Melhorar a qualidade de vida.
· Melhorar as condições das Estradas Vicinais.
· Aproveitar a vocação de nossa Cidade e desenvolver o Turismo Rural.
· Ampliar a produção de mudas do Horto Municipal, incentivando o reflorestando em diversas áreas da cidade.
· O leite e produtos derivados dele, usados em escolas e creches, serão adquiridos somente na Cooperativa de Barra Mansa, possibilitando o aumento na Produção de Leite.
- As administrações dos distritos passaram a ser de responsabilidade da Secretária Municipal de Agricultura.
· Criar o banco de sêmen bovino, para melhorar a qualidade do rebanho.
· Criar o banco de sementes.
INDÚSTRIAS
Barra Mansa, por sua topografia, não dispõe de grandes áreas onde se possa criar distritos industriais. A solução, em curto prazo, seria aproveitar a infraestrutura oferecida pela Rodovia Presidente Dutra, construindo pequenos e médios distritos, que fariam parte de um corredor industrial instalado ao longo da rodovia.
Galpões Industriais- O Projeto Galpões Industriais visa à implantação de empresas industriais, a geração de emprego e o alargamento de receitas do município, através de uma alternativa mais adequada para a consecução desses objetivos.
A criação do Projeto decorre da busca de uma alternativa mais coerente para a realização de obras físicas como meio de atração de indústrias, sem incorrer no desprestígio às obras mais prioritárias como a saúde, a educação, a segurança, entre outras.
Outro fator relevante é o alto custo representativo de obras civis isoladas, para a implantação de empresas, associado ao fator risco.
O condomínio industrial, realizado através da construção de galpões industriais é a solução para incentivar a implementação de ideias viáveis, com a implantação de unidades produtivas que, se tivessem processo de criação isolado, esbarrariam no elevado custo dos investimentos em obras civis, no alto custo dos terrenos e na necessidade de implantação de infraestrutura adequada ao funcionamento de pequenas empresas.
COMÉRCIO
Barra Mansa, cidade com ares ainda de cidade provinciana, não se furta de querer ser grande ou mesmo de participar do movimento de Marketing urbano que aflige cidades das mais variadas escalas em todo mundo. Nestas últimas décadas, grandes cidades passaram por grandes transformações urbanas em suas áreas centrais. Neste contexto, também Barra Mansa passa por um momento de discussão sobre questões da reurbanização de seu centro, definida como “revitalização” e tendo como carro chefe, a polêmica reestruturação do Centro. Entendemos que o Centro de Barra Mansa deva passar por transformações urbanas, mas não de “revitalizações”, pois o termo nos remete a um Centro que conceitualmente estaria morto ou degradado e que precisasse ser reavivado. Se dispusermos um pouco de nosso tempo passeando pelas principais ruas e avenidas, perceberemos que na verdade ela ainda está muito viva e ativa com uma grande concentração de atividades comerciais, de serviços, pessoas trabalhando, comprando, entre outras coisas.
A questão é que, como uma tradicional cidade provinciana, Barra Mansa vive e respira movimento durante o dia e, à noite, ela dorme. As pessoas vão para suas casas, outras se deslocam para outros cantos da cidade e outros ainda se mantêm notívagos. O que realmente traria uma drástica e importante transformação urbana no Centro da cidade seria adotarmos um conceito de “requalificar” seus espaços. É pensar a cidade, nesta pequena parcela, como um todo e não como fragmentos que não possuem um elo de ligação forte que só um projeto de um novo desenho urbano poderia trazer.
O que se deve fazer com um bom projeto de requalificação urbana é incrementar o comércio já existente no local, atraindo novos e diversificados usos, democratizar os espaços da cidade para as pessoas se utilizarem do Centro e de suas oportunidades, abrir novos espaços públicos integrados com a vida comum e normal da cidade, interagir o comércio com ruas, galerias, espaços públicos, ou seja, buscar uma qualidade em espaços urbanos que se traduzam em qualidade de vida. Esta ação devolveria a Barra Mansa sua vocação de centro comercial que durante décadas atraiu consumidores de toda a região.
SEGURANÇA PÚBLICA
A pergunta é recorrente e natural: evidentemente ninguém nega a importância que o tema da segurança pública tem hoje para a população, mas de que modo o município pode ajudar nesta área? Correspondendo a que papéis, valendo-se de que instrumentos e orientando-se por que princípios?
A questão torna-se ainda mais candente quando contraposta à tradição institucional e ao marco constitucional em vigor no país. De fato, embora “direito e responsabilidade de todos”, a responsabilidade pela segurança pública está histórica e constitucionalmente concentrada no Brasil no âmbito das atribuições e atividades dos estados.
A “responsabilidade de todos” formulada genericamente pela Constituição Federal e os meios federais e municipais de ação previstos no mesmo art. 144 da Carta (Polícia
Federal e Polícia Rodoviária Federal, no caso da União, guardas municipais, no caso dos municípios) funcionam assim como bases para uma paulatina, mas já abrangente extensão do espaço de ação pública em face da criminalidade e da violência, atendendo assim a uma evidente necessidade e demanda da sociedade no seu conjunto.
