sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

QUANDO CAI O CARNAVAL? ESPERO QUE NUNCA.


BOM PAPO DE BOTEQUIM NAS VÉSPERAS DO CARNAVAL.
Eu costumo perguntar em roda de amigos o porque do carnaval cair sempre em datas diferentes todos os anos. O silencio em torno de mim geralmente fica perturbador.
Uma das datas mais esperadas do ano pelo homem, normalmente não é compreendida pelo homem. Tem gente que acha que tem a ver com decreto presidencial e outros até com o horário de verão, e olhem que essas são as respostas mais frequentes quando ouvimos alguma.
Bom, se este blogueiro tocou no assunto, o mínimo que ele pode fazer é se explicar, portanto, qual é a lógica por trás do feriado mais famoso do Brasil?
Sobre a data do carnaval, nem há muito a se dizer: a terça-feira gorda sempre vai cair exatamente 47 dias antes da Páscoa.
Aí, voce vai me dizer, p....mas a páscoa também é um feriado "móvel"...
Para entender como o esquema da data da Páscoa, temos que saber que esses feriados vêm de tradições muito antigas, do tempo que o calendário atual nem estava na barriga da mamãe.
Na antiguidade, e isso ocorreu em várias culturas espalhadas por aí simultaneamente, a chegada das estações era marcada por dois solstícios e dois equinócios por ano. O solstício de inverno é o dia com a mais longa noite do ano, enquanto o de verão tem o maior período com sol. Nos dois equinócios, a proporção entre noite e dia é praticamente perfeita. A noite e o dia tem exatamente o mesmo período, e isso só acontece duas vezes por ano, e aqui, no hemisfério sul, o equinócio em questão é o que vem no início do outono. Para acompanhar isso, nossos ancestrais construiram uma série de monumentos superelaborados mas que hoje seriam obsoletos.
Quando começou a ser desenvolvida, uma das primeiras descobertas da agricultura foi sobre as melhores épocas para plantar, colher, deixar o solo descansar, etc., portanto, não é de se admirar que essas datas se tornaram "sagradas" para tantos povos diferentes de forma simultânea.
A data da páscoa é calculada em cima do equinócio de março, que no hemisfério sul marca o início do outono. Será o primeiro domingo de lua cheia após o equinócio... Simples, não?
Deve-se tal fato também a associação cristã do calvário de Cristo.
Isso também explica o porque do coelhinho: a páscoa veio do hemisfério norte e como quase todo mundo sabe o coelho é um dos maiores símbolos da fertilidade (por se reproduzir muito, e muito rápido) no caso, da terra, que dá os frutos no outono. Antes do conhecido feriado cristão, a época da páscoa estava ligada diretamente às colheitas e esse estigma prevalece até hoje.
O feriado de Corpus Christi também depende da data da páscoa, e ocorre sempre 60 dias depois da mesma.
Resolvido, então decore e tire onda quando faltar assunto na mesa do bar.

Um comentário:

  1. Na verdade, o domingo de Páscoa é o primeiro domingo após a primeira lua cheia após o equinócio de outono para nós.

    Um abraço e bom carnaval.

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.