segunda-feira, 26 de julho de 2010

FIM DA FITA-BANANA.

BLOGUEIRO BOM NÃO TEM AMIGOS...
Amigos (e já começamos a postagem com uma clara contradição), diz o Artur Xexéo, colunista de O GLOBO, quando uma assunto provoca muita polêmica, que a história virou uma fita-banana. E esta história do Rodrigo já virou uma “fita-banana”. Mas toda “fita-banana” que se preza precisa de um fim.
E pretendo fazer isso com esta última postagem sobre o assunto.
Na postagem anterior recebi alguns comentários que reproduzo nesta:

Anônimo disse...
Julinho
Você é um cara tão inteligente que as vezes parece que sua cabeça está "dando pau", você está fazendo de tudo para se tornar inimigo de uma pessoa que gosta de você, que fala bem de você, e olha que ele é um dos poucos.
Faça uma reflexão e avalie se existe nexo causal entre ações e consequencia nos seus atos. Vale a pena perder um amigo? Amigo é uma coisa tão rara...
Um abraço e um beijo de uma pessoa que gosta de você e dele
E respondi da seguinte forma:
Qualquer pessoa que queira manipular nosso blog, contará sempre com nossa represália, seja amigo ou não.
Eu publico até o pessoal descendo o cacete em mim, portanto não posso permitir que nosso blog seja usado para manipulação de mensagens favoráveis para terceiros sem que haja mérito real ou autenticidade.
Mas creia, caro anônimo, não são tão poucas pessoas assim que falam bem deste humilde blogueiro. Pelo menos entre as que me interessam de fato, meu crédito está bom, e olhe que não faço nada para isso pois não bajulo, não puxo-saco e não tenho a menor vocação para a prática da mentira. São conceitos que levam via de regra à polêmica e a uma imagem negativa, mas eu convivo com isso e prefiro ser assim. É uma opção tomada há muito, e às vésperas de me tornar avô, não haveria de mudar.
Sou feliz assim, sendo autêntico. Erro e muito, e as vezes me excedo, reconheço, mas sei definir os limites entre a amizade e a bajulação. Quem quiser comprar o pacote assim mesmo, é bem vindo, e quem não quiser, não abala nem faz falta.
A verdade acima de tudo é minha forma de viver. Prefiro assim. É um caminho árduo mas permite um sono tranquilo e durmo muito bem, e optei por continuar assim até o sono eterno.
Mas aceito de bom grado o abraço e o beijo e o retribuo com carinho.

O parceiro blogueiro Johnes Hebert também adentrou na história e deixou o seguinte comentário:
Irmão como ja disse em outros tópicos aqui em seu blog tenho nada haver com isso,desta pequena situação só cho desfavorável para ambos.Afinal os dois tem credibilidade,e o "Ficha Suja" nun tem,tanto não tem que tem pesquisas feitas aqui em seu blog que comprovam isso,mas uma pequena situaçao como esta o Filho da ...da...mãe do Roosevelt que vai ficar rindo de vocês,po unem e mete o "pau na oposição" mesquinha...Se puder me ajudar em meu blog ja comecei...
Bem sou leitor de seu blog como do Rodrigo,Leandro Manes e todos os outros que tenho relacionado em meu blog,acho que poderiam dar uma trégua nisso...Minha opinião,sei lá,tanta coisas mais importante por exemplo a situação do porte de armas para guardas municipais em BM,candidato prometendo coisas que nem quando era prefeito falava-se nisso...Mas é só uma sugestão!!!
Abraços

A sempre simpática Maria Tereza também se manifestou, assim:
Lamento q vcs estejam se desentendendo. Espero q façam uma boa avaliação do q está acontecendo e reflitam sobre o valor da amizade.
Não dêem motivos para a turma do BEM comemorar.O que q é isso gente? Nós precisamos é unir forças e não nos dividirmos dando motivos para o BEM se vangloriar

E a visitante Berenice manifestou seu ponto de vista e recomendou:
Dizem que o Rodrigo tem uma inteligência muito acima da média, assim como falam de você também Julinho. Se vocês são tão inteligentes não devem ficar trocando farpas.
Acabei de ler seu texto e fui no blog do Drable através do link que você tem aí ao lado. Ví que ele escreveu um recado educado e polido e que você deveria ler e encerrar essa briguinha.
Berenice

Como sou bem-mandado, segui a recomendação da Berenice e visitei o Blog do Rodrigo e lá estava estampada a seguinte postagem:

