sexta-feira, 6 de julho de 2012

NATURAL DE BARRA MANSA (3).

JULIANO DINIZ DE OLIVEIRA.
Aos 28 anos, o barramansense Juliano Diniz de Oliveira é Consultor Internacional da ONU (Organização das Nações Unidas). Há dois anos trabalhando na organização, o Mestre em Relações Internacionais formado pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) atualmente coordena projetos da ONU-Habitat. O programa tem como principal objetivo ajudar aos mais pobres em áreas urbanas, transformando as cidades em lugares mais seguros, saudáveis e verdes. Ele trabalha na divisão de Economia Urbana, e os projetos que coordena têm como público alvo pessoas entre 15 e 32 anos. A organização é dividida em vários setores, mas, em geral, o objetivo é promover cidades mais seguras e sustentáveis.
Juliano sempre foi um interessado por história e geografia e gostava das classes em que falava-se das guerras mundiais, história dos países, geopolítica e temas relacionados. Era nítido desde cedo que seu interesse era a área de ciências humanas. Ao terminar o Ensino Médio procurou um curso interdisciplinar capaz de oferecer ferramentas para entender o mundo. Como estudou idiomas desde muito cedo (inglês e espanhol), aos 18 anos já falava as duas línguas e isso lhe ajudou bastante a ingressar no curso de Relações Internacionais na PUC-Rio, em 2003 .
Durante o curso sempre teve interesse pela diplomacia e pelo mundo das organizações internacionais, e a partir disso surgiu a oportunidade de um intercâmbio na Universidad Católica do Chile, em Santiago. No Chile estudou espanhol e cultura hispânica, e logo fez um semestre do seu curso nos EUA, na Universidade de Miami. Ao se formar conseguiu um emprego na IBM, no setor de finanças internacionais .
Mas para alcançar o sonho de infância, Juliano teria que ter um mestrado, um requisito para ser estagiário nas grandes organizações internacionais, como ONU, OMC, Banco Mundial, FMI e OEA, entre outras.
Em 2008 ganhou da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação, uma bolsa de estudos para o mestrado, a fim de cobrir seus gastos durantes os dois anos.
Já em 2010, pouco antes de terminar o mestrado, Juliano conseguiu entrar no programa de estágio na sede da ONU, em Nova York. Ele trabalhou no Department of Political Affairs (divisão da África) durante quatro meses, e logo após foi contratado como Consultor Internacional pela ONU-Habitat, onde está até hoje. Quando não está em aulas em Genebra, trabalha no Rio de Janeiro, onde é o escritório regional para América Latina e Caribe do ONU-Habitat, cuja sede principal é em Nairobi, no Quênia. Assim, vem bastante a Barra Mansa quando está no Brasil, pois sua família ainda mora na cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.