quinta-feira, 25 de abril de 2013

BARRA MANSA FIRMA PACTO PELA EDUCAÇÃO.

Prefeito participa de reunião pedagógica e solicita pacote de incentivos para crescimento do Ideb
 O prefeito de Barra Mansa, Jonas Marins, participou nesta quinta-feira, dia 25, de uma reunião com a equipe pedagógica da secretaria municipal de Educação – formada por técnicos, supervisores escolares e membros do Conselho Municipal de Educação – e com a secretária da pasta, Lusia Melchíades. O objetivo do encontro foi debater estratégias para melhorar a pontuação de Barra Mansa no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Criado em 2005 pelo governo Federal, o índice afere a qualidade de cada escola e do ensino público.
O Ideb só começou a ser aplicado estatisticamente no país em 2007. Neste tempo, Barra Mansa só atingiu a meta uma única vez no período final do Ensino Fundamental, que corresponde ao 9º ano. De acordo com informações do MEC (Ministério da Educação), em 2009, o município atingiu a meta pré-estabelecida pela secretaria municipal de Educação, de 4,3 pontos. Nos outros anos, Barra Mansa permaneceu abaixo da meta. Em 2007, a secretaria esperava obter 4,1 pontos, mas o resultado do Ideb foi de apenas 3,9. Já em 2011, a expectativa era atingir 4,5 pontos, mas o resultado foi 4,1.
Com relação ao período inicial do Ensino Fundamental, que corresponde ao 5º ano, o município nunca atingiu o objetivo estabelecido pelo MEC. Em 2007, a meta era de 4,7 pontos, no entanto as escolas municipais fizeram apenas 4,5 pontos. Em 2009, a meta subiu para 5,0, mas o resultado foi de 4,9 pontos. Em 2011, o município novamente não alcançou o objetivo: o resultado foi 5,1 pontos enquanto a expectativa era de 5,4.
“Vamos mudar esse quadro lamentável em Barra Mansa. Vou participar de reuniões quinzenais com a equipe da secretaria de Educação e vamos criar um pacote de incentivos e premiações para professores, alunos e escolas”, declarou Jonas, que nomeou a iniciativa de ‘Pacto pela Educação’. “Juntos vamos conseguir elevar esse índice e melhorar a educação do nosso município”, acredita o prefeito.
Em 21013, será realizada uma nova avaliação pelo MEC e o município precisa atingir 5,7 pontos nas turmas de 1º ao 5º ano e 4,9 para as classes do 6º ao 9º ano. A primeira ação do governo municipal será a realização de provas preparatórias da Provinha Brasil, aplicada para o 2º ano da Educação Básica, como da Prova Brasil, aplicada para alunos do 5º e 9º anos. “Essa é uma forma de preparar nossos alunos para a avaliação e, através do resultado das prévias, os professores vão poder trabalhar mais nas questões que ainda restam dúvidas dos alunos”, explicou o prefeito.
De acordo com a secretária municipal de Educação, essa é a primeira vez que um prefeito participa de uma reunião pedagógica. “A intenção dessas reuniões com a equipe é direcionar a educação no município e existe todo o empenho do prefeito em melhorar a qualidade do ensino em Barra Mansa”, afirmou Lusia.
Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura de Barra Mansa
(24) 2106-3425 | 2106-3521

23 comentários:

  1. A melhoria começa pelo cumprimento das promessas de campanha e pela descida imediata do palanque.

    PCCS é um bom início. O cumprimento do piso nacional para o professorado também! Ainda, o repasse das verbas do FUNDEB.

    O afastamento de vereadores, principalmente do Rodrigo Drable, de indicação de diretores e pessoal de apoio.

    UM DIRETOR QUE VOTOU NO JONAS

    ResponderExcluir
  2. Pacto é material de apoio nos colégios e turmas com professores é manutenção...pacto com politica não dá.
    Pacto é salário digno, pacto é sala com 25 alunos por turma, pacto é isso tudo e muito mais....
    Chega de bla bla bla....

    Professora revoltada

    ResponderExcluir
  3. Não existe pacto sem salário digno para Professores e Pessoal de Colégio;
    Não existe pacto sem comprometimento e envolvimento da Direção da educação Municipal.

    Pacto , que pacto só se for pato , pato em acreditar no atual prefeito.


    Pronto falei!

