sexta-feira, 11 de outubro de 2013

SIMPLES ASSIM.

TEMOS O MUNDO INTEIRO NO NOSSO QUINTAL.
A pergunta mais recorrente que recebo aonde vou, por pessoas identificadas e esclarecidas, é sobre o que realmente acho da administração do prefeito Jonas Marins, em Barra Mansa. Certamente que a minha resposta desencadeará novo coro me chamando de puxa-sacos, interesseiro, demagogo, etc... Quem me conhece, de fato, sabe que não preciso disso e isso não combina em nada com a minha personalidade. Quem me conhece no dia-a-dia, sabe que as vezes sou até inconveniente pela minha franqueza e sinceridade, características que não são muito recomendáveis no ramo que vivo. Apesar disso, compreendo o rol dos descontentes, derrotados e despeitados e até me divirto com a opinião ensandecida de alguns. As pessoas, em geral, têm a tendência, quando lhes convêm, de confundir respeito com puxa-saquismo, de confundir lucidez com subserviência, e de confundir amizade com interesse. Isso é intrínseco do ser humano mais vulgar e meu meio século de vida já me calejaram para conviver e suportar esse tipo de pessoas.
Porém, para quem realmente está imparcial e deseja saber a minha opinião, aí vamos:
Não cometerei o erro primário de avaliar os dez meses de Jonas Marins com a mesma rigidez com que avaliei os doze anos de desgoverno do "bem" em Barra Mansa, nem com os vinte anos de supremacia de Neto em Volta Redonda. Isso seria insano e prematuro. Enquanto os dois governos citados já tinham ou têm os seus claros "vícios" de conduta cristalinizados e irreversíveis, Jonas Marins ainda está esboçando as suas linhas de governo e é recomendável que aguardemos os primeiros resultados práticos para efetuarmos uma avaliação sensata e justa, outrossim, já sinto no "ar" boas vibrações e expectativas. Uma coisa as pessoas precisa entender: com a receita que Barra Mansa possui e com os encargos trabalhistas que é obrigada a cumprir, nenhum "mágico' ou "santo" conseguiria equilibrar as contas em curto prazo e atender a demanda básica necessária para a manutenção da cidade. Um administrador em nossa cidade não pode ficar apenas esticando o cobertor para um lado e descobrindo o outro. Foi isso que placidamente efetuou-se de uns anos para cá e o resultado é o caos financeiro que Jonas herdou. 
Jonas sabe, que acima de tudo, é necessário gerar emprego e renda para que em médio e longo prazo, através de novas "Declans", a cidade recupere parte de sua capacidade de receita pública. Precisamos gerar renda para fazê-la circular e isso influir na receita de impostos, taxas e repasses financeiros. Sem essa meta, nada adiantará ficar administrando migalhas e parcos recursos. É preciso ousadia para 'cavucar' expectativas de receita e atrair novos investimentos no setor privado. 
Se Jonas estivesse encastelado em seu gabinete, como os seus sucessores fizeram, eu estaria criticando-o abertamente, mesmo que ele tivesse angariado o meu voto e meu humilde apoio. Mas não é isso que percebo. Jonas tem diuturnamente contactado outras esferas e locais em busca de novos caminhos para a cidade. Compreendo a frustração de alguns incautos que não têm ou não querem entender sobre a realidade da economia da cidade, porém, o que não compreendo, são pessoas que dotadas unicamente de ambição e revanchismo, quererem enxergar 'chifre em cabeça de cavalo' e tentarem colocar a população contra o único homem que tem condições e mandato legítimo para nos oferecer novas oportunidades de crescimento. Esses hipócritas travestidos de justiceiros estão tão somente prestando um enorme desserviço à Barra Mansa, pois só enxergam o próprio umbigo e só se saciam com o seu egoísta prazer saciado. 
