quarta-feira, 7 de julho de 2010

O VÍCIO DA MENTIRA FAZ A EDUCAÇÃO TORTA.


MENTIROSOS COMPULSIVOS.
Eu não pretendia me aprofundar muito neste assunto, pois ele é demasiadamente discutido aqui no blog por uma gama enorme de profissionais de educação que entendem muito mais do assunto do que eu. Mas apesar de não ser “expert” em educação, sou aficcionado por números, e disso, eu entendo razoavelmente. Outro assunto que domino por prática, é a análise da hipocrisia humana, principalmente a que impera no reino da política. Por isso, não posso deixar de comentar a publicação no site da prefeitura de Barra Mansa que coloca como manchete: BARRA MANSA TEM O SEGUNDO MELHOR IDEB DA REGIÃO, e começa com o texto cômico se não fosse trágico: A prefeitura de Barra Mansa comemora o aumento do índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Tem ainda o depoimento do Zé Mala da Anunciação: “- É nossa obrigação zelar pela Educação. Estamos comprometidos em contribuir para o desenvolvimento intelectual e pessoal de nossos alunos e esperamos que esse desenvolvimento seja cada vez melhor”. Vejam também o depoimento da secretária de Educação, Silvia Victória Galvão: “- Nós temos aulas de reforço duas vezes por semana, temos atividades extras como a realização de oficinas esportivas de xadrez, futsal, basquete, entre outros. Além disso, nossos profissionais estão cada vez mais capacitados. Temos oferecido cursos constantemente”.
Essa publicação, já devidamente transformada em “release”, foi encaminhada para todos os órgãos de imprensa e certamente será publicada e divulgada nas dezenas de veículos que recebem verbas da prefeitura de Barra Mansa. Nos sites dos órgãos, inclusive já se encontram estampadas tão mascarada mentira.
Mas agora, vamos a triste realidade:
Barra Mansa que era a 12ª colocada no estado do Rio de Janeiro caiu para 17ª colocação empatada com mais três municípios.
Acima de Barra Mansa que atingiu o índice de 4,9, estão, somente no fracassado estado do Rio de Janeiro:
APERIBÉ 6,1
CAMBUCI 5,8
MIGUEL PEREIRA 5,5
SÃO JOSÉ DE UBÁ 5,4
TERESÓPOLIS 5,4
ITAPERUNA 5,4
RIO DAS OSTRAS 5,3
PATY DO ALFERES 5,2
VOLTA REDONDA 5,2
LEVY GASPARIAN 5,1
RIO DE JANEIRO 5,1
MIRACEMNA 5,1
ENG. PAULO DE FRONTIN 5,0
SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA 5,0
TRAJANO DE MORAIS 5,0
E MACAÉ 5,0
E COM O MESMO ÍNDICE ESTÃO
PIRÁI, NOVA FRIBURGO E MENDES.
Não sei a qual região a prefeitura conseguiu desenhar para ficar em segundo lugar na região, pois para mim Miguel Pereira, Volta Redonda e Piraí fazem parte do sul-fluminense, mas para mentir a criatividade deles não tem limites.
Mas mesmo assim, comemorar o que?
Ficar em 17º lugar no estado que está em 21º no ranking nacional?
Cair de 12º para 17º?
Mas o que é muito pior e foi omitido:
Dos 92 municípios fluminenses, estado que está em penúltimo lugar no ranking nacional, 60 conseguiram bater a meta projetada para 2009, e apenas 32 cidades não conseguiram, e adivinhem qual é uma delas?
Exatamente, Barra Mansa é uma das 32 cidades do estado do Rio (21º do ranking nacional) que não bateram a meta projetada para 2009.
É isso que o Zé Mala da Anunciação e a Rainha Vitória querem comemorar?
Perderam mais uma boa oportunidade de ficarem quietos e realizarem uma consciente “mea-culpa” para redefinirem os rumos da educação de nossa cidade, comprovadamente fracassados na gestão do “bem”.
Mas assim como as drogas, a mentira também vicia e eles são mentirosos contumazes, irrecuperáveis e compulsivos.

