terça-feira, 12 de outubro de 2010

BABA NA ABA DO ABADÁ DA BAHIA. UABADABADÚ.

O fundo não é natural, é papel de parede de um bar no Forte.
Você acha que de frente para isso eu tava preocupado com algum "bem" material?
Gi e Pethalla na entrada da Gávea, que fica na Rua Praia de Copacabana, na praia de Vilas em Lauro. Dá pra entender? Nem tente, venha.
UMAS TRES OU QUATRO COISAS SOBRE A BAHIA.
Nesta próxima madrugada estou voando de volta. Como neto de uma baiana (sim, o Julinho não é apenas franco-italiano metido pra cacete, ele também tem o seu pezinho na África), pois a mãe de minha mãe era baiana arretada legítima, de Catu, e mantendo a média de três em três meses visitar a Terra Santa, me dou o direito de falar algumas coisinhas sobre a Bahia, seja para quem não conhece ou seja para quem há muito não come acarajé, vatapá ou caruru. São impressões que podem não servir pra porra nenhuma, mas enfim, se eu não falar do que conheço, vou fazer o que neste bloguezinho sem-vergonha?
Pois, então meu bom, vixi mainha meu rei...
COMPORTAMENTO.
O baiano é dócil, mas tem as suas senhas. Cumprimente-os, principalmente os garçons, atendentes, recepcionistas, ambulantes, vendedores, porteiros e motoristas. Tratem-os pelos nomes e apertem-lhes as mãos. Ganharão de pronto num passe de mágica, um amigo, um sorriso simpático e natural e um aliado em suas dúvidas e intenções.
Fale baixo com eles, pois eles não são surdos, apesar de aparentemente lentos. E a lentidão é fato, mas é o jeito de vida deles e tem dado certo, para que mudar? Não caia na asneira de passar-lhes reprimenda desnecessária ou falar em tom desagradável. Eles tem uma sutileza singular e raciocínio rápido (contra todas as evidências) e podem lhe fazer passar um grande constrangimento com a maior elegância e naturalidade. Não subestimem, jamais, a inteligência baiana. Pena que tem gente que mora lá há mais de vinte anos e ainda não se deu conta disso. Resultado: Estresse mórbido.
Seja generoso ou não saia de casa. Nem pense em discutir os sagrados 10%. Você pode gastar bem mais se desrespeitar este mandamento.
Tenha paciência, sempre, ou então fique aí mesmo. Eles tem um ritmo próprio e não será seu nervosismo ou gritaria que mudarão uma estrutura penta-secular.
Podem chiar, mas o baiano é mais elegante que o carioca. Do jeito deles, e cada um a seu jeito, eles tem elegância inata e até os “ripongas” tem uma noção fina de alinhamento de cores.
O baiano é eminentemente mercantilista e te oferece coisas o tempo todo, mas diferentemente de vendedores ambulantes de estados mais ao norte, basta uma negativa e um agradecimento que eles saem de fininho, sem incômodos ou insistências inconvenientes.
É raro ver nas ruas baianas muito bonitas, esteticamente falando, mas a baiana é sensual por natureza e isso compensa algumas imperfeições plásticas.
O baiano (homem), cresce facilmente para frente e para o lado, mas raramente cresce para cima.
Se você ver no cardápio algo como “rosca de umbu-cajá”, não pense que se trata de um biscoito doce, mas sim uma saborosíssima caipivodka da maravilhosa e saborosa frutinha, que também pode ser servida com frutas -para nós- exóticas e igualmente saborosas, como capiaçu, siriguela, entre outras variedades além das convencionais para os sulistas. E eles falam rosca com o “r” tônico semi-mudo (que que é isso que eu inventei???) como usamos em ga”r”ota, ba”r”ato, a”r”anha, etc.. Não é Rosca, é apenas rosca.
