sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

190 ou 171? - GERALDO COSTA - ESTAÇÃO BM.


Aqui no Blog já comentamos e comemoramos o renascimento do Estação BM, nosso Blog irmão que conta com uma seleção de craques no seu plantel de articulistas. Nessa nova fase, novos colabodores estão sendo iniciados no Blog e um deles é meu amigo Geraldo Costa, que de defeito só tem o fato de ser botafoguense irreversível. Ninguém é perfeito, pois. Enfim em seu primeiro texto, com sua competencia ímpar, Geraldinho reflete as inserções anônimas efetuadas no mundo virtual. Com a devida autorização e orgulho, reproduzimos.

Comentários Anônimos
190 ou 171?

por Geraldo Costa*

Sei que mexer nesse assunto é mexer em um vespeiro, mas vamos lá. Sou contra o anonimato na internet. Sou adepto da teoria de que os internautas corretos, os que só querem expressar sua opinião, não precisam se esconder. Sinceramente, usar a internet para agredir, sacanear ou humilhar pessoas, evidentemente, não é legal, nem como adjetivo, muito menos como substantivo.
Estamos criando um monstro: o cyberbullying. Ataques realizados por uma horda de covardes que muitas vezes só querem usurpar a honra alheia. Algo precisa ser feito.
Sei que muitos vão bradar a plenos pulmões pela defesa da liberdade de opinião, que essa é a essência da internet e por aí vai... Discordo. Não existe liberdade de opinião na internet, existe liberdade e ponto. E liberdade não se discute. Mas lembra daquela máxima que “a minha liberdade termina aonde começa a do outro”? É por aí.
Sei que muitos vão defender o anonimato como defesa contra perseguições de poderosos, políticos e bandidos. Nesse caso sou obviamente a favor e acredito que os 190 da vida estão aí pra isso mesmo e funcionando razoavelmente bem. Se alguém não acreditar na efetividade das instituições, vamos ao debate junto à sociedade civil. Essa é a democracia!
Muitos desses escribas sem cara apostam que a internet é terra sem lei, ainda mais em solo tupiniquim. Em parte (ainda) não estão errados, mas a situação está mudando, na mesma velocidade da internet, muito rapidamente. Na verdade, também não existe lei de responsabilidade civil só para a internet, existe um código civil vigente que também vale para a internet. Calúnias, difamações e injúrias são crimes previstos em lei. Muita gente já está sendo indiciada e que bom que assim seja. Viva a jurisprudência!
No caso dos blogs, essa praga traz conseqüências ainda mais nefastas quando falamos na liberação dos comentários. A própria expressão do verbo já complica a vida dos editores blogueiros: liberação. Quem libera consente, é assim que a lei entende e é assim que julga, portanto caríssimos, toda precaução é bem-vinda.
E sofremos ainda com aquele velho problema: a indiferença coletiva. Enquanto não te chamarem (injustamente) de ladrão ou viado, sua mulher de puta ou algum namorado escroto colocar a foto da sua filha apaixonada nua na internet, esse aqui vai ser só mais um texto, um amontoado de palavras. Quando a navalha corta na carne, o drama e o constrangimento movem moinhos. Depois da porteira arrombada, muito provavelmente, sua indignação será só um pálido delírio (Dom) quixotesco.
Por fim, aos engraçadinhos de plantão que não querem fazer mal a ninguém, só querem se divertir tirando sarro da cara dos outros: cresçam e sejam produtivos. Com a internet, o mundo gira cada vez rápido e quando acordarem, provavelmente, pode ser tarde demais.

*Geraldo Costa é Jornalista e apesar disso, favorável ao debate do controle de mídia e da identificação do usuário da internet. Quem não deve, não teme.

Um comentário:

  1. Parabéns, Geraldo, pelo artigo!!!

    Julio,
    É claro que teremos aqueles que se omitem por covardia, mas, pode ter certeza que muitos deixam de revelar seus nomes, como por exemplo aqui no seu blog, por MEDO!!!

    Assim como você o é, muitos são Servidores Públicos, e vêm utilizando este espaço para, não só desabafarem, como, também, denunciar alguns dos crimes que vêm assolando esta cidade.

    Alguns empresários e muitos cidadãos querem participar e, da mesma forma, acabam anônimos, pois nunca se sabe do que são capazes as pessoas, não é mesmo?

    Ladrão é ladrão! Se são capazes de se locupletarem às custas do nosso dinheiro, travestidos de bonzinhos, do que mais não seriam capazes?

    De qualquer forma entendo que a maturidade democrática irá, aos poucos, fazendo com que nossos anônimos, como eu, se revelem!

    Abs.

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.