quarta-feira, 16 de outubro de 2013

UMA ANÁLISE DESAGRADÁVEL.

CONTA PESADA DE ALTO PREÇO.
Em primeiro lugar, quero afirmar que não sei se os boatos procedem, mas pelo que se ouve nas conversas políticas de Barra Mansa, existe uma série quase interminável de pré-candidatos de Barra Mansa para as eleições de deputado estadual e federal no ano que vem. Essa suposta extensa lista inclui os nomes de ADEMIR MELO, INÊS PANDELÓ, DR. LUIZ FURLANI, RICARDO ARBEX, PISSULA, SÉRGIO GOMES, ROOSEVELT BRASIL, RODRIGO DRABLE, MARCELO BORGES, ZÉ RENATO, JOSÉ MARQUES, PASTOR JORGE, LIA PRETO, PAULO XUXU, PAULA TORRES, JACKSON EMERICK, LULA, MAZAROPI, GRACINHA, etc...
É certo que nem todos esses realmente serão candidatos, mas é o que se ouve nas ruas e em alguns bastidores, por mais inverossímil que seja. Certo também é que outros nomes não mencionados, sempre aparecem na reta final, e provavelmente no ano vindouro, não será diferente. Independentemente desse rol ser ou não procedente, outro fato indubitável é que vários pré-candidatos de domicílio eleitoral externo, caso realmente concretizem as suas intenções preliminares, obterão votação considerável na cidade, seja pelo retrospecto em outros recentes pleitos ou seja por algumas alianças já rascunhadas com lideranças comunitárias locais, tais como: EDSON ALBERTASSI, ANDRÉ CORREA, PAULO MELO, NELSON GONÇALVES, CIDA DIOGO, DELEI, GRANATO, ALEXANDRE SERFIOTIS, ELIAS VARGAS, NOEL DE CARVALHO, EDMILSON VALENTIM, JANDIRA FEGHALI, ENFERMEIRA REJANE, FERNANDO JORDÃO, ANDREI LARA, EDUARDO CUNHA, RODRIGO BETHLEM, PAIVA, ALEXANDRE CORREA, JORGE BITTAR, LUIZ SÉRGIO, IRANILDO CAMPOS, DR. GOTARDO, ZOINHO, JÚLIO LOPES, ROMÁRIO, CHICO ALENCAR, MARCELO FREIXO, GUSTAVO TUTUCA, WAGNER MONTES, entre outros. 
Se apenas um terço dessas intenções de confirmarem, não será necessário possuir nenhuma 'bola de cristal' para antever que Barra Mansa ficará sem nenhum representante nas casas legislativas estaduais e federais. 
Excetuando-se o atual prefeito, que conseguiu aglutinar em seu entorno lideranças que pudessem lhe conduzir a vitória no Executivo, Barra Mansa carece de líderes agregadores que tenham potencial ou cacife político e/ou financeiro para equacionar esse universo controverso de 'ideais'. 
Novamente é importante ressaltar que essa análise se deve tão somente às atuais especulações e muitos dos nomes mencionados não se habilitarão, ora por lucidez, ora por impedimentos legais, mas, mesmo assim, não há como negar a complexidade abusiva e inexplicável de vertentes políticas em uma cidade de contingente eleitoral tão diminuto.
Amigos constantemente me perguntam o que leva uma pessoa a se candidatar mesmo com tão parcas chances. Analiso que existem cinco correntes básicas de intenção, que seriam:
1. Os que realmente acreditam que têm chances reais de vitória (poucos realmente a têm), muitos amparados por um suspeito prognóstico de que no partido "a" ou "b" é necessário um número menor de votos. Hoje, com a inconstância da confiança depositada pelo povo na classe política, qualquer previsão neste sentido é mais arrojada do que arriscar cravar o resultado da Mega-Sena.
2. Os que estão recebendo ou vislumbrando alguma contrapartida financeira.
3. Os que por força partidária são 'convocados' para o sacrifício.
4. Os que usam o pleito para projetar seu nome ou fazer um 'teste de mercado' futuro.
5. Os que têm um ideal irrefutável acima das possibilidades (raros).
É evidente que existem casos que se justificam por mais de uma das opções aventadas.
Isto posto, estou particularmente propenso a abdicar do bairrismo e acabar optando por oferecer o meu simplório sufrágio para candidatos com chances reais que firmem compromisso plausível e confiável com o nosso município, tão carente de força política para a realização de seus mais modestos sonhos, mesmo que suas candidaturas não tenham origem em nossa cidade. Com o passar dos anos, aprendi forçosamente a transformar limão azedo em limonada, e sendo assim, creio que se vários candidatos 'forasteiros' conseguirem obter expressiva votação em nosso município, criaremos diversos canais de negociação e tramitação para projetos futuros.
Outro fato que corrobora com a 'inflação' de candidaturas próprias no âmbito do município, é a triste constatação de que faz anos que nossos poucos representantes 'nativos' eleitos não tiveram a destreza ou capacidade política suficiente para interceder por captação de recursos e investimentos em nossa cidade, e infelizmente, parece que só nos resta assumir a nossa debilidade de articulação política interna e 'mendigarmos' parcerias que possam nos estreitar os caminhos para a recepção de desenvolvimento, emprego e renda.
Tenho plena ciência que essa divagação primária descontentará muitos do meio que convivo, mas por ora, não há como negar que o quadro não recomenda outra análise mais sensata.
Enquanto nossos 'líderes' não abrirem mão de suas vaidades e egocentrismos, embora legais e democraticamente legítimos, caberá ao povo a sapiência de procurar mecanismos de defesa dos reais interesses da cidade, que obviamente, devem sempre estar acima das ambições personalistas de cada um.
Na eleição de 2010, esbocei o mesmo raciocínio, e a despeito das maledicências e xingamentos que recebi, Barra Mansa só conseguiu ter uma representante eleita, Inês Pandeló, e sabe bem Deus como. 
"Data vênia", espero estar enganado, mas por ora, novamente não vejo outra perspectiva.
Desde que Féres Nader, Denisar Arneiro, Wandir de Carvalho, Elmiro Coutinho, José Nader, entre outros, 'profissionalizaram' o ideal e o voto para o legislativo nesta cidade, nossas comunidades ficaram viciadas na mercantilização eleitoral e órfãs de lideranças ascendentes nascidas no berço das aspirações populares mais puras. 
Infelizmente, a despeito do mérito incontestável de cada um a seu tempo, isto é um fato, e o preço é caro.

