quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

VERDADES DOLOROSAS.

QUAL O PESO ELEITORAL DO FUNCIONALISMO PÚBLICO?
Muitos companheiros funcionários públicos de Barra Mansa, alguns deles totalmente engajados em uma candidatura que a princípio parecia auspiciosa, mas depara-se com problemas técnicos, questionam nosso suposto apoio ao Dr. Paulo Cosenza e tentam rechaçar qualquer raciocínio que não remeta a eleição de Jonas Marins.
Mais uma vez, incansante e cansativa, repito que dentro os nomes de pré-candidatos apresentados no momento, em igualdade de condições, realmente daria meu voto para o Paulo, mas ele mesmo sabe que isso só acontecerá caso ele convença o eleitorado e a sociedade de sua real densidade eleitoral e viabilidade de vitória, caso contrário, meu humilde voto será dedicado a aquele que convencer o povo de Barra Mansa de que é o melhor caminho para a mudança adminsitrativa que a cidade tanto almeja e precisa. E temos outros bons nomes para fazê-lo caso ele não se suceda bem nessa empreitada. O resto é dorzinha de cotovelo mal resolvida.
Não tenho culpa se meu amigo Jonas foi infeliz em anunciar uma aliança com o PT, mal estigmatizado nas bases de Jonas, ou com Rutinha, má avaliada dentro do magistério pelo fraco desempenho da irmã à frente da secretaria de Educação. Aliás, além de não ter culpa, avisei a ele próprio do risco e está dando no que vemos.
Mas o objetivo desta postagem não é ficar retundante nesse assunto, mas sim questionar o peso eleitoral do funcionalismo público em Barra Mansa.
Em um comentário, um funcionário público afirmou que Paulo não tem chances porque o funcionalismo público não votaria nele em hipótese alguma. Há controvérsias quanto a isso, pois vários já simpatizaram com a idéia, mas também não é o nosso foco no momento. Queremos apenas avaliar qual o real peso dos nossos colegas funcionários públicos no pleito.
Ora, ora, ora, se após doze anos sem aumento, sendo tratados sem o menor respeito ou condições dignas de trabalho, nossos valorosos companheiros não se rebelam e se omitem, que força teriam no pleito?
Qual foi a eleição de Barra Mansa que o funcionalismo decidiu? Nenhuma. Nem para vereador percebemos êxito. Relembramos o caso "Pitombeira", vereador que após 23 anos de mandato parlamentar abraçou a causa do funcionalismo público, e o que recebeu pela primeira vez na vida? Uma flagorosa derrota, precedida de outras consecutivas, que hoje o levaram a morar taciturno no interior do Ceará. Qual foi o vereador eleito pelo funcionalismo? Zé Abel? Claro que não. Zé é líder "inconteste" na Região Leste e se dependesse do funcionalismo, morreria na míngua. Ademir Melo? Também não. Embora na sua primeira eleição para a CMBM ele tenha conquistado uma boa soma de votos no SAAE, se não fossem seus redutos, também não lograria êxito. Me lembro de um presidente do sindicato funcional que lançou-se a vereador, o Campanelli. Teve apenas 12 votos.
Então vamos inverter o foco das perguntas? O funcionalismo já derrubou algum político? Também não. Apesar de Inês ter forte resistência no segmento, ela se elege com tranquilidade para a ALERJ, e só não consegue reassumir o executivo muito mais graças ao aumento de IPTU implantado na sua gestão, modelado por um secretário de fazenda de fora, recomendado pelo Zé Dirceu, que carregava no currículo o cargo ex-secretário de fazenda da Angela Guadagnin em São José dos Campos (Aquela da dancinha no Congresso, em êxtase por ajudar a livrar a cara de mais um mensaleiro na CPI). Não precisa dizer mais nada, né? Não foram as demissões na FEBAM nem os cortes promovidos por Inês nas vantagens funcionais que a tiraram do páreo na corrida pelo executivo, mas uma política fiscal inócua, onde só se ganhou o desgaste político não revertido em rendas, pois a carga contribuitiva do cidadão barramansense não suportou a demanda tarifária e os cofres permaneceram combalidos.
Fato é que o funcionário público não é um bom cabo eleitoral.
Fato é que os funcionários públicos, via de regra, não conseguem promover uma união em torno da coletividade, e na reta final do pleito, se dividem almejando interesses pessoais que podem ser sonhados ou pleiteados com a vitória desse ou daquele candidato.
Fato é que o funcionário público não é bem visto na comunidade onde reside, pois nas costas deles, pelos vizinhos e conviventes comuns, são considerados "marajás" ou pouco trabalhadores, pois a natureza humana faculta o sentimento de inveja e depreciação das conquistas alheias.
Tenho dentro do funcionalismo, boa parte de nossos leitores deste Blog e vários deles são considerados como grande amigos por este blogueiro, mas não sou demagogo, hipócrita, ou candidato à nada para não reconhecer que a mobilização do funcionalismo na sociedade política é praticamente nula. Repito: Meus companheiros sequer conseguem se mobilizar para defender os seus próprios interesses, como defenderão o de terceiros? Professores que aceitam trabalhar em condições sub-humanas sendo alvos de chacotas e desrespeitos contumazes, não tem força para eleger ou derrubar ninguém na seara política.
E tal fenômeno não acontece somente em Barra Mansa. Na própria cidade vizinha, a próspera Volta Redonda, o prefeito Neto, mesmo realizando a promessa eleitoral de oferecer o piso mínimo de R$1.000,00 mensais, ainda desfruta de grandes índices de rejeição dentro do funcionaismo, que é muito mais numeroso que em Barra Mansa, mas mesmo assim, vence todas as eleições que disputa com ampla folga de vantagem.
Infelizmente, caros amigos funcionários públicos, vou escrever o que falei para uma filha minha há dias atrás: Se a gente não se amar, em quem poderemos inspirar amor? Se a gente não se valorizar, como podemos requerer respeito dos outros?
Creio que muitos companheiros ficarão magoados comigo pelas palavras escritas neste texto, mas também creio que o verdadeiro amigo é aquele que nos fala a verdade e não somente o que pretendemos ouvir.