NÃO ALIMENTO BRIGA.
Caros amigos,
Tenho recebido comentários que tentam alimentar uma divergência entre eu e um blogueiro que por bastante tempo tive como amigo. E na verdade gostaria de continuar tendo pois, se me perguntarem a razão da divergência, eu mesmo não saberia explicar.
Não publicarei comentários maldosos contra a pessoa dele ou seu trabalho. Se suas opiniões, hoje, não me agradam ou até me ofendem, em outros momentos me foram elogiosas. Quem sabe não mudem novamente? Certo é que não farei agressões e não as permitirei neste espaço. Nem contra ele, nem contra mim, nem contra meus adversarios. Nunca o fiz e não o farei.
Peço aos amigos que evitem tomar atitudes em minha defesa que, em alguns momentos, possam parecer ter sido feitas a meu pedido. Não há necessidade para isso.
Espero a concordância e apoio de vocês!
Um grande abraço.
Rodrigo

Feito este indispensável prenúncio para o bom entendimento da causa, vamos ao que tenho para dizer a respeito:
Primeiramente quero salientar que não entendo este embate como uma briga pessoal. Muito embora palavras ásperas tenham sido utilizadas, não as potencializo em excesso, visto que no ramo que convivemos, o meio político, divergências são rotineiras e discussões ideológicas são freqüentes. Nesse meio os beijinhos e abraços, na maior parte das vezes, são falsos e dissimulados. Essa é uma das razões de jamais ter tentado uma candidatura própria, mesmo com meus desafetos considerando que minhas chances seriam nulas.
Em segundo lugar quero ressaltar que entre mim e o Rodrigo sempre existiu um relacionamento amistoso e social, mas distante do que tenho em mente do que se chama amizade na sua essência. Amigo, na minha avaliação é uma pessoa que a gente deposita total confiança e partilha até as intimidades familiares e entre eu o Rodrigo jamais chegamos a esse ponto, mesmo porque nossa diferença de idade e preferências não geram tamanhas afinidades. Mas é um garoto, se me permitem considera-lo assim, sem nenhuma tentativa ofensiva, de valores consideráveis e defeitos idem, inerentes a todo ser humano, inclusive a mim mesmo.
Minha maneira de ser não é nada convencional. Desfruto de um cargo bem remunerado, apesar de trabalhoso, que já foi alvo da pretensão de centenas de pessoas. Seria normal, para mantê-lo, neutralizar minhas opiniões e manter-me politicamente introspectivo. Mas isto não seria coerente com os valores que herdei de meu pai. Não sou baba-ovo e assumo minhas posições de forma clara e irreversível. E me exponho à riscos por tais procedimentos. Diferencio amizade de valores políticos. Posso ter uma grande amigo candidato e votar noutra pessoa se achar que meu voto será mais bem empregado. Tanto que, na eleição passada, deixei de votar em amigos mais próximos, como o Baianinho e o Lula, para declarar abertamente meu voto no Rodrigo. Não somente por considerar que seu mandato foi bom, e deveria continuar, mas preguei principalmente o voto útil, visto que na minha avaliação, Baianinho e Lula já estavam com a eleição garantida, vários outros amigos não tinham chances e o Rodrigo passava por situação delicada face ao contingente eleitoral da sua legenda. Não deu outro bicho, Rodrigo foi o quarto mais votado da cidade, mas não se elegeu. Mesmo assim, assumi declaradamente meu voto para ele, e isso evidentemente não corroborou para minha manutenção no cargo, mas graças a Deus, os vereadores souberam discernir minha conduta e isso só aumentou a minha confiabilidade perante eles. E Rodrigo sabe bem, que meu voto e apoio foi totalmente gratuito, sem nenhuma contrapartida nem no campo das promessas. Não é assim que ajo quando voto. Mesmo contra algumas inverdades plantadas por desafetos, jamais, em tempo algum, fiz do meu voto artigo de barganha. Acreditem se quiser. Mas isto é outra história.
Pelo motivo exposto acima, muito me abalou que o Rodrigo colocasse no seu blog um comentário de um “Anônimo do bem” que oferecia ofensas morais infundadas a meu respeito, mas que na verdade, se analisadas amiúde, só deporiam contra terceiros e entre eles, o próprio Rodrigo. Apesar do pedido de desculpa e da retirada do comentário, não engoli a explicação do comentário ter sido postado sem que o dono do blog percebesse o teor. Se fossem centenas diários, até que dava para engolir, mas sabemos que são poucos e raros.
Outro motivo de minha decepção foi a declaração de restrição ao Serra e ao Gabeira efetuada por ele. Não entendo que um subordinado de um gabinete do PSDB pleiteie essa “independência”, pois a dependência existe, e na sua forma mais contundente e comprometida: a econômica.
E por fim, nada me aborrece mais na vida do que tentarem me passar recibo de idiota. Sei como ninguém da freqüência de nosso blog e das expectativas quanto às enquetes. Coincidentemente, uma avalanche de votos favoráveis a ele vieram associados a rejeição de todos os demais, inclusive do seu patrono. Não sou tolo, não sou idiota, e não pretendo passar a sê-lo para não perceber a "engenharia" praticada.
Quanto a ladainha de “por favor, não me defendam”, é outra balela, visto que o mesmo, usando de subterfúgios, o fez, de forma veemente e clara, mas mesmo assim, publiquei todos, inclusive os que me defenestraram.
Rodrigo tem valores, repito, mas sofre de um egocentrismo acentuado que beira a mimo. Já lhe falei isso pessoalmente. E esse defeito pode ser corrigido para o seu próprio progresso, porém, não será tratando-o como filhinho de papai que o ajudaremos, mas sim colocando o dedo na ferida e oferecendo-lhe o maior bem que podemos lhe dar: a verdade. Temos poucos valores proeminentes em nossa terra e precisamos regar essas pequenas flores se quisermos vê-las florescer, e não há adubo melhor do que a sinceridade.
Mas, a despeito de tudo que foi abordado, mesmo os adversários reconhecem que o “nosso” blog tornou-se um pequeno parâmetro na política local, e tal fato remete-nos a uma responsabilidade ainda maior. O “Blog do Julinho” já não é tão somente, um blog pessoal do titular, mas também, e sobretudo, um espaço, dos poucos existentes, para se discutir democraticamente os problemas e as soluções de nossa terra.
Sendo assim, guardadas as devidas proporções, quero reproduzir parte de um exclente artigo postado coincidentemente hoje no site do JB, na coluna RIO ACIMA, assinada pelo brilhante jornalista Marcelo Migliaccio:

