sexta-feira, 12 de abril de 2013

ATÉ QUANDO, BARRA MANSA?

UMA BARRA DE DESABAFO CONTRA UMA CIDADE MANSA.
postagem nº 4.000.
Ontem, pela noite, estive rapidamente na ACIAP de Barra Mansa para testemunhar a Audiência Pública promovida pelo Prefeito Jonas Marins para elucidação de fatos sobre o projeto de readequação ferroviária em Barra Mansa. Permaneci enquanto meu estômago suportou. Saí de lá, provavelmente como a maioria dos participantes, com a sensação desagradável de me sentir um idiota por ser barramansense de coração e moradia.
Na ocasião, ficamos oficialmente cientes de que aquele projeto megalômano apresentado ilegalmente na campanha de reeleição do então prefeito Zé Renato, posto que fora pago pelo erário municipal, tratava-se de um embuste inominável e de um flagrante engodo. Na realidade, com total anuência do prefeito anterior e sua corja, não existem aquelas ciclovias no projeto, não existe a tão propalada passagem de nível subterrânea, não existem as várias passarelas prometidas e até o cronograma da obra fora adulterado. O que consta no projeto, de fato, são apenas esses dois viadutos que até agora só nos deram transtorno, sem nenhuma praticidade factível, e apenas mais três passarelas de pedestres. Com essas pequenas investiduras, o Governo Federal, através do DNIT, para deleite das vorazes concessionárias do transporte ferroviário, pretende cercar a cidade em dois blocos, sul e norte, e assassinar no coração toda nossa já frágil mobilidade urbana.
Esse crime social contou com a aquiescência do prefeito Zé Renato, que em campanha, com toda a cara de pau possível, foi para a televisão, com face de padre, voz de vovô, olhos de vítima, e expressão de caridade, vender um ludíbrio incomensurável para todos os cidadãos desta cidade. Sabia ele, muito bem, que já haviam sido cortadas abruptamente as grandes benesses urbanísticas do projeto. Aceitou, como sórdida raposa felpuda e sanguinária, os termos criminosos dessa supressão de nossos sonhos. Cínico, sonso, venal e ambicioso, pretendia manter a omissão e a ignorância para tentar, por mais quatro anos, malograr o nosso povo e continuar promovendo ardis, desvios e negociatas para bel prazer de seus apaniguados e comparsas.
Nossos leitores sabem que jamais esperei grande coisa desse espectro de homem, todavia, confesso-me surpreso ao perceber que aquele modesto engenheirinho químico que anos atrás somente galgava aposentar-se chefiando uma ineficiente estaçãozinha de tratamento de água, com o passar do tempo, e moldado pelas mãos do maquiavélico Roosevelt Brasil, tenha se transformado num obsessivo perigoso e contumaz mentiroso em sua recente ânsia gulosa de poder e verbas.
Enquanto neste país ações como essas não levarem de pronto seus mentores e praticantes para as barras das grades das mais frívolas cadeias, esses facínoras das finanças públicas continuarão a praticar esses sórdidos expedientes. É bom ressaltar que certamente ele não agiu sozinho, visto que não percebi nenhum colaborador direto de seu governo na assembleia, certamente porque há muito já sabiam do que se tratava, com exceção de uma senhora sem noção que já foi petista de primeira hora, depois virou adesista do Zé, pois reza em qualquer cartilha que lhe ofereça uma reles boquinha, e ontem ainda teve a insolência de pedir a palavra para proferir um pronunciamento ignóbil, quando, como expressei no início deste texto, meu estômago pediu licença para se retirar ao lembrar que ela mesma ofereceu depoimento na TV querendo nos convencer que Zé Renato era um homem generoso e portador de princípios éticos ilibados.
Estelionato político, fraude social, logro eleitoral, embuste ideológico, desacato público, ou todas essas expressões alternadas ou somadas ainda são pouco para definir ou descrever esse acinte covarde que resume o legado deixado por Zé Renato para nossa cidade: mentiras, mentiras, e mais mentiras.
O ex-prefeito só me causa revolta. Os secretários que mancomunaram com esse golpe também. Os marqueteiros que ajudaram na concepção dessa tramoia, idem. Os políticos que vestiram a camisa da farsa e abraçaram o projeto político do anterior governo municipal, da mesma forma. Sérgio Cabral, Neto, Pezão, e todas as autoridades que vieram ao município para promover Zé Renato, mesmo cientes da patranha do projeto de retirada do pátio de manobras, deveriam ter vergonha ao pensarem em retornar a colocar os pés em nossa cidade. Enfim, todos aqueles que covardemente se omitiram quanto à sangria praticada em nossos sonhos merecem os infortúnios que suas consciências, caso ainda as tenham, possam causar nas suas almas. Revolto-me também com a deputada petista que dizia aos quatro ventos ser a grande interlocutora do município perante o Governo Federal e que estava a par de tudo que envolvia o processo de readequação urbana no município, pois se constata que era outra mentira, visto que agora alega que nada sabia.
Por essas e outras que a classe política está em tão baixa conta perante o cidadão. Não é para menos.
Após a compreensível repulsa que nos causa, só nos resta retomar a luta e pautar nossos atos com as seguintes premissas:
1. Não podemos permitir, de forma alguma, que nossa cidade seja murada enquanto não houver, de fato, acessos consistentes para a transposição ágil de um lado para outro da cidade.
2. Todo deputado federal que pleitear angariar um mínimo voto em nossas urnas, deverá, em ato contínuo, assumir essa bandeira de compromisso com nosso município, e desde já, comprovar ações producentes neste sentido.
3. É preciso que nosso Prefeito, cujo partido faz parte da base de sustentação do Governo da Presidente Dilma, exija que nossa cidade seja tratada com respeito e seja prontamente reparada em seu prejuízo. Não é mais possível nosso município servir para esgoto aéreo de minério sem nenhuma compensação. Não é mais suportável percorrer a cidade e constatar o estrago que esses vagões causam em nosso desenvolvimento e qualidade de vida.
Amo essa cidade, mas paradoxalmente me envergonho de ser mais um dos cidadãos que estão de braços cruzados assistindo passivamente esse festival de impropriedades sem tomar nenhuma atitude mais enérgica. Transformamo-nos num bando de bananas que aceita com resignação e fragilidade toda a sorte de desacatos contra a nossa cidadania e punhaladas em nosso direito.
Até quando, Barra Mansa?