A tendência é, porém, ainda maior no caso dos municípios. Não apenas porque, como é comum notar, é neles que residem os cidadãos e é a seus governantes que os anseios populares chegam de forma mais direta e presente. Mas, sobretudo porque a experiência tem demonstrado que grande parte dos fatores decisivos para o sucesso de novos modelos e práticas de ação para a promoção da segurança coletiva passam necessariamente pelo envolvimento dos governos locais. Atuação comunitária, ênfase na prevenção, combinação articulada de estratégias proativas de policiamento com programas sociais e urbanos direcionados às áreas e grupos mais afetados pela violência, uso intensivo de informação e planejamento de estratégias descentralizadas de ação a partir daí, alto grau de participação social, coordenação e integração local dos vários órgãos públicos e atores sociais necessários para tudo isso – todos estes são eixos reconhecidos para a qualificação das políticas públicas de segurança em contextos urbanos complexos e democráticos, em todos eles a participação dos governos locais é uma necessidade e um diferencial fundamental.
Não é por outra razão que o fenômeno de “localização” da gestão da segurança pública urbana não constitui absoluto uma singularidade brasileira, mas sim uma tendência mundial, com exemplos sucessivos de experiências exitosas e adoção de programas nacionais neste sentido em diversos países, e a absorção também de tal orientação como componente central da atuação de organismos internacionais diversos na área.
Isto não significa, evidentemente, descartar ou minimizar a importância do aprimoramento também dos órgãos policiais e de justiça criminal, no mais das vezes de caráter estadual e/ou nacional. Ao contrário: uma característica comum chave de todos os exemplos bem-sucedidos na experiência brasileira e internacional de reversão dos índices criminais e de violência e da insegurança da população é exatamente a combinação equilibrada e complementar deste componente com aqueles apontados no parágrafo anterior. O que é importante notar é que a exigência deles, constituindo um diferencial inovador quando se pensa em segurança pública, traz consigo também o município como um novo ator institucional imprescindível para o sucesso na área.
Em resumo
· A atuação dos municípios no âmbito da segurança pública é complementar – e não alternativa - à ação das instâncias estaduais e nacionais na área, de modo que a construção de mecanismos efetivos de cogestão e colaboração entre os três níveis, tal como previsto no Sistema Único de Segurança Pública em implantação no país, representa um dos componentes decisivos para a conquista de êxitos também neste setor da gestão pública.
· Com isto em vista, o foco da presença municipal neste campo deve recair sobre a adoção de estratégias preventivas e comunitárias, contando para tanto não apenas com a guarda municipal (quando esta existir), como também com a mobilização dos órgãos de gestão urbana e social da própria administração e organizações comunitárias, da sociedade civil e da iniciativa privada em torno de uma política articulada, multisetorial e participativa de ação local, sob a coordenação de um órgão gestor municipal com capacidade para tanto.
· Por fim, estes mesmos requisitos indicam a importância de que a integração e a cooperação no desenho e na implementação das políticas não se limite à interface entre o poder local e os órgãos estaduais e nacionais de segurança pública e justiça criminal, mas aplique-se também no interior da própria administração e do município (secretarias e órgãos diversos, organizações da sociedade civil, iniciativa privada, associações comunitárias), incluindo ainda – quando oportuno - os planos regionais e metropolitanos, por meio da construção de parcerias com os municípios vizinhos ou conurbados.
FUNCIONALISMO PÚBLICO
- Juntamente com a Educação e Saúde será prioridade para Administração Municipal;
- 70% dos cargos comissionados serão ocupados por funcionários de carreira;
- Resgatar o Orgulho de ser funcionário público;
- Os filhos de funcionários terão prioridade para o preenchimento de vagas de estágios na Prefeitura Municipal de Barra Mansa;
- Possibilitar ao funcionário sua qualificação através de cursos;
- Colocar em pratica o Plano de Cargo e Salário;
- Implantar no FUNDAMP o atendimento odontológico de emergência;
- Recuperar a perda salarial sofrida pelo funcionalismo tanto da ativa e como os aposentados;
- Criar o sistema de pagamento de gratificação por produtividade a todos os funcionários;
- Rever a decisões de Administrações anteriores que prejudicaram o funcionalismo, para evitar demandas judiciais.
PROMOÇÃO SOCIAL
- Gerir com transparência os projetos dos Governos Federais e Estaduais;
- Realizar um censo social;
- Investir na preparação da mão de obra dos jovens com parcerias com o CAFOP, SENAI e outras entidades;
- Criar a central de entrega e distribuição de currículos, onde o cidadão deixará o seu currículo e a Prefeitura o divulgará pela Internet, e através do levantamento das necessidades de mão de obra das empresas e enviar os currículos;
- Incentivar a criação de Cooperativas, reunindo pessoas que produzem o mesmo produto, que trabalham do mesmo ramo para se fortalecerem e juntos crescerem.
CULTURA - ESPORTE - LAZER
- Ampliar o Projeto Música na Escola;
- Voltar com o carnaval para Avenida, com mais estrutura, mais banheiros químicos, mais segurança e mais conforto para a população;
- Apoiar o esporte amador da cidade;
- Ter a frente do esporte alguém que conheça e goste de trabalhar nesta área;
- Apoiar a criação de um Time Profissional de Futebol;
- Desenvolver um projeto junto com as diversas entidades esportivas da cidade onde os atletas juvenis possam trabalhar no estacionamento rotativo, desde estejam estudando e frequentando o projeto esportivo;
- O dinheiro arrecadado pelo estacionamento rotativo será usado nos projetos esportivos.
MEIO AMBIENTE
- Incluir na grade da educação infantil e da 1ª fase do ensino fundamental da rede de ensino municipal Educação Ambiental;
- Em parceria com as Associações de Moradores implantar a coleta de lixo seletiva, para se aproveitar os materiais recicláveis;
- Dar incentivos fiscais (IPTU e ISS) a empresas ecologicamente corretas.