12 comentários:

  1. Da lista acima só o Ademir Melo e a Ines tem chance os outros entram so pra azarão......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá de sacanagem né, Ademir Melo nem pra síndico de prédio ganha, já Inês Pandeló morreu politicamente em Barra Mansa, só cego não vê e as eleições passadas disseram isso.

      Excluir
  2. nao quis comentar no dia do mestre,mas e de se estranhar o sepe em barra mansa,estamos vendo todos os dias na tv as manifestaçoes do sepe no rio de janeiro,e olha que a prefeitura aprovou um salario inicial em numeros redondos 6000,00 e no final da carreira 9500,00,os professores indicam um inicio de 14000,00 e final de 23000,00,aqui em barra mansa estou vendo no noticia oficial da prefeitura aposentadoria de no maximo 2800,00,e de se estranhar a posiçao do sepe local e como nao tivesse acontecendo nada tudo esta bem, no ano passado o sepe fazia barulho por qualquer coisa,o que sera que mudou,ja que nao foi dado nada de aumento.

    ResponderExcluir
  3. Para ter liderança política é necessário fazer politica para o bem comum. Fazer política para trazer e implantar benefícios para os moradores e para a região. Agora ,convenhamos... fazer politica com o mínimo necessário ( como água , esgoto , asfalto, educação, bons hospitais)....Engraçado né? Hoje em dia os caras fazem política em beneficio próprio, em sua grande maioria e de vez em quando um esgoto ali, um pracinha acolá e ainda se acham os tais e querem ser imortalizados por instalar um tubo de esgoto , na rua x, sem CEP, no bairro cafundó onde Judas perdeu as botas..
    Hipócritas, incompetentes, soberbos e maliciosos, usam de poder que lhes foi outorgado para trabalharem de forma incompetente ,ou pior, nem trabalham

    Não votaria em nenhum destes ai acima, nenhum nem por nossa região,pois afinal eles irão fazer ( se eleitos) o mesmo que fizeram na região.

    NADA,NADA e mais NADA.

    Não " vibram" por nossa região, por isto não tem destreza nem habilidade do mundo que faça alguém conseguir recurso para a nossa região. Pois a eleição de um cara destes ai parece que ele " ganhou" um prêmio ao ser eleito.
    Na verdade e sonhando muito alto, um cara deste ai deveria ganhar a responsabilidade de trabalhar incansavelmente pelo BEM COMUM.

    Por isto não se elegem para Deputados Estaduais ou Federais , a não ser com muita grana patrocinando e ai o representante já chega lá em cima " vendido".

    Então antes de pensarem em ser Deputados, porquê não fazem o dever de casa????
    Mostrem ao que vieram e FAÇAM e por favor FAÇAM BEM FEITO, pois o POVO da cidade paga ao Senhores Vereadores e Prefeito para trabalhar BEM. Assim que depositaram sua confiança na eleição.



    ResponderExcluir
  4. Caro Julinho,
    Como considero seu blog o Diario Oficial do municipio, tem 2 pedidos que estou fazendo para que o Prefeito leia e tome providências.

    1) É um absurdo, a travessia principal de Barra mansa, a que vai dar no Jardim das Preguiças está daquele jeito, a Prefeitura tem que multar o pessoal do Patio de Manobras, pois teve pessoas caindo hoje, isso virando um rio, pois não tem escoamento a água, sabemos que existe obras, mas aquilo ali passa gente, a maioria pobres, tem que dar o mínimo de dignidade para nossa gente e vejo a Prefeitura fazendo vista grossa para aquela obra.

    2) Sabemos que a melhorzinha entrada de Barra Mansa é pela Rua Albo Chiesse, tem veiculos parados ali a mais de mês, com pneus já furados , vamos rebocar e proibir paradas de caminhões, pois ninguém aguenta engarrafamentos ali, causados por proprietários de veiculos abusados, já pensou quando tivermos 400 moradores no Cores da Barra, temos que fazer algo naquele bairro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o cores da barra são 336 apertamentos, logo serão mais de 1.000 moradores.

      e aquele quebra molas da albo chiesse, uma coisa de louco!!!

      Excluir
  5. Coitada dessa Paula Torres! só pq esbraveja meia duzia de reclamações no face e é apoiada por alguns bobões, se acha na condição de ser política.... faz-me rir! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Mulherzinha chata q só sabe reclamar!!! Vai levar é ferro nas urnas! kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  6. O Sepe não se manifestou a favor dos Professores em razão da sua diretoria ser compostas por petistas e atendendo um pedido da pandeca....
    Politizaram e aparelharam os sindicatos para não fazer oposição.
    Onde anda julio banana, Isa,Jipão, silvia????

    Professora indignada

    ResponderExcluir
  7. Quem é Paula Torres e que partido nunca ouvi falar dela em Barra Mansa.

    ResponderExcluir
  8. Essa tal Paula Torres não passa de uma sem o que fazer. Sem o que fazer, sim. Se tivesse com que se ocupar não ficaria o tempo todo no facebook.

    ResponderExcluir
  9. Eu não voto em nenhum citado acima estou decepcionado com esses politicos de ocasião ....

    ResponderExcluir
  10. Sem contar os forasteiros, nosso percentual; candidato vaga é. muito superior as outras cidades, até mesmo Volta Redonda tem menos candidatos em relação ao numero de eleitores, por isso eles tem:4 na Alerj e 2 na federal.

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.