terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

MAIS EVIDENCIAS DA INCOMPETENCIA.

Tem gente que jura de pé junto que o caos na educação pública de Barra Mansa é uma invencionice nossa cheia de revanchismos e exageros.
Vejam então a matéria que foi postada há pouco no site do jornal Diário do Vale:

Escola não tem espaço e crianças ficam sem estudar em Barra Mansa
Publicado em 22/2/2011, às 16h48

Barra Mansa
Cerca de 40 crianças que participaram da pré-matrícula no pré I da Escola Municipal Venerável Humberto Amaral estão sem estudar, por falta de espaço. Para amenizar o problema, a sede da Associação de Moradores, localizada ao lado da escola, foi cedida para que os alunos pudessem ter aula. Mas, de acordo com os moradores, a Secretaria Municipal de Educação informou que uma engenheira deveria ir ao local para avaliar se a sala deve ser adaptada para as crianças. No entanto, segundo os moradores, até o momento nada foi feito.

A manicure Roseli de Souza, 36, também não se conforma com o fato de sua filha Maria Luiza, 4, não estar estudando: - Nosso problema é que fizeram a pré-matrícula sabendo que não havia espaço. Sabemos que a diretora não tirou isso da própria cabeça, se ela fez a pré-matrícula é porque a Secretaria Municipal de Educação autorizou. Estamos cobrando os nossos direitos. A lei diz que a partir dos 4 anos a criança tem que estudar na escola, e na escola mais próxima.
Foi o pessoal da associação de moradores que emprestou um local e a secretaria ficou de enviar uma engenheira para ver as adaptações necessárias. O problema é que o mês de fevereiro já está no fim e até hoje não enviaram essa engenheira, e nem deram um jeito de acolher as crianças. Estamos em uma situação muito ruim - falou.
A comerciante Márcia Leite, 35, afirmou que seus três sobrinhos estão ansiosos para estudar e ficaram frustrados ao saber que não há sala de aula disponível:
- A escola é ótima, o problema é que não tem espaço. As crianças estão desesperadas para começar as aulas de uma maneira que dá até pena, mas a resolução do problema está demorando muito.
A Secretaria Municipal de Educação informou que para atender os alunos pré-matriculados na Escola Municipal Humberto Amaral no espaço cedido pela Associação de Moradores do Jardim Primavera é necessário que um representante da comunidade oficialize essa cessão junto à Secretaria de Educação. Após esse processo, será disponibilizado um profissional para atender os alunos e iniciada a estruturação da sala, com equipamento e mobília necessários.
Infelizmente, é verdade.

5 comentários:

  1. RICARDO MACIEL , comenta...

    OI Julinho, boa noite !

    Estivemos juntos hoje e falamos sobre seu blog. Estava lendo assuntos pessoais e deparei-me com um texto bem interessante, que tem tudo a haver com o atual estado de coisas em Barra Mansa. não sei quem é o autor, são as milhares de mensagens que circulam na "net".

    É O SEGUINTE :

    "MARCAS DE BATOM NO BANHEIRO

    Numa escola pública estava ocorrendo uma situação inusitada: meninas de 12 anos que usavam batom, todos os dias beijavam o espelho para remover o excesso de batom.
    O diretor andava bastante aborrecido, porque o zelador tinha um trabalho enorme para limpar o espelho ao final do dia. Mas, como sempre, na tarde seguinte, lá estavam as mesmas marcas de batom...

    Um dia o diretor juntou o bando de meninas no banheiro e explicou pacientemente que era muito complicado limpar o espelho com todas aquelas marcas que elas faziam. Fez uma palestra de uma hora.

    No dia seguinte as marcas de batom no banheiro reapareceram...

    No outro dia, o diretor juntou o bando de meninas e o zelador no banheiro, e pediu ao zelador para demonstrar a dificuldade do trabalho. O zelador imediatamente pegou um pano, molhou no vaso sanitário e passou no espelho.

    Nunca mais apareceram marcas no espelho!

    Moral da história: Há professores e há educadores... mas comunicar é sempre um desafio!
    Às vezes, precisamos usar métodos diferentes para alcançar certos resultados.

    Por quê?

    •Porque a bondade que nunca repreende não é bondade: é passividade.
    •Porque a paciência que nunca se esgota não é paciência: é subserviência.
    •Porque a serenidade que nunca se desmancha não é serenidade: é indiferença.
    •Porque a tolerância que nunca replica não é tolerância: é imbecilidade."

    Para quem servir, que a "carapuça vá até os pés".

    Sei que eu, você e alguns poucos não precisamos disto.

    Abraço do

    RICARDO MACIEL .

