terça-feira, 17 de novembro de 2009

O VOO DO FÊNIX


COMEMORAÇÃO INSOSSA.

Vi nos jornais de hoje, que amigos e ex-jogadores se reuniram para comemorar o aniversário do Barra Mansa Futebol Clube. Entre eles meu amigo Ademir Melo.

Perdoem-me a sinceridade, mas pergunto: Comemorar o que?

Comemorar que o Leão do Sul que teve incontestáveis glórias no passado, agora vive de esmolas ilegais da prefeitura, que por sua vez usou o clube com fins político-eleitoreiros-fianceiros numa operação de lavagem de dinheiro envolvendo o Clube do Recanto? Comemorar a decadência de um patrimônio que foi vilipendiado graças à inoperância de seus ex-dirigentes? Comemorar que em dois anos seguidos, mesmo com apoio generoso e ilícito da PMBM, não conseguiu sequer fazer um papel razoável na 3ª divisão? Ou comemorar que alguns de seus últimos diretores que se rebelaram contra o descaso do poder público, agora se aliam aos cargos comissionados da prefeitura para fingir que amam uma coisa que não cuidaram? Ou comemorar que o Edílson Silva, defensor ferrenho de Volta Redonda é agora vice-presidente do Clube, constatando a total inoperância e incompetência da diretoria que precisa desta ajudinha para pedir esmola para o Governador também?
Desculpem-me a franqueza, e sei que serei apedrejado por isso, mas não vejo absolutamente nada para comemorar. O Barra Mansa Futebol Clube não é um patrimônio público que tem que ser socorrido pelo erário. Tem apenas coincidentemente o nome da cidade sede.
Seria como a Prefeitura de São Paulo ter que ajudar o São Paulo Futebol Clube, a Prefeitura de Curitiba financiar o Coritiba FC, o Governo do Paraná bancar o Paraná FC, e assim por diante...
É uma entidade privada como outra qualquer, que para manter a memória viva de uma burguesia decadente, tem o seu nome usado em vão por alguns fracassados que viram a vida passar em brancas nuvens graças a sua forma reacionária e preconceituosa de viver.
Esses “esportistas” barramansenses tinham muito que comemorar agora, graças ao acesso do Fênix à segunda divisão, que mesmo sem o apoio público, vem orgulhando a cidade sede, que é Barra Mansa, e obtendo resultados expressivos e alvissareiros, e brevemente, ainda inaugurará um Centro de Treinamento modelo para todo o país.

Mas o Fênix não é dirigido pelos “aliados convenientes” do poder municipal, que adoram o cheiro das boquinhas e das mamatas, e gostam de passar o seu tempo interminável de ócio criativo, contando casos que não interessam mais para ninguém nem nos ajudarão a construir um futuro para as próximas gerações.

Respeito muito o passado, mas nossa obrigação é olhar para o futuro.

E o futuro do futebol em nossa cidade, atende pelo nome de Fênix F.C., que venceu os adversários, os descrentes, os reacionários, os inoperantes e os infelizes.

O Fênix tem como nome a ave que deveria representar o Barra Mansa F.C, ressurgindo epicamente das cinzas sobre a égide da moralidade, da transparência, da competência e da legitimidade, e não um paradigma para acentuar rivalidades políticas que deveriam sobreviver somente nos palanques e nas urnas.


Mas o Fênix está voando.


O Barra Mansa F.C. está fedendo a cinzas. Sombrias, escuras, fétidas.

15 comentários:

  1. Acredito que a entrada do Edilson Silva na Diretoria é um plano estratégico para obter verbas num futuro!!!
    Se o BMFC trabalhar com nossos jovens formando a base terá sucesso brevemente tbm acredito que não precisamos de sede...por que não fazer uma fusão com o falido clube municipal.Fica a sugestão!

    ResponderExcluir
  2. Como diria o célebre filósofo contemporâneo:
    " A inveja é uma merda !"

    ResponderExcluir
  3. Só tenho que lamentar esta sua opinião.

    É uma pena pois me parece que ainda tem pessoas muito sérias a frente do BMFC hoje.