16 comentários:

  1. Excelente julio, realmente Funcionário não elegem...atraplham, veja o caso do ademir, poderia ser Prefeito hoje porém a maioria de professores votaram no zé ré e viu no que deu. Talves hoje o zé ré não vai repetir a votação, até porque do diretor ao servente passando pelos professores, TODOS chegaram a conclusão que o zé ré é contra Professor, aluno, diretor, Escola, profissionais de Barra mansa..é um vendilhão da educação.

    Denise

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Julinho

    eu acho que suas enquetes são de auto questionamento e de alguma maneira estão fazendo algumas pessoas e ate mesmo partidos mudarem de pensamentos politiqueiros, digo isto por que estou navegando pela internet a algum tempo acompanhando o impacto ocasionados pelas suas noticias e enquetes em outros sites e Blogs de Barra Mansa e pude ver que muitas opiniões mudarão o contexto está mudando todos querem mais informações um site que me chamou a atenção na semana passada foi o do partido Verde de Barra mansa onde o mesmo fez uma enquete também para servis de base para que deve ser o apoio do partido. Para bens Julinho este é um dos inúmeros paradigmas que seu blog está fazendo a população quebrar. Só uma idéia viu que tal vc criar uma enquete com nomes de prováveis vices-prefeitos para apimentar mais ok...

    ATT: Júnior

    ResponderExcluir
  3. Sua análise é perfeita, e só faltou dizr que os servidores, de modo geral, são covardes e traidores.
    Sim! Covardes porque nunca assumem uma candidatura, com medo de represárias, com medo de perder boquinhas efêmeras, que aumentam, pontualmente, seus vencimentos, e traidores porque são incapazes de reconhecer nos amigos políticos a liderança capaz de levá-los a um estado de dignidade no trabalho e com salários descentes.
    Voc~e citou um bom exemplo, PITOMBEIRA, mas esqueceu-se de outros, tais como o LUCINAO PAIVA, o ALAN CARLOS, e prefeitos como MARCELLO e LUIZ AMARAL, que tudo fizeram pelo funcionalismo, e receberam em troca a traição, principalmente dos professores, categoria a qual pertenço, e que vejo a cada dia ser vilipendiada pelos políticos e autoridades, cuja culpa é atribuída a nós mesmos, pela falta de coragem e medo de assumir posições em favor de quem nos defende.
    O funcionário público é mal visto porque finge que trabalha, enquanto o governo finge que nos paga, e quem acaba pagando (o pato) é o povo que recebe péssimos serviços de educação, saude, esporte e tudo o mais que depende do poder público.
    Tomara que o novo prefeito seja eleito sem o voto do funcionário, pois assim ele tera muito mais condições de tomar as medidas que vão bveneficiar os que realmente trabalham e nunca os que ficam puxando o saco e são sempre a cereja do bolo.
    Até agora, estou votando no Juiz Paulo Consenza.