A despeito disso, mesmo em curto tempo de mandato, fazia muito tempo que eu não sentia possibilidades concretas de novos horizontes contemplarem a paisagem de nossa cidade. Não sei se tudo transcorrerá como se desenha, de forma sensata e discreta, sem "anunciações" ou utopias, mas já se cheira o doce aroma de quatro novos grande hotéis na cidade; um "mega shopping center"; investimentos imobiliários de grande porte para atender a demanda de diversas camadas sociais; uma nova zona industrial provida de boa logística; investimentos públicos federais e estaduais até então mascarados; e até uma montadora de veículos. Barra Mansa tem sido alvo de diversas consultas de empresários de forte potencial econômico. Isso eu posso testemunhar pois também tenho sido rotineiramente sondado para emitir informações ou apontar imóveis disponíveis. Como disse, fazia muito tempo que isso não ocorria. 
Estão acusando Jonas de promover muitas festas. Que bom. As pessoas não percebem que essas "festas", em curto prazo, aquecem modestamente a economia local. Essa semana, logo após a nossa Exposição, que evidentemente extrai parte da economia familiar de muitos, percebi locais repletos mesmo em dias incomuns. Hoje mesmo, ao almoçar no "Batata", uma das proprietárias me falou que essa foi a melhor semana que teve desde a abertura do estabelecimento, e olhem que isso se deu há várias décadas passadas. Eu sei que isso não significa muito e pode ser até coincidência, mas conhecendo essa cidade como eu conheço, posso afiançar que Barra Mansa já tem um novo semblante. Quem é otimista para enxergar, já percebeu, porém, como de praxe, os retrógrados e acomodados na inércia jamais perceberão o fato, pois seu olhos estão cegos pela cobiça e inveja. 
Reitero que não estou afirmando que o governo Jonas Marins será um retumbante sucesso, mas novamente tenho motivos para referendar o meu compromisso de apoio, renovar a minha esperança e continuar torcendo para que nossa cidade se desamarre das mentes débeis que a ceifaram o desenvolvimento e entre gritos e lágrimas, diabolicamente destilam ódio pelas ventas. 
Estamos no caminho certo, não tenho dúvidas. Poderia ser melhor? Sempre poderia, mas para a realidade do mercado, até que Jonas foi sagaz em montar um time bastante razoável e capaz para ajudá-lo a gerir, com algumas exceções, descomprometidas de fato com nossa cidade, e que não preciso citar, pois todos imaginam de quem se tratam.
Essa é a minha opinião sincera e desprovida. Fiquem a vontade para anonimamente publicarem as 'gracinhas' tradicionais. Todas as opiniões que não vierem eivadas de ofensas ou alucinações sobre a minha pessoa ou terceiros, serão publicadas, como de hábito. É divertido perceber que o mundo, por mais perfeito que seja, ainda está repleto de idiotas.
No mais, desejo um bom feriado, um bom final de semana, com muita paz no coração e muito amor na cama.
Em homenagem ao dia das crianças e a criança que habita eternamente em todos nós e nos mantém saudavelmente inocentes até o dia do momento final, a postagem vai com a foto do motivo atual maior da minha luta ao receber os presente do vovô para completar a sua coleção de Backyardigans.
Para não desapontar os que me chamam de puxa-sacos, desejo um feliz aniversário ao prefeito Jonas Marins. Se espirrar, saúde! Não é Jonathan?