    Mara

    ResponderExcluir
  4. Este pacto ficaria melhor se incluíssem:
    Valorização do professore com Abono: Social e Fundeb.
    Pois o PCCS está longe de sair.
    Onde está o dinheiro do Fundeb, pois não sei onde foi empregado até agora. Antes eram mais transparentes: Fundeb pagava folha de pagamento de funcionários e desvio para Orquestra pelo Mamede.

    ResponderExcluir
  5. Blog do governo é isso aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Blog está sendo muito acessado pela turma do Zé.
      Votaram com muita gana.
      Estão muito interessado no Governo do Jonas.
      É bom ver vocês aqui, sejam bem-vindos. Aqui tudo é democrático.
      Pena que o Zé não pensou em copiar dele ( Julinho) antes da derrota.

      Excluir
  6. O Mauro foi tão esperto com a Celinha que fizeram uma limpa no almoxaridado da Educação. Carregou tudinho. Não sobrou nem folha para xerox e todos viram e não podiam falar. mes de dezembro.
    funcionário da Educação.
    Para trabalhar fica dificil, o 15 catou tudinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa q mentiraaaaa

      Excluir
    2. É verdade. Deveriam denunciar ao MP...

      Excluir
    3. Ah, é, duvida? então onde foram parar as folhas e quem era responsável na época. Eu não era, nem pretendo ser.
      Eles são muitos espertos e tem como manipular. Foram treinados pelo 15. O esquema é muito bem feito e não deixa rastro. Não vou ensinar ninguém. Vocês sabem melhor que eu.
      É imoral, dentro da dita " legalidade ".

      Excluir
  7. Gostaria de saber se o Prefeito vai mandar apurar os desvios de verbas públicas federais para os colégios, segundo comentam nos colégios em que o Prefeito substituiu as Diretoras que lá estavam desde a época do Roosevelt, os desfalques passam de R$ 300.000,00 através de notas fiscais frias.
    É muito dinheiro e no momento os colégios não tem material para os alunos, as Diretoras que sairam estão muito bem com carros zero km...


    Prof. A Duarte

    ResponderExcluir
  8. Julio, caia na real, que Educação é esta com a Secretária fazendo política o tempo todo, com uma gerente pedagógica de meio expediente com excesso de pessoas na SME sem saber o que fazer pois não existe planejamento.
    A coisa está pior do que na época do Zé., mas muito pior mesmo!


    OP do 15 morrendo de rir com a bagunça

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode rir, a vontade, pois ninguém supera o Zé Renato ele é imbatível. Entrou uns 5 ou mais Secretários e nem assim moralizaram a SME. Herança do ex. Vai rir mais ainda quando houver eleição de Diretores e Não cupinchas do Governo.

      Excluir
  9. O prefeito ta jogando para a platéia a Educação está parada juntaram a turma do 15 que pouco fizeram com a turma da vila Nova...nada acontece falta tudo nos colégios, essa é a realidade a educação está sem rumo.


    Regina

    ResponderExcluir
  10. Julinho, é impressionante como a soma da bandalha do 15 + o Ricardo "Candinha" Maciel + Rodrigo Drable estão poluindo o seu blog, mas faz parte. A população já deu uma demonstração que está enojada desse povinho. Ô raça! Na verdade, a equipe da Educação está planejando seu trabalho e trabalhando com muita motivação. Esses urubus vão ficar no asfalto falando sozinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Dia que a ralé do Jonas e ele assumirem com seus 40 picaretas, avisa tá.

      Excluir
    2. Já assumiram há 4 meses, por um mandato popular, pelo voto. O Zé Renato e sua turma saíram escorraçados da Prefeitura, onde nunca nem devia ter pisado. Gente incompetente.

      Excluir
  11. Se mudar algo é porque houve maracutaia nesse teste ( o que não seria de se admirar tendo em vista o grupo que está a secretaria de educação).
    Se com todo o material e treinamento feito pelo coc não se conseguiu subir o ideb, não vai ser agora que não temos nem papel e giz para trabalhar que conseguiremos isso.
    Mas a secretaria esta tranquila, se o ideb não alcaçar o desejado a resposta está na ponta da língua: "é problema herdado do governo anterior"... se o ideb subir: "é fruto de nosso trabalho".
    E o salário óóó!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E a choradeira não acaba nunca. Acorda! Quem aplica o teste é o governo federal. Se não tiveram competência, deixa pelo menos a atual administração trabalhar.