Em tempo: Nunca pedi isto, mas desta vez,  se quiserem compartilhar, desde já agradeço.

24 comentários:

  1. DONA LOURDES DE SAUDADE comenta...

    Julinho eu estive no maior silêncio, desde as eleições, para não manifestar posição ou ideias que pudessem alterar ou influenciar o prefeito eleito naquela época e hoje empossado com mais de 100 dias de governo.

    Entendi que minha opinião, por ser muito técnica podia não ser compreendida e pior ainda ser mal interpretada.

    Não acho que a cidade foi enganada, ao contrário acho que todos tiveram a oportunidade de desmentir se houve alguma enganação e o silêncio dos candidatos, até do prefeito Jonas, não lhe da o direito de dizer que não sabia do que acontecia, até mesmo porque eu, uma pessoa humilde, tinha certeza de que aquilo era mentira.

    Mas este não é o fato. O fato é que quem assume uma cidade, uma empresa, uma organização, além de ter preparo intelectual, prático e cultural, tem que ter assessores preparados e bem posicionados no mercado de trabalho, que sejam bons nas suas áreas e saiba compartilhar e implantar suas ideias, para a melhoria do coletivo social interno e externo, ou seja as famílias dos colaboradores e aos que se beneficiam dos atos empreendidos por eles.

    O CEO da prefeitura, o JONAS, embora sério e que teve o meu voto, não tem a capacidade empresarial e negocial própria dos grandes empresários, só dirigiu a ASBAM uma pequena e falida associação de servidores que vive do poder público, e por isto não tem apresentado muitas novidades, até porque seu quadro de auxiliares é fraquíssimo e não estavam preparados para esta nova visão que a cidade exige, com TI moderna e processos altamente qualificados de gestão empreendedora, que vise buscar a excelência dos atos administrativos.

    Acho até que o CEO Jonas vai melhorar com o tempo e muito, pois é inteligente e capaz, mas
    em resumo o Jonas, o CEO da prefeitura, não consegue ser acompanhado pelos seus colaboradores mais próximos, porque estes não tem o preparo nem a gestão necessária para atender as demandas dos clientes, no caso os cidadão e eleitores.

    A missão e a visão do poder público estão fora de foco em virtude da fraca atuação nestes 100 dias de governo e das disputas interenas pelo poder, que destroe qualquer organização ou empresa.

