terça-feira, 10 de agosto de 2010

ESTUDO ALERJ 2010 - CAPÍTULO 22.


CARTAS NA MESA. COM MUITO AMOR.
Boa sorte à quase todos.

Bem amigos e outros não tão amigos assim,
Com a última postagem publicada, encerramos o primeiro ciclo de estudos visando as chances eleitorais dos candidatos a uma cadeira na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, e alguns esclarecimentos tornam-se imprescindíveis:
O Julinho não tem bola de cristal e nem tem essa pretensão, apenas realizou um estudo sério e desgastante, baseado nos dados disponíveis.
Tal estudo é de altíssimo perigo, pois nenhum Instituto brasileiro ousa fazer uma simulação tão arriscada e nenhum Instituto de pesquisa sério ousa uma previsão confiável, haja vista que num universo de milhares de candidaturas e particularidades totalmente variáveis a cada segundo nas candidaturas proporcionais, torna-se humanamente impossível realizar qualquer previsão estatisticamente considerável.
Porém, como faço há anos, realizo as minhas análises para as eleições proporcionais, e por incrível que pareça, sempre obtenho uma margem de acerto muito acima da lógica matemática. Mas é bom que se assegure, que ela jamais é infalível.
Desde os meus doze anos de idade, lá no Rio Grande do Sul, apaixonei-me pela política. Nos movimentos de Paulo Brossard e Pedro Simon, então arautos do MDB gaúcho, percebi que não se muda uma sociedade por outro caminho que não seja a política. Não faço parte daquele percentual estatístico que tem um orgulho débil de falar que não gosta de política e não quer nem saber dela. São essas pessoas, que abrindo mão da sua cidadania facilitam a vida dos picaretas de plantão que utilizam da política para se locupletarem. Mas respeito quem pensa diferente de mim, e espero respeito recíproco também.
Muitos falam que se eu realmente entendesse alguma coisa do assunto, me candidataria e teria êxito, mas não é bem assim. Justamente por jamais ter me candidatado, não fui picado pela “mosca azul” que invariavelmente inebria os candidatos e os fazem, por vezes, ficarem cegos perante da realidade. A minha distância pessoal das urnas é um ingrediente indispensável para que possamos executar nossas análises com total isenção.
É evidente que tenho os meus preferidos políticos e até mesmos meus desafetos (um, especificadamente), mas não deixo este sentimento contaminar minhas convicções, análises e sensibilidade.
Obviamente, muitos ficam insatisfeitos com minhas análises prévias, pois na política, só há vaga no podium do êxito para uma minoria e grande contingente fica de fora da previsão de vitória, e é compreensível que esses próprios candidatos e seus mais devotados simpatizantes não nutram simpatia por previsões é análises que não lhes sejam plenamente favoráveis.
Mas é importante reiterar que nosso modesto estudo não tem nenhuma garantia de êxito prático, e tudo pode ser mudado de acordo com o desempenho, a estratégia, a felicidade e o trabalho de cada um.
Espero que os candidatos e os grupos que não tenham recebido grande dose de otimismo em nossa análise prévia, usem nosso estudo como estímulo para reverterem a nossa opinião e as suas reais chances. E espero que os que receberam previsões otimistas não se acomodem e acelerem ainda mais os seus ritmos de campanha.
Poderia, se quisesse, vender este trabalho, como me foi proposto, inclusive por candidatos de fora da região, ou poderia fornece-lo exclusivamente para os meus aliados, mas não creio que isso seria justo com os visitantes de nosso blog que acreditam no nosso trabalho e confiam na nossa honestidade.
Por fim, registro novamente que o julgamento dos pedidos de registro de candidatura podem realizar uma alteração substancial na nossa primeira previsão, sobretudo no número de cadeiras atingidas por cada partido ou coligação na ALERJ.
Por fim, quero agradecer as críticas construtivas que recebi, e as tratei com o mesmo respeito que gostaria de gozar com minha análise.
Quanto aos anônimos covardes que aproveitaram dos comentários democráticos permissíveis em nosso blog para destilar a sua inveja, obtusidade e ignorância, através de ameaças infundadas e ofensas, até mesmo impublicáveis, só posso oferecer minha piedade e meu desprezo, pois no auge da sua idiotice não enxergam que nossa análise não tem conotações pessoais ou passionais.
Mas como o número de idiotas é extremamente significativo no nosso país, haja vista os representantes políticos escolhidos por eles, tal fato não nos surpreende a atesta o nível de imbecilidade que assola o Brasil, especialmente na terra do “bem”.
Aos que não nutrem muito interesse por política, nosso perdão por ter utilizado os últimos dias com assunto, para muitos, tão enfadonho.
Foi dada a largada.
Boa sorte a todos.
Bem, quase todos...
Menos para um.
E ele vai precisar muito dela.