    PROFESSOR SAMPAIO

    ResponderExcluir
  4. SÓ HA UMA PALAVRA PRA VC E PARA SUAS ENQUETES E FRASES DE "D"EFEITO: RIDÍCULAS!
    Sabe quando o Paulo Cosenza terá mais de 5.000 votos nesta eleição, NUNCA! Sabe quando ele ganhara do Prefeito José Rentao, NUNCA!
    Enquanto vc fica perdendo seu tempo com seu blog, o nosso Grande Prefeito vem realizando a maior e melhor administração já vista nesta cidade!

    CM

    ResponderExcluir
  5. Esse tal professor Sampaio deve voltar para escola, mas não para ser professor, para estudar Português, pois escreve tudo errado e não me venha com represálias seu muar.

    ResponderExcluir
  6. Julinho, bom dia meu filho...


    Estou muito entusiasmada com o seu blog, porque é muito bom saber o que acontece verdadeiramente em Barra Mansa.

    É triste ler os jornais e ouvir as entrevistas de nosso prefeito e, depois quando estamos na cidade, verificar que nada acontece e nem é o que os jornais noticiaram.

    Fiquei passada quando vi as calçadas destruídas. quanta incompetência ! Será que prefeitura não tem um fiscal de obras, ou um engenheiro para acompanhar? Afinal não se joga no lixo R$ 1 milhão.

    Quem vai pagar esta conta?

    Mas não é só isto, pois vejos que as obras estão totalmente paradas ou andando como o Rio Paraíba, mansamente, quase parando.

    Espero que o novo mandatário do município seja mais altivo, trabalhador e competente, pois o José Renato, bom moço, não tem aptidão para as lides de administração e a rapidez nas decisões que o executivo exige.

    Ainda não decidi meu voto, mas hoje começo a pensar que o Dr. Paulo é um excelente candidato, caso se realize sua candidatura.

    Boa semana para você e seus milhares de leitores.

    MDL

    ResponderExcluir
  7. CM disse:

    "...o nosso Grande Prefeito vem realizando a maior e melhor administração já vista nesta cidade!"

    Troque "Prefeito" por "Presidente" e "nesta cidade" por "neste país" e vai ficar parecendo até discurso da agência de notícias da Coréia do Norte, hahahaha:

    "...o nosso Grande Presidente vem realizando a maior e melhor administração já vista neste país!"

    Ei, CM, Barra Mansa já cansou do "Kim Pachá-Il" e ainda mais do "Kim Jong-Zé".

    Senhor P
    Cotiara Pede Socorro

    ResponderExcluir
  8. Barra Mansa é uma pobre cidade, sempre carente de bons políticos, com abundância de politiqueiros, basta uma olhada ao passado recente; tivemos algum destaque? Se olharmos em volta podemos perceber o progresso pujante das vizinhas e agora considero que chegamos ao fundo do poço, talvez seja nossa esperança, renascer das cinzas, sim das cinzas, pois considerando os pré candidatos, qualquer que seja será o fim da cidade. O que mais me raivoso faz é assistir os apoios a esse ou aquele, como as hienas aguardando a hora de se fartarem dos restos da caça de animais, sim isto é o que considero, nesse triste comentário.

