sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

MAIS PAPO DE BAR SOBRE O CARNAVAL

CARNIS VALLES...A ÓTICA CRISTÃ DA FOLIA DE MOMO.
A festa carnavalesca surgiu a partir da implantação, no século XI, da Semana Santa pela Igreja Católica, antecedida por quarenta dias de jejum, a Quaresma. Esse longo período de privações acabaria por incentivar a reunião de diversas festividades nos dias que antecediam a Quarta-feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma. A palavra "carnaval" está, desse modo, relacionada com a ideia de deleite dos prazeres da carne marcado pela expressão "carnis valles", que, acabou por formar a palavra "carnaval", sendo que "carnis" do grego significa carne e "valles" significa prazeres. Em geral, o Carnaval tem a duração de três dias (menos no Rio que são cinco dias e na Bahia que é o ano todo), os dias que antecedem a Quarta-feira de Cinzas. Em contraste com a Quaresma, tempo de penitência e privação, estes dias são chamados "gordos", em especial a terça-feira (Terça-feira gorda, também conhecida pelo nome francês Mardi Gras), último dia antes da Quaresma. Nos Estados Unidos, o termo mardi gras é sinônimo de Carnaval.
Tava achando que o carnaval era uma festa pagã? Que nada, é católica, mas com prazeres, com carne, com samba, suor e cerveja. Isso tudo, com Deus abençoando, dá pra fazer o carnaval o ano inteiro, seja de que religião voce for.

4 comentários:

  1. Por falar em ótica, que não a cristã. Mas aquela que vende óculos falsificados, você está deixando os seus leitores sem a devida informação.
    Será que o "caso" dos óculos vão virar piteça?

    ResponderExcluir
  2. Não Paulo Victor, de forma alguma. O fato é que minha falta de tempo associada com minha dúvida ainda não me largaram. Recebi um telefonema da ótica para a troca dos oculos, mas como quero um Ray-Ban e não estou seguro se vou pegar outro gato por lebre, estou enrolando a mim mesmo, mas grato pela lembrança do assunto.

    ResponderExcluir
  3. Em breve a sarjeta será o seu lugar mais uma vez.E sua empáfia será alvo do nosso regozijo.
    Seu caráter é uma fossa.
    Nos espere.
    AB

    ResponderExcluir
  4. Se eu tivesse medo de ameaça de anônimo covar de frouxo, jamais teria criado este Blog.
    Aliás, estou esperando....há muito... pois tais ameaças já são antigas e infrutíferas, como seus autores.
    Sobre caráter, uma dúvida: escreer e ameaçar anonimamente é um traço disso? Nem pensar...
    Para finalizar, uma dúvida: Ser do bem é desejar e regozijar-se com a sarjeta dos outros?

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.