quarta-feira, 21 de agosto de 2013

O RANKING DA VERGONHA.

NÃO PODEMOS MAIS ERRAR!
O Índice de Desenvolvimento Humano dos  Municípios (IDH-M), é medido de 10 em 10 anos pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) da ONU. Não há mecanismo mais eficiente para avaliar a qualidade de vida dos cidadãos de um município. O índice tem como premissa três parâmetros: Renda (que reflete a economia da cidade, empregabilidade, mercado, política salarial, etc...); Longevidade (que é o resultado da saúde de um povo, prevenção, atendimento, etc...); e Educação (que avalia frequência, aproveitamento, capacitação,etc...).
Neste índice, apesar de Volta Redonda ser apontada por um determinado jornal de divulgação do governo Neto como um "fenômeno' de qualidade de vida, viu sua 76ª colocação em 1991, cair pra 252º lugar em 2000, e apresentou uma pequena recuperação em 2010, chegando em 220º lugar no ranking nacional, mas deve se observar a perda de importantes 144 posições nos últimos 20 anos comandados por Neto.
Já em Barra Mansa a situação é assustadora. Em 1991, no terceiro ano de nosso governo com Ismael de Souza, estávamos em 431º lugar no ranking nacional. Em 2000, após governos de Luiz Amaral e Inês Pandeló, caímos para um vergonhosa 777ª posição. Já em 2010, após governos de Roosevelt e Zé Renato, conseguimos despencar ainda mais, atingindo somente a 1052ª posição no ranking nacional.
Contra números não existem argumentos e fica translúcida a incapacidade gerencial e administrativa de nossos últimos governantes municipais. Em Barra Mansa, hoje, se vive 12% a menos que a média nacional. Isso é crime!
Não se trata de rixa, ódio, revanchismo nem nada que o valha. Nossa repulsa é pela forma omissa e irresponsável que trataram a antiga "Rosa dos Vergéis do Paraíba", a acolhedora e aprazível Barra Mansa, cidade que aprendi a amar desde que ela me adotou e por quem luto tal como se fosse minha família.
Meu apoio incondicional ao governo Jonas Marins é mais do que um manifesto de solidariedade, transformando-se de fato numa calorosa e veemente torcida, pois não podemos mais errar. Espero que nosso prefeito não abra mão de seus ideais e compromissos nem se deixe levar por influências nocivas, egoístas e incapacitadas que infelizmente existem em todos os ambientes de trabalho e na maioria das equipes administrativas.
Acima da amizades pessoais, irmandades, fidelidades ou constrangimentos, todos aqueles que não se mostrarem capacitados ou lídimos em seus postos de governos, devem ser substituídos, pois o que está em jogo é o destino de um povo que há 20 anos vê a sua cidade sucumbir e que precisa de um governo dinâmico, criativo, eficaz e comprometido com a moralidade pública.
Estamos correndo contra o tempo e nessa maratona não poderão haver mais obstáculos. Não se trata só de perda de qualidade de vida, mas acima de tudo, perda de tempo de vida.
Deus seja por nós.

5 comentários:

  1. Tú, ainda achas que Jonas vai melhorar isto ahahahahahahahahahahahahahahahahahaahahha

    ResponderExcluir
  2. Julinho: já que você falou deste assunto recente e tão importante para a cidade, saiba que os Postos de Saúde estão sem médicos, há mais de 20 dias, principalmente o da Siderlândia. Onde atende muitas famílias.
    A Escola da Vila Independência está caindo, não tem como trabalhar, falta tudo. Vi no face de um professor amigo. Com foto e tudo, muita reclamação de alunos e pais.

    ResponderExcluir
  3. Acho que antes de se analisar somente os resultados destas pesquisas, é necessario se saber se essa pesquisa ou qualquer outra que se faça nesse sentido, é feita da mesma forma e avaliando da mesma forma nesse periodo de 10 ou 20 anos... provavelmente foram feitas mudanças e ajustes e com isso o resultado não pode ser comparado.
    Outra coisa é se saber como e onde foram pesquisados esses dados, se foram pesquisadores que vieram aqui em nossa cidade ou foram informações de relatorios recebidos em um escritório de Brasília.
    Eu não acho que se viva melhor ou pior que a 20 anos em Barra Mansa, acho que a cidade continua abandonada e esquecida pelo resto do Brasil e pelos próprios governantes antigos e atuais.
    E acredito que a tendencia é cada vez mais a cidade se tornar um lugar pior para se viver e trabalhar, basta ver as atitudes do governo anterior e principalmente do atual.
    Nâo sei como se vive em todas as cidades do Brasil, mas conheço todas as cidades de nossa região, seria interessante você colocar aqui a posição de todas as cidade do sul fluminense para avaliarmos se estamos realmente melhor ou pior que as outras.
    Sobre Volta Redonda, eu acredito que tenha uma estrutura bem melhor que qualquer outra cidade aqui da região, talvez ela não tenha caido no ranking, mas sim outras cidades tenham melhorado muito mais que ela.

    ResponderExcluir
  4. Enquanto o povo e politicos nao unirem em prol do bem comum, nossa cidade nao prosperara. E preciso acabar com as vaidades politicas, com o revanchismo. Vivemos em uma cidade comandada por pessoas sem amor ao municipio e muito menos pelo seu povo. Muitos querendo viver as custas da prefeitura. Todos querendo se dar bem.

    ResponderExcluir
  5. Vc só esqueceu de dizer que o IDH de 1991 refletiu a situação econômica e social dos anos 80, onde a economia do país era concentrada em poucas cidades, havia muito menos empresas do que há hoje. Isso mostra que o Brasil como um todo avançou, não se isolou em "ilhas de desenvolvimento"...

    Esqueceu que Neto só assumiu VR em 97, quase no final da década de 90, tendo avançado desde então, sob sua "ditadura", muito mais do que Barra Mansa e seus múltiplos prefeitos, com o IDH de 2010 ilustrando tal fato... Barra Mansa não está em boa colocação nem quando se considera apenas a nossa região, onde VR e Resende são as molas propulsoras do desenvolvimento...

    Lembro que até fins dos anos 80, BM e VR eram cidades iguaizinhas, mas hoje há uma diferença brutal entre elas, tanto nos indicadores quanto pode-se constatar a olho nu...


    Al Fatah Onofre - emir cicutiano

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.