segunda-feira, 14 de novembro de 2011

UM MONTE DE CHUTE PRA TODO LADO.



PITACOS DE UM BOLO...GUEIRO

Faz tempo que não falo sobre futebol, que é uma das minhas paixões, por dois motivos: Primeiro porque o assunto não á a tônica do nosso Blog e segundo porque a paixão da minha paixão, o Mengão, há muito não me inspira confiança. Porém, faltando apenas quatro rodadas para a final do Brasileirão, e na qualidade de torcedor e brasileiro, para deleite do Geraldinho Costa, sinto-me no direito de dar os meus pitacos, e concorde ou discorde quem quiser.

SOBRE O MENGÃO:

1 - Quando Ronaldinho joga para o Flamengo a coisa anda. Quando o Flamengo joga para Ronaldinho, a coisa destoa. O Flamengo é muito maior que Ronaldinho e não entendo o porque que só ele bate escanteio, falta, penalty, é capitão, manda prender, manda soltar, mesmo quando não joga absolutamente nda, como ontem.

2 - Luxemburgo é um cara venal, e tenho plena convicação que os empresários de David, Wellington e Fierro tem conchavos espúreos com ele.

3 - Duvido que a Patrícia Amorim não tenha rabo preso com o Luxa.

4 - Um pouquinho de coerência e decência desse verme (Luxa) valeria a pena. O cara diz que quer poupar os jogadores novatos, escala o Tomás (certamente), e após o Flamengo levar dois gols de pura bobeira (sem nenhuma culpa do rapaz), tira o cara ainda no primeiro tempo imputando-lhe indiretamente responsabilidade pelo fracasso.

5 - Com a mesma incoierência e com o discurso de preservar novatos, Vanderlei barra o Muralha, que fez chover no jogo anterior, e o deixa mofando no banco, quando todos os comentaristas do Brasil percebiam que o que faltava para o Flamengo era um homem de contenção com habilidade par armar jogadas (MURALHA, porra), e coloca em campo os Fierros da vida. Acho que Luxa deu um recado para o empresário do Muralha, tipo, faça como os do David, Fierro, Wellington, etc...).

6 - Notóriamente o problema do Willians é psicológico. Em forma, e com cabeça boa, não vira um craque, mas torna-se fundamental pelo amplo poder de desarme e elevado vigor físico para a função de cabeça-de-área.

7 - Será que ninguém percebeu que o problema dos laterais do Famengo e da falta de espaço para a armação de jogadas é a falta iminente de um centrovante que prenda a marcação? O Flamengo, com esse rascunho de jogador que é o David, fica altamente previsível e marcável, e o rendimento dos laterais e dos homens que vem de trás fica totalmente prejudicado. Façam quantos gols David fizer, continuarei o achando um bonde que não se encaixa no padrão do Flamengo.

8 - Pode até acontecer, mas o Flamengo de Luxa, David, Wellington e cia., não merece o título, e me dói demais falar isso. Se vier a classificação para as Libertadores já é lucro, mas para isso, é fundamental que o time tenha vergonha na cara quinta-feira contra o Figueirense, e que o FDP do Luxemburgo não prejudique o óbvio.

9 - Apesar de tudo, após 34 rodadas de Brasileirão, o Flamengo tem o ataque mais positivo (57 gols), com três a mais que o segundo colocado (Coritiba), sem NENHUM PÊNALTI MARCADO À SEU FAVOR. Repito, não é simplesmente pênalti convertido, mas NENHUM PÊNALTI MARCADO. Desafio, a quem quer que seja, que me aponte na história dos campeonatos nacionais, em todos os tempos e em todos os países, qual time de futebol, de qualquer divisão, conseguiu após 34 rodadas, ter o ataque mais positivo sem NENHUM PÊNALTI MARCADO EM SEU FAVOR. Há algo estranho no ar. Muitíssimo estranho.

10 - Após mais de um ano no comando técnico do Flamengo, Luxembrugo conseguiu a proeza de não ter demonstrado nenuma jogada ensaiada ou estratégia lógica. O Flamengo em campo é um bando desordenado e irracional e fica totalmente órfão de lampejos de habilidade de seus jogadores, quando inspirados.

SOBRE O RESTO:

1 - Podem até dar antecipadamente para Neymar o título de craque do campeonato, e ele merece, mas na minha opinião, até agora, o jogador mais importante do campeonato é DEDÉ, zagueirão do Vasco. Dedé me lembra um dos maiores zagueiros que vi jogar em minha vida, o chileno jogador do Internacional, Dom Elias Ricardo FIGUEROA. Dedé, assim, como ele, esbanja raça, talento, coragem para apoiar e ousadia para arriscar ao gol. Se sua cabeça e seus empresários não atrapalharem, fará história no futebol braileiro.

2 - Dedé e Leandro Castam (Coríntians), seguidos de perto por Emerson (Coritiba), são os melhores zagueiros do campeonato, exceto na opinião do verme Luxemburgo que prefere o Wellington.

3 - Paulinho, do Coríntians, é o melhor médio-volante do ano.

4 - Borges é artilheiro do campeonato e terminará assim. Mas não esperem mais do que isso. Seleção, nem pensar.

5 - O Jogo do ano sem dúvida nenhuma foi SANTOS X FLAMENGO, mas o que ficará na história é o jogo que decidirá o título. Qual será?

6 - A arbitragem brasileira é uma vergonha e só os comentaristas de arbitragens das televisões, por puro corporativismo, não querem enxergar.

7 - O melhor goleiro do Brasil é o Jefferson, do Botafogo, mas não cobrem milagres dele. Jogar com a defesinha que arrumaram para ele é missão hercúlea.

8 - Coríntians e Vasco são os grandes favoritos para o título, mas matematicamente ainda existem 10 equipes com condições para tal. Num campeonato tão equilibrado e improvável, não é bom desprezar a frieza dos números.

9 - Mano Menezes convoca certo, escala certo, fala certo, mas defende uma seleção com os piores dirigentes do mundo e o calendário que lhe arrumaram para trabalhar em nada colabora com seu trabalho. Se tudo der errado, vão trocar o técnico. Eu prefiriria trocar os dirigentes.

10 - Dos dez aspirantes ao título, Fluminense é o time que mais perdeu, o segundo pior saldo de gols, o segundo pior ataque, e tornou-se totalmente dependente do ...DECO. Desculpem-me amigos tricolores, mas assim como nós, vocês também não merecem.


Enfim, previsão nenhuma ainda pode ser feita. Aliás, só arrrisco duas previsões:

1. Se o jogo Cruzeiro x Atlético(MG), na última rodada, decidir alguma coisa em relação a rebaixamento para a série B, o jogo não acaba.

2. Se o Vasco depender de uma vitória sobre o Flamengo na última rodada para ser campeão, adeus. O Mengão apesar de tudo, está há um ano e seis meses sem perder para qualquer time do Rio (35 jogos), e não seria esse o fatídico dia.

2 comentários:

  1. Júlio, uma análise perfeita.

    Alegrou meu feriado.

    Geraldo Costa

    ResponderExcluir
  2. FÁBIO COSTA disse...
    Sr. Julinho, eu não sou perfeito e nem o sr certamente.
    Mas este mal eu não carrego e o sr. ainda pode regenerar-se, pelo menos deste. então... venha pro Vascão!

    FÁBIO COSTA.

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.