terça-feira, 30 de novembro de 2010

O PRIMEIRO SACRIFÍCO DE ALICIA.




DEUS NÃO TEM ENDEREÇO.


Domingo foi o batizado da minha neta Alicia. Marcado para às 7.30h.

Não preciso falar do esforço hercúleo que fiz para estar presente. Até aí tudo bem, se o sacrifício fosse apenas acordar de madrugada num domingo de sol, porém o estrago foi bem maior.
Antes de continuar a postagem, quero fazer alguns esclarecimentos:
Fui batizado na Igreja Católica Apostólica Romana, mais precisamente na Igreja de São Judas Tadeu, no Cosme Velho, no Rio de Janeiro. Dei sorte e minha afinidade com São Judas vem desde o berço. Esse santo, primo de Jesus, como já reportamos aqui, é o padroeiro do funcionário público, do Flamengo e das Causas Impossíveis. Tudo, muito, muito a ver comigo.
Continuo com muita fé nos Santos (pessoas de luz irradiante em suas passagens na Terra) e na Virgem Maria e as imagens no meu gabinete dão provas disso. Mas perdi muito a fé nos homens, principalmente em alguns dirigentes da Igreja Católica. Não bastasse a Inquisição, as demais covardias dessa Igreja em busca incessante de poder e riquezas já me demonstravam que Jesus teve suas palavras adulteradas pelas mãos desses gananciosos.
No Brasil, mais precisamente, a Igreja Católica macomunou-se com escravagistas que tinham suas crueldades e estupros perdoados no leito de morte em troca de parte das suas riquezas, que pelas fianças dos “falsos procuradores” de Jesus eram permutadas por lotes no Céu ao lado do Senhor. Com o tempo, os fazendeiros foram ficando malandros e deixaram de cair no engodo, quando casuisticamente veio a Encíclica papal da “Opção pelos pobres”. Em suma: A fonte da receita principal foi trocada. Ao invés de muito de poucos, optou-se pelo pouco de muitos. O dízimo ficou cada vez mais obrigatório e essencial para saciar da gana dos inescrupulosos. Porém, seria necessária uma multiplicação da pobreza e nada melhor do que incentivar a geração de vida (dizimistas em potencial) indiscriminada e inconseqüente além da proliferação da ignorância cultural. Quanto mais tolos, mais fiéis.
Até hoje, muitos pensam assim, e de mãos dadas com semeadores do consumo desenfreado pela sedução imposta pela mídia, e de prática agradável para alguns dominantes políticos que mantem sem seus feudos os dependentes do Estado (Dilma é presidente graças a isso), tais métodos continuam muito vivos, às vezes mascarados pelos recursos tecnológicos. E aí o Catolicismo se deu mal. Com a mesma teoria, mas com tecnologia superior, outras correntes religiosas engordam absurdamente os bolsos de seus patronos, mas isso fica para outra discussão.
Mas continuo católico de batismo, porém kardecista por convicção e fé, e isso também fica pra outro papo.
Batizei minha primeira filha em tenra idade na Igreja Católica por pressões sociais e familiares, porém quanto aos outros dois, preferi esperar que eles escolhessem quando tivessem domínio de pensamentos. Ambos, seguindo a fé da mãe, optaram pelo batismo na Igreja Católica e respeitei a decisão e cumpri meu ritual.
Da mesma forma, minha neta, com apenas três meses foi batizada no domingo por vontade de seus pais e novamente acatei, e não me caberia outra postura.
E aí voltamos para o início da conversa.
Sete e meia da manhã estávamos lá na Igreja Sagrado Coração de Jesus, no Ano Bom, para o batizado. Outras três crianças, também com meses de vida, estavam lá nos colos de seus pais, padrinhos e avós para receberem a benção “divina”.
Uma missa enfadonha professada por leigos demorou uma hora e dez minutos, e nada de batismo. Das cem pessoas presentes na Igreja, setenta estavam por conta do batismo, outras vinte ou trinta participantes das pastorais diversas e talvez nem dez tenham ido assistir a missa. Não os culpo. A missa como disse, foi enfadonha e em nada estimuladora da fé. Após encerrada a primeira parte da “provação”, a coordenadora da pastoral do batismo solicitou paciência aos presentes pois haveria demanda de tempo para montagem do “palco”. E haja paciência.
Começa a segunda parte da tarefa.
A tal coordenadora, como professora infantil, fala para nós, como retardados mentais fossemos, dos procedimentos a serem tomados. Didática ao extremo, menos no português, com sua voz aguda e seus erros clamorosos de concordância verbal, agredia todos os ouvidos mais esclarecidos.
Enfim, depois de duas horas e quarenta minutos, num calor extenuante, quatro crianças de pouquíssimos meses de vida, ávidas de fome e leite materno, tiveram, assim como os seus, que suportar os caprichos da equipe batismal e como platéia de programa de calouros, agüentar as frases mal elaboradas e rituais enfadonhos e infantis.
Suponho que essa equipe que comanda a Igreja, sem a presença sequer de um Padre, no seu vazio existencial de vida, se regozija com essa tortura.
Leigos, totalmente leigos, falam em nome de Jesus sem sequer respeitar o vernáculo e a língua pátria.
Não é a toa que a Igreja perde seus fiéis em clamorosa debandada para outras correntes, que se por acaso não carregam dentro de si inspirações mais louváveis, pelo menos tem o cuidado de respeitar a língua, o trajar e o tempo de cada um.
Só para registro, tudo que foi falado de forma maçante na missa, já tinha sido repetido no curso de pais e padrinhos. Para que então, tal sofrimento bisado?
Não creio que Deus se pronuncie pelas mãos nem pelas palavras dessas pessoas, que podem até ter muito boa fé, mas que inadvertidamente foram delegadas para tais missões. Culpa deles? Não. Textualmente não. Culpa absoluta de quem por comodismo, preguiça e irresponsabilidade, os delega tal mister.
Respeito todas as religiões, é bom deixar claro, mas muitos de seus líderes atuais não me merecem respeito algum.
E a partir do próximo ano, segundo consta, o curso de padrinhos levará um ano. Tempo para ocupar o vazio da vida desses organizadores. Poderiam gastar esse tempo com bons livros e cartilhas, aprimorando a expressão ortográfica.
Bem, depois do sacrifício, fomos para a casa dos compadres Daniel e Dayse para um agradável churrasco.
Ali, tenham certeza, Deus estava muito mais presente e nos salvou o dia.

