quarta-feira, 24 de abril de 2013

BLOG DO SERGIO BOECHAT

VR: "UM PESO E DUAS MEDIDAS"!

23/04/2013 15:41:57

Segundo o Google, a expressão “Um Peso e duas Medidas” é de origem socrática, ou seja, do filósofo Sócrates e esta é a versão correta. Significa “tratar uns com justiça e outros com injustiça” ou “ter condutas diversas diante de situações idênticas, aplicando a lei ou a regra com mais ou menos rigor, de acordo com a conveniência”. É o que acontece em relação às administrações municipais de Barra Mansa e Volta Redonda, quando são analisadas por alguns jornalistas da Cidade do Aço.

Tratam o governo de Barra Mansa, com apenas 113 dias no poder, com excessivo rigor e se omitem em relação ao governo de Volta Redonda, que já está no poder há mais de 12 anos. Há apenas uma semelhança entre a administração do Jonas Marins, em Barra Mansa e a administração do Neto, em Volta Redonda e é negativa. Os dois são adeptos do nepotismo e violam a Súmula 13 do Supremo Tribunal Federal, nomeando parentes para o 1º escalão do governo, desrespeitando o Princípio da Impessoalidade, explicitado no artigo 37, da Constituição da República.

As diferenças, por outro lado são muitas. Marins é do PC do B e seu maior adversário é o PMDB; Neto é do PMDB e o seu maior adversário é o PR. Neto abusa do direito de ser autoritário, enquanto Jonas ainda não teve nenhuma atitude que pudesse aproximá-lo do Neto neste campo. Neto é centralizador e adepto do monólogo, enquanto o Jonas tem dialogado bastante com a sociedade e principalmente, com os sindicatos e com os servidores. Alguns jornais em Volta Redonda cobram do Jonas Marins, neste curto espaço de governo, o que nunca cobraram do Neto, em mais de 12 anos. Fiscalizam o governo do PC do B, em Barra Mansa, o que nunca cobraram do governo do PMDB, em Volta Redonda. Denunciam possíveis irregularidades do governo Marins, o que nunca tiveram coragem de fazer no governo Neto. Criticam a “demora” do Jonas Marins em apresentar o PCCS prometido aos servidores, mas nunca criticaram o Neto por ter engavetado o PCCS dos Servidores e do Magistério, desde 1997. É ou não é “um peso e duas medidas”!

Um dos jornais, ligados ao governo Neto, chegou ao cúmulo de criticar o governo do Jonas Marins por ter “distribuído” verbas de publicidade com os jornais que o apoiam e este mesmo jornal é um dos beneficiários de um esquema publicitário muito mais selvagem, praticado pelo governo de Volta Redonda. As notícias que são publicadas sobre o prefeito de Barra Mansa em alguns jornais de Volta Redonda sempre têm algum tipo de acusação ou cobrança, enquanto as notícias publicadas sobre o prefeito de Volta Redonda são sempre positivas, amenas, sempre medindo as palavras, com raríssimas exceções.

Se os jornais de Volta Redonda fiscalizassem e denunciassem o Governo Neto com o mesmo entusiasmo e a mesma força como fazem em relação ao Governo Jonas Marins, a situação não teria chegado ao ponto que chegou. A cumplicidade da maioria esmagadora dos jornais, das rádios, das emissoras de TV e dos programas radiofônicos impediu que a população conhecesse melhor os desmandos administrativos do prefeito Neto, a sua insensibilidade social e o seu desprezo por todos os servidores públicos efetivos do município, nos mandatos anteriores.

Quem chega a Volta Redonda pela primeira vez e lê alguns jornais locais terá a nítida impressão que a base principal deles é Barra Mansa, tal o volume de notícias negativas sobre o governo municipal. Os meios de comunicação têm a obrigação de informar com imparcialidade, investigar com responsabilidade e denunciar com coragem, tudo o que merece ser informado, investigado ou denunciado, sem qualquer tipo de compromisso ou cumplicidade com o poder público, em qualquer município. É isto o que se espera e não o que está sendo feito por alguns meios de comunicação na Cidade do Aço. Todos os segmentos sociais já perceberam que existe “um peso e duas medidas” em relação às duas administrações municipais, prevalecendo sempre o interesse ou a conveniência de cada meio de comunicação! Isto precisa mudar e vai mudar!