      Excluir
  12. Cala a boca OFÉLIAS...

    Que Educação é essa onde após 4 meses a Educação não enviou uma folha de papel para os Colégios, não colocou um prego nos Colégios?

    Que Educação é esta cuja Secretária fica na sua sala fazendo política recebendo cerda 70 pessoas dias?

    Que Educação é esta sem nenhum projeto para Alunos e escolas?

    Que Educação é esta cuja equipe de assessores são profissionais de baixa produtividade e desinteressados??

    Que Educação é Esta ????


    Eliete

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Lusia e sua Equipe estão muito devagar.
      Não tem COC, onde foi parar o dinheiro? Cadê material, salário, escolas mau conservadas. O Que que é isso.
      Mãe de aluno da rede e professora do Estado.

      Excluir
  13. Implantar a política da meritocracia talvez seja um dos caminhos que o prefeito Jonas deva implantar para buscar a melhoria da educação em nossa cidade. Ainda que não seja aceita por boa parte dos profissionais da educação (diretores, professores e pessoal de apoio) é, sem dúvida, um mecanismo que busca separar o joio do trigo. Efetivos ou contratados, a verdade é que nem todos os profissionais podem ser colocados em um mesmo patamar de credibilidade e competência. Alguns deles não fazem jus ao salário (ainda que inadequado, reconheço) que recebem.
    A frase "eles fingem que me pagam e eu finjo que trabalho" é bem corriqueira entre aqueles que tem o papel fundamental de formar as gerações futuras.
    Outro caminho que pode ser explorado é buscar a disciplina em sala de aula. Sem disciplina não há aprendizagem. E muitas das escolas de Barra Mansa carecem dessa qualidade fundamental. Medidas efetivas devem ser tomadas para que se atinja um nível disciplinar adequado sob pena de nenhuma ação visando a melhoria da aprendizagem de nossos alunos surtir o efeito desejado. Porém, infelizmente, parece que os profissionais da educação não sabem mais o que fazer para alcançar esse nível disciplinar. É compreensível, visto que muitos não tem comprometimento com o processo educacional (isso é válido para os burocratas da secretaria de educação).
    Para finalizar, é necessário tomar cuidado com o modismo dos projetos que prometem contribuir para a melhoria do processo ensino-aprendizagem. São vários os projetos que, na verdade, só servem para mascarar a situação preenchendo o tempo com atividades "lúdico-pedagógicas" inócuas, enquanto o pensamento matemático e científico é deixado de lado.
    A ciência e a tecnologia são as molas propulsoras de uma nação.

    Alexander, um pai preocupado com a educação.

    ResponderExcluir
  14. Estou cansada de tanta promesa... Fim do Coc início da falta de proposta ( e olha que eu não era a favor deste sistema). Como professora achei que meu voto traria para a educação de Barra Mansa uma nova cara e uma motivação aos profissionais, que assim como eu caminham para a aponsentadoria sem o prazer de ver as salas de aulas com materias suficientes para o trabalho, com uma equipe de gestores competentes e capazes de sanar nossas dúvidas ( diga-se de passagem tem professor novato que dá um banho neles), com a SME mudando o seu quadro de coordenadores e trazendo um novo olhar para a Educação. Tanta gente competente perdida em salas de aula, e o que vemos mais uma vez? Saionara a frente de um projeto tão importante( esta que muitas vezes levantou a bandeira contra o sistema de ensino, mas que trabalha na REDE PARTICULAR COM SISTEMA DE ENSINO.Como dar credibilidade a uma pessoa que acende uma vela para Deus e outra para o Diabo, será que aprendizagem destas crianças estaria separada pelos $$$$$? Sem falar nas assessoras que assumiram a Educação Infantil... despreparadas, arrogantes e sem a menor noção de gestão pública. É lamentável chegar a conclusão, mas acho que trocamos seis por meia dúzia... e o pior é ter que ficar FELIZ com tudo isso... sem proposta, sem material e com 3% de aumento... faz-me rir. Aliás onde anda o professor Jeferson Marinho que tanto levantou a bandeira da mudança? Não sabem, posso responder: Anda quietinho com um carguinho de Direção para fazer o que todo mundo pensa que ele faz...Como ele irá dar o grito de guerra agora?

    PROFESSORA INDIGNADA, ESTRESSADA e EXTREMAMENTE DERROTADA

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.