terça-feira, 31 de agosto de 2010

HISTÓRIA DO PT - REALIDADE PURA - TEXTO DE LUCIA HIPÓLITO.


COLABORAÇÃO DARIO ARAGÃO.

Uma aula de história
O futuro do PT O PT nasceu de cesariana, há 29 anos.
O pai foi o movimento sindical, e a mãe, a Igreja Católica, através das Comunidades Eclesiais de Base.
Os orgulhosos padrinhos foram, primeiro, o general Golbery do Couto e Silva, que viu dar certo seu projeto de dividir a oposição brasileira.
Da árvore frondosa do MDB nasceram o PMDB, o PDT, o PTB e o PT... Foi um dos únicos projetos bem-sucedidos do desastrado estrategista que foi o general Golbery.
Outros orgulhosos padrinhos foram os intelectuais, basicamente paulistas e cariocas, felizes de poder participar do crescimento e um partido puro, nascido na mais nobre das classes sociais, segundo eles: o proletariado.
O PT cresceu como criança mimada, manhosa, voluntariosa e birrenta. Não gostava do capitalismo, preferia o socialismo. Era revolucionário. Dizia que não queria chegar ao poder, mas denunciar os erros das elites brasileiras.
O PT lançava e elegia candidatos, mas não "dançava conforme a música". Não fazia acordos, não participava de coalizões, não gostava de alianças. Era uma gente pura, ética, que não se misturava com picaretas.
O PT entrou na juventude como muitos outros jovens: mimado, chato e brigando com o mundo adulto.
Mas nos estados, o partido começava a ganhar prefeituras e governos, fruto de alianças, conversas e conchavos. E assim os petistas passaram a se relacionar com empresários, empreiteiros, banqueiros.
Tudo muito chique, conforme o figurino.
E em 2002 o PT ingressou finalmente na maioridade. Ganhou a presidência da República. Para isso, teve que se livrar de antigos companheiros, amizades problemáticas. Teve que abrir mão de convicções, amigos de fé, irmãos camaradas.
A primeira desilusão se deu entre intelectuais. Gente da mais alta estirpe, como Francisco de Oliveira, Leandro Konder e Carlos Nelson Coutinho se afastou do partido, seguida de um grupo liderado por Plinio de Arruda Sampaio Junior.
Em seguida, foi a vez da esquerda. A expulsão de Heloisa Helena em 2004 levou junto Luciana Genro e Chico Alencar, entre outros, que fundaram o PSOL.
Os militantes ligados a Igreja Católica também começaram a se afastar, primeiro aqueles ligados ao deputado Chico Alencar, em seguida, Frei Betto.
E agora, bem mais recentemente, o senador Flávio Arns, de fortíssimas ligações familiares com a Igreja Católica.
Os ambientalistas, por sua vez, começam a se retirar a partir do desligamento da senadora Marina Silva do partido.
Afinal, quem do grupo fundador ficará no PT? Os sindicalistas.
Por isso é que se diz que o PT está cada vez mais parecido com o velho PTB de antes de 64.
Controlado pelos pelegos, todos aboletados nos ministérios, nas diretorias e nos conselhos das estatais, sempre nas proximidades do presidente da República.
Recebendo polpudos salários, mantendo relações delicadas com o empresariado. Cavando benefícios para os seus.
Aliando-se ao coronelismo mais arcaico, o novo PT não vai desaparecer, porque está fortemente enraizado na administração pública dos estados e municípios. Além do governo federal, naturalmente.
É o triunfo da pelegada.
Lucia Hippolito

12 comentários:

  1. Belo texto da nossa mais "sóbria" cientista política, também conhecida como Lúcia HipoLITRO, por ter aparecido bêbada numa entrada ao vivo na Rádio CBN (o video rola na internet, é só procurar). KKKK!! Como só escreveu besteiras, mais uma vez, vou dar um desconto, preferindo acreditar que seja por conta da bebida e não da parcialidade e mau caratismo, tão comum em nossa imprensa livre! Pena, para os jornalistas da estirpe da Dona Hipolitro que eles não mais formam opinião nenhuma e o povo vai eleger Dilma, no 1º turno!

