segunda-feira, 18 de março de 2013

O DRAMA DOS SERVIDORES DO SAMU.

DE QUEM É A CULPA?
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) é um serviço de atendimento médico brasileiro, utilizado em casos de emergência. Foi idealizado na França, em 1986 como 'Service d'Aide Médicale d'Urgence', que faz uso da mesma sigla "SAMU", e é considerado por especialistas como o melhor do mundo.
O serviço é oferecido pelo governo federal brasileiro, em parceria com governos estaduais e prefeituras, com a finalidade de prover o atendimento pré-hospitalar à população. Nas cidades brasileiras onde o serviço é disponibilizado, o telefone para solicitá-lo é o 192 (ligação gratuita). As ambulâncias do SAMU são divididas em: USA – Unidades de Suporte Avançado (UTIs móveis), usadas em casos mais graves; USB – Unidades de Suporte Básico; VT – Veículos de Transporte, são usadas em casos mais simples; VIR - Veículo de intervençao rápida, são viaturas 4x4 (geramente pickups ou SUV) compostas por equipe médica e material para suporte avançado de vida, mais ágeis e com capacidade de acessar locais de difícil trânsito, onde a ambulância normal poderia demorar a chegar; MOTOLANCIA: Veículos de intervenção rápida. Usada para fazer um pré-atendimento; AMBULANCHA: Unidade de Socorro Aquático; e HELICÓPTERO: Unidade de Socorro aéreo.
As ligações são atendidas por telefonistas que anotam dados do local da demanda, emergência médica ou acidente. O caso então é passado ao médico que faz a regulação médica e este presta orientações relativas aos primeiros socorros e decide o tipo de ambulância a ser enviada (USA, USB ou VT).
Em doze municípios do sul fluminense, esses serviços são geridos pelo CISMEPA - Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paraíba - RJ. O CISMEPA é presidido pelo prefeito de Volta Redonda, Antônio Francisco Neto. Entre outras funções, ele administra o Samu. 
O projeto do Samu tem duas linhas de financiamento, uma do governo estadual e outra do federal e são canalizadas na Cruz Vermelha Brasileira que faz o pagamento de seus funcionários.
Hoje, há um jogo de "empurra-empurra", onde cada uma das partes diz estar adimplente com suas obrigações, mas fato é que os funcionários do SAMU estão há quase cinco meses sem pagamento e os recursos mínimos para o atendimento a população não são mais oferecidos, colocando-nos, a todos, sob alto risco.
Estranho é o fato do presidente do consórcio regional, o prefeito Neto, já ter declarado publicamente que por ele o SAMU não existiria. Por que então presidi-lo?
Suspeito, não?

18 comentários:

  1. Matemática é tão fácil18 de março de 2013 às 16:20

    Fácil, é só botar o mês de dezembro de 2012 na conta do Zé Renato e os meses de janeiro, fevereiro, e março de 2013 na do Jonas Marins.
    Te ajudei?

    ResponderExcluir
  2. A pergunta é simples assim: Barra Mansa tá em dia?

    Larga mão de ser parcial. Jonas também não tá pagando.

    MDL

    ResponderExcluir
  3. Julinho não sei,mas uma coisa é certa Cruz vermelha brasileira de VR cada vez esta mais rica,o contrato que ela tem com a prefeitura para gerir os funcionários de PSF em VR é dos mais suspeitos e ninguém toma nenhuma atitude,existe uma suspeita que a Cruz vermelha de VR comprara o hospital santa Margarida .

    ResponderExcluir
  4. Julio eu prefiro que seu blog fale sobre as coisas boas do novo governo do Jonas e as coisas ruins pois assim a cidade que vc adotou possa cada vez mais melhorar!!! Vamos esquecer VR!!!

    Temos que falar no seu blog coisas como: O prefeito Jonas não atendeu os professores na reunião marcada com antecedência. E o senhor prefeito com uma cara bem assustada estava andando de canoa motorizada pela Rio Paraiba do Sul.
    Na minha opinião o Prefeito Jonas deve ter lembrando da musica que ele aprendeu na Educação Infantil: "A canoa virou, deixa ela virar foi por causa da Lusia que não soube COORDENAR"

    Ops: Errei é remar a letra da musica!!

    Julinho meu filho li em um dos comentários, (de outros textos aqui do blog) que estão querendo voltar com s apostilas nas escolas!
    Isso é serio???

    Professora 13 !!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente a educação esta um caos. Pior que no tempo do Zé Ré.

      Luzia é muito contestada e polêmica, não como você Julinho, pois ela é burra e cabeça dura...

      As ilegalidades de acumulação continuam. Os professores estão sem direção em várias escolas e existe a falta de professores, pessoal de apoio e estrutura física nos colégios.

      O colégio Joaquim Maria continua sem banheiro, apenas um, para 800 alunos, misturando meninos e meninas .

      Não tem livro didático, pois os do MEC sumiram e o COC foi embora.

      Agora estão dizendo que as apostilas vão voltar por uma empresa de Resende, um tal de Gringo, que rodou o maior barraco na Secretaria de Educação. é coisa de milhão de real por mês ou mais.