JORNALISTA BOM NÃO TEM AMIGOS.
“Zagueiro que se preza não ganha o prêmio Belford Duarte.”
A declaração foi feita na década de 70 por um defensor do Vasco chamado Moisés, que costumava bater até na família dos atacantes adversários. Ele ironizava um prêmio oferecido pela federação aos jogadores que passassem 10 anos sem uma única expulsão de campo.
Recorri à sabia filosofia futebolística porque vou fazer uma adaptação: jornalista que se preza não tem amigos. Bom, certamente isso é um problema quando o tal jornalista fica desempregado, mas, quando ele está trabalhando, a máxima deve ser aplicada. Sem ela, a independência do repórter vai para as cucuias....
...Jornalista, em geral, é um bicho muito carente. Está sempre ali, de coadjuvante, ouvindo o que os outros têm a dizer (ou pensam que têm) e impedido pela ética de dar sua opinião no texto que escreve (coisa que muitos não conseguem, inclusive eu). Então o repórter, aquele anônimo que vive a emoldurar gente famosa, de repente, está sentado com o governador do estado, ou com o prefeito, trocando ideias e sorrisos olhos nos olhos. Seu ego recebe, enfim, o afago tão esperado. Fica difícil, a partir daí, criticar pessoas tão amáveis.
Muitos políticos usam isso como um truque que os blinda diante da imprensa. Outros não representam. Sua simpatia é autêntica e verdadeira – espero.
A regra vale para qualquer área do jornalismo. Imagine dizer que o disco que o amigo acaba de lançar é uma porcaria, ou que aquele cara legal não está jogando nada e merece ir para a reserva do time...
O cantor Roberto Carlos, com seu milhão de amigos, seria um jornalista ultracomprometido....

E já que o Migliaccio tomou a liberdade de parafrasear o Moisés, permito-me parafraseá-lo, terminando esse assunto:
BLOGUEIRO BOM NÃO TEM AMIGOS!!!!!!!!
E como pelo que tenho visto por aí, nosso blog é bom e o blogueiro idem, tenho que manter a reputação.
Um beijo a todos, inclusive no Rodrigo a quem de forma alguma, pretendo tê-lo na conta de inimigo, e quem sabe um dia, de fato, possamos ser, realmente, na plena concepção da palavra tão nobre: AMIGOS.