    ResponderExcluir
  2. Renan,
    Com todo respeito as suas convicções e preferencias, independentemente de concordar com voce que a vitória de Dilma é eminente, eu vivi cada momento narrado pela Lúcia Hipólito neste texto e não posso negar uma vírgula sequer. Inclusive, se voce analisar o texto com mais imparcialidade, perceberá nas sobrelinhas, elogios contundentes ao PT. Ao PT de valorosos que passaram por lá e outros que ainda permanecem como o Suplicy, mas não ao PT de Dirceu, Delúbio, Silvinho e outros tantos que você sabe bem e não há como negar, não é mesmo?

    ResponderExcluir
  3. Falando em política: CADÊ A CANDIDATURA DO CRIS???????? O FUTURO DE VCS.

    Dizem que o Alvaro Lins apoia ele atraves de seu amigo e assessor Tandy que é irmão do candidato.

    Acho que ela desmanchou no agosto negro para Alvaro e sua turma.

    HAHAHAHAHAHA

    Agora falta só o juiz dançar e falta pouco.

    Go out

    ResponderExcluir
  4. Pequeno jeque poliglota,
    Jamais projetei o meu futuro no Cris. E sempre fui e continuo sendo, contra a candidatura dele. Aliás, Cris, na eleição passada, apoiou o candidato de voces, e assim como muitos, foi traído. Já é uma tradição da turma do "bem". Cuidado "Go out", a próxima vítima pode ser você. Em segundo lugar desconheço esse apoio do Álvaro para o Cris. Coincidentemnete encontrei com os dois lá no Fronteras ontem e não vi nenhum traço de apoio. Pelo que sei, Álvaro deve votar no Garotinho para Federal e no José Nader para Estadual, mas nem isso posso afirmar. Quanto a situação jurídica dele, acho que se voce fosse homem, deveria perguntar para ele mesmo. Pelo que consta, todas as terças feiras ele está por aqui para dar aulas. Mas é querer muito, eu sei, que um anônimo covarde e provavelmente "enrustido" tenha coragem para isso.

    ResponderExcluir
  5. Álvaro Lins dando aula,vê se pode!!!! A UBM agora deve ter graduação em bandidagem; mantendo a tradição de formar gente como os Nader e a família Cruz,PHDs em safadeza.

    ResponderExcluir
  6. Não só na UBM, como na UNIFOA, e segundo consta, ele é muito querido pelos alunos de lá. Não posso afiançar sobre a sua inocência perante a Justiça, mas posso garatir que ele tem um conhecimento jurídico extremamente amplo e é portador de uma inteligência rara. É preciso saber diferenciar as coisas e não confundir política com cultura.

    ResponderExcluir
  7. Olha só Julio, a Lúcia Hippólito além de ser inteligente, culta, articulada e provavelmente uma de nossas melhores jornalistas, gosta de um goró... Ah, eu sabia que ela era competente, mas não sabia que ela era PERFEITA! rsrsrsrs.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  8. Nossa, com esses donos e e esse cara no corpo docente,a UBM logo,logo vai abrir um campus em Bangu 8.
    Abs Julinho!!!

    ResponderExcluir
  9. Ué, o Álvaro Lins não era um dos financiadores do Jonas Marins?

    ResponderExcluir
  10. Caro anônimo,
    Jamais existiu esta hipótese totalmente absurda.

    ResponderExcluir
  11. Oi Julinho,

    é muito gratificante ver o desespero desta turma do bem (longe de mim).
    A maioria, incompetente, puxassacos e viados, até alguns casados, estão entrando em desespero, pois não sabem o que fazer com a derrota iminente do ficha suja de apiacá e do Zé da Bíblia, popularmente conhecido como Zenérico.
    Então, não há outra saida senão disparar contra tudo e contra todos para tirar o foco de cima da bandidagem que age na PMBM e política desta gente idiota e metida a besta.

    ELIETE.

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.