    A questão do chamado pátio de manobras, vai pelo mesmo caminho, pois nenhum secretário tem a condição própria ou delegada de chegar nos grandes empresários ou homens de governo e falar de igual para igual com um Machado, Steimbruch, ou outro grande executivo de uma das empresas envolvidas que podem ajudar a cidade.

    Falta preparo e colaboradores comprometidos com a qualidade e modernidade de gestão e reengenharia administrativa, e isto precisa ser revisto, cortando na própria carne, com mudanças imediatas e urgentes. Tá na hora de bilhete azul!

    DONA LOURDES DE SAUDADE.

    ResponderExcluir
  2. Olha aqui meu amigo, eu já partilhei seus textos com muitos, facebookiano assumido que sou. Este seu texto é para ser lido em voz alta na praça, na escola, em casa.
    Eu já perdi dias da minha vida esperando o trem passar, muitos outros perderam a vida vendo o trem passar por cima. O Zé Desastre foi pra Resende, vários de seus outros comparsas se mandaram para outras cidades e se sentem livres do trânsito infernal, provocado e muito pelas manobras como aconteceu ontem desde às cinco horas da tarde. Parecia São Paulo. Quanto a senhora de dentadura não é senilidade, é escrotidão mesmo. Você ainda ouviu alguma coisa daquela boca murcha, mas o meu estômago tava um pouco mais embrulhado. Fui pra casa e tomei duas doses.
    ah melhorou, deu até pra dormir nem ouvi o barulho do trem.

    ResponderExcluir
  3. enfim, um muro de berlim para BM!!!

    ResponderExcluir
  4. Desde sempre achei essa turma que se auto proclamava do bem, verdeiros farsantes, eu tinha razão, se aqui fosse um Pais sério provavelmente muitos deles estariam em Bangu!


    Jefferson

    ResponderExcluir
  5. Julio, tú já és bem veinho para perder tempo com isso, cara; o Brasileiro assiste aos jogos da copa Libertadores de América,mas infelizmente nunca ouviu falar quem são os Libertadores de América: JOSÉ DE SAN MARTÍN E SíMON BOLíVAR,que atuaram no processo de independência de vários países, visavam inclusive a formação de uma grande nação Pan-Americana.
    De caráter menos guerreiro; DON PEDRO,PROCLAMOU NOSSA INDEPENDENCIA DE FORMA PACÍFICA, MOTIVADO PELA BRIGUINHA QUE TINHA COM SEU PAI; DON JOÃO VI, portanto amigo, nossa independência no caso do pátio de manobras, não será conquistada desta forma, será sim quando houver luta contra a ferrovia, no tempo das obras da ferrovia do aço fizeram viadutos que não usaram, foram abandonados, mais o dinheiro da obra parou nos bolsos de alguém, aqui em nossa cidade só se faz reunião e inauguração que nem teve inicio de obras, o Zé e sua turma do PMDB, fecharam a rua para inaugurar esta obra, quem não se lembra? Agora estão todos arrumados, o pátio lá, no mesmo lugar. Tá na hora deste povo cagão de Barra Mansa acordar, nossos vereadores e o prefeito deveriam promulgar uma lei obrigando estas composições passarem lonados, já pensou o trabalham que teriam? Tá na hora: eles pertuba nóis, nóis pertuba eles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já existe esta lei, concebida no meu computador e confeccionada por Ademir Melo, mas infelizmente, ninguém a cumpre nem a considera.

      Excluir
    2. Julio se a li existe, como voce diz, o Jonas ao não coloca em pra´tica esta sendo omisso e passível de processo por improbidade.

      Não vejo medidas que busquem resolver o problema e acho que a Prefeitura não tem sequer vontade política de enfrentar empresários poderosos ou exigir compensações financeiras para minorar os problemas criados pelo projeto mau desenvolvido que, sem juízo de valor, atendeu aos reclamos das empresas ferroviárias, mineradoras e siderúrgicas.

      A própria Comissão das Cidades, composta em sua grande maioria por companheiros do Partido dos Trabalhadores, tais como Juarez, Willian, Maurício, Zé do Carmo, Penha, Rosa e outros nunca se manifestou contra o projeto, pois não tinha interesse em bater de frente de com o DNIT dirigido pelo Bernardo.

