quarta-feira, 20 de outubro de 2010

BLOG NÃO SUICIDA, MESMO PROVOCADO.


QUEM SE INCOMODA COM A BLOGOSFERA?
Hoje no Diário do Vale há uma matéria recorrente do jornal, desta feita como tema de uma palestra proferida pelo editor-presidente no noticiário impresso, Aurélio Paiva. O assunto já foi tema de outra matéria de amplo destaque no Diário, também já comentada neste espaço, sobre o suposto fim dos “blogs”. Desta vez, a matéria vem com carga mais pesada e tem como título: “O lado negro da força”.
Da palestra reproduzida, tomamos a liberdade de pinçarmos alguns trechos para análise, já que na qualidade de membro ativo da blogosfera, sentimo-nos citados:

"...A receita do Google com venda de publicidade, só nos últimos três meses, superou 5 bilhões de dólares..."
Bem aí começa a pinimba. Os blogs estão tirando faturamento de outros veículos e isto preocupa a imprensa tradicional. Mas com esse faturamento do Google, como os blogs poderiam estar morrendo?

"...Os verdadeiros blogueiros, aqueles que criam os textos dos seus blogs, não viam a cor do dinheiro, já que em sua maioria tinham um volume de acesso insuficiente para garantir até as despesas pessoais..."
É isso. É essa a diferença. A informação produzida nos blogs tem corpo e alma, não visam o retorno financeiro e abrem a hipótese de discussões que uma imprensa apaniguada com poder público não pode proporcionar.

"...Além disso, descobriu-se que a chamada Blogosfera era uma casa mal-assombrada, habitada por blogs fantasmas. Dos 133 milhões de blogs monitorados pela Technorati, 95% deles não são sequer atualizados há mais de três meses..."
Por conseguinte, concluimos então, que temos hoje em dia 6.650.000 blogs ativos. Creio que este número seja alto o suficiente para depor contra qualquer teoria que inflame pelo fim dos blogs. Blog, hoje em dia e como a vaca no sertão: Quando sobrevive à seca, torna-se mais forte e indestrutível.

"...No Sul Fluminense, o site do Diário do Vale tem um número de acessos superior à soma de todos os blogs da região e dos sites e portais de todos os outros jornais, rádios e televisões locais, juntos. Nenhum site sequer se aproxima de 20% do volume de acessos do Diário do Vale..."
Bem, graças a Deus, pois então teríamos um sem-número de jornalistas desempregados. É este não é o objetivo dos blogs. Blog não é inimigo da imprensa, mas um acessório e colaborador, e asssim deveria ser a reciprocidade. Temos orgulho de vários periodícos loais já terem reproduzidos fatos e opiniões reveladas no nosso Blog, e temos orgulho de reproduzir matérias que consideramos relevantes inseridas nos bons jornais da região.

"...O Diário do Vale teve, nos últimos 30 dias, mais de 600 mil visitas (mais que toda a população do Vale do Paraíba fluminense) e mais de 3 milhões de páginas vistas. O número de visitantes únicos - pessoas que acessaram de um único computador - foi de 250 mil, o que supera toda a população de Volta Redonda..."
O Diario do Vale tem 18 anos de atividades, centenas de funcionários e mídias em todos os demais veículos, como Tv e rádio. Não respondo pelos outros, mas nosso bloguezinho, vai fazer apenas um ano amanhã, o escrevo sozinho, não recebo nada por isso, não tem divulgação a não ser o boca-boca dos próprios colaboradores e visitantes e nos últimos 30 dias recebemos 68.233 visitas (mais de 11% das visitas do Diário do Vale) e apenas uma de nossas publicações (DEPUTADOS FEDERAIS ELEITOS - RIO DE JANEIRO) recebeu 17.741 acessos em 17 dias. o Número de visitantes únicos foi de mais de 25.000. Se compararmos, nosso blog fez muito mais do que se espera.

"...No fim, uma coisa é certa: o jornal estará sempre fazendo parte da nossa vida..."
Concordamos e torcemos para que essa bela realidade seja eterna. Somos adeptos do jornal impresso. Desejamos vida longa para todos os jornais, em especial, o próprio Diário do Vale, de qual não me lembro de ter perdido alguma edição nos últimos dez anos.
Não somos inimigos do Diário do Vale, embora seu diretor tenha confessado para alguns amigos comuns sua prevenção quanto a minha pessoa. Mas jamais quero comparar-me com nenhum jornal que gera empregos, paga impostos e preenche o dia-a-dia de milhares. Mas não posso deixar de mencionar, que sabemos que nenhum veículo de imprensa, pelo menos no interior do estado, sobrevive sem parcerias com os poderes públicos, é é óbvio, que como órgão comercial que é, uma regra tem que ser preservada: "Não se fala mal de cliente bom". Por isso, nosso blog, assim como tantos outros, tem obtido o respeito e o carinho de milhares de visitantes, pois nossas opiniões, mesmo as errôneas, são efetuadas com total imparcialidade e isenção, pois como independentes econômicos do Poder Público, temos a ousadia de romper o cerco que algumas prefeituras tentam fazer entre o direito a informação e o leitor/eleitor. Isso, palestra ou publicação alguma jamais nos tirará. Esse é o nosso papel e essa é a nossa missão.
Querer nos rotular e nivelar com blogs de baixo calão e propósitos, é um desrespeito a inteligencia da população, que no final, vem a ser a grande mantenedora da imprensa e a sua razão primordial de existir.
Vida longa aos jornais, mas também vida longa aos blogs independentes, vida longa a verdade, vida longa a democracia, vida longa a inteligencia, vida longa a firmeza de caráter, vida longa à coragem, vida longa aos intrépidos lutadores da justiça social.

Mas vou fazer uma concessão doravante: Quando citar os gastos efetuados da Prefeitura com imprensa e mídia, mencionarei somente os tipos de atividade (rádio, televisão, jornal, etc..) de forma generalizada, omitindo os veículos favorecidos, afinal, o erro não está em quem recebe pelo serviço prestado, mas em quem, por vezes, abusiva e irresponsavelmente, dilapida o erário com gastos desnecessários, excessivos e perdulários.

Um comentário:

  1. Um jornal é verdade que faz parte de nossas vidas sempre. Mas falar do Diário do Vale é brincadeira, pois este jornaleco marrom tem uma história de sacanagens e matérias pagas para elevar ou denegrir alguém. è um jornaleco que não tem como sobreviver sem dinheiro público de políticos muitas vezes desacreditados que compram o Editor, o Jornalista e a ética do jornal. Em resumo o diário do vle "não vale" e é um jornal de merda.

    RVM

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.