5 comentários:

  1. Caro Julio,
    O beijo, retribuo com um grande abraço. Lí sua postagem e, de tudo o que você disse, lamento por achar que tive maldade em publicar um comentário que me passou despercebido. Os comentários não são poucos, poucos são os publicados. Alguns eu respondo por e-mail e outros, pela forma, pelos argumentos, simplesmente não publico. Sim, errei e por este fato, desculpas aceitas ou não, me desculpei. Entretanto concluir que eu tenha feito campanha por votos em sua enquete é considerar que eu tenha muito tempo livre, e infelizmente não o tenho.
    Ao contrário do que lhe fazem crer, não tenho a menor pretensão de utilizar este espaço democrático e de debates para qualquer promoção pessoal.
    Registro os agradecimentos ao amigos ou simpatizantes que de alguma forma ficaram sensibilizados e utilizaram de palavras amigas ao se referirem a mim. Aqueles a quem não agrado, peço desculpas por qualquer ato falho.
    Um grande abraço;
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  2. Publiquei este comentário para dar a oportunidade democrática do citado extenuar seu ponto de vista.
    Porém, solicito aos visitantes que não efetuem mais comentários sobre o assunto, visto que nada mais há para ser acrescentado.
    Quanto ao Rodrigo, agradeço o abraço e renovo meus sentimentos sinceros de sucesso em todas as áreas da sua vida, assim como para todos os seus.

    ResponderExcluir
  3. Julinho,

    Te conheço de menino, ainda quando tinha uns vinte sei lá quantos anos. Sua personalidade e a maneira como você a defende pode parecer arrogância ou mesmo petulante. Mas você é original, autêntico. Talvez uma das poucas pessoas que é o que é no meio deste mísero e idiota teatro político brasileiro. Não nasceu em berço de ouro, nem recebeu nenhuma herança. Sempre lutou por suas crenças. Nunca quis ser rico, muito pelo contrário economia no aspecto prático não é sua praia. Gosta da arte de viver. E luta até para isso. Viver como um artista diante de feras. Você é um espetáculo inesplicável desta sociedade cada vez mais mediocrizada onde vivemos. Conselheiro de líderes, analísta com raro feeling, entende de estratégia mas se entendia com planejamento dela. Se irrita com a burrice em segundos e conseguiu ajudar o legislativo ser mais forte que o executivo muitas vezes. E nem assim ambicionou ser deputado, prefeito ou vereador. Sempre optou pela arte de viver, pois sabe que a riqueza e o poder lhe tomaria este prazer o qual pessoas sensíveis como você sabe ser um tesouro de valor inestimável. Sua arte de viver inclue fazer o que lhe dá PRAZER. E a política lhe dá muito mais tesão. Não é apenas seu trabalho, pois se não fosse este seu gosto pela corte e vocação para a vida palaciana com certeza estaria em outra atividade vivendo muito e muito. Mas a necessidade um dia em uma cidade de poucas opções fez reluzir o Palácio Barão de Guapi e de lá nunca mais quis sair. Incompreendido, metido, cafajeste, alucinado e até de viado já te chamaram. Mas tu é pai de família bem sucedido, ama sua esposa e filhas. Assume isso de público, inclusive as postagens porradas contra você e aqueles que estão no mesmo lado seu. Não chamarei nem de amigos e nem aliados. Pois estes você pode contar de dentro da sua casa e poucos fora dela e com certeza não encherá as mãos de todos seus dedos. Já ajudou muita gente dizendo a verdade, esta mesma verdade que agora reclamam como defeito seu. Você Julinho é homem pra caralho. O melhor Blogueiro da cidade. Não é por acaso que até seus adversários e inimigos te respeitam. POIS É AUTÊNTICO E INTELIGENTE. Somente a ignorância de uns para te mandar beijos e reclamar uma amizade. Quando a verdadeira amizade ou amor não se pede ou cobra quando existe. Os políticos de vôo curto apostam na falsidade. Os maiores homens da história deste país não precisaram de cargos eletivos.

    Um forte abraço !!!!!!

    Você merece nosso respeito.

    ResponderExcluir
  4. Caro anÕnimo ou anônima,
    Desde que criei este blog, nada tinha me levado as lágrimas. Infelizmente voce não se identificou, e talvez seja melhor assim, mas do fundo de minha alma, muito obrigado. Por mais forte que a vida tenha nos moldado, tem horas que palavras como as suas aparecem como um bálsamo na vida da gente. Que Deus te ilumine e te abençoe e me faça merecedor de elogios tão bacanas e sensíveis.
    MUITO, MAS MUITO OBRIGADO MESMO. GANHEI A MINHA SEMANA. QUE ELA SEJA MARAVILHOSA PARA VOCÊ TAMBÉM.
    Não corro atrás de elogios ou reconhecimentos, como você pararece saber, mas a sua expressão me atingiu no âmago, no peito e no coração.
    NOVAMENTE, MUITO OBRIGADO!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Esse beijo é como o de judas.

    Tome cuidado Julinho, ele também deu um beijo na Rutinha.

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.