terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

BARRA MANSA BEM MELHOR.


UMA TRISTE CONSTATAÇÃO.

Por onde ando em Barra Mansa, seja em qualquer lugar e em qualquer nível social, percebo um descontentamento freqüente com a administração municipal e a cidade como um todo. As ruas cada vez mais abandonadas e esburacadas, as escolas sem a mínima manutenção, os professores desmotivados e desmoralizados, a saúde pública inapta e perigosa para o cidadão, o transito engarrafado, as multas em profusão sem consciência educativa, o atendimento precário e insolente na maioria dos segmentos administrativos, a conta de água cada vez mais cara assim como a tarifa de transporte urbano, opções de lazer reprimidas, desemprego acima dos níveis regionais, falta de incentivo fiscal, cultura acéfala, funcionalismo achatado salarialmente e repreendido sistematicamente, lixo nas ruas, casas em risco, falta de vagas de estacionamento para veículos, comércio inoperante, enchentes corriqueiras em todos os verões, leptospiroses, dengues, colégios particulares caríssimos, colégios públicos insuficientes e ineficientes, são apenas algumas das reclamações mais freqüentes e persistentes.
Pode ser controverso, mas mesmo assim acho que o prefeito Zé Renato vai se reeleger. E existem diversas explicações para o suposto fenômeno.
Primeiramente, o povo de Barra Mansa, após tantas mazelas, parece triste e conformado com a própria desgraça. Ignorantes fantasiados de intelectuais alardeiam aos quatro ventos a boçalidade de “detestarem” política e não estarem nem aí para a situação. E quando o povo se abstém de reivindicar os seus direitos e exercer o seu voto fica mais fácil para a classe dominante se manter dominante através de acordos espúrios com os mais ignorantes e dominados.
Em segundo lugar existe a notória divisão de forças entre a oposição, que na maioria das vezes fica mais preocupada com o próprio umbigo do que com os destinos da cidade. O PT, mesmo após tentativas fracassadas de galgar novamente o poder em Barra Mansa, do alto da eleição da Dilma e da reeleição da Inês Pandeló, provavelmente vai lançar candidato, mesmo sem chances reais de vitória. Da mesma forma, meu amigo Jonas Marins, amparado pelo acréscimo em sua votação, por mais ilusório que tal fato possa ser, sente-se na obrigação de se lançar. O grupo do Ademir Melo, mesmo supostamente enfraquecido, também deve lançar algum nome, talvez até o mais preparado administrativamente, como o Dr. Paulo Cosenza, mas que ainda é uma incógnita total no campo político. Não duvido que a família Nader também lance um nome ou apóie alguém estranho no ninho. Ouve-se falar que Garotinho vai lançar um candidato próprio e comenta-se que Tuca, que apesar de boa pessoa, tem desempenhos pífios nas urnas, seja o nome escolhido. Não será surpresa que candidatos repetitivos e com desempenhos fracos também se aventurem novamente, tais como Flavio Pereira, Arnaldo Borges, Darquinho, Roberto Chapéu, Chris, Pedro Paulo, Dr Aluisio, entre outros, motivados por alucinações do Além, também se arrisquem. Fala-se também na candidatura engraçada da Rutinha. Comenta-se que o meio empresarial pode lançar nomes, e Bruno Marine e Claudio Manes são alguns sempre lembrados. A lista é interminável e outras surpresas podem aparecer. Não estou julgando o mérito das candidaturas nem a capacidade gerencial de ninguém, apenas atesto que são muitos nomes sem densidade eleitoral para uma aventura solo e sem consistência. Isso só favorece quem? O Grupo dominante, que se diz do bem, e quando vê algum candidato a altura para derrubá-lo é automaticamente rotulado de mal.
Os do “bem” investem pesado na divisão de forças e estrategicamente estão corretos. Tolo é quem cai na armadilha.
Mas os investimentos do “bem” nas eleições não param aí. Lamentável que a maior parte desses investimentos saiam do nosso bolso através de nossos impostos, afinal: Quem paga uma empresa de pesquisa diária para o “Bem”? Nós. Quem paga a mídia do “Bem”? Nós. Quem paga os cabos eleitorais e fiscais do “Bem”? Nós. Tudo isso abençoado com a inércia e a morosidade da justiça, a omissão e despreparo da oposição e a desilusão do povo.
Mesmo que realmente eles fossem do “Bem”, e afirmo categoricamente que a maioria não é, Barra Mansa precisa de muito mais. Barra Mansa para sair do estado de abandono e falência que se encontra precisa de um bem melhor. Muito Melhor. Barra Mansa Bem Melhor.