      Enquanto isto, os verdadeiros amigos e que lutaram pelo Jonas continuam de fora, vendo gente do Zé Rè mandar, crianças ficarem sem leitinho, a UPA ser comandada pelo filho da Luzia e a educação pelos parentes da mesma, sem competência.

      Falta a outra Secretaria prometida para o PV. Pode ser a da Educação, pois o PV tem gente competente para isto.

      ELIETE

      Excluir
    2. Precisamos acabar com essa palhaçada difundida por gente mal informada e mal intencionada. A editora do gringo não fornece livros curriculares. Ponto final.

      Excluir
    3. Fornece sim, apesar do foco deles ser voltado para a educação profissional com fornecimento de máquinas chinesas que desligam ao aproximarem-se das mãos evitando acidentes.

      No entanto, como a maioria das prefeituras não tem este viés educacional, a Editora deste cidadão esta partindo para a confecção de apostilas para educação fudamental e ensino médio.

      Em Barra Mansa e Angras eles tem interesse em participar da grade curricular da Secfretaria de Educação fornecendo apostilas para as redes.

      Este cidadão pressiona os prefeitos eleitos por causa de contribuições para campanha, em já criou problemas em Agras e Barra Mansa.

      Voce esta mal informado Julinho, ou estão deixando voce de fora.
      Continuo afirmando que o PV tem gente competetne e não teve a promessa de duas Secretarias cumprida pelo Jonas.

      Pronto, falei também.

      ELIETE

      Excluir
  5. Pôxa, Eliete, se vc sabe de tudo isso leva pro Jonathan. O governo ainda está levantando todos os problemas e a cada dia aparece um 'pendura' da administração anterior. Voce fala como se o Jonas tivesse dois anos de governo e não dois meses e meio. Dá um tempo, baixa a bolinha e vai trabalhar um pouco pra mudar e ser feliz. Se tudo mais falhar tem o 0800 do disc sexo. Desculpe, pronto, falei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jonathan não tem escolaridade. Nem para porteiro serve, atrapalha a entrada.

      Excluir
    2. Ele está ajudando a oposição. Parabéns a ele. Bem feito para o prefeito comunista.

      Excluir
    3. Tim fica na internet a noite inteira, é o chamado sem fronteiras.

      Excluir
  6. Mal informada, novamente, está você. Gringo é meu amigo pessoal, conheço a editora, conheço a sua casa e posso lhe afirmar que são bobagens as suas especulações. A propósito, quem ficou de fora foi você pois o PV está muito bem servido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É cê tá bem de amigo. Gringo, Ademir de Mello, Ricardo Maciel, Álvaro Lins, Francis Bulhos e por ai vai...

      JANE

      Excluir
  7. essa bosta de eliete e professora, chamar a bela cidade da costa verde de angras.

    ResponderExcluir
  8. Julinho, confirmo que sou militante e filiada ao Partido Verde (PV) do município de Barra Mansa (RJ), que não reconheço os comentários postados no Blog do Julinho com informações e comentários sobre a administração do governo municipal de Barra Mansa de 1º de janeiro de 2013 até o presente momento sem a devida coerência, solicitando ainda, que os mesmos sejam removidos imediatamente, pois minha imagem está sendo denegrida. A título de esclarecimento, registro que em muitos horários de postagens dos textos, estou a trabalho em sala de aula, confirmando mais uma vez, a insistência de outras pessoas, utilizando meu nome, nome do PV e profissões por mim exercidas diariamente para diminuir, denegrir, distorcer e difamar minha pessoa e imagem, causando por conseguinte, problemas, que interferem no momento e em épocas recentes, fazendo com que os citados nos textos aqui divulgados, acreditem, que sou autora de informações, que não condizem com minha autoria tão pouco postura.

    Assinado: Eliete Fonseca - membro da Executiva Municipal do PV/BM/RJ

    ResponderExcluir
  9. Eu não conheço esta Eliete Fonseca, mas acho ela uma presunçosa de querer despostar uma coisa que foi colocada no blog e ela julga que somente ela é Eliete. Tá por fora quem disse que só existe uma Eliete em Barra Mansa? Ela não pode querer tirar postagem que se não é dela pertence a alguém.
    Este nome Eliete, além de feio é muito comum.

    JANE

    ResponderExcluir
  10. Com muita honra. Nenhuma das valorosas pessoas citadas se escondem no covarde manto do anonimato nem expõem suas convicções ou opiniões sob a cortina torpe de pseudônimos.

    ResponderExcluir
  11. o PROBLEMA DO SAMU É A CRUZ VERMELHA DE BARRA MANSA... TUDO Q ELA ESTA ENVOLVIDA TEM PROBLEMA... DR CARLOS GUSTAVO SEMPRE MANIPULANDO TUDO... ISSO SEM CONTAR Q ELE GERENCIA A UPA DE RESENDE , TRES RIOS E NOVA FRIBURGO... QUANTO DINHEIRO EIN...

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.