sexta-feira, 3 de junho de 2011

REMAKE NOVEMBRO 2009 - IV

OPOSIÇÃO
PUBLICADO EM 09 DE NOVEMBRO DE 2009
FOLCLORE DE BARRA MANSA - III
Conforme já postei aqui, no Governo Inês Pandeló, não havia uma semana em que não fizesse um panfleto de oposição ao Governo Municipal. A maioria era assinada pelo então vereador e amigo Joaquim Pitombeira.
Inês foi bancária no mesmo tempo que eu, e na época conseguimos efetuar alguns movimentos juntos paralelos ao Sindicato dos Bancários. Graças a sua disposição e sua forte penetração nos segmentos católicos, Inês elegeu-se vereadora, e numa resposta da cidade contra a política convencional e seus líderes desgastados, acabou despretensiosamente galgando o cargo de Prefeita. Sempre a achei bem intencionada, mas era muito mal rodeada. Após o final do seu mandato, cheguei a lhe falar numa Flumisul, que o grande erro que ela cometeu foi acreditar que todas as pessoas que carregavam uma estrelinha vermelha no peito, carregavam junto um atestado pleno de capacidade e honestidade, e todos aqueles que não simpatizavam com as causas petistas, eram por natureza, corruptos e incompetentes. Os jornais atuais mostram claramente que eu já estava certo naquela época.
Mas enfim, pos inexperiência e por má influência, o governo de Inês foi desastroso. O IPTU aumentou 400% em média, sem critério técnico justo ou plausível. Mais de duas centenas de professores da FEBAM foram demitidos arbitrariamente. A cultura sofreu um esvaziamento geral, que infelizmente, dura até hoje. Os trabalhadores da prefeitura, esperançosos no governo petista, tiveram seus salários achatados e vilipendiados. A merenda escolar era mal gerida e inclusive doada para os sem-terra, como foi provado em matéria jornalística na época. Ruas esburacadas, hospitais e postos de saúde abandonados, lixo mal recolhido, esporte renegado, carnaval esquecido, violência imperando, gastos super-dimensionados com imprensa, e muitas, muitas denúncias de malversação de erário.
Inspirado no “Apesar de você” do Chico Buarque, fiz uma canção retratando o momento.
Perdoe-me Deputada, que faz um digno trabalho na Alerj, mas a gestão foi fraquinha mesmo.

TRAIU-ME PT. PONTO FINAL.
Você me roubou o sorriso, meu riso e meu viço de viver
Você me roubou a esperança, que desde criança eu tinha em você
Você implantou a maldade, e a minha cidade chorou ao sofrer
Você seqüestrou a alegria, a vida, a poesia, traiu-me PT.

Você iludiu o operário, e o parco salário, sucumbiu de vez
Você seduziu a imprensa, que por verbas e rendas, gostou de vocês
Você maculou a igreja, embora ela não veja, o mal que nos fez
Você me fez sentir saudade, pois minha cidade, não tinha Inês.

A escola não teve merenda, e sua renda, horrenda, você malversou
A rua só tinha buraco, cavalo e rato, assalto e terror
Hospital teve sempre doente, e o povo carente, não teve doutor
E o lixo reinou na avenida, sombria e ungida, que você pisou.

Meu futebol foi jogado de lado, pois meu prazer jamais teve valor
Meu povo traído e humilhado, comeu pão-de-ló que o diabo amassou
Meu samba foi largado e esquecido, acabastes até, com meu carnaval
Por isso o meu peito sentido, decreta PT, o teu Ponto Final.

3 comentários:

  1. JULIO, GOSTARIA QUE VOCÊ COLOCASSE NO SEU BLOG, A ATA DE VOTAÇÃO NA CÂMARA MUNICIPAL DA VOTAÇÃO DO AUMENTO DE 400%, E O NOME DO VEREADOR QUE DESEMPATOU COM VOTO DE MINERVA, APROVANDO O AUMENTO. SEI QUE VOCÊ IRÁ CUMPRIR COM SEU PAPEL BELÍSSIMO DE PASSAR PARA POPULAÇÃO A VERDADE NADA MAIS QUE A VERDADE. POIS FOI UM FATO VERÍDICO E DOCUMENTADO. DESDE JÁ OBRIGADO KEKÉ PRES.ASS. ROSELANDIA. SE NÃO FOR POSSÍVEL, ENTENDEREI. UM FORTE ABRAÇO.

