sexta-feira, 6 de novembro de 2009

MARTHA ROCHA

FOLCLORE DE BARRA MANSA – II.

O causo anterior foi usado por mim num determinado momento político: No governo Inês Pandeló, Barra Mansa atravessou sérios problemas administrativos. A prefeita, bem intencionada, mas inexperiente, cercou-se de pessoas incapazes para ocupar os cargos destinados a elas. Muitas por puro desconhecimento técnico, e outros por má fé mesmo. A Câmara, através do vereador Joaquim Pitombeira foi palco e quartel general de uma oposição ferrenha e contundente. É verdade que Pitombeira bancava os textos que fazíamos para ele. Ninguém duvidada disso. Todos sabiam que os panfletos assinados por Pitombeira tinham outros autores e a maioria absoluta era de minha titularidade. Nunca fizemos muito segredo disso. Só não concordava com panfletos apócrifos. Covardia nunca foi a nossa praia. Depois, passei eu mesmo a assinar alguns textos que eram postados nos jornais da época. Um destes secretários da Inês, um engenheiro que aliava incompetência com interesses pessoais escusos, partiu em defesa da administração, e na sua coluna “jornalística” rebatia nossas críticas.
Faço um aparte para contar um detalhe imprescindível para a compreensão da história: Quando fui Secretário de Governo de Barra Mansa, tinha como colega na pasta de Administração, a Senhora Doricléia Pineschi de Oliveira, pessoa que faz parte da história contemporânea do Sul-Fluminense. Ela tinha um carinho especial por mim e me achava com alguns encantos físicos com todo o respeito, afinal tinha idade para ser minha mãe. Apelidou-me de Marta Rocha por crer que eu tinha semelhanças faciais com a eterna Miss Brasil. Puro exagero, mas entendi o chamego. Evidentemente os amigos não perderam a oportunidade de levar a alcunha para um sentido mais jocoso. Nunca liguei para isso nem para apelido nenhum, até achava graça, como ainda acho até hoje quando alguns íntimos me tratam assim. Nunca tive a menor dúvida da minha heterossexualidade, mas sem nenhum preconceito contra ninguém.
Pois então, o Engenheiro, baixinho, gordinho, careca e mal acabado, usou desta faceta, pois no Governo que participei, infelizmente ele também fez parte por um período nefasto. E colocou em uma de suas inócuas colunas o seguinte texto: “..Tem uma Marta Rocha lá na Câmara, que fica falando bobagens pelos corredores e soltando calúnias contra nosso Governo honesto, democrático e popular, blábláblá...blábláblá...”.
No dia seguinte, escrevi meu artigo citando a passagem mencionada no post anterior, para justificar a minha resposta em forma de poesia:

“Um baixinho indecente,
Feio e mal-acabado,
Num ato inconseqüente,
Chamou-me de afeminado.

Fosse eu então mulher,
Bela como Marta Rocha,
Vomitava no baixinho,
Gordo, careca e broxa”.

Dizem que ao ler a coluna, ele saiu às ruas me procurando para tirar satisfações.
Pena que não achou até hoje.
Seria um grande prazer.

6 comentários:

  1. OH Julinho ! Voce esta sendo muito simpático com aquela incomPTente da Dona Inês. Ela aumentou o IPTU -400% - demitiu erradamente 220 professores, cortou, covardemente, pensões e salários, fechou escola -VIEIRA DA SILVA - e perdeu a eleição. Depois prometeu trazer uma REFINARIA DA PETROBRAS para Barra Mansa, voltar com o TREM MINEIRO, APOSENTAR A DONA DE CASA e outras lorotas e mentiras. Ela é muito mal intencionada, demagoga, e , como toda petista, MENTE DESCARADAMENTE.Abraço do RICARDO MACIEL.

    ResponderExcluir
  2. Brother, eu tanto como você, fizemos o nosso trabalho de oposição a esses desmandos. Mas, sabenos nós, que ela também foi vítima. Culpada mor, mas vítima. Mais culpado foi quem inconsequentemente a elegeu sem que ela tivesse a experiencia e os atributos necessários para tal. Postarei, inclusive, uma canção que fiz em relação aos desmandos que nós vivenciamos. Mas não vou cruxifica-la eternamente. Ela tem méritos inegáveis, e é a eles que vou me ater. Todos podemos aprender, e espero que ela tenha aprendido.

    ResponderExcluir
  3. Boa história Marta Esteves, digo Julio Rocha, opsss.. Julinho Esteves Marta Rocha!!!
    Merece ser publicada na Voz, vou pedir ao Luciano!
    Grande abraço!
    rodrigodrable.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Rodrigo,
    Publica voz ao lado das fotos sociais dos bebês chorões. Vamos estar juntos de novo. Um abraço amigo.

    ResponderExcluir
  5. A cidade inteira sabe que o seu apelido de Marta Rocha é por que você morde a fronha. É homossexual enrustido. Bicha pão com ovo !

    ResponderExcluir
  6. Morder a fronha, bicha pão com ovo... tem que entender muito da coisa para conhecer o babado...Parabéns!!!

    Mas só para esclarecer...
    Enrustido não tem o mesmo significado de anônimo???

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.