quarta-feira, 13 de outubro de 2010

ÓCULOS DE NÚMEROS CONTRA A CEGUEIRA DAS PAIXÕES - CAPÍTULO 1.


UMA VOLTA REDONDA NO TEMPO.
Democracia é legal porque cada um fala o que quer. O inconveniente é que somos obrigados a ouvir e ler um monte de bobagens concluídas a luz da paixão e sem a frieza insensível e inquestionável dos números.
Tenho me mantido na defensiva para comentar os resultados do pleito do sul-fluminense, especialmente no que se tange a Barra Mansa e Volta Redonda. Alguns factóides estão sendo produzidos sem embasamento qualificado, movidos pelo combustível inseguro da passionalidade. Preferi aguardar para ver a tônica do debate de uma distância segura e conseqüente.
Há dias recusei um amável convite para escrever um artigo num jornal de grande circulação do sul-fluminense, pois o pano de fundo da empreitada seria colocar o Neto como o grande derrotado do último pleito. Não concordo e provo. Assim como percebo que atrás dos “doutos” comentários assinados por “especialistas”, está a obsessão na eleição de 2.012, onde de fato esconde-se o verdadeiro poder da caneta, e alguns rótulos prematuros já estão sendo lançados como: “Neto está mal”, “Zoinho está forte”, “Albertassi é favorito ao palácio 17 de Julho”, “Roosevelt é imbatível”, “Jonas é a grande força de Barra Mansa” e por aí afora. Todos exageros prematuros e longe da frieza numérica comparativa e sensata.
Analisemos primeiramente o caso de Volta Redonda:
Em 2006, os candidato afinado com o Governo Municipal (Neto, embora não fosse prefeito), Deley, teve 42.307 votos para deputado federal em Volta Redonda. Nesta eleição teve 32.246. Ele, tão somente ele, Deley, perdeu 10.061 votos na cidade do aço. Culpa do Neto? Creio que não. Culpa exclusiva de seu distanciamento do eleitorado da sua soberba e da falta de organização e agenda prática e produtiva. Passou quatro anos de “vida social” intensa fora de suas bases e pouca política ativa. Mas mesmo que essa perda de 10.000 votos fosse imputada a Neto, seria muito pouco perto dos 55.238 votos que ele teve de dianteira à frente ao segundo colocado das eleições de 2008, o Zoinho.
Zoinho, por sua vez, teve 37.995 votos agora contra os 24.773 de 2006. 13.222 votos a mais. Novamente muito pouco para incomodar o Neto do auge dos 91.129 votos obtidos tão somente no primeiro turno de 2.008. Mas mesmo assim, eu creio que o “superávit” deveu-se a propalada chance real de vitória por ele fazer parte da coligação do Garotinho. Isso corrobora muito com o sucesso no pleito, sem desmarece-lo, é bom que se registre.
Outro dado consistente sobre os federais de Volta Redonda: Em 2006, os candidatos da oposição somados (Zoinho, Cida e Baltazar) tiveram juntos, 64.443 votos. Nesta eleição foram quatro candidatos (Zoinho, Granato, América Tereza e Baltazar) e somados, obtiveram em Volta Redonda, o mesmo número de votos praticamente. Onde está a famigerada avalanche oposicionista?
Se analisarmos o desempenho dos candidatos à estadual aí então que o discurso morre no nascedouro.
Em 2006, os candidatos alinhados ao Governo (Paiva e Nelsinho), obtiveram 52.699 votos em VR, e agora os quatro situacionistas (Paiva, Gotardo, Nelsinho e Rose) somaram 63.717 votos, constatando acréscimo de quase 21%.
Em 2006, os candidatos de Volta Redonda da oposição (Celinho, Albertassi, Chicão, Mariana e Walmir Vitor) tiverem em VR, 48.891 votos, e neste ano os oposicionistas (Albertassi, Mauricio, Cida, Antonio Cardoso e Professora Isabel) somaram 42.355, ou seja, perderam mais de 13%.
O deputado Albertassi, que obteve uma votação espetacular em todo estado, perdeu, isso mesmo, PERDEU votos em Volta Redonda de 2006 para 2010. Em 2006 ele conseguiu 25.484 votos e agora somente 22.945. 10% a menos que quatro anos atrás. Isso o credencia para ser imbatível visando a eleição à prefeitura?
Isto posto, na minha avaliação, com a força da máquina administrativa enxuta nas mãos e a cada dia conquistando mais adeptos no seio da juventude, dos artistas, dos intelectuais e os funcionários públicos municipais, onde Neto expunha deficiências, a oposição vai ter que comer um quilo de canivete por dia daqui até 2012 para tirar o simpático gordinho da cadeira. Tá certo que uns dois ou três secretários municipais apolíticos e radicais atrapalhem bastante, mas a oposição (trapalhada por trapalhada), é mais eficiente neste quesito.
Isto é fato, o resto é ilação histérica.
Na próxima postagem, falaremos de Barra Mansa.

