segunda-feira, 21 de março de 2011

OBA-OBA DO OBAMA.


SIM, NÓS TAMBÉM PODEMOS.
Tá bom, o Obama veio ao Brasil, e daí? Em minha vida essa visita não alterou em nada a hora do Brasil e creio que na sua também. Não que eu seja anti-americano ou coisa assim, aliás, até admiro muito a competência de seu povo que fez a sua nação se tornar a mais poderosa do mundo, mas é justamente pelo pedantismo americano que é traço de personalidade da imensa maioria de seus cidadãos, que me fazem encara-los com desdém. Então fica assim combinado, eles jamais precisarão de mim e eu também levo minha vida sem precisar deles, muito embora seja fã de seus filmes e seriados televisivos.
Mas já que a visita do todo poderoso é inevitável, três tópicos dessa visita me chamaram atenção, todos relacionados à recepção no Itamarati.
Primeiramente o gesto cordial, maduro e civilizado da president”a” Dilma ao convidar todos os presidentes do período democrático brasileiro para o almoço no palácio. Sem dúvidas, foi um gesto louvável que só engrandece as nossas instituições.
A ausência de Lula ao referido almoço também reafirma o seu “ego” inflado e sua incapacidade de entender que o Brasil é muito maior que a sua vaidade pessoal e o seu egocentrismo exacerbado.
E o terceiro destaque foi para a atitude imbecil de cinco ministros petistas que saíram da recepção antes da fala do presidente americano em repúdio ao fato deles terem sido revistados. Esses hipócritas deveriam se rebelar é com a falta de gentileza e cortesia com que os cidadãos brasileiros são tratados nos consulados americanos no Brasil ao tentarem obter vistos de viagem para o solo norte-americano. Isso sim seria um ato de repúdio apropriado e não se colocarem acima do bem ou do mal, ou fingirem desconhecer que para a mente americana ainda somos integrantes de um sub-mundo e oferecemos permanente risco a integridade física dos outros. E infelizmente, milhares de compatriotas brasileiros são responsáveis pela mácula dessa imagem.
Mas no meu caso pessoal, garanto que jamais darei o gostinho a qualquer diplomata americano de avaliar a minha vida ou meus ideais para visitar aquele país. Tem coisa muito mais interessante para a gente conhecer no nosso próprio solo e existem centenas de países no universo que mereceriam uma visita nossa ao invés das terras ianques.
Enfim, Obama, vá com Deus e cuide dos seus próprios problemas, afinal, ele já deve tê-los por demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.