13 comentários:

  1. belo presente pro balofo no dia do seu niversario

    ResponderExcluir
  2. Queria sinceramente está comungando de todo esse otimismo; mas nesta semana, alterei o roteiro de minha terapêutica caminhada e vi que Barra Mansa continua abandonada, suja, feia e sem vida.
    De fato nossa sorte e estar à 10 minutos de Volta Redonda. Nada de positivo acontece; o ar festeiro não mais é do que reflexo da única coisa que Claudio Chiesse faz na vida, o autêntico secretário sem nenhuma cultura.
    Não me leve a mal Julinho, como disse queria vivenciar seu otimismo, até porque apostei no 65; mas o que sinto é que teremos mais 4 anos de acefalia política e nossa cidade cada vez mais medíocre.
    Abraços
    Alice Dias
    Centro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria de saber da sra. Alice o pq de dizer que o secretário de cultura é festeiro e não tem nenhuma cultura O que é cultura? Segundo o significado mais amplo da palavra " cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo homem não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade como membro dela que é." Sendo assim , acredito que o sr. Claudio Chiesse se enquadra neste conceito. Procure saber mais o significado das coisas antes de atirar pedras sra Alice

      Excluir
    2. Cultura é "aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades, adquiridos pelo homem como membro da sociedade' Claudio Chiesse não possui nenhuma dessas qualidades.

      Excluir
    3. Claudio Chiesse é o vice-treco do sub-troço; cultura passa ao largo dele.

      Excluir
  3. Acredito que obras só se concretizem depois de inauguradas, essas utopias e promessas já nos remetem as do pátio de manobras, que já tem meio século, são como nossas vidas, que escutamos isto desde pequenos, não é Júlio? agora torceremos para que se realizem, mas se tratando de Barra Mansa tudo é obscuro.

    ResponderExcluir
  4. Julinho,
    Em falar em Quintal, gostaria de saber quem pagou aqueles fogos no aniversário do Prefeito, se foi ele ou a prefeitura ?

    É muita babaquice junta !!!!

    Enquanto isso, os pernilongos sugam o nosso sangue.

    ResponderExcluir
  5. Amigo, indico a leitura de um bom livro: “o mínimo que você precisa saber para não ser um idiota”. Quem sabe voce possa indicar a qulquer um anti-Jonas.

    ResponderExcluir
  6. me dei bem, comprei 5 terrenos no alpahville em VR.

    em 3 horas venderam tudo, paguei 330 em cada, ja tem que pague 390, segunda vou faturrar

    ResponderExcluir
  7. julinho,voce que gosta de se meter na administraçao de volta redonda nao disse uma linha sequer sobre a atitude corajosa do prefeito neto de bater de frente com as empresas de onibus de vr, aqui em barra mansa deve esta acontecendo a mesma coisa so que o gordinho caga de medo e nao adianta dizer que vai ter licitaçao porque nao foi atitude do prefeito e sim da justiça,que ainda existe recurso,alo alo julinho,fala ai.

    ResponderExcluir
  8. SIMPLES ASSIM! ONDE ESTÁ INSERIDA AQUELA NOTICIA VEICULADA EM SEU BLOG QUE TERIAM FEITO UMA VIAGEM AO CENTRO OESTE, A FIM DE TRAZER INVESTIMENTOS Á BARRA MANSA E QUE TERÍAMOS NOVIDADES DAQUI À 3 MESES JÁ SE PASSARAM 6, BARRA MANSA SÓ ACREDITA QUEM É OTÁRIO.

    ResponderExcluir
  9. A Caixa poderia chegar até R$ 14.000.000,00 na renegociação do pagamento dos servidores, porém os incompetenmtes fecharam com R$ 6.500.000,00. Triste esta péssima administração Municipal, onde o Consultor Jurídico poderá ter a prisão decretada em Resende(onde trabalhou na C.Jurídica)seu filho está ilegal na Saúde e a sua Esposa conseguiu a desaposentação na Previbam e na nova aposentadoria recebeu um aumento de R$ 1.300,00;


    Velasco

    ResponderExcluir
  10. É grave a situação administrativa da PMBM com o Secretário de Fazenda e de Educação semi-exonerados, além destas denuncias acima. Um prefeito que recebeu um grupo de manifestantes para discutir assuntos relevantes e nem sabia de onde são, onde trabalham, filhos de quem, formação, contribuição para a Cidade. Felizmente o Bloguista Julio está a favor do Prefeito e vem segurando coisas graves, caso contrário a casa já estaria desabando...

    L.Amorim

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.