quarta-feira, 16 de março de 2011

AUMENTO DE REPRESENTATIVIDADE POPULAR?


CONVERSA PRA BOI DORMIR.
Alguns representantes de partidos políticos da região estão em franca campanha de convencimento à população de que o provável aumento do numero de vereadores não aumenta a despesa do Poder Legislativo e não altera as finanças da cidade. Isso é uma meia-verdade casuística que tende a pressionar os vereadores atuais a votarem um número de representantes ilógico e imoral.
Para melhor esclarecimento, realmente não vai se alterar o repasse para o Poder Legislativo efetuado pelas Prefeituras de acordo com a Constituição. No caso de Barra Mansa, por exemplo, a Câmara Municipal, e todas as demais cidades que possuem entre 100 mil à 300 mil habitantes, recebem 7% da Receita Corrente Líquida do Município. A Receita Corrente Líquida é aferida somando-se o recebimento de tributos municipais, ICMS, IPVA, FPM, CIDE, e outras pequenas fontes de renda, não sendo incluídas aí, as verbas específicas para educação e saúde, entre outras. Porém o que se omite, é que quando o Legislativo não gasta o seu orçamento, essa verba é devolvida ao Município, o que jamais vai acontecer no país com o proposto aumento do número de vereadores.
Outra balela tende tampar o sol com a peneira. Vamos ao exemplo de Barra Mansa novamente: Hoje o vereador recebe bruto R$7.740,00 mensais. Como são 12 vereadores e eles recebem por doze meses, isso perfaz um total de R$1.114.560,00 por ano. Somando-se a parte patronal do INSS paga pelo Poder Legislativo, esse valor chega a R$1.354.190,40 por ano.
No próximo mandato, graças ao aumento do salário dos deputados na razão de 61,83%, os vereadores de Barra Mansa vão receber mensalmente R$12.526,64. Como a mudança prevista é para aumentar o número de vereadores de 12 para 21, o Poder Legislativo de Barra Mansa vai pagar anualmente de salário de vereadores R$3.156.713,28. Somando-se a parte patronal do INSS, esse valor vai para R$3.835.406,64, ou seja, o que esse partidos políticos propõem é o aumento de despesa com salário de vereadores em Barra Mansa na razão de R$2.481.216,24 por ano, ou seja, um aumento de 183%, perfazendo um total na Legislatura de quatro anos, MAIS DE QUINZE MILHÕES DE REAIS, somente com gastos de salários de vereadores.
Matemática não tem mágica e esse valor tem que sair de algum lugar. E de onde sairá? Evidentemente que dos salários dos funcionários, dos veículos à disposição da população, dos serviços oferecidos ao povo, e da menor circulação de moeda na cidade.
Um dos argumentos hipócritas apresentados é de o povo terá maior representatividade. Balela. A Câmara já teve 19 vereadores e hoje com 12 é muito mais respeitada e atuante, e dispõe de uma excelente estrutura para atendimento ao povo que desse modo irá às ruínas rapidamente.
Outro fator relevante a ser considerado são as despesas indiretas para o Município. Pergunte para qualquer prefeito do país, quanto “custa” manter uma base de apoio no Poder Legislativo. Cada caso é um caso, mas posso afirmar que não custa barato para o Município, e evidentemente com mais vereadores, mas caro vai ficar, e as concessões, e todas tem algum custo para o povo, serão ainda maiores.
O que se esconde por trás disso, é gente querendo ganhar salário de marajá com pouco dispêndio e pouco voto, e partidos que querem a sua parte na receita de seus caixas.
O resto é conversa pra boi dormir e ferro na cabeça do povo.

8 comentários:

  1. Fala sério Julinho o que vc ta querendo é que sobre mais dinheiro para os gastos desnecessários da câmara e para sustentar a boa vida de alguns tbm 12 vereadores é muito pouco para uma cidade do tamanha de BM isso é fato não me vem com esse papo querendo defender o seu lado, tenho grande admiração por vc mas essa não tem como te apoiar.


    Abraço

    Fiscal de olho neles

    ResponderExcluir
  2. Julinho é impressionante o medo que você tem de aumentar o número de veradores na cidade, será que vai aumentar seu trabalho? Será que vai diminuir seu salário? Ou será que você irá perder o emprego? Eu acho que 19 vereadores para Barra Mansa está bom, devemos é abaixar os salários deles e diminuir o número de assessores para diminuir as despesas, um salário de R$ 4.000 liquido estaria ótimo.