    ResponderExcluir
  4. Amigos,
    Não discuto a seriedade das pessoas que compõem a diretoria que compõem o BMFC. O que não posso é deixar de constatar que o clube foi conivente com uma operação financeira ilegal ao receber, via Clube do Recanto, R$575 mil em 2008.Neste ano de 2010, a PMBM pagou 500 mil ao Clube a título de desapriopriação, que creio seja legal; As mesmas mãos que ofereceram esta verba em 2008, foram as mãos que deixaram o clube oito anos no ostracismo, mas por conveniencia eleitoral, vestiram-se de anjos da salvação. Já há uma denuncia no MP, e vamos deixar a justiça se manifestar. Não posso concordar com a teoria de que para "os amigos tudo" e par aos outros a justiça. É o dinheiro público que está em jogo, e uma cidade que tem sérios problemas com saúde, educação, cultura pavimentação, infra-estrutura, etc.. não pode se dar ao luxo de fazer tranferências financeiras ilegais para o deleite de poucos interessados. O Barra Mansa Futebol Clube não é, não foi e nunca será maior ou mais importante que o Município de Barra Mansa , e é bom que não se confundam as duas coisas.

    ResponderExcluir
  5. LUIZ ALVES DE L. E SILVA, disse :

    "O Barra Mansa", como "a Barra Mansa", vivem de memória e passado sem ser museu e ninguém paga pra ver! O Clube que leva o nome da cidade está "pra baixo" como a mesma e vender patrimônio para alavancar uma "sobrevida" seria o mesmo que a cidade vender, por exemplo o "parque das preguiças" para buscar $$$$. Quando o patrimônio acabar, VÃO VENDER O QUE ? Parabéns ao articulista que "põe o dedo numa chaga" que machuca muita gente boa, aliada à falta de interesse do empresariado da cidade que NÃO investe no Clube, porque não há possibilidade retorno e lucros - empresários buscam lucros/com raras execções - . O saudosismo não leva a lugar nenhum. Falta coragem aos dirigentes para admitir que o FENIX é muito melhor e que o Barra Mansa só sobreviveu de "jogadores dispensados por seu maior adversário - FENIX", que o eliminou sem muito esforço do campeonato. Querem seriedade, comecem explicando o caso BARRA MANSA/ RECANTO, tanto os dirigentes, quanto as autoridades.

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente, Luiz, mas infelizmente mesmo, concordo com você. Espero viver no dia quando a hipocrisia seja banida de nossa cidade, pois ela é o maior entrave para o nosso desenvolvimento. Barra Mansa vive jogando a sujeira para baixo do seu tapete para comodidade de alguns. Precisamos discutir a cidade de forma clara e participativa, não somente em festas fechadas para poucos "convivas".
    Grato pela solidariedade, pois a retaliação que existe quando colocamos o dedo na "chaga" que você mencionou, é sempre muito incisiva.

    ResponderExcluir
  7. Vc malha o Barra Mansa por inveja. Passou mais da metade do mandato do RB mamando nas tetas da prefeitura. Fez beicinho, e agora é oposição. Vá te catar. VIVA O BARRA MANSA !
    Não se esqueça de lavar a boca antes de falar no Leão do Sul. Bundão !

    ResponderExcluir
  8. Só para esclarecer:
    1. Jamais assumi algum cargo no governo Roosevelt Brasil. Em nenhum de seus dois mandatos.
    2. Invejar o Barra Mansa por que? Pelo fracasso?
    3. Que viva o Barra Mansa FC, sim. Mas com transparência, competência e dignidade.
    4. Fazer beicinho nunca foi meu estilo. Falo o que penso e não tenho medo nem rabo preso com ninguém.
    5. Bundão? Não nem tanto. Mas saiba que pequeno ou grande ele é livre e não precisa puxar-saco de ninguém.

    ResponderExcluir
  9. Julio a sua critica procede, afinal tirando o Presidente Ricardo e alguns abnegados, a turma que comanda o BMFC é a mesma que vem delapidando o patrimônio há muito...AGORA JUNTOU COM ALGUNS DA 'TURMA DO BEM" e vão desaparecer com este dinheiro da desapropriação da sede social...Aliás já tem gente demonstrando bens móveis na cidade!

    ResponderExcluir
  10. Muito bem lembrado, é preciso tirar o Ricardo Rosas, devotado esportista de Barra Mansa, do rol dos responsáveis pelo delapidação do Leão. Pelo contrário, se há alguma esperança para a redenção do clube, ela atende pelo nome de Ricardo Suckow Rosas, abnegado barramansense que sempre deu o melhor de si para nossa juventude.

    ResponderExcluir
  11. Eu como sócio, torcedor e conselheiro ( nem sei se realmente sou, pois não fui convidado para a reunião que reelegeu o Ricardo Rosas ) do BMFC, onde aprendi a gostar no inicio dos anos 60 junto com meu pai, que segundo diziam era um dos mais fanáticos torcedores do clube, só espero que invistam logo na compra de alguma propriedade significativa, pois segundo um comentário acima o dinheiro acabará em breve aí não terá mais nada para vender.
    O Blog do Julio é bastante democrático, mas as pessoas tem que ser mais simpáticas e educadas ao colocar seus comentários, pois ofende a dignidade de pessoas de bem, essa é minha opinião.