    ResponderExcluir
  9. funcionário da antiga2 de fevereiro de 2012 às 11:35

    Julio, sou Funcionário Público na área da Educação ha mais de 30 anos, porém pode ter certeza o funcionário não é traidor finge de morto,para fazer sabe o que com o coveiro. Nessas eleições haverá uma grande surpresa os funcionários estão conversando mais, estão se reunindo mais, estão mais unidos, estão processando mais, porque estão vendo que para eles do bem, tudo pode, para nós tudo NÃO pode. Estão perplexo com a incorporação dos subsídios.Júlio essa história da incorporação do subsídio, é tão ilegal, que qualquer vereador hoje que seja funcionário, poderia também solcitar a incorporação.Já pensou nisso?

    ResponderExcluir
  10. ESTE CM COMEU COCÔ QUANDO ERA CRIANÇA.

    ResponderExcluir
  11. Lamentavelmente, Barra Mansa vive uma crise provocada pelos Prefeitos,que estiveram a frente da cidade nos ultimos 40 anos... Feres Nader e luis Amaral fizeram opçao pelo desmando administrativo , beirando a irresponsabilidade ... Foi o periodo das incorporaçoes irresponsaveis... ocupaçoes criminosas etc ... A Ines Pandelo teve oportunidaden e se perdeu...Roosevelt foi uma esperança ... Porem para se reeleger, teve que fazer acordo com o atraso Politico da cidade , que e ate hoje e representado por Ademir Melo e Ricardo Maciel...O grupo do atraso, hoje quer impor as candidaturas do JUIZ Paulo Consensa ou Claudio Manes , usando esse Blog como instrumento... Quando vejo os candidatos colocados nessa pesquisa , claramente manipulada , Mesmo nao tendo nenhum valor ,da vontade de mudar da nossa querida cidade...

    ResponderExcluir
  12. Epa ! Epa !
    Deixa o Cláudio Manes fora do apio mencionado.
    Há doze anos, o discurso através de entrevistas nos jornais da cidade e revirão, já seguia as mesmas linhas de seletividade.
    Cláudio Manes é independente e não se do prometeria.
    Leandro A.

    ResponderExcluir
  13. Não concordo que a cidade esta atrasada por causa dos 40 anos atrás. Este discurso ultrapassado foi criado por Inês 400% Pandeló e deu no que vimos.

    A culpa pelo retrocesso da cidade é da famigerada turma do bem, isto mesmo , dos bem fdp que governam esta cidade como se fosse o quintal de suas casas, f... os funcionários e mal f... como se fossem suas "patroas" acostumadas a qualquer coisa.

    Estão enganados! Barra Mansa esta no limbo por causa do Zé Renato e seu antecessor.

    ELIETE

    ResponderExcluir
  14. FÁBIO COSTA disse...

    No meus 73 anos já vi de quase tudo. Mas nunca vi a quantidade de tontos que hoje tem na prefeitura.
    Tem um ditado popular que diz que quando a cabeça não pensa o corpo padece. Assim a culpa de nosso sofrimento é do cabeça, que hoje responde pelo nome de José Renato, que nem calçada com dinheiro federal consegue fazer.
    É o cúmulo, além de trapalhão ainda gasta mal o dinheiro que vem para a cidade.

    FÁBIO COSTA.

    ResponderExcluir
  15. Oi Julinho...

    Os funcionários estão se vingando. Apesar da ordem para todos acessarem o seu blog e votarem no Zé Renato, como as diretoras puxassacos estavam de férias e os computadores das escolas parados, o Dr. Paulo venceu a enquete.
    Carlos Magno, Rogério e Marinho estão furiosos com os funcionários do CAMPLA que votaram a favor do Juiz.
    Tá todo mundo rindo.

    MALUQINHA DO TERCEIRO ANDAR.

    ResponderExcluir
  16. O Juiz político Dr Paulo deveria terminar a carreira de uma maneira mais nobre a magistratura. E não em um blog vulgar como este. Mas o Dr Paulo e você são muito parecidos. Basta ver a produtividade pública de cada qual em seu setor de trabalho. Duvidamos na candidatura dele assim como na sua capacidade de emplacar um candidato a vencer uma associação de moradores.
    Eleição para prefeito não é para presidente de Câmara onde manipula-se com meia dúzia de eleitores bebê.

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.