    Antonio Carlos

    ResponderExcluir
  3. Na verdade o que os partidos querem é uma boquinha, onde os dirigentes, incompetentes e burros v]ão se agarrar num carguinho de assessor de vereador come e dorme. Este ano eu já decidi que vou votar na putas, porque nos filhos deu esta merda que está em Barra mansa. Fora todos os vereadores.

    Belonga

    ResponderExcluir
  4. Antonio Carlos,
    O meu medo, medo grande mesmo, é que um dia a sociedade seja invadida por pesssoas com o baixo grau da sua compreensão. Tentei explicar, mas dá para perceber que seu QI não consegue captar. Fora isso, não se preocupe comigo, pois me garanto.

    ResponderExcluir
  5. Fiscal de olho neles,
    Eu queria muito, muito demais, que eu fosse uma árvore infrutífera, danosa e ceivada pelo poder público, se voce, do alto do seu anonimato, não fosse candiadato a vereador. Seja vc quem for, do extase da sua covardia, vá enganar os trouxas da sua comunidade e vá plantar coquinho na PQ te pariu. Meu Blog é sério e não trampolim de babaca atrofiado como vc. Vá procirar emprego!!!

    ResponderExcluir
  6. Sr.Julinho, boa tarde !

    Fico pensando a quem pode interessar esta baboseira de aumentar o número de vereadores, O Ideal seria que Barra Mansa não tivesse Prefeito nem vereador algum, para ser justo, pois gosto muito do LULA, mas se tiver que ficar sem nenhum eu topo. Os servidores públicos seriam melhor administradores que qualeur um secretário ou político na PMBM. Fico admirado que alguém dizer coisas que não aconteceram no seu comentário, pois este fiscal de não sei oque é um bobão. Gostei do comentário que vai votar na p..., pois nos filhos deu nol que estamos vendo. Eu gostei muito acho que se a moda pega teremos uma nova cap na Prefeitura.

    FÁBIO COSTA

    ResponderExcluir
  7. Julinho acompanho seu blog a um bom tempo e concordo com a maioria das suas opiniões, porém faz parte da democracia, como você mesmo gosta de dizer, saber entender a opiniões dos outros, no caso do aumento do número de vereadores tenho posição diferente da sua, espero que você a respeite, da mesma forma que respeito a sua mesmo não concordando, acho que você não precisa baixar o nivel deste blog que é muito adimirado pelos seus leitores, nas respostas que você deu com relação a este assunto, quanto o meu QI você pode ter certeza que se não for igual e bem próximo do seu, o qual considero elevadissimo, pois você demonstra ser muito inteligente, o que me difere de você é que sou uma pessoa integra, não devo a ninguém, o SPC e o meu Serasa estão limpo, já o seu não posso dizer o mesmo.

    Abraços.

    Antonio Carlos de Almeida Filho

    ResponderExcluir
  8. Antonio Carlos de Almeida Filho,
    Prezado,
    São 02.24 h. da madrugada.
    Estou muito cansado,
    Parte pela labuta do dia-a-dia, parte pelo álcool entre os amigos da sexta-feira.
    Não pretendia responder nenhuma gracinha costumeira dos postantes da madrugada sextiva.
    Mas voce me incomodou com seu comentário.
    Não sou dono da verdade nem pretendo ser, já repeti isso inúmeras vezes.
    Podes discordar das minhas opiniões pois faculto essa prerrogativa no blog, e talvez seja isso, o maior motivo do sucesso desse espaço despretencioso,
    mas,
    querer me ofender com meu passado de mau crédito que eu mesmo jamais reneguei e repeti insistentemente é, no mínimo,
    aprover-se da sua situação de reles herdeiro de fato não conquistado com seu próprio labor,
    caro, talvez barato,
    minha vida é translúcda e tenho orgulho de ter resonstituido a minha credibilidade com trabalho e suor,
    e,
    acima de tudo,
    mesmo assim.
    desafiar os poderes que me deram chance de reconstruir a minha moral.
    Deve ser difícil para voce entender isso,
    mas como esse espaço é meu e ganhei a sua gentileza de segui-lo,
    tenha ao menos respeito por um homem que honra a sua missão.
    Um abraço,

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.