    ResponderExcluir
  12. Meus Amigos vamos por partes:

    1 - Obrigado pelas palavras Júlio e realmente a diretoria da qual faço parte acaba de quitar todas as dividas do BMFC eu disse TODAS.

    2 - temos uma divida moral que não foi feita por nós alias nem as dividas que é a de comprar uma area para que seja feita a Sede/Clube do BMFC para que todos aqueles que compraram titulo e aqueles que querem integrar ao quadro de socios do BMFC tenham seu clube de volta;

    3 - Parabéns ao Fenix pelo acesso a 2ª divisão digo sem medo de errar que o BMFC não teria hoje condições financeiras para disputar um campeonato com 40jogos como vai ser o ano que vem a Segunda divisão, só se fossemos aventureiros e gastassemos o dinheiro do clube;

    4 - Estamos estruturando o BMFC inclusive agora com a certidão negativa de débito podemos sim conseguir verbas Municipais, Estaduais e Federais além de outras verbas com as Industrias e com os empresários da região porque agora investirão em um Clube LIMPO;

    5 - A diretoria atual é composta por pessoas sérias e com um único intuuito de devolver o Barra Mansa FC ao seu lugar de origem por isso estamos trabalhando e tentando colocar toda a Base (mirim, infantil e Juvenil) para disputar o Campeonato estadual já a partir de 2010 como fez o Clube Municipal no Futsal;

    6 - Quanto ao convite ao meu para a eleição do BMFC que o amigo Manoelzinho reclamou isso não faz parte da diretoria executiva e sim do Conselho deliberativo e foi publicado nos jornais da região;

    7 - Manoel zinho gostaria muito de contar com sua presença nas reuniões do BMFC pois estamos tentando como disse estruturamos e sua opinião é muito importante para nós;

    8 - O convite que fiz ao Manoel ee estensivo a todos aqueles que ainda acreditam e torcem para que o BMFC volte a andar com as proprias pernas e retornar a escrever sua linda história;

    9 - Meus amigos poderia simplesmente deixar o BMFC como estava mas consegui montar uma equipe de pessoas que como eu acreditam que o BMFC vaai voltar aos seus dias de glória.

    Saudações Ricardo Rosas

    ResponderExcluir
  13. Ricardo,
    Fico muito feliz em ter provocado essa discussão e os seus sensatos esclarecimentos.
    Infelizmente amigo, reafirmo tudo que disse.
    Torço para que você atinja os seus objetivos, pois você merece e o clube também.
    Mas, é preciso que o Leão não seja mais usado por quem quer que seja, nem comemore o que não merece. Pé no chão e realidade.

    Trabalhamos juntos na épica campanha do Municipal nas vitórias da Rio Sul, e nunca nos colocamos acima dos jogadores ou da torcida.
    Tem gente demais querendo tirar proveito do BMFC, seja politicamente ou por pura vaidade pessoal.
    É preciso tirar a másscara de alguns e é bom que todas as verdades venham a tona.
    Seu esclarecimento foi muto legal mas você sabe que tem outras verdades que precisam ser ditas.
    Agradeço os comentários respeitosos, tanto favoráveis quanto contrários.
    É esse o objetivo do blog, colocar as cartas da cidade na mesa, para que o jogo seja limpo e interessante para todos.
    Por fim, quero registrar minha estsranheza pelo convite ao Edilson. Já provamos juntos que Barra Masna tem gente competente para administrar seus negócios e não precisamos de ajuda de terceiros para gerir nossa cidade.
    Lembra-se da Rio Sul quando o Edilson com apoio financerio montou uma seleção?
    Com nossa luta e habilidade, fizemos barba, cabelo e bigode.
    Mas isso será asssunto de uma postagem específica.
    Vou contar aquele segredo que a gente guarda há anos.
    Edilson tem os seus valores inegáveis e o respeito, assim como ele me respeita, mas cá pra nós Ricardo, sem nenhuma ofensa, ele é um tremendo de um oportunissta profissional.
    E vai um elogio aí, pode ter certeza.
    Abração, grande amigo,
    Fé e sorte, sua missão carece disso.

    ResponderExcluir
  14. Em tempo: A "seleção" que o Edilson montou foi para Volta Redonda. E todos os atletas de Barra Mansa foram seduzidos pelo Edilson.
    Trouxemos 90% de volta e ganhamos a final na casa deles.

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.