17 comentários:

  1. Julio

    VC não citou o Dr.Sérgio Gomes, acredito que o cavalo vai passar selado e ele não vai perder a oportunidade e, tem mais, não se assuste se vier de Vice um professor ...
    Será a dobradinha Saúde+Educação. são as áreas mais abandonadas e sacaneadas de B mansa.


    Eulalia

    ResponderExcluir
  2. Concordo com voce, e com o leitor acima, mas voces estão esquecendo um nome importantíssimo que é o do Rodrigo Drable, neto do saudoso e mais sério prefeito que acidade já teve o Marcello. Rodrigo, jovem, inteligente, representa a volta da competência ao executivo, amado pelos professores, médicos e comerciantes era seu avô e este jovem, me parece, herdeiro político dele, com um viés popular o que aumenta sua chance.
    Falar em eleição de 2012 sem citar Rodrigo não vale.

    FàBIO COSTA

    ResponderExcluir
  3. Prezado,

    Aqueles que têm um pouco mais de envolvimento no universo político sabem que somente a oposição unida será capaz de superar o USO ABUSIVO DA MÁQUINA ADMINISTRATIVA, pela "gangue do "bem"" (tudo em minúsculas mesmo, como eles o são: pequenos!!!)!!!
    De todos os nomes citados acima, somente um nome apresenta, por seu perfil (um tanto gordinho, reconhece-se!), pelos números das eleições 2008 e 2010 e, PRINCIPALMENTE, por sua EMPATIA POPULAR e uma rejeição próxima de zero, condições de, não só, fazer frente à essa gangue, como, também, unir essa oposição, tão (pelo menos, aparentemente) heterogênea! Sim, falo de JONAS MARINS!!! Ainda jovem, com os predicados citados, capacidade administrativa e liderança, Jonas pode (e, é!) ser o nome a encabeçar essa oposição!

    Fica, aí, a proposta!

    Ass. "Por uma Barra Mansa, um DIA, FELIZ!"

    ResponderExcluir
  4. ééé´!!!
    muito boa sua visão Julinho!!!
    porém contestavel, "Grupo do Ademir supostamente enfraquecido" ? sempre foi fraco!!!!
    Dr paulo mais preparado administrativamente???? sem comentários!!!!!
    só vejo uma saida, Jonas Marins!!!!um nome que Barra Mansa prescisa para sair desta inercia!!!
    Flávio

    ResponderExcluir
  5. Caro Flavio,
    Um grupo que elegeu por tres vezes o prefeito da cidade (Luiz Amaral), um deputado estadual recentemente (Ademir Melo), teve o segundo colocado nas últimas eleições de prefeito (Ademir Melo), teve mais de 50 vereadores eleitos (só para citar alguns: Pitombeira 5 vezes, Lula 7 vezes, Ricardo Maciel 2 vezes, Tainha 2 vezes, Ademir Melo 3 vezes, Zé Abel 3 vezes, José Marques 4 vezes, e por aí afora, a lista é grande), e inclusive o vereador mais votado da história (Ademir Melo 4107 votos), está longe de ter sempre sido fraco.
    Dr. Paulo há mais de década administra com maestria o Poder Judiciário de Barra Mansa e foi o responsável pela maior obra da cidade (Fórum 17 milhões de reais).
    A propósito, meu amigo Jonas já ganhou o que e administrou aonde? Asbam??? Tá bom.

    ResponderExcluir
  6. "Julinho",

    Esse Senhor Juiz não administra o Podr Judiciário de Barra Mansa. Ele é o responsável pela parte administrativa do Fórum, os terceirizados da manutenção e um ou dois veículos.

    17 milhões? Bem caro, não acha não?

    SEI QUE NÃO VAI PUBLICAR, MAS, POR FAVOR, PAULO CONSENZA? É DEMAIS!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Recomendo uma visita ao Fórum para se atualizar e constatar com seus olhos uma realizade diferente do que você vê no centro administrativo e avalie a qualidade da obra realizada no local.