Também não peça um maço de cigarros que eles não entenderão. Peça uma carteira, e não se tratará de um assalto.
Não precisa pedir farofa com dendê (amarelinha e espetacular). Todas as farofas possíveis na cabeça de um baiano são de dendê. Eles nem entenderão você pensar diferente.
DIA-A-DIA.
Por uma infeliz e malfadada decisão da Justiça a favor da Marinha, todas as antigas barracas bem-estruturadas das praias de Salvador foram derrubadas. Favelizou-se o social turístico. Face a isto, o já caótico transito fica ainda mais sobrecarregado pela fuga para praias de cidaddes vizinhas, como Sauípe, Mata de São João, Lauro de Freitas, entre outras. Burrice sem tamanho. A propósito, o baiano é muito desatento no trânsito, talvez pelo próprio “modus vivendis”. Então a já recomendada paciência torna-se um aliado imprescindível para os cardíacos. Motivo também que talvez justifique a notória predileção dos baianos por carros de pequeno porte. Os populares “carrões” cumpridões, aqui valem pouco no mercado de troca.
Mas o policiamento é ostensivo, atuante e presente. Talvez por isso, Jacques Wagner foi eleito Governador com o pé nas costas, mas falaremos disto em outro capítulo da postagem.
Se você meu amigo ou minha amiga, labuta no ramo da construção civil e está meio pra baixo, não titubeie, junte umas merrecas e venha de mala e cuia para cá. A cada dia parece que “nasce” um novo prédio ou condomínio. É um verdadeiro “boom” do (bum do, não confundir com bun da) mercado da construção.
POLÍTICA.
Se Lula tivesse optado pelo seu correligionário Jacques Wagner para o lugar da Dilma como candidata do PT, talvez as favas já estivessem contadas e o PT já tivesse levado mais essa. Mas aí, Lula não teria eleito um “poste” subalterno, e seu ego não se regozijaria tanto. Coisas de Lula. Aliás, aqui ele é excepcionalmente bem avaliado. Bolsa-família pra quem gosta de moleza e igual whisky bom no meu copo: Não se dispensa e aprecia-se sem moderação. Aliás, todo baiano sabe que o Geddel é ladrão. Mas como Lula não é baiano e tem “dificuldade” de ver certas coisas, essa também passou desapercebida para o sapo barbudo.
Ainda não sei como não inventaram a cerveja “Deputado Luiz Eduardo Magalhães”, pois de resto, para agradar o ego do pai ACM, tudo tem o nome dele. De aeroporto à puteiro.
MÚSICA.
Dizem que em casa de ferreiro o espeto é de pau. Aqui não, é de ferro mesmo. Ivete é rainha em Nova Iorque, no Rio, em São Paulo, na casa do cacete e aqui também é a número 1. Quem a conhece pessoalmente enaltece a sua simpatia e amabilidade e confessam que ela é igualzinha na vida real como é nos palcos e nas televisões. Salve, IveTuda, com T grande mesmo.
No mais, só posso garantir que qualquer um dos nossos músicos locais, seja Julinho e Gutemberg, Setas, Figurótico, Jô e Samuel, Hebert Levy, Thiaguinho, Blue Angels, The Brothers, Aubrey e Paulinho, Dinho, Erick, Pança, enfim , todos os demais que militam na noite, com um pouquinho de perseverança e bons contatos, deitariam o cabelo nas terras baianas, pois há gosto para tudo que é estilo e os músicos da noite são fraquinhos demais, mas mesmo assim, carregam torcidas e aplausos em excesso pelos talentos demonstrados. Nos bares, rola pelos cantos da noite, um papo de Rock-brega, que exalta Amado Batista, Paulo Sérgio, Odair José em formato pop-rock que é simplesmente sofrível.

