quinta-feira, 14 de outubro de 2010

ORGULHO DE SER DIFERENTE.


RESULTADOS FALAM MAIS QUE MANCHETES.

Está nos jornais a prisão da presidente da Câmara de Vereadores de Angra, Vilma dos Santos, por ser suspeita de uma série de crimes. Há pouco tempo, na Câmara de Porto Real, aconteceu controvérsia parecida. Na Câmara de Volta Redonda, mesmo com um repasse três vezes maior que o de Barra Mansa, o Poder Legislativo se afunda num vale de dívidas e problemas financeiros, como constatamos nos jornais do mês passado. Essas três cidades possuem arrecadações muito vultosas (e as câmaras também) e seus governos executivos são atuantes e muito bem avaliados perante a opinião pública.

Em Barra Mansa, por incrível que pareça é tudo muito diferente. Enquanto a receita da cidade cai por falta de investimentos e capacidade administrativa, a prefeitura mantém contratos nababescos com empresas de fora que terceirizam tudo que vêem pela frente. E com isso a receita líquida da cidade cai, e por conseguinte, cai a arrecadação da Câmara Municipal, mas mesmo assim, graças a Deus e ao trabalho, temos muito em que nos orgulhar.

Mesmos com parcos recursos, conseguimos nestes 21 meses da presidência do vereador Lula, uma série de feitos:
Além de recuperarmos a nossa frota de veículos, adquirimos mais dois veículos zero km, e mesmo assim nosso consumo de combustível caiu.
Compramos, pagamos e instalamos um elevador na sede do legislativo, possibilitando o franco acesso em nossas sessões de obesos, idosos e portadores de necessidades especiais.
Regularizamos todas as pendências antigas perante o INSS, e estamos pagando rigorosamente em dia, as parcelas da renegociação.
Abrimos, pela primeira vez na história do Poder Legislativo Municipal, um concurso público, de forma honesta, limpa e transparente, para preenchimento de 30 vagas bem remuneradas e com previsão de admissão imediata.
Recuperamos o crédito perante o comércio local e nossos fornecedores, com a realização de pagamentos rigorosamente em dia ou até mesmo liquidados antes dos vencimentos.
Concedemos aumento geral para todos os servidores.
Aparelhamos todos os gabinetes legislativos e salas de trabalho com moderno conceito de informática, telefonia e refrigeração.
Agilizamos e melhoramos nossos serviços via Internet, possibilitando-os a todos os gabinetes de nossas dependências.
Digitalizamos e informatizamos todo o arquivo legislativo de nossa história.
Inauguramos e atualizamos o site da CMBM na Internet, possibilitando ao mundo inteiro, acesso rápido e atualizado à nossa legislação municipal.
Realizamos festas e sessões solenes memoráveis em homenagem a pessoas que dignificam nossa cidade ou se doam por ela.
Realizamos uma licitação para exclusividade bancária, que rendeu R$211.000,00 aos cofres públicos.
Regularizamos os pagamentos de todas as férias pendentes devidas aos funcionários.
Revitalizamos e criamos novas instalações e horários de atendimento ao público, de forma gratuita, com advogados especializados na CODECON, Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor.
Criamos e inauguramos o Salão Nobre de reuniões internas, Dr. Nestor Chiesse Coutinho.
Atendemos prontamente e antes dos prazos estipulados, todas as determinações do Ministério Público e do Tribunal de Contas do Estado.
Todos os relatórios do SIGFIS são encaminhados corretamente e dentro do prazo, além de acatarmos e cumprirmos todas as diretrizes inseridas na Lei de Responsabilidade Fiscal, principalmente no tocante aos limites de gastos com pessoal e publicidade.
Realizamos concorrência exemplar para a contratação de agência publicitária plena, de forma totalmente consoante com a legislação em vigor.
Todas as mensagens do Poder Executivo foram votadas e analisadas em tempo célere.
Adotamos o cartão de compras UNIK, desburocratizando o consumo no comércio para nossos vereadores e servidores e gerando segurança, crédito e oportunidades.
Mantemos nossas dependências de forma organizada, ágil e eficaz.
Realizamos pintura e reforma geral de nossas dependências.
Disciplinamos e adequamos os horários de atendimento ao público.