12 comentários:

  1. Me permite democraticamente?


    Quero falar de Barra Mansa também.

    Primeiro dizer que V.Sa. só entende conta de somar, como engenheiro seria um desastre. Suas previsões furadas iludiram o candidato Ademir Melo e seus poucos seguidores.

    Na sua lógica o Roosevelt com 29.000 votos não teria chances como prefeito pois o matemático Julinho Esteves vai dizer que sobram 81.000 votos os quais seriam em parte para o Ademir Melo, outra parte brancos e nulos e uma infíma parte para Inês Pandeló, Roberto do Chapéu, Tuca e o pobre Jonas Marins.


    O mestre dos mestres, o encantador Julinho Esteves vai mais uma vez por o turbante e com sua bola de cristal e luzes ao som de Celebrare chutar após uma baforada no charuto suas previsões para Barra Mansa.

    V.Sa. deveria guardar as cartas furadas da mesa, desmonta-la e recolher na sua insignificância como vidente eleitoral. Seu candidato eleito, aquele que numa ridícula postagem passional, obteve uma das piores votações. Ele perdeu para a Pandeló em Barra Mansa mesmo diante de campanha sistemática contra a mulher. Ela foi eleita e deu um olé em todos, inclusive em tu que agora fica lembrando dos tempos de bancários. Mas sempre foi inimigo dela e do Roosevelt.

    Coitadinho do Ademir Melo será que ele acredita em duendes, papai noel, cartomante e suas previsões.

    Somando os votos do Rodrigo Drable, do fulano de tal do fronteiras e da dona maria beltrana Era para ele ter 10.000 votos. Ou seja, em suas continhas do instituto analfa, ele obteve votos como sempre teve para vereador uns 2 zinhos.

    Julinho você tá bom para trabalhar de comentarista de futebol.

    Vai estudar e vê se aprende analisar corretamente o recado do povo para vocês.

    Mário

    ResponderExcluir
  2. Oi Julinho estamos com saudades aqui em Barra Mansa, precisando de novidades neste maravilhoso Blog, volte logo.

    Eu votei no Ademir por sua causa. Quando li aquela postagem não tive dúvidas e decidi. Arrumei alguns votos entre pessoas amigas. Soube que ele não se elegeu. Gostaria de saber quantos votos faltaram? Se é verdade que ele está chateado com Barra Mansa. Ouvi um comentário que ele nunca mais voltaria para cá e ficaria morando no Rio para sempre pois o povo foi ingrato. Peço que vc esclareça se realmente ele está chateado. Conheço muita gente que votou nele, não entendo pq o voto não apareceu. Achei 1.200 votos muito pouco. Já disseram que ele está triste com a gente. Mande um abraço para ele e toda a equipe. Na próxima pode contar.

    Fuiiiii

    Dani

    ResponderExcluir
  3. Nem de telescópio enxergamos os votos que vc disse que o Ademir Melo teria. Alguém foi enganado, gostaria de saber quem.

    ResponderExcluir
  4. Fica ai na Bahia
    Barra Mansa agradece

    ResponderExcluir
  5. Está na internet rolando o seguinte e-mail

    Barra Mansa In/Out

    In
    Roosevelt Brasil
    Rutinha
    Zé Renato
    Jonas Marins
    Inês Pandeló
    Luiz Antonio Cardoso


    Out
    Ademir Melo
    Rodrigo Drable
    Russo
    José Marques
    Lia Preto
    Chris
    Sérgio Gomes
    Ricardo Maciel
    Ismael de Souza
    Guto Nader
    Paula Nader
    Zé Nader


    A lista é ainda maior e seu nome está lá em baixo com um apelido de zero esquerda algo assim. E segue uma espécie de toke para quem quiser ter voto na próxima eleição não entendi bem. O Leiteiro e outros do lado do Ademir já preparam para anunciar em breve mudar. Desculpa não entendi.

    Repassei só pra vc juro. Olha julinho não vai fazer macumba ai ein.