    ResponderExcluir
  2. Keké,
    Creio que a pessoa que voce pretende visar é a mesma que já lhe deu imensas oportunidades. Creio também, que na sua qualidade de pré-candidato à vereador no próximo pleito, voce pretende usar nosso Blog para combater adversário que tem sua base política na mesma localidade que voce pretende cabular votos. Mas não serei leviano de usar nosso blog para desvirtuar a real responsabilidade sobre o aumento do IPTU ocorrido no governo Inês Pandeló. Dez vereadores, de várias correntes partidárias aprovaram a readequação tarifária no imposto predial proposta pelo governo petista e posso lhe garantir que nem o mais atento vereador da época, imaginava que se atingisse na prática, um patamar tão alto de aumento real. A responsabiliudade deste episódio se deve a prefeita da época e a seu secretariado, especialmente ao da fazenda, que era ocupado por um forasteiro chamado Josmar, indicado pelo José Dirceu. Josmar vinha do governo Angela, de São José, aquela da dancinha no Congresso quando um de seus pares foi "aliviado" do mensalão. Voce, se um dia for vereador, saberá quão difcil é fazer oposição ou votar contra o interesse do executivo. Seu bairro não terá benfeitoria e recairá em voce essa responsabilidade, especialmente se o seu partido for o mesmo do prefeito vigente, como aconteceu com o vereador a quem voce pretende responsabilizar. É bom que se saiba, que mais dois prefeitos se passaram após o aumento e não vi nenhum deles revogar o aumento ou apresentar proposta para diminuição de valores de IPTU. A verdade não pode ser apenas a que nós é conveniente, mas tem que ser contada como um todo.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  3. JÚLIO,
    OBRIGADO PELA EXPLICAÇÃO SÁBIA E DENTRO DO CONTEXTO POLÍTICO OCORRIDO EM 1997, E É SEMPRE BOM TER PESSOAS QUE REALMENTE DEFENDE SEUS IDEAIS. TENHO MINHAS CONVICÇÕES, MAS VINDO DE VOCÊ, QUE É PRA QUEM EU TIRO O CHAPÉU, DOU POR ENCERRADA ESTA SITUAÇÃO. ME ARREPENDO TODOS OS DIAS PELO FATO, MAS A ÁGUA JÁ PASSOU POR DEBAIXO DA PONTE, FOI UMA FORMA ERRÔNEA DE ME DEFENDER ATACANDO FATOS PASSADOS, QUE NÃO ME LEVARÃO A LUGAR ALGUM, E CONFORME VOCÊ MENCIONOU NÃO POSSO SER INGRATO COM O VEREADOR , COM QUEM TAMBÉM APRENDI MUITAS COISAS BOAS, NÃO PODENDO DEIXAR DE LEMBRAR DO MEU AMIGO ADEMIR MELO A QUEM CONSIDERO UM PAI, MAS ELE TAMBÉM NÃO TE OUVIU, O QUE POR VÁRIAS VEZES PRESENCIEI. NÃO VOU COMETER O MESMO ERRO. ESPERO NÃO TER CAUSADO ALGUM MAU ESTAR, E SEI QUE O JEITO MELHOR DE PLEITEAR ALGUM CARGO ELEITO PELO POVO, É TRABALHANDO ARDUAMENTE PELOS SEUS INTERESSES. CONTINUAREI TRABALHANDO FALANDO DAS COISAS QUE POSSO MELHORAR NA SOCIEDADE. LEVO COMIGO MAIS UM APRENDIZADO DE ALGUÉM QUE EU CONSIDERO UMA ENCICLOPÉDIA VIVA. OBRIGADO E UM FORTE ABRAÇO KEKÉ.

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.