    ResponderExcluir
  2. Doa quem doer, mas foi o ex-prefeito(pagé de apiacá)que fudeu a educação quando trocou 6 secretários de educação em 8 anos,alguns sem conhecimento/sem nenhuma condição de gestão, serviam apenas para assinar balancetes preparados na fazenda(chamaos estes secretários de ocos...)depois terceirizou a merenda(NUTRI)a pedagogia(COC)a limpeza(Conservadora cidade do aço), criou uma ONG para manter a banda sinfônica, além do mais começou a fazer quadras dentro dos colégios transformando diretores escolares em sindicos de quadra de esportes...
    Na realidade falta escolas na Colônia, região do monte cristo,getulio vargas, região Leste. Falta também vergonha na cara, competencia e comprometimento com nossas crianças, falta seriedade com as verbas da educação. Precisamos acabar com este ensino nanico em depósitos de crianças, precisamos de espaços educacionais dotados de ensino fundamental completo e medio tecnico, precisamos de gestores...precisamos aumentar/adequar espaços(hoje tem colégios sem banheiros, depósitos de crianças sem nenhum conforto)e se alguém duvida, façam uma visita aos colegios:
    -Colônia-Col.Santo Antonio
    -Estamparia-Colégio Artur Chiesse
    -Boa sorte-Col.Humberto Quinto Chiesse
    -São Vicente-Colégio sebastião de Paula Coutinho
    -Ano Bom-Colégio Mun.Marcello Drable
    -Monte Cristo-Col.Joaquim Maria da Silva
    -Vila Independencia-Col.Eulalia Gouveia(funciona num velho depósito-sem janela, sem banheiro-sem nada)
    Goiabal-Pereira Bruno e Luiz Amaral
    Faltam tudo-sanitários-espaços-agua filtrada-quadras de esportes-sala de aulas -recursos humanos e tecnológicos-gestão, falta limpeza, asseio.......etc...
    É uma vergonha!!!!!


    Amigos da escola

    ResponderExcluir
  3. O que dizer de líderes e governantes que avacalham com a educação, roubam a merenda escolar, superfaturam (pasmem, não se acostumem) ambulãncias, sucateiam a saúde(do povo pq a deles tratam no exterior)e por aí a fora!! Chega desta corja!!! Julio vc seria um ótimo candidato, com perspectivas de crescimento durante a campanha.E não posso afirmar, mas penso que vc não se corromperia na sua caminhada!!!Já tem o meu voto e posso conseguir muitos outros!!Saúde e paz!!

    ResponderExcluir
  4. Fora J Renato, VC não tem presença de palco, foi colocado ai igual a um jabuti... Não dá mais já passaram 26 meses.
    Educação e saúde em B mansa é uma vergonha, faça mudanças na saúde e educação, nestas pastas VC tem grandes profissionais que amam o que faz, afasta estes contratados e incompetentes..
    - Como pode a SME ter uma assessora que em 2 anos já tirou 12 férias para viajar aos EUA???
    - Como pode VC ter uma diretora em escola rural que não deixa colocar telefone na Escola, para não incomoda-la pois a mesma não trabalha???Como Pode???


    Amigos da escola

    ResponderExcluir
  5. Concordo plenamente com amigos da escola, a educação municipal caiu de qualidade violentamente, quando essa besta capixaba comandou a PMBM durante 8 anos...Começou bem nomeando a Professora Benedita Rodrigues como Secretária que saiu 120 dias depois de participar de uma reunião em que o prefeito determinava a transferência de R$ 1.220.000,00 da verba da educação para obras na vista alegre, a Secretária não concordou e chutou o pau da barraca, ai veio pau mandado: Fatima, Ana,Amaral,Felipe, que pouco entendiam, porém aceitava tudo que era determinado, foi só desmandos, culminando com a contratação do COC.Nutri(empresas prostituidoras de prefeitos com o famoso argumento de venda "Como o Sr. que receber a comissão de 15%?em dolar? ou numa conta que o Sr.indicar, no período da sua eleição??, ou pessoalmente na sua casa?? ou a maneira que Va.Excia.indicar?
    VEIO O CANDIDATO CAPACHO-GENERICO E COLOCOU A IRMÃ da Vice, ai virou zona,pois HOJE quem manda na educação é o Sub(cuja experiência foi dirigir uma auto escola e posteriormente uma gráfica)e a parte pedagógica ficou com ribeirão Preto(COC)e a zona está instalada. Até mesmo dentro da SME a educação é motivo de chacota...
    Colégios em péssimas condições, faltam colégios e vagas em todos os bairros, falta um Norte pedagógico-administrativo, falta pagar salários justos aos Professores e principalmente falta Competência de Gestão e processos, falta um Organograma na SME um fluxograma nestas atividades, falta treinamento para as pessoas que atuam dentro dos Colégios, falta um plano estratégico de aumento da rede física, falta um plano operacional de manutenção e apoio a rede escolar, falta um plano tático capaz de reverter problemas nas comunidades, problemas como violencia, drogas, gravidez precoce, aliás FALTA TUDO na educação Municipal de Barra Mansa.
    Falta alguém colocar estas terceirizadas para fora, JÁ.

    Inês

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.