    Jéssica do Bem

    ResponderExcluir
  6. Jéssica,
    Em primeiro lugar, em lista de anônimo vale tudo, e quem quiser que monte a sua.
    Em segundo lugar ter meu nome numa lista de políticos que já se submeteram a pleitos e vitórias, me enaltece sobremaneira pois nunca fui candidato a nada e estou no meio de nomes influentes ou que pelo menos, incomodam muita gente. Pense bem: Isto não é uma vitória?
    Sem me candidatar estou no rol. Tem que ter talento, né não?
    Em terceiro lugar já estou em Barra Mansa.
    Em quarto lugar, não sou macumbeiro.
    Em quinto lugar, se me dedicasse a fazer algo para você, seria uma sincera oração.
    Em sexto lugar, Leiteiro já mudou há muito tempo. Aliás, ele vive mudando. É seu direito, embora não concorde eticamente. Ademir vai em curto espaço de tempo, conhecer as suas verdadeiras amizades. Isto não deixa de ser uma vitória. Triste são aqueles que nas sombras do poder gozam de elogios falsos e abraços dissimulados.
    Em sétimo lugar, deve estar o Felipe Massa ou o Robinho Barichello.
    Não tende entender, por favor.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Dani,
    Muito obrigado pelo seu voto e pelo seu apoio.
    O Ademir teve 19.000 precisaris de mais 10.000 para se eleger.
    Ele não está chateado com Barra Mansa, muito pelo contrário. Ele ama esta cidade e sabe ser grato aos votos que obteve. Aliás, pelo contrário do que disseram para você, ele pretende dedicar muito mais tempo à nossa cidade.
    Política é assim mesmo, um dia se ganha outro se perde, e a vida segue.
    Quem se apega demais e que sofre consequencias e Ademir não se apega a nada material.
    Reitero meus agradecimentos pelo voto e pela confiança. Voc~e votou num cara humano como todos nós e se o povo preferiu outros, temos que respeitar.
    Deus te guie.
    Um beijão.

    ResponderExcluir
  8. Mario,
    As suas previsões, e voce as fez, eu não, foram uma lástima. Cadê os 60.000 votos do Roosevelt. Cadê a esplendorosa votação do Jordão em Barra Mansa?
    Eu não fiz previsões, quem as fez foram institutos de pesquisa. A única previsão que eu fiz era que o Roosevelt não teria 30 mil em BM, e ganhei um belo sctoh por isso.
    No mais, lhe informo que também já comentei futebol.
    Aliás, já fiz muita coisa na minha vida e pretendo fazer mais.
    Mas se tem uma coisa que não vou fazer jamais, é escrever anonimamente em blog dos outros, principalmente de quem supostamente desprezo.
    Acorda, cara.
    Mario... sai do armário.

    ResponderExcluir
  9. Julio

    Aqui no CM Marcello Drable, estão dizendo que o pachá de apiacá foi roubado em 24.000 votos, para o Tiririca de sampa. É verdade?
    Também dizem que vazou gasolina do posto da estamparia e hoje tá tudo parado na PMBM.É verdade?

    Dizem também que a PMBM não pagou a empresa que faz monitoramento via câmeras e estão todas desligadas, é verdade?

    dizem ainda que a Nutri(merenda escolar) e a conservadora que fazem
    limpeza dos colégios não receberam e vão parar de fornecer dia 20. É verdade?
    falam também de um rombo impagável da asbam.É verdade?

    juca

    ResponderExcluir
  10. Próxima eleição seguindo onda tiririca
    confere os eleitos

    Veradores

    Nega Maluca
    Xuxa
    Bob Gay
    Gina traira
    Coxuda
    Sapateca
    DJ Cachorro
    Sandrinha cadela
    Vovó da 16
    Apavorado
    Chico do Facão
    Mazzaropi da Carroça
    Galinhão
    Gorda da Várzea
    Putgirl

    Para prefeito: Ruth Coutinho

    ResponderExcluir
  11. Sr. Julio,

    Faltou o sr. comentar qual será o futuro politico do filho do Dep. Nelson Gonçalves, será que o Prefeito Neto ainda concederá uma vaga de Vice Prefeito para ele ou dará a vez para seu pai, o Dr. Nelson Gonçalves, candidato derrotado.

    Na guerra politica que acontecerá na cidade do aço, veremos muitas mudanças e acordo , voce também acha isso ?

    ResponderExcluir
  12. Caro,
    Como palpite, mero palpite, creio que o Nelsinho filho poeria se engajar numa bela candidatura a verenaça com boas chances de sucesso. Quanto ao pais, creio que ocupará cargo importante no governo estadual e se estruturará para tentar voltar à Alerj daqui há quatro anos. Mas repito, são mero palpites provocados pela sua indagação.
    Quanto as mudanças pol´´iticas na cidade do aço, não tenho dúvidas que ocorrerão, mas ninguém pode prever em que intensidade. Mas continuo achando que Neto se reelege prefeito.

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.