quinta-feira, 16 de maio de 2013

NOSSO BLOG DE NOVO, NA BOCA DO POVO.

A pedido dos amigos do jornal BOCA DO POVO, a edição de amanhã, na coluna BLOG DA VEZ, será concebida por este blogueiro. Para nossos leitores, em primeira mão, a nossa matéria.

UMA DROGA DE GOVERNO.
Júlio César Fialho Esteves*
Sexta-feira passada, dia 10 de maio, foi realizada uma audiência pública no Ilha Clube, em Barra Mansa, reunindo alguns dos maiores representantes da segurança pública do Estado do Rio de Janeiro e autoridades locais. Tive o prazer de fazer a abertura cerimonial do evento. O encontro pretendia debater a segurança em todos os 12 municípios do sul fluminense. Enquanto o novo prefeito de Barra Mansa, Jonas Marins, se fez presente junto de seu “staff” e atuou enfaticamente na solicitação de reforço no contingente das corporações no município, o prefeito de Volta Redonda, Antônio Francisco Neto, desdenhou da audiência e sequer enviou representante. Deve presumir que a cidade não tem problemas de segurança em contraponto com o que lemos assustadoramente todos os dias nos jornais e sites da região.
A meu ver, a violência no sul fluminense atualmente tem cinco agravantes: a localização geográfica, que facilita estrategicamente rotas de tráfico; o esvaziamento dos quartéis e delegacias do interior para fortalecimento das UPPs na capital, em face da expectativa de realização de grandes eventos, como a Copa das Confederações, O Encontro da Juventude com Cristo, A Copa do Mundo e as Olimpíadas; a fuga da bandidagem das favelas ocupadas pelas Unidades Pacificadoras na capital para outros pontos mais seguros para a prática da criminalidade; a falta de um Poder Público atuante na vida das comunidades, que se tornam presas fáceis para traficantes bem estruturados e que cobrem o papel do Estado nas funções sociais de obrigação dos governos municipais; e o desemprego gerado pela falta de investimentos da iniciativa privada nos municípios.
Jonas Marins, em Barra Mansa, herdou um quadro caótico de seu antecessor, mas pessoalmente detectou o problema e não tem poupado esforços para coibir a ação da marginalidade. A seu favor, ainda conta com a atuação intrépida do delegado de polícia civil local, que tem se notabilizado pela eficiência, coragem e dinamismo.
Neto, por sua vez, ao invés de tentar agregar investimentos e estimular a produção, fica sistematicamente alimentando picuinhas contra o maior empregador da cidade, a CSN, por revanchismos políticos de baixo alcance. Gastou milhões do erário para hipoteticamente municiar a cidade de um sistema de segurança, que na prática mostrou-se débil e que só tem servido para autuar motoristas supostamente embriagados.
Ao seu lado ou em baixo de seu nariz, traficantes se estabelecem nas comunidades carentes e abandonadas construindo e edificando verdadeiros quartéis de distribuição de drogas e receptação de furtos. O descaso dele em relação à Audiência Pública da ALERJ, que contou com a presença do presidente e do membro efetivo da Comissão de Segurança Pública e Assuntos de Polícia do parlamento estadual, deputados Iranildo Campos e Flávio Bolsonaro, respectivamente, comprovam que Neto não tem apreço pelo problema e prefere ficar em programas de rádio vendendo ilusões de uma cidade que não acontece como ele propaga e não se prepara para o drama social que a região assiste, teme e sofre.
A omissão de Neto nos dá o direito de supor que os acordos desesperados que ele fez para se manter a frente do Poder Executivo Municipal no segundo turno das eleições de 2012, possam estar impedindo ações de repreensão contra certos grupos suspeitos que lhe apoiaram ou lhe deram sustentação. Estranho é que na campanha política eleitoral sua estratégia final foi covardemente imputar esse iminente risco na hipótese da eleição de seu adversário, mas na realidade, é ele próprio quem se demonstra absolutamente passivo no combate ao crime. É uma pena que o povo de Volta Redonda, não em sua maioria, mas num contingente suficiente, tenha caído em tão patética engabelação.
Mesmo que essa suspeita não se comprove, fato é que Neto, hoje, prepotente, presunçoso e preguiçoso, parou no tempo, mas VOLTA REDONDA NÃO PODE PARAR. Neto como prefeito já foi um craque. Hoje, infelizmente, entorpecido pelo poder na cidade do crack, seu governo é uma droga.
*Júlio César Fialho Esteves é Controlador Geral da Câmara Municipal de Barra Mansa e titular do BLOG DO JULINHO (www.julinhoesteves.blogspot.com)

8 comentários:

  1. pq nao se faz uma parceria de segurança publica com as empresas de BM:

    EXEMPLO: SAINT-GOBAIN, VOTORANTIM, BOM GOSTO e O CDL.

    coloca 5 cabines em pontos estratégicos, foras as que ja existem.

    coloca na BARBARÁ (HABIBS) ANO BOM (BOCA DA PONTE), MONTE CRISTO (TREVO) BOCAINHA (TREVO)E COLONIA (VILLAGE PRIMAVERA).

    o Estado entra com a PM, o Municipio com 1 viatura para cada posto, e as empresas constroem a cabine.

