quarta-feira, 3 de abril de 2013

OBRAS DO CVT SERÃO RETOMADAS EM BARRA MANSA.

Previsão é que unidade de ensino, uma das mais modernas do estado, fique pronta em seis meses.
O prefeito de Barra Mansa, Jonas Marins, acompanhado do secretário municipal de Juventude, Esporte e Lazer, Chris Vieira, reuniram-se na tarde desta segunda-feira, dia 01, com o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Gustavo Tutuca, no Rio de Janeiro. Durante o encontro, Tutuca garantiu ao prefeito que as obras do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) serão retomadas em maio. “Desde que assumi a prefeitura, estamos buscando o reinício das obras junto ao governo estadual. Ficamos muito contentes com a notícia de que já no próximo mês recomeça a construção da unidade”, afirmou Jonas.
Segundo Tutuca, o CVT de Barra Mansa será um dos maiores e mais modernos do estado do Rio. “O conjunto de laboratórios terá equipamentos de ponta para oferecer aos jovens capacitação de qualidade e de forma gratuita”, pontuou o secretário. No total, serão disponibilizados 17 cursos na unidade de Barra Mansa na área metalmecânica, beneficiando 2,3 mil alunos. “Um dos meus compromissos de campanha foi proporcionar aos jovens da nossa cidade a oportunidade de se qualificarem para o mercado de trabalho perto de casa. Com o CVT, eles terão essa chance”, disse o prefeito.
O Centro Vocacional está sendo construído numa área de 2,9 mil metros quadrados, no bairro Barbará. A tecnologia que será empregada na construção dos prédios é a modular, o que garante mais agilidade na obra. “Com isso, esperamos que em até seis meses, a unidade esteja pronta”, explicou Tutuca, destacando que o investimento no CVT ultrapassa R$ 5,5 milhões.
Cursos – Entre os cursos que o CVT de Barra Mansa vai oferecer estão: informática, montagem e manutenção de computadores, caldeireiro, soldador, instalador industrial, operador de torno, entre outros. Para quem já possui o Ensino Médio, a unidade disponibilizará o curso técnico em fabricação mecânica. O segmento de idiomas também será contemplado, com cursos instrumentais de Inglês e Espanhol.
“A criação deste novo CVT, com cursos técnicos e de qualificação profissional, equipado com modernos laboratórios, será um marco na educação profissional de Barra Mansa e da região Sul Fluminense”, ponderou Jonas, que aproveitou o encontro com o secretário estadual para solicitar a instalação de uma unidade de Ensino Superior gratuito na cidade. “Atendendo o pedido do prefeito, já orientei que nossa equipe técnica inicie o projeto de viabilidade para implantação de cursos da Faeterj em Barra Mansa”, garantiu Tutuca.
UERJ – Antes da reunião com o secretário, Jonas e Chris estiveram no gabinete da reitoria da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), no Campus Maracanã. O encontro foi agendado pela deputada estadual Inês Pandeló para debater a implantação de um campus avançado da universidade em Barra Mansa. O grupo foi recebido pelo vice-reitor, Paulo Roberto Dias, e conversou sobre a grande demanda por cursos superiores gratuitos na cidade.
“Viemos pleitear que nossos jovens possam ter acesso à formação de nível superior de qualidade e de forma gratuita. Ter um campus de uma universidade pública é um sonho antigo da população e estamos nos mobilizando para tornar isso realidade”, pontuou Jonas. A deputada Inês Pandeló lembrou que a UERJ possui um programa de interiorizaçao do ensino e se colocou à disposição da reitoria para auxiliar no projeto para Barra Mansa. “Sabemos que a universidade tem dificuldades orçamentárias, mas podemos destinar emendas que viabilizem a implantação de um campus no município”, destacou Inês.
O vice-reitor se comprometeu a agendar a visita do reitor a Barra Mansa, para conhecer a cidade e ver a sua potencialidade. “Somos uma universidade do estado e temos que nos empenhar para que o ensino seja, de fato, levado a todos os cantos do Rio de Janeiro”, afirmou Paulo Roberto, garantindo que a visita será feita em breve.

2 comentários:

  1. Obras do CVT serão retomadas em Barra Mansa?

    Que obra é esta, se nem um tijolo foi assentado, melhor seria dizer que as obras irão começar, que vergonha nosso prefeito que está se tornando o Genérico do Zénerico

    ResponderExcluir
  2. julinho parabéns realmente seu blog e muito respeitado,semana passada reclamei que o noticia oficial da prefeitura de barra mansa nao estava mais sendo publicado na internet,neste momento acabo de verificar que ja foi publicado o mes de janeiro,valeu.

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.