quinta-feira, 10 de novembro de 2011

NEM...VEM QUE NÃO TEM.



UM ALERTA.

Como amante da Cidade Maravilhosa e particularmente da Zona Sul, vejo com muita alegria e orgulho a prisão do traficante "Nem", líder do segmento na Rocinha, a maior favela da América Latina. Em poucos dias, Rocinha e Vidigal estarão tomadas pelas UPPs e um sentimento cívico poderá se alastrar por toda a orla da cidade mais linda do mundo. Mas o que é motivo de júbilo, também torna-se motivo de preocupação para as cidades do interior, especialmente as abandonadas pelo Poder Público. Como se sabe, os impérios das drogas tornam-se quase indevassáveis graças as ações comunitárias e sociais que os traficantes realizam em comunidades onde as prefeituras e governos estaduais tornam-se ausentes nos seus serviços básicos. A população, carente e desesperançosa, acaba virando aliada e cúmplice destes marginais que em seus redutos de atuação tornam-se beneméritos e quase heróis, por isso, não basta a ocupação se ele não vier concomitantemente acompanhada de um pacote de projetos sociais urgentes que visem a melhoria imediata da qualidade de vida de seus habitantes. Com o verdadeiro "cerco' que o aparato de segurança pública do estado vem fazendo no Rio de Janeiro, visando oferecer condições de sociabilidade para as realizaçãos dos grandes eventos esportivos programados para a cidade, corremos o risco de vermos esses marginais do tráfico enveredarem-se pelo interior do estado para manterem os seus poderios econômicos e armamentistas. Cidades onde o Poder público torna-se ausente em suas periferias podem tornar-se um alvo fácil para esses parasitas que enfortunam graças às desgraças alheias. Como Barra Mansa é um exemplo contumaz da ausência do Poder Público nas suas comunidades mais carentes, temo que se nada for feito em contraponto, venhamos a nos tornar um celeiro de tráfico, principalmente observando-se a nossa privilegiada posição geográfica. Não pretendo com este raciocínio instalar pânico ou enxergar chifre em cabeça de cavalo, porém é fundamental que tenhamos consciência deste risco futuro para sabermos que nas próximas eleições precisamos prestigiar pessoas que tenham programas sociais contundentes e factíveis encabeçados por quem tenha credibilidade para executá-los.

É um alerta, apenas isso, mas que carece reflexão séria e consequente.

3 comentários:

  1. Júlio,
    não tenha dúvida de que isso possa acontecer em nossa cidade! Entre tantas mentiras que envolvem esse grupo que está no poder há anos, está a questão da segurança, que você inclusive nos vem noticiando, quase que diariamente, sob o título "Manchetes de uma Barra (pesada) Mansa". Enquanto a Guarda Municipal fica voltada quase que exclusivamente para uma ação "caça-níqueis", instituindo multas a dar com pau, nossos bairros periféricos ficam a ver navios.
    O "Gestor de Segurança", cargo criado só para satisfazer o ego do Sr. Mamede, com um salário de Sub-Secretário, fica fazendo reuniões e reuniões, só para que possa difundir seu nome (parece que será candidato a Vereador), mas não desenvolve nenhuma ação estratégica eficiente para reduzir o atual quadro de violência, que só aumenta em nossa cidade. Só na cabeça deles é que esse número cai.
    É preciso seriedade, responsabilidade e também, conhecimento sobre o assunto, mas, sobretudo é preciso amar esta cidade!
    Os sanguessugas que tomam assento no poder municipal há quase 12 anos não se importam com a nossa população, mas, sairão, com certeza, com os bolsos cheios de dinheiro.
    O Rio de Janeiro foi um grande exemplo de que quando o poder público está ausente, a criminalidade estará presente. Não podemos deixar que isso aconteça em Barra Mansa!
    Abs.

    ResponderExcluir
  2. Quem é esse Roberto Lopes que fica fazendo essas acusações infames contra nossa Administração? Temos os melhores índices do Estado na área da Segurança Pública!
    Barra Mansa nunca esteve tão segura!
    Nossos projetos na área social, colocados em prática ao longo dos três mandatos, consolidam uma gestão voltada para a população mais carente de nossa querida cidade. São políticas públicas sérias, desenvolvidas por profissionais altamente gabaritados, como o Mamede, que já demonstrou seu preparo e liderança.

    Uma pessoa sempre do BEM!

    ResponderExcluir
  3. Na Eduardo Junqueira, estamparia já tem um "famoso" NEM que anda até com segurança e ninguém faz nada....virou empresário mora em sampa e só vem no final de semana para trazer e fazer a contabilidade...
    Pergunto: onde está este conselho de segurança?????


    justo

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.