7 comentários:

  1. O Projeto da educação de B mansa comandado pelo Ze anunciação/vitória é o projeto Vamos que Vamos...para o buraco.
    A Zorra é total, não tem comando, não tem norte pedagógico, nos tem projetos robustos voltados ao educando. Tem diretoras "Ilegais" e sem formação, outras acumulam 2 matrículas indevidamente no mesmo colégio, sem cumpri-las.
    A Equipe da SME é HORRíVEL foram nomeadas por viès político.
    Professores insatisfeitos, colégios caindo aos pedaços e mais de 50% da verba do FUNDEB vi para Piracicaba, Rib.Preto e V redonda para as terceirizadas....
    Portanto a coisa ainda vai piorar!

    amigos da escola

    ResponderExcluir
  2. Júlio,

    É uma barbaridade este governo mentiroso e incompetente. Até nem culpo a Secretária de Educação, mas sim o Prefeito, fraco e omisso que somente tem dois Secretários nomeados, o Roosevelt e o Dr. Nilton, o primeiro por exigência, porque é sócio majoritário e apoiador da campanha, o segundo por indicação do primeiro e com sérios problemas no estado de São Paulo, que inclusive o tiraram da vida política em Bananal. Ah, ia esquecendo ele nomeou também a esposa, que eu nem sei o nome direito e, ao que parece o único mérito é ser primeira dama, mas já me disseram que é quem manda, e errado, na PMBM. Ou seja, esta Prefeitura virou casa de mãe emiliana, que é pior do que casa de mãe joana.
    Enquanto isto a educação segue de mal a pior.
    Vale uma frase do Senna, o maior ídolo brasileiro, para jogar água fria na fervura destes beócitos, mesmo que a Educação de Barra Mansa fosse a segunda da região: "O SEGUNDO LUGAR É O PRIMEIRO DOS DERROTADOS". Ayrton Senna.

    Eliete.

    ResponderExcluir
  3. Há pessoa que são solícitas, zelosas.Seu instinto é colocar o outro na frente delas próprias. São seres que não querem que lhes agradeçam: simplesmente fazem isso porque desejam de coração. Sempre em um sorriso e uma palavra de ânimo para dar quando mais se necessita. Têm o dom de irradiar alegria e transformar o mundo ao seu redor. Julinho, porque você não se espelha nessas pessoas o que o futuro de reserva?? Um fim triste e só. Professora da Rede Municipal de Ensino. Alessandra.

    ResponderExcluir
  4. Alessandra,
    Não consegui entender muito bem o seu texto confuso. Se esse é o seu "modus operandi" de dar aulas no seu mister, isso explica em parte, o fraco desempenho de nossos alunos no IDEB.
    Quando o fato de colocar as pessoas na frente delas próprias, não é realmente meu hábito e sim dos administradores de quem supostamente você tomou as dores, é por isso que o povo está sempre levando por trás.
    Quanto aos meus sorrisos e palavras de ânimo, os dou com fartura para quem creio merecer e precisar, e não acredito que este seja o caso dos administradores da minha cidade, em especial no segmento da educação.
    Transformar o mundo ao meu redor tem sido o principal objetivo de nosso blog, e só se faz isso enfrentando de frente os problemas e não jogando a sujeira para baixo do tapete por conveniência ou omissão.
    As pessoas em que me espelho são aquelas que tem ousadia para mudar e sonhar com o bem estar coletivo e não somente de seus apaniguados e entes próximos.
    Quanto ao que o futuro me reserva, se é que é isto que você quis abordar, só peço que seja o mesmo que o que Deus me dá no presente: Uma belíssima família, bons amigos, gosto de viver, a cabeça em pé para enfrentar todas as adversidades. Se o futuro continuar assim, estarei no paraíso.
    Você pode me desejar um final triste e solitário, mas pelo que vivi até o momento, nada leva a crer que seu desejo se concretize.
    Passe bem e coloque mais alegria no seu coração, pois desejar mal para os outros jamais fez bem a ser humano algum.

    ResponderExcluir
  5. julio

    Liga não esta moça há 4 meses passou a ser diretora de um colegio pequeno(se é quem eu penso) e tá fazendo defesa da vitória/anunciação.

    amigos da escola

    ResponderExcluir
  6. Gostaria muito de ver algum comentário do Rogério,da Vitória ou do Prefeito sobre essa fracassada atuação da educação municipal, mas parece que tal qual outros famosos personagens da politica nacional eles sabem de nada e não dizem nada. Lamentável. A educação é obrigação muito séria para esse silencio sepulcral. Fala Zé Renato!!!!
    abs

    ResponderExcluir
  7. "O SEGUNDO LUGAR É O PRIMEIRO DOS DERROTADOS"
    Já dizia Ademir Melo... =DD

    Leandro Nascimento

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.