quinta-feira, 12 de novembro de 2009

CONTINUA NA OUTRA PÁGINA...


FOLCLORE DE BARRA MANSA – VI.

Era posse da Inês Pandeló na Câmara Municipal. Dia 1º de janeiro de 1997. Pela primeira vez o PT iria administrar a cidade. Pela primeira vez uma mulher seria Prefeita de Barra Mansa. Evidentemente, o plenário e as imediações da Câmara Municipal estavam lotados. Todo mundo queria falar. Regimentalmente, entre os vereadores, somente os líderes partidários teriam direito a fala. Pois bem. Uns dias antes, um determinado vereador que sempre teve imensas dificuldades de conviver com a língua portuguesa, me pediu para elaborar o seu discurso. Sabia que era perigoso, mas encarei. Preparei o pronunciamento com todo o zelo, e caprichei nos detalhes para ver se dava certo. Quando era para aumentar o tom de voz eu aumentava o tipo de letra, quando era para fazer uma breve pausa eu acrescentava espaços entre palavras, e assim por diante.

Chegou o dia da festança cívica e o calor era insuportável. Fiquei no plenário, mais por curiosidade do que por interesse, até que chegou a hora do nobre edil realizar a sua fala. Nos primeiros segundos já dava para perceber que a emenda tinha ficado pior que o soneto. Ele acrescentava letras onde não existiam, comia outras, criava pausas, errava dicção, enfim, um verdadeiro desastre. Quietinho, não me manifestei para que ninguém percebesse que era eu o autor do discurso, mesmo porque na interpretação dele, a oratória tinha se transformado noutra coisa. Mas o pior ainda estava por vir...

Num determinado momento, quando percebi ele aproximando-se do texto que lhe entreguei com dificuldade em ler, imaginei o drama... e aí aconteceu o seguinte trecho:

“Então, senhoras e senhores, em nome do estado democrático de direito.................(10 segundos dramáticos de passaram neste intervalo).........................CONTINUA NA OUTRA PÁGINA....”

Eu tinha colocado bem pequenininho para que ele percebesse que o discurso não tinha terminado, o termo “continua na outra página”, mas ele mandou em alto e bom som.

Fui me esguichando devagarinho e de saindo de fininho, e quando cheguei em casa agradeci por não ter sido descoberto. Me senti um fora-da-lei.

2 comentários:

  1. RICARDO MACIEL disse :

    É JULINHO! O discurso, com certeza, foi o prenúncio do que viria pela frente. Um governinho medíocre, caótico e perverso, que aumentou o IPTU em 400%, demitiu professores, cortou salários e pensões e, o pior, destruiu a dignidade do funcionário público. Desde o discurso da posse, aqueles incomPTentes naõ deram certo, como aliás até hoje, na ERA DO MENSALÃO !

    ResponderExcluir
  2. Embora concorde em parte com o Ricardo, é bom que fique claro que o vreador mencionado na postagem original não era do PT, nem tinha apoiado a candidata do PT durante a campanha. Depois por fisiologismo, virou imediatamente puxa-sacos de carteirinha do Governo, razão pela qual até hoje não conseguiu mais nada na política.

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.