E tudo isso, com, pela primeira vez na história, uma receita menor do que o ano anterior.
Olhando as manchetes dos jornais, não posso evitar um profundo orgulho e um sentimento de agradecimento à confiança depositada pelo grande realizador Vereador Lula, extensivo aos nossos vereadores que nos dão liberdade total para o exercício de nossas funções e aos nossos guerreiros colegas de trabalho.
Existem lendas e factóides que circundam a cabeça dos incautos, e isso é normal no meio político tão desacreditado, mas sabemos que a Câmara Municipal de Barra Mansa goza de imenso respeito entre seus munícipes, e prova disso é a grande adesão ao concurso público que estamos realizando.
O resto é despeito, e para isso, só nos cabe a compaixão, dó e compreensão.

2 comentários:

  1. Julio

    "Onde existe fumaça, existe fogo"

    Está racionado o combustível para todas as secretarias de BM, as câmaras da cidade desligadas, escolas sem manutenção, agora o comentário é que não tem recursos de reserva para o 13o.salário.
    Diante destas notícias, gostaria que VC nos informasse, afinal a CMBM deve estar a par da situação atual na PMBM.


    Grato

    Olegário

    ResponderExcluir
  2. Caro Olegário,
    A sua indagação é pertinente e a resposta é um pouco complexa, mas vamos tentar dirimir alguns pontos de dúvida.
    O poder executivo, eleito pelo povo, tem total soberania para administrar a seu bel prazer, desde que consoante com a legislação em vigor. O vereador, como legislador e fiscalizador, não possui autonomia administrativa para corroborar ou anular atos administrativos, mas pode, caso entenda ser de direito, manifestar seu repúdio a alguns atos e na aprovação das contas após o encaminhamento do parecer do TCE, votar contra ou a favor.
    Mas não podemos ser cegos a um fato hipócrita que é fruto da ignorânica de nosso povo:
    O vereador tem a função primordialmente legislativa e fiscalizadora, mas isso não rende votos nem apoios.
    Todas as comunidades carentes, em Barra Mansa ou qualquer lugar do Brasil, acham que o vereador é o intermediário de ações administrativas e sociais que visem o bem-estar da comunidade, e para que eles retribuam a confiança depositada, é óbvio que precisam de parceria com o poder executivo, portanto, é muito difícil fazer uma oposição sensata, mesmo que seja construtiva.
    O vereador que escolhe essa opção, invariavelmente não tem o seu mandato renovado, e por questão de sobrevivência, eles tornam-se (repito em qualquer lugar do Brasil) extremamente benevolentes com as ações do executivo.
    Em Barra Mansa, particularmente, há muitos anos (por todos os prefeitos, diga-se a bem da verdade) há uma total intolerancia do executivo com vereadores que não se alinham com a forma de governo, e geralmente, quando isso acontece, comunidades eleitoras de tal edil, são prejudicadas e tratadas com preconceito e retaliação.
    Enfim, essa é parte razoável da verdade.
    Só se mudaria isso quando o eleitor tivesse mais consciencia na hora de definir os paramentros de seu voto, e repito, o político é o retrato fiel da expectativa do eleitorado.
    Quem vende votos, vende consciência e recebe como pagamento a omissão.
    Quem vota em assistentes sociais, recebe favores efêmeros mas uma cidade sem rumo.
    Quem vota em amiguinhos e parentes desqualificados para a função, as vezes até recebe um carguinho, mas perde o respeito.
    E por aí vai,
    A conversa é longa e não mudaremos absolutamente nada sozinhos.
    Um abraço,

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.