12 comentários:

  1. Olha, isso de dificuldades para instalação de indústrias por conta da topografia é uma balela eterna. Vejam Piraí, que tem uma topografia pior que a de BM, e quantos investimentos atraiu.

    Espero que o próximo prefeito tome atitudes concretas em relação a isso... Barra Mansa, por sua posição estratégica no eixo Rio-São Paulo, é inadmissível que seja furtada de investimentos.

    Certamente muitas cidadezinhas plantadas em locais ermos adorariam estar situadas onde Barra Mansa está. Tem como fazer acontecer, só precisamos que a classe política faça por onde.

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    1. Pois é, mas, o problema existe! O que se fala no plano é em pequenos e médios distritos... Mas, que definitivamente, o atual local indicado pela Administração, intitulado de "ZEN", não é o melhor, isso é claro!
      Gostei do plano!
      Parabéns!

      Leandro

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  2. A melhores propostas são do Jonas!

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  3. Gostaria, como eleitora de saber como um Prefeito do Partido Comunista vai atuar para impedir o assédio de centenas de comunistas em nossa cidade caso ele ganhe as eleições.

    Também, como ele vai fazer com os obreiros da Igreja Universal, sabidamente famintos por dinheiro.

    São questionamentos sérios de quem ainda não tem candidato, até mesmo porque vejo demagogia em todos e, de forma alguma, votaria em Inês ou José Renato, estando hoje oscilando entre o jonas e nulo.

    UMA ELEITORA, NEM DO BEM, NEM DO MAL.

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  4. Programas de governo, são meras formalidades, nunca se cumprem, observe-se que são defensores da democracia, da participação popular, da igualdade, saúde, educação, segurança, enfim justiça social, na verdade nem mesmo o candidato o conhece, lógico que alguém escreve para ele, na verdade o programa que mais lhe interessam é o da porta do cofre.

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    1. Comentário sério e inteligente; é só pegar o programa do Zé na eleição passada e ver se cumpriu com alguma coisa programada, o mesmo acontece com todos, na hora de pedir o voto; muitas promessas, na hora que estão com a caneta e o poder, muitas remessas, de dinheiro pra conta particular é claro, pobre povinho idiota!

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  5. É incrível que os políticos achem que nós, simples eleitores, ainda acreditamos nestas besteiras que eles escrevem e3 chamam de programa de governo.
    Em verdade, estes papéis com os programas não servem nem pra limpar a bunda, porque geralmente são feitos em papel muito bom, ou em papel muito ruim.

    DR MÁRIO

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  6. Programa de governo é coisa que tem q se fazer, não tem jeito e cumprir é coisa pra depois, mas precisamos acreditar em alguém não acham? Ou acreditamos ou a cidade fica sem prefeito e isso é impossivel, melhor pensar em votar naquele que parece q vai cumprir pelo menos um pouquinho do programa.

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  7. Ainda não tinha em quem votar, achei o melhor programa de governo , ainda mais com o Carnaval na Avenida, fora quartel e cemitério.

    Levou meu voto !!

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  8. levou o meu voto, é o melhor plano de governo, nossa cidade merece.

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  9. Pobre adora votar! Que Deus os Castigue!

    Frase anônima que lí em algum lugar.

    DÉRCIO.

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  10. Muita falação, precisamos de ação.

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