    ResponderExcluir
  8. Há, há, há!

    gostei do comentário "A GANGUE DO "BEM""!!!

    Julio,

    Barra Mansa precisa renovar!!!
    Do contrário, essa "GANGUE DO "BEM"" vai ficar reinando! Isso mesmo, reinando! É quase uma Monarquia Municipal, só que não foi passada para o filho, mas, para esse tal de Zé (que ninguém vê!!!!!!)
    Concordo com o comentário acima que aponta Jonas Marins como uma boa alternativa!
    Quem já conversou com o Jonas, vê sua determinação em ser Prefeito e, mais, seu AMOR PELA CIDADE!!!
    Qualquer outro nome, hoje, seja lá quem for, só irá tumultuar o processo!
    TÔ COM JONAS!!!
    XÔ GANGUE DO "BEM"!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Não consigo imaginar qual será o destino de nossos filhos e netos, se esse pessoal do "bem" ficar no poder por mais um mandato!
    Pode ser qualquer um dos que voce citou, Julio, mas, que seja um únic nome!
    É preciso unir forças! Os votos do Partido A, mais os votos do Partido B, mais os do C..., de tal maneira, que a soma dê 50% mais 01, do votos válidos!
    Abs.
    Jaqueline

    ResponderExcluir
  10. O Jonas tem condição de vir somar como Viceprefeito ou vereador, suas asas são curtas e jamais levaria a ganhar a PMBM, não tem este aplon. O Sergio Gomes se agora tomar uma postura firme é forte candidato e ai sim com o Jonas, ou Cozenza de Vice ou quluer outro candodato. Falam inclusive que o Sérgio gostaria de ter alguém da educação, pois juntamente coma saúde esta ruim, neste caso tem uns 4 ou 5 nomes para somar ao Dr.Sergio Gomes...


    Luciana

    ResponderExcluir
  11. Querida Luciana,

    quem é Sérgio Gomes????????????
    Ninguém conhece esse Sérgio Gomes!!!!!!!!!!!!!
    Ah, é médico? Foi Secretário de Saúde? Por quanto tempo? No Governo de quem? Ihhhhh!!!!!!!!!!! Ele deixou a saúde uma..., hein!?!?!?!
    Sem chance!!!!!!!!!! O telhado é todo de vidro! Seria um candidato muito frágil!
    "Aplon"? Lula (O Ex-Presidente da República!) tem aplon? Em Barra Mansa, por exemplo, Zé Abel e Zé Maurício (Queridos Vereadores!!!) têm aplon? E nem por isso deixaram e deixam de exercer seus mandatos com êxito!!!
    Não tem jeito, ESSA PSEUDO SOCIEDADE, AINDA FEUDAL, DO CENTRO DE BARRA MANSA terá que ouvir a voz dos bairros (Vista Alegre, Saudade, Colônia, Paraíso de Baixo, Mangueira, Goiabal, Vila Principal, Independência....)!!!
    Sabe o que ela grita? JOOOONAS, JONAS MARINS!!!!!!!!!!!!!!
    Abs.

    ResponderExcluir
  12. Falando nisso, pessoal,

    Onde está o Príncipe? Ele não tem um cargo na Prefeitura? Não trabalha não é? Que bom! Não faz a menor falta!
    Aliás, acho que vou adotar o nome dado pelo anônimo acima: Gangue do "Bem"! É, ele não é Príncipe nada, ele é mesmo é chefe da gangue!
    Por acaso alguém já teve a curiosidade de ver quantos processos ele tem no Tribunal de Contas no Estado?
    Se tiver de pagar todas as multas que estão sendo alicadas vai ter que vender sua parte no condomínio que será construído no terreno que era do SAE e foi leiloado.
    Ab.
    Jaqueline

    ResponderExcluir
  13. Julio,
    Concordo com algumas de suas posições, porém gostaria de fazer uma resalva, quais dos citados é Administrador? Precisamos de mais administradores e com competência na Politica, fica uma sugestão seja qual o candidato acho que seria bom uma vice e secretários(em algumas secretárias é claro)para melhor gerir nossa cidade que está um caos.