5 comentários:

  1. Você não é devoto, é o próprio Judas!

    ResponderExcluir
  2. É voce não é apenas o anonimo covarde, é o próprio ignorante, que não sabe a diferença de Judas Tadeu para Judas Isacariotes.

    ResponderExcluir
  3. Kardessista ??? Argh ! Que absurdo. voce do mau deve ser ateu. Bem feito já começou a pagar penitênsias pelos males que causou e causa.Vai queimar no fogo eterno e penar com sangue e saraiva.

    JÉSSICA DO BEM

    ResponderExcluir
  4. Essa Jéssica que se diz Cristã não é uma coxuda tarada da Vista Alegre???
    Dizem que ela gosta muito de orar e coverter. Ela acha um homem na rua e fica com um terço na mão e dois terços na boca.

    ResponderExcluir
  5. SÓ QUERO FAZER UMA PERGUNTINHA PRA ESSA GESSICA DO BEM E TODA TURMA DO BEM .....
    QUE BEM É ESSE ????
    UMA TURMA DE SECRETARIOS QUE DA CANO NO COMERCIO,EXPLORAM BARRAQUEIROS EM FESTA,E A EX DONA DA COTIARA QUEM LEMBRA DELA??/ONDE ESTA A LOIRA DA CUTIARA QUE VICIOU OS NOSSOS ADOLECENTES DA EPOCA??/ R.ESTA NO GOVERNO DO BEM ...O POVO DE BARRA MANSA É MUITO ESQUECIDO,É SECRETARIOS PEGANDO NAS MADRUGADAS GAROTOS SEM NENHUM PUDOR NA PORTA DOS PREDIOS NAS MADRUGADAS FRIAS ....E DEPOIS FESTEM UMA BLUSA ROSA E VEM DISSR QUE É DO BEM ....
    PARABÉNS JULINHO
    POR NOS DAR A OPORTUNIDADE DE FALAR O QUE ESTA ENGANGADO A DEZ ANOS COMO UMA ESPINHA DE PEIXE.....

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.