      Eu me lembro da reunião no UBM, para discussão do trem bala, quando alguém levantou a polêmica do pátio logo o Carneiro e o Bill interviram e acabaram com o debate sob a alegação de que a pauta era o trem bala e não a remoção do pátio.

      Fica a certeza de que houve uma fraca atuação de todos os envolvidos a favor de Barra Mansa, infelizmente.

      AUGUSTO

      Excluir
    3. Júlio, lei concebida e confeccionada que não se cumpre, à nada se presta, enquanto nossa independência fôr proclamada desta forma, sempre seremos a cidade com os piores índices de desenvolvimento humano, perante nossas vizinhas, como somos como País, perante os países da América do Sul, nossos vizinhos que se tornaram independentes nas mãos de guerreiros e corajosos; OS LIBERTADORES DE AMÉRICA.

      Excluir
  6. Eu concordo com D Lourdes de Saudade. Jonas esta a pé de assessores. São todos um bando de perdidos que so queriam uma boquinha e não sabem o que acontece. Tem gente do Zé Ré mandando e tem gente boa do jonas que ficou de fora e foi abandonada no meio do caminho.
    Jonas muda enquanto tem tempo senão voce vai virar ou zé Ruela da vida.

    VOTEI 65

    ResponderExcluir
  7. júlio,

    Se tudo que você falou é verdade e irreversível, está na hora do nosso prefeito tomar uma posiçao drástica: BLOQUIAR A PASSAGEM DO TREM!

    Não precisa ser radical. Fecha por uma hora num dia, dois no outro e por aí vai O negócio é chamar a atenção de todos (Estado,governo Federal e mídia) e, principalmente, infomar a todo mundo que a população de Barra Mansa não PERMITIRÁ este atentado.

    Bom, para isso o nosso gordinho tem que ter CULHÃO. Por enquanto não enxergo isto nele...

    ResponderExcluir
  8. Julinho fiquei de boca aberta com sua reação. Ora, os vereadores coladinhos aí de porta para quem você trabalha, puderam ver a coisa toda. O papel de fiscalizar é de quem no município? Do vereador.
    Na Aciap muitos não foram, e um especialmente mostrou-se chocado, mas quando o Zé Renato era prefeito, puxava aplausos, e ontem como muitos comerciantes estavam revoltados. Sinceramente, é um teatro.
    Estou horrorizado como a Dona Lordes M..Na época ninguém quis ver de perto. Uns diziam que não ia sair outros políticos que ia e seria uma maravilha. Até o Jonas ficou de bico fechado no governo do Zé sobre o Pátio. Por defeito no que foi feito é fácil. Quero ver é o que vão fazer. Até agora como comenta-se são 100 dias sem nada e correndo atrás de tartaruga na cidade infestada de dengue.

    ResponderExcluir
  9. Pergunto à você Júlio: O que esperar do jonas Marins, onde o mesmo mantém cargos comissionados vinculados ao zé renato e ainda se associa a figuras políticas(como Inês pandeló) que paralisam o desenvolvimento do município a cada mandato na cidade.

    ResponderExcluir
  10. Nao se iludam ninguém vai as ruas lutar e protestar contra nada,os políticos espertos que sao já compraram o povo com a bolsa família ,a bolsa escola e outras esmolas,se a população puder tomar sua cerveja e comer sua carninha já tá bom.Só reclamam da saude quando precisam de assistência e nao conseguem,pela educação dos filhos nao querem nem saber,se os políticos roubam e trabalham pouco nao interessa ao povo,então meu amigo duvido muito que a população esta interessada se BM vai ser cortada ao meio,e quanta grana já deve ter rolado nesse processo todo.Se tivesse mos mesmo coragem iríamos as ruas da cidade protestar mas liderados pelo prefeito.Entao senhor prefeito como cidadão eu lhe proponho,vamos conscientizar a todos e vamos as ruas lutar contra tudoi isso,conscientizar seus secretários ,seus vereadores,seus amigos,seus eleitores.

    ResponderExcluir
  11. Eu sou nascida em Barra Mansa e me lembro da época que meu falecido pai (comerciante), que era um idealista e se frustrou muitas vezes com a política, trabalhava em campanha para os políticos da época, Marcelo Drable, Sebastião Duque, Féres Nader, Denisar Arneiro e assim vai...até os dias de hoje não vi nada mudar na minha cidade querida. Hoje resido no Rio de Janeiro e quando vou a Barra Mansa fico triste com tudo que encontro. Vejo as cidades vizinhas crescendo, Porto Real, Resende, Volta Redonda, Itatiaia e nossa cidade parada no tempo. Mudanças só ocorrerão quando pessoas novas, preparadas e com vontade de ver Barra Mansa evoluir, assumirem esse "grande" desafio. Até lá, vamos rezando!