9 comentários:

  1. Julinho

    Vou votar nas candidatas -laranjas
    do PT da pandelo-Vera saae 171
    do PR da Rutinha-Silésia camargo

    Assim não voto nulo, nem voto em branco.voto na pilantragem.



    OK.
    ABS

    Jorge C S

    ResponderExcluir
  2. Jorge,
    É um pleno direito, seu, mas saiba que assim seu voto irá para a legenda delas favorecendo aos partidos e aos seus candidatos não-laranjas.
    Você é quem sabe.
    Abs

    ResponderExcluir
  3. Parabéns !

    Lúcido e lógico o raciocínio . Esta é a possibilidade real de todos os partidos.

    Olha, dificilmente haverá erros.

    Abraço.

    Ricardo Maciel.

    ResponderExcluir
  4. Quero me somar ao Ricardo Maciel e fazer boa cia a vcs.

    Adorei qdo vc diz assim" Tal estudo é de altíssimo perigo, pois nenhum Instituto brasileiro ousa fazer uma simulação tão arriscada e nenhum Instituto de pesquisa sério ousa uma previsão confiável"

    Somente vc Julinho um gênio para fazer esse trabalho.

    Estamos orgulhosos;

    A propósito, achei um bilhete premiado da loteria, preciso que você me ajude a receber a recompensa.


    Mãe Dinah

    ResponderExcluir
  5. O Ricardo sempre confiou em seus estudos.

    Rss


    Girão

    ResponderExcluir
  6. Oi Julinhoooo !

    Gostei muiiito da aula que voce deu sobre possibilidades eleitorais.
    O que vale é o ponto de partida, quando voce pegou a votação confiável conhecida de cada legenda ou coligação.
    mesmo sabendo que não há uma base científica pra isto, pois zebras podem acontecer, dificilmente o número de eleitos por partido ou coligação será diferente do que voce postou.
    Isto é que os imbecis da PMBM não entendem e preferem zombar ao inves de aproveitar o estudo e ver que lógica em política funciona.
    alias nas eleições de vereador em Barra Mansa, ví simulações suas e do Ricardo, muito parecidas, inclusive acertando até mesmo os eleitos, para desespero da turma do bem, que sente arrepios so de pensar que voce esta certo.

    Parabéns, se ele te monitoram é porque há fumaça e fumaça é sinal de fogo. no rabo deles !!!! Rsssss.

    Beijinhoooo !

    GABI.

    ResponderExcluir
  7. Sr Júlio

    Eu a pedidos da família prometi não mais acessar seu blog.

    Infelizmente soube da sua ousadia a qual desafia a Justiça Eleitoral.

    Nossos advogados estão tomando as providências.

    Durma bem

    AB

    ResponderExcluir
  8. Mas que notícia maravilhosa.
    É a primeira ameaça decente que vocês me fazem, pois as outras são anônimas, covardes, físicas e chantagistas.
    Quero que chegue logo o dia em que encontrarei os advogados de vocês no tribunal.
    Será um prazer incomensurável.

    No mais, rogo que atenda o apelo da sua família, aonde devem estar as poucas pessoas que lhe querem bem, e não acesse mais o nosso blog, pois ficaremos gratos com a sua ausência.

    Não pense que só porque não faço parte da rede de informações pagas com o dinheiro público para falar bem do seu irmão, eu sou ousado.
    Ainda não comecei a ser ousado, mas o serei, se necessário, com muito prazer. É essa ousadia que faz falta em nossa cidade, a ousadia de tocar na ferida e falar as verdades, a ousadia de não se vender, a ousadia de enfrentar quem acha que só porque manuseia as verbas públicas pode comprar o silêncio de muitos e o agrado de outros tantos.

    Durmirei muito bem, tenha certeza, muito embora creia que o mesmo não esteja acontencendo com você, que vive tendo pesadelos comigo.

    ResponderExcluir
  9. Julio

    Os Professores e seus seguidores te apoiam...Que ameaça imbecíl de um imbecíl....VCS não tem moral só cometem coisas erradas, vejam as terceirizações da educação, vejam a sacanagem na distribuição de concursados para os colégios, vejam as turmas sem alunos, vejam os "sujos"postos de saúde caindo aos pedaços...vejam os aluguéis de carros de JF...VCs ainda falam em justiça.


    Sonia

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.