Em tempo: Assim como em qualquer lugar do Brasil, com exceção de Barra Mansa e Volta Redonda, o whisky é bom e barato. Um dia, ainda vou entender como funciona o cartel na nossa região.
Tchau, Bahia, minha querida companhia. Foram quatro dias maravilhosos de sol e pedras na praia (como as praias baianas tem pedras...), mas parafraseando a lição, com as pedras que pisei, construirei meu castelinho de felicidade (ridículo, confesso).
Em dezembro estarei de volta para novamente, me render aos teus encantos, mistérios e magias.
Brigaduuuuuuu papai do céu. Seu filhinho querido te agradece de novo.

9 comentários:

  1. KKKKKKKKKKKK!

    Muito boa esta: "um pezinho na África" vai matar de raiva a turma do bem.

    Volte logo, vamos precisar muito de vc pra defenestrar de vez esta "dilmatança".

    Aliás Dilma não come criançinha, POIS ELAS NÃO VINGAM DEVIDO AO ABORTO QUE ELA DEFENDE. Vai comer como né ?

    TÔ FICANDO PERIGOSO !!

    Um Leitor.

    ResponderExcluir
  2. Sr Júlio,

    Parece que é a primeira vez que vai a Bahia, ou por muito não viaja para longe de Barra Mansa, Rio e Perequê.

    Não vi nenhuma novidade em seu relato de turista deslumbrado.

    Quanto aos prédios é normal seu espanto, uma vez viver sempre na roça e quando está na cidade que mais cresce nossa paciente e mãe Barra Mansa, deixa de olhar para os lados e perceber o quanto a construção civil está crescendo aqui. São milhares de novos imóveis e lançamentos em inúmeros bairros.
    São casas, condomínios inteiros novos e villages nos bairros nobres e na periferia.
    Os prédios da capital baiana são um fenômeno de todo o Nordeste impulsionado pelo turismo e pela força das capitais. Veja a Barra da Tijuca como cresceu muito mais. Guardada as devidas proporções, Barra Mansa cresceu mais sendo uma cidade do interior. Até novos loteamentos sairam e novas moradias estão brilhando em toda parte. Em breve teremos uma cidade sem o pátio de manobras e com a interligação do TAV. Lamento seu desamor a esta terra a qual lhe sustenta.

    A.B

    ResponderExcluir
  3. AB,
    Só publiquei para constatar que seu caso é psiquiátrico e digno de pena.

    ResponderExcluir
  4. Julinho vc é famoso por contar publicamente sua virilidade e capacidade insaciavel na cama. Em sua viagem percebo a ausência destas observações pessoais. Estou preocupado pois vejo a sua elegante senhora, uma mulher com aparência fogosa em bela forma. O que estaria acontecendo com a sua potência demasiadamente auto propalada. Nenhum comentário sobre a cama.

    Ligue se puder


    0800 709 9999

    ResponderExcluir
  5. Anônimo e provavelmente enrustido,
    Já há muito eu me dava conta que meus ensaios provocavam arrepios em pessoas que camuflavam suas verdadeiras preferencias sexuais. Vi, em muitos dos comentários, um desejo intenso e velado sobre minha pessoa, por isso, mesmo que sempre levasse meus comentários em forma de ironia e sarcasmo, parei de desenvolver este tema, até porque não tenho o desejo de humilhar ninguém nem incendiar corações levianos, frustados e solitários. Além do mais, minhas brincadeiras acabavam causando ciúmes e constrangimentos para a patroa. Mas falando nela, deveria ser ela a pessoa indicada para lhe responder, mas lhe garanto, caro fã enrustido, para sua amargura e paradoxal paixão, sou como vinho, e no tocante a esfera que você questiona, eu sou o cara, caramba, caracaraô.
    Sonhe, quem sabe na próxima encarnação você terá direito a este inenarrável prazer.
    Em tempo: a fogosa e formnosa não é para o seu bico. Ela se acostumou mal.

    ResponderExcluir
  6. Rsss, Mas que maldito 0800 é esse aí, será que é da COC?

    Parabéns Julinho

    Vc é demais gatão

    Ju

    ResponderExcluir
  7. A bem da verdade:

    Aquele AB lá de cima é falso. O verdadeiro jamis seria tão leviano e incompetente assim. Não me acuse do que não fiz.

    Atenciosamente

    AB

    ResponderExcluir
  8. Julinho suas explicações não convenceram.

    Com a palavra a belíssima Gigi

    Abs

    0800 709 9999

    ResponderExcluir
  9. Repito: A belíssima Gigi não é para seu bico e muito menos está disposta a lhe dar satisfações, além do mais ela não é besta de fazer propaganda do seu patrimônio.
    Mas a prova que voce quer eu sei qual é, e repito, jamais a terá.
    Sonhe comigo.

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.