13 comentários:

  1. Gostei, mas você mesmo Julinho com o Zé Renato era muito mais severo do que com o Jonas. A ONG Construindo Sonhos continua mamando, e a turma do Zé Ré continua. E você amenizou. Você poderia explicar pq com o Zé vc publicava os gastos da Prefeitura e com o Jonas vc não publica, assim como não publica os do Neto.

    ResponderExcluir
  2. A imprensa "nojenta" de V Redonda é sem dúvida inimiga da Cidade de B Mansa, isto é fato, pensam que ninguém percebe....É um Câncer que impede o progresso da vizinha Cidade graças aos recursos que recebem do grupo que está na cidade há 20 anos e agora tentam prejudicar B Mansa-Excelente Julio .

    abs


    J Bustamante

    ResponderExcluir
  3. Esse Boechat é um assessor decadente, trazido pelo Baltazar do escândalo das ambulâncias. Ele arrumou um negócio na Prefeitura com o Jonas e sem condição nenhuma usa o termo 1 peso e 2 medidas. Ele é quem mais faz uso desta prática. Pobre Barra Mansa, agora terá de sustentar o cacareco do cacareco podre.

    ResponderExcluir
  4. Ele enterrou o Baltazar vivo, coitado agora depois de anos conseguiu alguma coisa. Tem dedinho podre.

    ResponderExcluir
  5. É aquele que conseguiu uma aposentadoria do Senado Federal com poucos anos de trabalho. Esse tem realmente muito peso e poucas medidas.

    ResponderExcluir
  6. Quero saber quem ele assessora e é bem sucedido?

    ResponderExcluir
  7. Pergunta para o Carlos Baltazar defenestrado da Prefeitura e vida pública de Barra do Piraí e Estado do Rio. Foi o último após o escândalo das ambulância do deputado Paulo Baltazar. Depois da Pandeló, este seria mais que uma pá de cal.

    ResponderExcluir
  8. Ele foi secretário de governo da Prefeitura de Barra do Piraí, um fiasco.

    ResponderExcluir
  9. Ele seria melhor no lugar do TIM NADA.

    ResponderExcluir
  10. Tá coberto de razão.
    Se fosse em um país do primeiro mundo, o jornal aQui já estava quebrado e o escroto do Luiz Alfredo, um arremedo de jornalista, já estaria preso.

    ResponderExcluir
  11. Gostaria de saber Julinho porque o controlador da prefeitura continua o mesmo do Zé Renato o Sr. Vantuil que foi muito criticado no seu blog por manter uma empresa prestando serviço para a Ong construindo sonhos? porque o ex secretário laranja do Carlos Magno continua dando as cartas na fazenda até em foto de anúncio de aumento para o funcionário ele está saindo? Porque muitos dos 15 ainda estão acupando cargos de confiança do governo do Jonas? Porque muitos dos 15 ainda estão fazendo parte de comissões no governo do Jonas? Porque a São João Batista que tem uma dívida astronômica com a prefeitura ainda continua tendo concessão para operar na cidade? eu sei que essas perguntas vc não vai poder responder e eu acho também que não publicar porque seu blog agora é da situação e não lhe interessa colocar indagações ao atual governo mas reflita um pouco sobre isso e veja se votamos para sermos felizes realmente ou vai ser igual aos 20 anos que passou quem está mamando fica com o boca quieta e quem está de fora berra. . .a política nunca vai mudar é essa a verdade quem está de fora que entrar e fazer tudo igual ao que saiu porque nesse país não tem justiça nem fiscalização do dinheiro público. . .

    ResponderExcluir
  12. Julinho tem duas pesquisas para votar em prefeito com dois resultados.O certo seria somar as duas pesquisas? Não entendi.

    ResponderExcluir
  13. Conveniências, meras conveniências... Se o ilustre senhor autor do desabafo fosse um tanto quanto imparcial, veria que a imprensa de Barra Mansa (este blog, AVDC, Rádio do Comércio), pelo contrário, bate no Neto e alisa Jonas Marins. Por que ele não fala sobre isso? Será que ele só lê os jornais de VR?... Tenho certeza que se ele tivesse algum cargo em comissão na PMVR o discurso seria outro, só temos isenção de opinião naquilo que não há interesse envolvido...
    Neto sempre cumpre o que promete e o que é da competência exclusiva da prefeitura. Jonas Marins, exatamente por ser novo em cargo eletivo e carregar toda a esperança de mudança de sua população, deve mostrar serviço...

    Al Fatah Onofre, emir cicutiano...

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.