    ResponderExcluir
  12. Dona Lourdes da Saudade, sei... O Ricardo Maciel e sua trupe possuem muitas máscaras... Ridículo. Barra Mansa precisa de união de forças. É por causa de opiniões das 'Lourdes' da vida que a cidade não anda. Como Jonas pode ter culpa? Mentiram pra cidade inteira e a 'candinha' não enxerga a realidade? Pobre Barra Mansa. Não merece gente assim...

    ResponderExcluir
  13. A mesma arrogância, o mesmo mau português, tudo leva a assinatura do tacanho Ricardo "Lourdes" Maciel. Patético.
    Julio, não cabe Ministério Público neste caso? Quem responderá pelo filho feio? Será que mais um que ficará sem pai?

    ResponderExcluir
  14. Barra Mansa jogada as traças !!!!

    Essa thurma do BEM não pode sair de cena sem pagar por isso.

    Todos tem culpa, acho o que fará o Jonas Marins colocar a viola no saco é essa
    tal de Maçonaria, esses irmãos mais parece cunhados.

    Porrada NELLES !!!!!

    ResponderExcluir
  15. Gente nao se iludam todos tem culpa,como explicar gente do governo anterior com cargo neste governo,como explicar o Jonas junto com a Inês se ele nao a queria como vice por medo de perder as eleições ,como explicar a muitos anos vereadores ter consulta cativa no cremeb e nada ter sido feito contra isso até agora e a população que nao é ligada a vereadores nao consegue consultas,pois o prefeito depende dos vereadores.A política brasileira é assim,candidatos financiados por pessoas e empresas de caráter duvidoso,depois ficam sem condições de tomar atitudes que realmente sejam efetivas,alguém acredita que vá se tomar alguma atitude contra as empresas ferroviárias ?Alguem acredita que vai se resolver os problemas dos horários de ônibus em barra mansa?Nunca existe um monopólio que nao permite concorrência,e o Jonas como tantos outros prefeitos foram financiados por estes empresários e nada pode fazer para mudar esta situação,portanto amigo tudo continuara como sempre foi.

    ResponderExcluir
  16. Quero saber o seguinte:

    - Até quando "Catharina", lembram desse Jagão do Féres????


    Saudades até do Féres.... minha gente!!!!!!!

    ResponderExcluir
  17. E ainda tem....


    Aves de rapina, agorentas....
    quando não tem o falar elas inventam!


    Grande Manoel, escudeiro fiel do Dr.

    ResponderExcluir
  18. Não creio que o fechamento das passagens de nível isolarão as partes da cidade de Barra Mansa... A Via Dutra não isolou, e não são muitos os viadutos, passagens subterrâneas e passarelas ligando uma margem à outra... Num caso ainda mais evidente, podemos citar o rio Paraíba do Sul, elemento dominante e identificador da paisagem natural de boa parte dos municípios da região. Quantas são as pontes de veículos e pedestres ligando os dois lados? Garanto que bem menos do que os quatro viadutos que a cidade terá dentro em pouco tempo... Na verdade três, pois o da Barbará desemboca no meio de casas e por isso só será funcional quando todo o projeto de remoção do pátio resultar com suas obras concluídas, incluindo aí as devidas desapropriações... Só acho que a cidade deveria ter mais passarelas, não sei se as planejadas seriam em número suficiente...

    De qualquer forma, a parte do centro onde ficam o hospital, Jd das Preguiças, prefeitura e câmara será o "Aterrado" de Barra Mansa, guardadas as devidas proporções...


    Al Fatah Onofre, o emir cicutiano

    ResponderExcluir
  19. Al Fatah Onofre, você odeia Barra Mansa, o que faz aqui? Humilhar a gente, como faz nos comentários do Diário do Vale? Cai fora então.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com esse nome e morando em VR, é corno e dos bons.

      Deve ser um frustado na vida, vive ou viveu da CSN, hoje deve ser sócio da Associação dos Aposentados, Torcedor do Voltaço, Eleitor do Neto, etc....

      Vamos deletar, é o melhor que fazemos !!!

      Excluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.