    ResponderExcluir
  2. Julinho,todos sabemos que o Jonas herdou um quadro caótico ,mas acabar com o rotativo foi promessa de campanha,melhorar a saude tb foi,porém a saude de BM continua sucateada,cade a volta do antigo rotativo que geraria empregos,cade a mudança no transporte publico,Jonas pode até ter vontade de fazer política diferente,mas os compromissos pre eleitorais e o toma lá da cá não lhe permitem,portanto Julinho para de falar no Neto e na administração anterior de BM,nós somos de BM e a outra administração é passado,mas tb nem tanto,pois ta cheio de cargo comissionado do outro governo que continua neste.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, o Transporte Público está péssimo. A Saúde do mesmo jeito, tenta marcar um médico nos Postos até chegar na fila para operar (olhos - miopia e outras) é uma enrolação, a própria funcionaria disse que a fila é de 500 pacientes por Postos sendo de várias cirurgias.
      Você esqueceu a Educação que é muito cobrada por todos. Mas nenhuma valorização para os professores, assim como, Médicos não trabalham por R$30,00 por consulta.
      Ah, façam uma visita na Sta. Casa, enfermaria do SUS - SMS, vaga pra CTI só pedindo a algum Vereador.
      A Segurança também está falha nos Bairros de Vila Maria e Vista Alegre.

      Excluir
    2. tô querendo operar de fimose, fui na santa casa e mandaram eu ir a um alfaiate dar bainha na benga...

      Excluir
  3. Com o atual secretário de ordem pública Barra mansa não vai resover nada na area de segurança, ao contrário a bagunça demonstra que o intere$$e maior é o acerto finaceiro com os atores envolvidos no processo.

    essa é a pura verdade!


    Adamastor do Santa Maria II

    ResponderExcluir
  4. O antigo da Ordem Pública desviou $$$$ para seus projetos:Música nas Escolas e outros Projetos e todos ficaram quietinhos. Também gostava MUITO DE $$$$$$$$$ e o atual ainda não houve denúncias contra ele.
    Vamos aguardar. O Sul Fluminense todo está carente de Segurança. Vide Barra do Piraí, caso recente na mídia.
    Precisamos de um Projeto de Prevenção. Começando na Famílias, Comunidades, Escolas, Igrejas até em Faculdades. Enquanto não tiver uma Ação Coletiva fica mais difícil corrigir o êrro que vem da base, da nossa Sociedade.(Mas nada Justifica a situação atual)
    Com famílias mais esclarecidas e com Trabalho para os jovens e dignidade, para viver. Cobrar mais da Sec. Assistência Social e SMS e Sec. Desenvolvimento Municipal.
    Morador da Vila Ursulino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O PROJETO CITADO ACIMA FOI CRIADO COM VERBA DO FUNDEB DESTINADO TAMBÉM AOS PROFESSORES QUE ATÉ HOJE NÃO VIRAM NEM A COR DO DINHEIRO. E ORQUESTRA SINFONICA MUNICIPAL.
      INCLUSIVE TEM PROFESSOR E INSTRUTOR, GANHANDO MAIS DE 3.000,00. PARA TRABALHAR 2 OU 3 DIAS NA SEMANA.
      NAO QUE SEJA CONTRA ESSES PROJETOS. DESDE QUE TENHAM SUAS VERBAS PRÓPRIAS QUE SERIA DA CULTURA, E QUE FOSSE REPASSADO TAMBÉM AOS PROFESSORES O FUNDEB.
      PROFESSORA QUE RECEBE MENOS $$$$$$$ QUE TODOS CITADO$ ACIMA.
      E NAO TEM $EU TRABALHO VALORIZADO. CIEP DA VILA MARIA.
      O JONAS E A LUSIA VIU NOSSO TRABALHO POIS ESTEVE LÁ.

      Excluir
  5. Caro Julinho,
    Não adianta ficar reclamando do governo anterior, tem que trabalhar e mostrar a que veio. Buscar recursos para o município, cuidar da saúde que até o momento está do mesmo jeito, educação nem se fala até hoje está faltando professores de várias matérias na escola do meu filho o que fiquei sabendo nos bastidores é de que só contratam professores e profissionais da educação se tiver algum vínculo com a Secretária de Educação. Então atual admnistração abrem o olho o povo não é bobo e falaram também, pessoas que trabalham na prefeitura que é bem capaz do Jonas ser pior que o Zé Renato pois só está pensando em seus próprios interesses. Fica a dica e se puder responder meus questionamentos ficarei grata pois se faz parte do governo deve sabe que o que falo não é invenção da minha cabeça.
    No aguardo
    Márcia

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.