    "Barra Mansa feia e pior" "Descuidando da cidade, descuidando de você"

    Abraços

    Carlos Alberto

    ResponderExcluir
  14. Julio,
    Concordo com algumas de suas posições, porém gostaria de fazer uma resalva, quais dos citados é Administrador? Precisamos de mais administradores e com competência na Politica, fica uma sugestão seja qual o candidato acho que seria bom uma vice e secretários(em algumas secretárias é claro)administrador, para melhor gerir nossa cidade que está um caos.

    "Barra Mansa feia e pior" "Descuidando da cidade, descuidando de você"

    Abraços

    Carlos Alberto

    ResponderExcluir
  15. Falam tanto em Jonas, porém esquecem de dizer que o mesmo "tomou" a Asbam para VC, trocou o estatuto na calada da noite para focar na mesma at´-e morrer(ISTO É JUSTO???), ESQUECEM DE DIZER QUE O MESMO FOI Luiz amaral, Ismael, Pandelo, ROOsevelt, ou seja não tem um norte, é maria vai com as outras, TUDO PELO PODER)Depois trouxe o Noel de Resende...Agora faz leilão. Não chegará a lugar nenhum.Podem escrever.
    Primeiro deveria devolver a ASBAM aos Servidores, pois a sua teimosia em permanecer na Presidencia da mesma só traz prejuízo aos Servidores de B mansa. VC não consegue enganar todos ao mesmo tempo,vc não resistirá a uma auditoria séria na Entidade-ASBAM. Não tem perfil para ser Prefeito.


    Longa

    ResponderExcluir
  16. É muito importante frisar que hoje em Barra mansa temos nomes que fizeram sucesso no passado e hoje ressurgem como uma fênix inconformada com tamanho descaso do poder publico referente às associações dos bairros e entidades sem fins lucrativos. Um líder que pude perceber que se manifestou foi Walmiro Fabiano todos nos sabemos que o mesmo fez acontecer sem ser eleito vereador e nos dias de hoje milita em prol da raça através de atividade EXECUTADAS a serio por ele e pelo seu filho que está seguindo a mesma doutrina do pai: fundando o centro cultural afro Barra-mansense Comendadora Maria Saac, concebendo o Busto do Dr. Didácio da Fonseca e dando o nome dele ao elevado (forçando ao poder publico o reconhecimento ao primeiro medico negro de Barra mansa), realizando exposições em toda Barra mansa e região divulgando a Cultura Afro, entre outras atividades. Mais o que se pratica em Barra mansa hoje pela maioria da classe política é uma politicagem extremamente suja que visa somente o seu próprio beneficio. Eu espero que políticos de verdade como o exemplo que citei acima venham para 2012 para que possamos ter opções claras de votos tanto para vereador quanto para prefeito, é lógico que lideranças assim hoje é SUICIDIO se candidatarem para prefeito mais vice dá vereador também temos que mostrar para o BEM que deve respeitar o passado para solucionar o futuro não esmagar e negar apoio a que realmente faz algo pela população de Barra mansa. Tomara que o assédio político a esta classe lideres citada acima não seja corrompida pela politicagem existente hoje em Barra mansa. Julinho parabéns pelo Blog sempre que puder passarei para batermos um papo e discutimos de política.

    Ass: Junior

    ResponderExcluir
  17. olá junio acabei de conhecer seu blog e gostaria de parabelizar pelo mesmo
    eu sou uma pessoua comum perto dos que estão aqui blogando, mas talvez sou a que mais sofro com a situação de nossa cidade, por isso meu voto é sim do Jonas.
    eu preciso de atendimento pelo sus, preciso tambem de emprego, quero mais atenção na escola e lazer de meus filhos e mais...
    no meu intender o Pátio de manobras vai ser bom para cidade sei que vai, mas nós já vivemos tanto tempo com ele que na minha opinião passarelas ajudariam e o dinheirão que esta se gastando com as obras poderia ser utilizado na saude né.
    o Jonas pelo pouco que o acompanho, valiriza o funcionario publico, e acho que se ele puder vai não digo melhorar 100% a cidade mas tambem pior que esta não fica
    obrigado pelo espaço vou esta sempre acompanhando fiquem com Deus

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.