terça-feira, 8 de novembro de 2011

O SONO PROFUNDO DE UMA CIDADE.

FRANCO DECLÍNIO.
Saiu mais um ranking nacional de dados da FIRJAN, sobre desenvolvimento municipal. Desta vez o ano analisado foi o de 2009. Mais uma vez Barra Mansa ocupa apenas o sexto lugar na região sul-fluminense, de apenas 14 municípios. Caímos de 0,7859 de 2008 para 0,7484 em 2009. Isso quer dizer que a cidade INVOLIU em 5% em apenas um ano. Estamos atrás de Volta Redonda, Angra dos Reis, Resende, Porto Real e Piraí. E cremos piamente que neses últimos dois anos ainda não avaliados, Paraty e Vassouras nos ultrapassarão. Barra Mansa que já foi a Rosa dos Vergéis do Paraíba, a Princesinha do Vale, a cidade redentora da economia, a cidade sede das alvissareiras obras de instalação da CSN, agora é um resquício de município.

Vejam o desasceleramento econômico avalssalador de nossa cidade: Em 2008 nosso índice de emprego e renda, apesar de baixo e inferior a média estadual, era 0,7400, e em 2009, nosso índice foi de 0,5995. Em apenas um ano, caimos quase 20% no quesito emprego e renda. Tenho medo de ver os índices de 2010 e 2011. Certamente serão vergonhosos. Isso sem considerar que os empregos perdidos para outras cidades são de médio porte, e os poucos criados, são de salários mínimos, o que acentua drasticamente a crise econômica e social de nossa cidade.

Na educação somos apenas o 8º município no ranking entre as 14 cidades. Barra Mansa já foi referência no ensino público.

Que saudade de Barra Mansa. Que saudade de nós mesmos. Quando vamos acordar desse sono interminável graças a maçã envenenada que nos foi concedida pelo mal travestido de "Bem"?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.